8 found
Order:
  1.  25
    Afetividade e valores segundo Edith Stein.Martina Korelc - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:154-169.
    O artigo apresenta a explicação fenomenológica da dimensão afetiva da pessoa humana e da sua relação com os valores, no pensamento da Edith Stein. O que diferencia a abordagem deste tema segundo a autora é precisamente a orientação para a explicação da pessoa humana: os diferentes tipos de vivências afetivas, conforme a sua origem em diferentes estratos da alma, constituem a pessoa, que se faz conhecer pela sua abertura aos valores que nas vivências de sentimentos são apreendidos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  20
    Deus como princípio necessário na fenomenologia de Husserl.Martina Korelc - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O artigo se propõe a apresentar como Deus é abordado na fenomenologia de Husserl, relacionado à facticidade da teleologia na vida da subjetividade. A teleologia é encontrada como a ordenação do mundo e de toda a vida subjetiva e intersubjetiva para ideias e para valores. A clarificação fenomenológica exige a fundamentação desta teleologia, encontrada na facticidade. Como fundamento, é necessário pensar um princípio teológico. Qual o sentido da transcendência deste princípio e como esta se anuncia na imanência da consciência? Enquanto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  33
    Aspectos metafísicos do idealismo em Husserl.Martina Korelc - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (1):111-137.
    In a present paper I argue that there is metaphysical dimension of the husserlian Idealism, for it implicates a reflection upon a Being. It is presented the relation between the thinking and the Being in Husserl’s Philosophy and the meaning of the Being that results from it; the two regions of Being are the Consciousness, held for the original dimension of Being, from which the worldly or real Being derives as the meaning constituted by the Consciousness. The transcendental Idealism is (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  26
    Crença e razão na fenomenologia de Husserl.Martina Korelc - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):33-52.
    O texto analisa o conceito de crença [Glaube]e sua relação com a razão na fenomenologia de Husserl, sob três aspectos. Primeiramente, a partir da concepção da razão como essência e telos do homem e da concepção da filosofia como o modo de vida que lhe corresponde e que exige a crença na razão. Em segundo lugar é analisada a crença como posição de ser e a sua legitimação pela razão. O último aspecto analisado é o da implição da crença em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Comentário: Ser e temporalidade a partir de Edith Stein.Martina Korelc - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (1):121-124.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    Doação e ser.Martina Korelc - 2016 - Educação E Filosofia 30 (Especial):62-86.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    Papel da razão E do sentimento na proposta ética de Tugendhat.Martina Korelc - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
    O texto pretende explicitar como, segundo Tugendhat, se dá a justificação da moral, intrínseca aos juízos morais, através de uma imbricação dos elementos racional e emotivo. Os juízos morais, enquanto procedimento racional, contêm uma pretensão de objetividade, que se pode explicar pelo imperativo categórico kantiano, interpretado como um exigir mútuo do respeito universal e imparcial aos interesses de todos. A obrigatoriedade moral, porém, pressupõe também um querer fazer parte de uma comunidade moral, a partir da qual os juízos morais passam (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8. Teleologia E Vontade Segundo Husserl.Martina Korelc - 2013 - Educação E Filosofia 27 (53).
    O texto analisa como a teleologia, forma do ser da subjetividade segundo Husserl, opera na vontade. Em primeiro lugar são apresentados os elementos fundamentais da fenomenologia da vontade enquanto posição de metas; a seguir pergunta-se sobre a meta derradeira que opera na subjetividade como o telos implicado no processo do seu ser. Husserl pensa o telos como o ideal ético infinito da subjetividade perfeita na comunidade perfeita. A fé e a decisão pessoal por esta meta são fundamentais para a realização (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark