Order:
  1.  13
    A edificação modélica do professor cidadão: A imprensa (in)formando um discurso sobre ser docente.Maria Helena Gamara Bastos - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):159-163.
    Este texto reflete sobre alguns resultados da pesquisa - Imprensa Periódica e Pedagógica do Rio Grande do Sul: análise de discursos e práticas educativas. Enfoca a imprensa como dispositivo de orientação - intelectual e moral - do magistério, ou seja, de formação contínua de professores como autênticos cidadãos trabalhadores. Analisa a produção de uma retórica laudatória de idealização da docência, que não se traduz numa melhora da situação socioeconômica dos professores.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Educação Infantil e ensino intuitivo: a contribuição de Marie Pape-Carpantier (1815-1878).Maria Helena Camara Bastos - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3):14-46.
    No século XIX, Marie Pape-Carpantier teve uma significativa importância para a educação da criança de 2 a 6 anos. Sua influência situa-se na adoção do método intuitivo para a educação dos sentidos � lições de coisas �, na proposta pedagógica destinada à Educação Infantil � salas de asilo; na criação de materiais didáticos para auxiliar no desenvolvimento do método natural; na orientação de modelos de mobílias para as escolas. Produz uma imensa obra para professores e alunos, traduzida em vários países: (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS �1948-1966). [REVIEW]Maria Helena Camara Bastos - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):75-97.
    O estudo analisa os álbuns confeccionados pelas professoras do primeiro ano primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS), de 1948 a 1966, com fotografias das turmas e as cartinhas de cada aluno, acompanhadas de fotografia individual. Os alunos entregavam o álbum à diretora da escola na �Festa do Livro�, evento realizado anualmente, no mês de outubro, para marcar a passagem à nova cartilha a ser utilizada: Cartilha Proença (1926), de Antonio Firmino de Proença. O colégio adotava, no início da alfabetização, a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark