4 found
Order:
  1. Sobre o Messianismo No Fragmento Político-Teológico de Walter Benjamin.Mauro Rocha Baptista - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):382-397.
    O presente artigo tem o objetivo de analisar o texto do Fragmento Político-Teológico de Walter Benjamin. Apesar de ser um texto curto ele apresenta alguns elementos fundamentais para se estruturar a argumentação benjaminiana sobre a história. Neste fragmento é trabalhada a figura de um messias que é responsável por levar o acontecimento histórico à termo. O messianismo presente em Benjamin se aproxima assim da realização do estado de exceção efetivo proposto por ele em suas Teses sobre o conceito de história. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  23
    As múltiplas religiosidades na literatura de Franz Kafka. 2009. 285 folhas. Tese (Doutorado) - UFJF, Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião, Juiz de Fora. [REVIEW]Mauro Rocha Baptista - 2012 - Horizonte 10 (25):300-301.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  26
    Religião e literatura na crítica a Franz Kafka (Religion and literature in the criticism about Franz Kafka) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p157. [REVIEW]Mauro Rocha Baptista - 2012 - Horizonte 10 (25):157-175.
    Partimos dos eixos propostos por José Carlos Barcellos no artigo “Literatura e teologia” para enquadrar a fortuna crítica que se elevou em torno de Franz Kafka quanto à relação entre sua literatura e a temática religiosa. O primeiro eixo lida com a perspectiva de que a literatura se apresente como uma teologia não teórica, nele analisamos a configuração de Kafka como um cabalista de acordo com Scholem. No segundo, sob a ótica de que a teologia está presente na literatura, observamos (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Sobre anjos e folhas secas: em torno do Angelus Novus de Paul Klee.Mauro Rocha Baptista - 2008 - Horizonte 7 (13):127-141.
    Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma apresentação feita na IV Semana Didático-Cultural e I Congresso de Pesquisa e Extensão da UEMG – Campus Barbacena. O título deste evento era História: Identidade e memória , e seu símbolo o quadro Angelus Novus de Paul Klee. Nosso objetivo era o de apresentar a relação entre o quadro e a temática do evento, para isso buscamos o apoio de três autores: Benjamin, dono do quadro, que demarcou a sua interpretação do Angelus (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark