Results for 'Matheus Gansohr'

116 found
Order:
  1.  24
    Aterradora transcendência? Uma análise simbólica do Bafomé de Éliphas Lévi - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1129.Ermelinda Ganem Fernandes, José Felipe Rodriguez de Sá & Matheus Gansohr - 2013 - Horizonte 11 (31).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  31
    Aterradora transcendência? Uma análise simbólica do Bafomé de Éliphas Lévi (Terrifying transcendence? A symbolic analysis of Eliphas Levi's Baphomet) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1129. [REVIEW]Ermelinda Ganem Fernandes, José Felipe Rodriguez de Sá & Matheus Gansohr - 2013 - Horizonte 11 (31):1129-1149.
    Bafomé, a mais duradoura criação do escritor Éliphas Lévi, é um ícone do universo esotérico: é a imagem “satânica” mais conhecida da história. Na tentativa de desvendar a sua rica composição simbólica, uma exegese iconográfica será conduzida por intermédio da psicologia analítica, fundada pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. As origens de Bafomé na alquimia, na cabala e no gnosticismo serão perscrutadas e os conceitos Junguianos do inconsciente coletivo e dos arquétipos irão, em grande parte, balizar a interpretação proposta neste (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  40
    Search Strategies in the Perceptual-Motor Workspace and the Acquisition of Coordination, Control, and Skill.Matheus M. Pacheco, Charley W. Lafe & Karl M. Newell - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  4.  10
    Ética e moral epicurista em Così parlò Bellavista, de Luciano de Crescenzo.Matheus Santos Bueno - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):31.
    Este artigo analisa, aproximando as áreas da Literatura e da Filosofia, a Moral e a Ética sob a perspectiva do filósofo grego Epicuro, na obra italiana _Così parlò Bellavista: Napoli, amore e libertà_, de Luciano de Crescenzo, publicada em 1977. Apesar das ideias de Epicuro terem sido concebidas há séculos do personagem professor de filosofia Gennaro Bellavista, este acredita que os napolitanos se comportam conforme os ensinamentos do mestre grego: pela via do prazer e pela negação das dores físicas e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  31
    A Naturologia no Brasil: histórico, contexto, perfil e definições.Matheus Costa - 2018 - Horizonte 16 (49):428-432.
    Resenha: STERN, Fábio Leandro. A Naturologia no Brasil: histórico, contexto, perfil e definições. São Paulo: Entre Lugares, 2017. 447p. ISBN 978-89-7326-343-1 A editora Entre Lugares estreou em 2017 com uma obra de qualidade exemplar: trata-se do livro A Naturologia no Brasil: histórico, contexto, perfil e definições. Seu autor, Fábio Stern, além de graduado na área que é o objeto de seu estudo, usou com maestria instrumentos da outra área em que está se formando em todos os níveis, a Ciência da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    A Mulher e a Família nas práticas discursivas de Dom Antônio Mazzarotto: primeiro bispo diocesano de Ponta Grossa- PR (The woman and familiy in the discursive practices of Dom Antônio Mazzarotto: first diocesan bishop of Ponta Grossa - PR).Matheus Machado Vieira - 2013 - Horizonte 11 (30):757-774.
    Este trabalho tem o objetivo de analisar a representação da mulher e da família no discurso de Dom Antônio Mazzarotto, primeiro bispo de Ponta Grossa-PR (1930-1965). Dom Antônio Mazzarotto representou o esforço normatizador da instituição católica na diocese que tomou posse em três de Maio de 1930. Nesta desenvolveu em trinta e cinco anos um intenso trabalho pastoral. Uma das estratégias de seu bispado foi à publicação de cartas pastorais para se comunicar com o clero e os fiéis. Durante sua (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    A mulher no pedestal: representações de feminilidade e cristianismo na escrita masculina do periódico ouro-pretano O Noticiador de Minas.Matheus Da Cruz E. Zica - 2014 - Horizonte 12 (35).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    Rethinking Public Opinion in the Digital Era: Towards a Post-representational Theory.Matheus Lock - 2023 - Deleuze and Guattari Studies 17 (3):350-375.
    The quasi-ubiquity of ICT is transforming contemporary politics and seems to deteriorate democracy, for the technologies undermine debates, contest the grounds of reason and truth, and influence people’s votes. Donald Trump’s election and Brexit are good examples of their effects on public opinion. More fundamentally, these technologies cause theoretical problems to the way we traditionally conceive public opinion. Thus, I seek to rethink public opinion beyond conventional approaches. Departing from Deleuze and Guattari’s work, I develop the first steps of a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Daoismo Tropical: Transplantação do Daoismo ao Brasil através da Sociedade Taoísta do Brasil e da Sociedade Taoísta SP.Matheus Oliva da Costa - 2015 - Horizonte 13 (39).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Comentário Intencionalidade e representação na fenomenologia de Merleau-Ponty.Matheus Hidalgo - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):167-172.
    Resumo Este artigo defende o ponto de vista de que as bases da ciência cognitiva contemporânea estão em sintonia com o pensamento de Merleau-Ponty, em seus aspectos antiobjetivista e antirrepresentacionalista. A ideia de representação mental é contestada, tanto na CC quanto no pensamento de Merleau-Ponty. A cognição não espelha um mundo exterior independente dos sujeitos incorporados. O mundo é um existencial, como afirmam Merleau-Ponty e a CC. A hipótese da representação mental supõe que o mundo pode ser percebido de forma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O procedimento de arrecadação do icms: O confaz E a regulação do serviço de tv Por assinatura.Matheus Luiz Maciel Holanda - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    O PROCEDIMENTO DE ARRECADAÇÃO DO ICMS: O CONFAZ E A REGULAÇÃO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Dever De Assistência E Modelos De Responsabilidade.Matheus Nascimento - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):74.
    Nosso objetivo neste artigo é discutir o problema da demanda excessiva(overdemandingness) colocada pelos modelos de responsabilidade de assistência na discussão sobre pobreza mundial. Tomaremos a abordagem de Singer como paradigmática e argumentaremos que seu grau de exigência gera um impasse teórico na discussão. Este impasse, acreditamos, só pode ser resolvido recorrendo a outros modelos de responsabilidade, e.g., o modelo causal. Isso implica rejeitar uma das principais pressuposições metodológicas de Singer, a saber, a separação entre aspectos factuais e normativos da discussão. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Figuras empíricas do homo sacer: aproximações ao fenômeno neoliberal.Matheus Paiva - 2022 - Griot 22 (3):162-182.
    Na obra Multiculturalismo: examinando a política do reconhecimento de Charles Taylor, a ideia de identidade Este artigo propõe uma leitura e aplicação do conceito metafísico do homo sacer, central no pensamento de Giorgio Agamben. Deste modo, pretende-se depurar de contextos históricos, sociais e políticos figuras empíricas que refletem traços fundamentais da vida nua, estendendo a aplicação de tal paradigma. Para tanto, é preciso considerar algumas críticas – expostas na introdução do trabalho – ao pensamento de Agamben, que norteiam o empreendimento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    O Banquete Aziago de Thânatos: A Presa Que Saboreia o Carrasco Na Poética Mordaz de Roberto Bolaño.Matheus Pereira de Freitas & Hermano de França Rodrigues - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A Puzzle about Communication.Matheus Valente & Andrea Onofri - 2023 - Review of Philosophy and Psychology 14 (3):1035-1054.
    It seems plausible that successfully communicating with our peers requires entertaining the same thoughts as they do. We argue that this view is incompatible with other, independently plausible principles of thought individuation. Our argument is based on a puzzle inspired by the Kripkean story of Peter and Paderewski: having developed several variations of the original story, we conclude that understanding and communication cannot be modeled as a process of thought transfer between speaker and hearer. While we are not the first (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  11
    O pessimismo e suas razões: Schopenhauer como estudo de caso e direcionamentos metodológicos.Matheus Silva Freitas - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e05.
    Nosso objetivo é tomar o pensamento de Schopenhauer como estudo de caso e ponto de partida para discutir em que medida o “pessimismo” pode ser fundamentado e reinterpretado segundo “razões objetivas”, conceitualmente filosóficas. Para intérpretes como Christopher Janaway e Frederick Beiser, a legitimidade filosófica do pessimismo schopenhaueriano, atribuído à tese de que a vida é um negócio que não cobre os custos do investimento, é garantida pelas implicações inferidas da metafísica da Vontade. Por outro lado, Kuno Fischer, acompanhado dentre outros (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    Onde termina o uso recreativo e inicia a dependência de jogos eletrônicos: uma revisão da literatura.Matheus Kereski Gonçalves & Luciana Schermann Azambuja - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Os videogames ganharam destaque desde os anos 1970 e com a popularização da internet, originaram-se diversos relatos de que jovens vêm exagerando nos jogos fazendo com que em muitas vezes o uso deixe de ser recreativo. Esta pesquisa objetiva investigar, por meio da literatura, quando o uso de jogos eletrônicos é caracterizado como uma atividade recreativa e quando começa a ser considerado uma dependência. Foi realizada uma revisão na literatura na qual foram selecionados artigos científicos relacionados ao tema. Os resultados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  39
    Economy and religious tourism: the phenomenon of pilgrimages to Marian sanctuaries. 2018. Dissertação – Mestrado em Economia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas , Universidade da Beira Interior, Covilhã Portugal.Matheus Belucio - 2019 - Horizonte 16 (51):1439.
    For centuries pilgrimages are present in Christianity. For Catholics, the importance of devotions and visits to the Marian sanctuaries is indisputable. The number of visitors and pilgrims to these temples make the local economy an important destination of religious tourism. In order to understand the economic determinants of religious tourism, two sanctuaries were studied, namely, Aparecida and Fatima. Given the large collection of statistical information of the Portuguese Sanctuary, it was verified through the Vector Autoregressive model that Gross Domestic Product (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  23
    A “guerra espiritual” no Brasil: apropriações do imaginário religioso no pentecostalismo brasileiro.Matheus Souza Gomes - 2017 - Horizonte 15 (47):1084-1085.
    The Brazilian imaginary, impregnated by an ambiguous relationship between the forces of "good" and "evil", caused some Pentecostal churches that spread here to seek this ambiguity in order to attract believers. Emphasizing the spiritual dispute in the form of a "war" in his speeches, Pentecostalism was able to organize the Brazilian religious imaginary, finding in some portions of society the resonance of its message. This systematization of the religious imaginary, which finds in the "Spiritual War" the way of manifesting itself (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  33
    O animal de rebanho em Nietzsche e o homem de massas em Arendt: paralelos e influências.Matheus Soares Kuskoski - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:139-155.
    This article intends to analyze the relations between Nietzsche’s concept of herd animal and Arendt’s concept of mass man. It will be highlighted the parallels between both philosophers concepts in an attempt to answer why Arendt doesn’t mention Nietzsche regarding this specific subject.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  2
    A Crítica de Schopenhauer Ao Formalismo e À Natureza Prescritiva da Moral Kantiana.Matheus Colares do Nascimento - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):94.
    O objetivo proposto pelo presente trabalho é o de expor a crítica elaborada por Schopenhauer à moral kantiana, em especial, na medida em que ela se volta para os conceitos de vontade-livre e imperativo categórico. Com efeito, Schopenhauer (1788-1860) reconhece os méritos de Kant (1724-1804) não só no âmbito da epistemologia, como também na ética, por tê-la desvinculado de todo eudaimonismo. Porém, ele ainda assim direciona-lhe algumas críticas com enfoque em questões como o formalismo da ética kantiana e o seu (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    A Conferência Sobre Ética e o Desenvolvimento da Concepção de Ética de Wittgenstein.Matheus Colares do Nascimento - 2022 - Revista Guairacá de Filosofia 38 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. What is special about indexical attitudes?Matheus Valente - 2018 - Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy 61 (7):692-712.
    In this paper, I assess whether indexical attitudes, e.g. beliefs and desires, have any special properties or present any special challenge to theories of propositional attitudes. I being by investigating the claim that allegedly problematic indexical cases are just instances of the familiar phenomenon of referential opacity. Regardless of endorsing that claim, I provide an argument to the effect that indexical attitudes do have a special property. My argument relies on the fact that one cannot account for what is it (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  24.  13
    As Práticas Adultocêntricas Nas Políticas Públicas Destinadas Às Inf'ncias No Brasil: Pistas Para Aproximações de Um Devir-Erê.Matheus Magno Dos Santos Fim & Janaína Mariano César - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-26.
    This article problematizes work practices with children, analyzing especially adult-centric practices and the ways in which they characterize public policies aimed at childhood in Brazil. Our study was based on the cartography method, which made it possible to monitor the uncertain psychosocial landscapes caused by the Covid-19 pandemic. It used methodological concepts from Institutional Analysis and the Sociology of Childhood, which intersected with elements of Afroperspectivist philosophy, such as represented among the Ibeji and the Erês. The methodological tool adopted was (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    The Persian Empire and classical political thought: a panoramic view.Matheus Treuk Medeiros de Araujo - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 25:1-24.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Communicating and Disagreeing with Distinct Concepts: A Defense of Semantic Internalism.Matheus Valente - 2019 - Theoria 85 (4):312-336.
    I suggest a solution to a conflict between semantic internalism – according to which the concepts one expresses are determined by one's use of representations – and publicity – according to which, if two subjects successfully communicate or are in genuine agreement, then they entertain thoughts constituted by the same concepts. My solution rests on the thesis that there can be successful communication and genuine agreement between thinkers employing distinct concepts as long as there is a certain relation (of conceptually (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  27. On Successful Communication, Intentions and False Beliefs.Matheus Valente - 2021 - Theoria 87 (1):167-186.
    I discuss a criterion for successful communication between a speaker and a hearer put forward by Buchanan according to which there is communicative success only if the hearer entertains, as a result of interpreting the speaker's utterance, a thought that has the same truth conditions as the thought asserted by the speaker and, furthermore, does so in virtue of recognizing the speaker's communicative intentions. I argue, against Buchanan, that the data on which it is based are compatible with a view (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  46
    Relationism and the Problem of Publicity.Matheus Valente & Víctor M. Verdejo - 2021 - Pacific Philosophical Quarterly (3):645-669.
    According to a recently developed family of relational views, whether two concepts C1 and C2 are the same is a matter of an external relation in which their tokens stand. In this paper, we highlight the chief contributions of Relationism in the elucidation of concept sameness, present a set of arguments to the effect that relational accounts of concept sameness fail to accommodate a substantive notion of concept publicity, and offer a diagnosis of this result. We conclude that the strengths (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  25
    What is the aim of models in formal epistemology?Matheus de Lima Rui - 2022 - Principia: An International Journal of Epistemology 26 (1):135-152.
    It is certainly well accepted that formal models play a key role in scientific job. Its use goes from natural sciences like physics and even to social sciences like economics and politics. Using mathematics allows the researcher to consider more complicated scenarios involving several variables. Some models are developed to make predictions, others to describe a phenomena, or just to improve the explanation of events in the world. But what has all this to do with philosophy? The aim of the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    Outside now: A postcard from quarantine in downtown São Paulo, 2020.Matheus Capovilla Romanetto & Isabela Capovilla Romanetto - 2023 - Thesis Eleven 177 (1):89-93.
    We discuss the way the early quarantine period during the coronavirus crisis illuminated some aspects of previous daily life in downtown São Paulo. Changes in our surroundings and withdrawal into confinement elicited a new relationship to the senses and to imagination. With that, it became apparent the degree to which the free use of these faculties is repressed by violence and inequality, as they are usually manifest in the city center. We explore the idea that some of the changes in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  23
    Justiça, Equidade e Liberalismo em Rawls.Matheus Salvadori - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):1-20.
    A teoria da justiça proposta por John Rawls investiga a estrutura básica da sociedade, tendo como base a justiça política, a justiça pública e a justiça distributiva. Rawls propõe uma teoria que representa uma alternativa ao utilitarismo, pois para o autor os direitos não deverão estar sujeitos à negociações políticas ou sujeitos ao cálculo de interesses sociais. É através do contrato social que Rawls busca apresentar a relação entre justiça, equidade e liberalismo político.: The theory of justice proposed by John (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Muragens | Wallucinating.Matheus de Simone Maciel - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):581-593.
    Este ensaio visual consiste em um registro do trabalho “Muragens“, inserção de vídeos curtos da Praia do Forte (Cabo Frio, RJ), realizada às vésperas do verão de 2020 em painéis de LED destinados à propaganda, na Avenida Presidente Itamar Franco — centro de Juiz de Fora, MG. "Muragens" enquanto gesto pretende acender uma discussão acerca da influência das imagens na construção da vida no espaço público. Especialmente sob contexto de isolamento social, qual é o poder da simples inserção de uma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  6
    Apresentação.Leticia Matheus & Márcio Gonçalves - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Apresentação.Leticia Matheus & Ronaldo George Helal - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Logos 44 - Edição completa.Leticia Matheus - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    A definição de verdade em Tomás de Aquino.Matheus Pazos - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    Este artigo tem por objetivo analisar a definição de verdade em Tomás de Aquino. Para tanto, investigo dois textos que Tomás discute sobre a definição apropriada da noção de verdade. Além de defender que a manutenção da mesma definição em ambos os textos é algo filosoficamente relevante, pretendo apresentar e discutir os limites de duas opções de leitura divergentes da minha, a saber, a posição teológica de Dewan e a posição transcendental de Aertsen.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    Bifurcations on the road: Conflicting intentions and demonstrative reference.Matheus Valente - 2020 - Manuscrito 43 (4):116-129.
    This is a critical notice of Mario Gómez-Torrente's novel account of demonstrative reference presented in chapter 2 of the recently published book Roads to Reference. After presenting the main tenets of his view, I go on to critically examine a couple of its features. In section 2, I assess Gómez-Torrente’s assumption that demonstrative thought based on perception is less likely to succumb to indeterminacy than the others. I show that this aspect of his view invites unwelcome consequences regarding the transparency (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  23
    Sobre o ensino de Filosofia no Ensino Médio brasileiro.Odair Guimarães & Matheus Felipe Silva - 2023 - Tópicos 45:e0031.
    Avaliar o papel do ensino da Filosofia no Ensino Médio Brasileiro requer a contextualização do problema e uma retomada de sua história, se fazendo necessário retratarmos sua historicidade e também seus avanços e retrocessos, pois a educação brasileira no decorrer dos anos perpassou por diversas reformas, porém estas, elaboradas para atender as necessidades de cada período. Propomos então uma reconstrução da inserção do ensino de Filosofia no Ensino Médio nacional, entendendo que este ciclo formativo é sucedido de imediato pelo momento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Afrontamiento del duelo por pérdida familiar debido a Covid-19: estrategias de corto y largo plazo.Fernanda Matheus Estrela, Andrey Ferreira da da Silva, Ana Carla Barbosa de Oliveira, Júlia Renata Fernandes de Magalhães, Caroline Fernandes Soares E. Soares, Thais Moreira Peixoto & Milena Arão da Silva Oliveira - 2021 - Persona y Bioética 25 (1):2513-2513.
    Objective: To explore the strategies that can help individuals mourning a family member’s death from Covid-19 to cope with the loss. Method: We carried out a narrative review on the PubCovid-19 platform using the descriptors “death,” “mourning,” “Covid-19,” and “coping strategies.” Ten articles were included. Results: The strategies found are phone calls, audio recording, letters, and photos, classified as immediate and long-term. These strategies are focused on mental health, which can be adversely affected by depression and psychological disorders. Conclusions: Creating (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  32
    “Sembrando nuevos agricultores”: contraculturas espaciales y recampesinización.Luis Fernando De Matheus E. Silva - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 34.
    El presente artículo tiene como objetivo contribuir en la discusión sobre el incremento del complejo y multifacético fenómeno de recampesinización que acontece en la actual etapa de desarrollo capitalista, analizando uno de sus aspectos menos conocidos que está relacionado al movimiento denominado como “contraculturas espaciales”. Las contraculturas espaciales son experimentos de organización socio-espacial de carácter “alternativo” que se popularizaron principalmente en la década de 1960. A partir de los años 1990, acompañando un nuevo periodo de crisis del capitalismo, se evidencia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    O retrocesso no combate da LGBTfobia no Brasil.Taynan Matheus Sousa Gonzaga & Ana Kelma Cunha Gallas - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):281-289.
    A escola é um dos espaços onde a população LGBT sofre preconceito e isso continua sendo reforçado pelos profissionais desse ambiente e pela falta de preparo dos mesmos para lidarem com essa problemática Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, adotando-se como metodologia a revisão da literatura. Este trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa, onde procuramos discutir o processo de preconceito e exclusão desses alunos e qual o motivo que gera a evasão dos mesmos da escola. O presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  65
    Frege’s puzzle is here to stay: Triviality and informativity in natural languages.Matheus Valente & Emiliano Boccardi - 2020 - Manuscrito 43 (1):115-150.
    Frege’s puzzling remarks on the beginning of On Sense and Reference challenge us to explain how true identity sentences of the form a = a can differ in cognitive value from sentences of the form a = b when they are made true by the same object’s self-identity. Some philosophers (e.g. Almog, Glezakos and Paganini) suggest that the puzzle cannot be set up in the context of natural languages since natural sentences, unlike those of regimented formal ones, do not wear (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  22
    Top-down and bottom-up constraints in mechanistic inquiry.Matheus Diesel Werberich - 2023 - Controvérsia 19 (3):87 - 106.
    Mechanisms play a crucial role in scientific research across various disciplines, and philosophers of science have devoted significant effort into understanding their ontology and epistemology. This paper examines the relationship between mechanisms and phenomena, highlighting the inherent dependence of mechanistic delineation on the characterization of phenomena. By acknowledging that characterizing phenomena is influenced by pragmatic considerations and research interests, the paper argues that mechanistic inquiry is inherently shaped by researchers’ perspectives. This dependence raises concerns about the possibility of a realist (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  26
    a atenção de Varrão às palavras no livro III do “De re rustica”.Matheus Trevizam - 2011 - Humanitas 63:355-371.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    Estado e Religião Em Santo Agostinho.Matheus Jeske Vahl - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):9-25.
    Situado no norte da África durante a antiguidade tardia, o pensamento político de Santo Agostinho não está sistematizado em um conjunto teórico de obras. É fruto de sua reflexão sobre problemas concretos como a legitimidade de intervenção estatal em querelas religiosas como o conflito entre católicos e donatistas. A visão agostiniana de Estado prevê um engajamento do cristão na esfera política, não no sentido da teocracia medieval, mas tendo em vista sua purificação moral. Acredita que ele deva intervir na esfera (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  5
    O elemento deontológico da moral agostiniana: um estudo do conceito de verdade.Matheus Jeske Vahl - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):27-40.
    RESUMO: Na reflexão que desenvolve nos textos do primeiro decênio de sua obra Agostinho mantém um princípio teleológico forte, a saber, que o grande motivo que leva o homem a filosofar e buscar a compreensão da Verdade é o desejo de ser feliz, isto é, encontrar a Beatitude que ele identifica com a condição de estar plenamente em Deus, fim último a ser buscado pelo homem. Este fim só é atingido por quem compreende a Verdade com a reta razão e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Special Issue on The Indexical Point of View: INTRODUCTORY NOTES.Matheus Valente - 2022 - Manuscrito 45 (3):1-5.
    This special issue is dedicated to Vojislav Božičković's The Indexical Point of View (Routledge, 2021) and contains five critical notices written by experts from all around the globe accompanied by the author's responses.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  14
    Posicionamento político, conhecimento histórico e pensamento utópico: Uma análise com dados quantitativos de jovens dos Campos Gerais/Pr - 2017.Matheus Mendanha Cruz - 2019 - Araucaria 21 (41):187-208.
    O texto a seguir tem como base teórica a tendência alemã da Didática da História, principalmente as propostas de Rüsen. O esforço feito foi para relacionar conceitos desse campo de estudo com dados levantados de forma empírica através de questionários respondido por jovens de Ensino Médio da região dos Campos Gerais/PR. As reflexões feitas se debruçaram sobre o conhecimento histórico apresentado pelos estudantes frente as questões sobre o período em que os militares estiveram a frente do governo no Brasil. Os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  15
    Apontamentos filosóficos para uma análise do esporte moderno: desdobramentos para a Educação Física.Matheus Bernardo Silva - 2015 - Filosofia E Educação 7 (3):139.
    Tem-se como objetivo analisar o esporte moderno, compreendendo que o mesmo é um dos conteúdos que compõe o objeto de conhecimento da Educação Física escolar. Para essa análise utilizou-se como aporte teórico o materialismo histórico-dialético, realizando um aprofundamento das categorias objetivação, apropriação, humanização e alienação. Com base nessas categorias conclui-se que o esporte moderno é um fenômeno social composto por inúmeras riquezas materiais e imateriais produzidas pelo ser humano no decorrer da história. Entretanto, no âmbito do modo de produção capitalista, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    Le "Quaestiones de anima" attribuite a Matteo da Gubbio: edizione del testo: (cod. Fesulano 161, ff. 84v-103v, Firenze, Biblioteca Medicea Laurenziana).Alessandro Matheus & Ghisalberti - 1981 - Milano: Vita e pensiero. Edited by Alessandro Ghisalberti.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 116