4 found
Order:
  1. O Estatuto Ontológico Das Intenções Sensíveis.Meline Costa Sousa - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):66-74.
    À primeira vista, a investigação psicológica de Avicenna é pouco precisa quanto ao modo pelo qual a alma se relaciona com as intenções sensíveis. Dadas algumas passagens do Kitāb al-nafs nas quais se discute a relação entre elas e a faculdade estimativa, pode-se chegar a algumas conclusões acerca do estatuto ontológica das intenções. Utilizarei os exemplos fornecidos por Avicena em I.5, II.2 e IV.1 para mostrar em quais sentidos o termo maʻnā é utilizado e se elas existem no mundo ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Os Processos de Aquisição Dos Termos Do Silogismo Segundo a Investigação Noética de Avicena.Meline Costa Sousa - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):25-44.
    Tendo em vista o desacordo entre os comentadores contemporâneos acerca do modo pelo qual o intelecto teorético conhece no "Kitāb al-nafs" de Avicena, investigo se esta atividade se realiza por um sentido interno que é auxiliado pelo intelecto a fim de abstrair a forma material ou se é uma atividade exclusiva do intelecto que não depende das formas materiais, mas apenas da intuição das formas inteligíveis. Contudo, algumas passagens das seções V.5 e V.6, nas quais são descritas a atividade conjunta (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    The Ontological Priority of the Unmoved Substances According to Aristotle’s Metaphysics Lambda.Meline Costa Sousa - 2017 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 21:65-97.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    The Plurality of Unmoved Movers and the Types of Intellection Aristotle's Metaphysics Λ.Meline Costa Sousa - 2016 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 16:51-67.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark