6 found
Order:
  1.  4
    Rupturas Do Estado de Direito.Maria de Lourdes Borges - 2020 - Doispontos 17 (2).
    Nesse ensaio, vou analisar o que denomino de rupturas do Estado de Direito no caso do Brasil pós-2016. Meu objetivo não é examinar detalhadamente a concepção de Estado nos vários autores, mas utilizar alguns conceitos que nos permitam lançar luz sobre o que ocorreu no Brasil Inicialmente, vou apresentar a ideia do Estado de direito tal como Kant a define. A partir dessa concepção ampla, analisarei a ideia de estado de exceção, baseada em Agambem. Mostrarei igualmente a sugestão de Rafael (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Será o Hegelianismo uma Forma de Espinosismo?Maria de Lourdes Borges - 1999 - Discurso 30:63-86.
    Nosso propósito aqui não é traçar um quadro comparativo exaustivo entre a filosofia hegeliana e a filosofia de Espinosa (1). Pretendemos apenas esclarecer, pela indagação sobre uma possível matriz panteísta do pensamento de Hegel, a compreensão hegeliana sobre a relação entre Absoluto e mundo finito. Mostraremos que Espinosa influencia Hegel desde os tempos de Tübingen e que o hegelianismo passará sucessivamente por três fases distintas: uma primeira fase de entusiasmo peIo panteísmo, entusiasmo esse partilhado com Schelling; uma segunda fase de (...)
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    A POLÍTICA NO TEMPO: a encenação da dialética.Maria De Lourdes Borges - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1071.
    Neste artigo pretendo mostrar que o desenvolvimento temporal da política na história mundial deve ser considerado como uma encenação da dialética hegeliana. Encenação deve ser aqui tomado como uma apresentação na efetividade de um texto pressuposto. Tal texto é a Ciência da Lógica. Minha intenção é mostrar a utilização, não deste texto na sua totalidade, mas de algumas sequências preferenciais da lógica. Tal será mostrado: 1) na figura do senhor/servo; 2) na relação eticidade e moralidade. Neste segundo momento, procurarei mostrar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Kant Sobre as Emoções E a Crítica de Williams.Maria De Lourdes Borges - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (1):131.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Psicologia empírica, antropologia e metafísica dos costumes em Kant.Maria de Lourdes Borges - 2003 - Kant E-Prints 2 (1):1-10.
    Este trabalho tem como objetivo explorar a relação entre psicologia empírica,antropologia e metafísica moral em Kant. Há lugar para a psicologia empírica e para aantropologia na filosofia moral kantiana? Se esta é fundamentada em princípios a priori, qual avalidade, para além da mera curiosidade do erudito, do conhecimento das peculiaridadesempíricas do ser humano? A segunda questão refere-se à relação que Kant estabelece entrepsicologia empírica e antropologia e como ambas se relacionam com a filosofia moral. Voutentar mostrar que esta relação passa (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O Problema do Mal na Teodicéia de Leibiniz.Maria de Lourdes Borges - 1995 - Princípios 2 (3):110-118.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark