Results for 'Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi'

1000+ found
Order:
  1. A tarpeia em Tito lívio E propércio -um estudo comparativo.Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):99-102.
    Estudo comparativo entre a Tarpeia de Tito Lívio e a de Propércio, duas formas de narrativas, dois discursos literários que apresentam suas versões do fato lendário dos primórdios de Roma. Cada um dentro da proposta de seus gêneros literários.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Mitologia Do Mundo Vegetal Greco-Romano: Alguns Exemplos Particulares.Marco Antônio Abrantes de Barros Godoi - 2020 - Principia 40:119-125.
    Desde os tempos primitivos, o animismo vem sendo uma característica universal da visão que o ser humano tem sobre a sua experiência com seu ambiente, sendo uma perspectiva holística do universo, este ser humano encara-o como um universo vivo, seja uma pedra, seja um rio, ou a vegetação ao redor, todos possuem um espírito que se manifesta e se conecta com todos ao redor. A partir desta visão de mundo primevo, as sociedades posteriores construíram uma visão do mundo vegetal complexa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A Elegia 1,19 de Tibulo, Amor E Morte.Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi - 2019 - Principia 39:73.
    A elegia amorosa romana segue uma convenção de temas existências em torno do amor, cada autor, seja Tibulo, Proércio ou Ovídio, desenvolvem temas e jogos discursivos para expressar os dramas afetivos tentando se superar a originalidade expressiva dentro das convenções do gênero. A elegia de Tibulo, 1, 19 desenvolve o discurso sobre o amor eterno que suplanta o tempo da existência dos entes queridos, o poeta e a sua amada Cíntia. A partir deste motivo poético o poeta desenvolve um jogo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A sogra: A comédia dos erros de terêncio.Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):81-88.
    A Sogra (Hecyra) é uma comédia de Terêncio que trata dos desencontros entre personagens que constituem dois grupos familiares: a família de Laques, constituída de seu filho Pânfilo, sua nora Filumena, sua esposa Sóstrata. A família de Filumena, cujo pai é Fidipo e sua esposa Mírrina. A trama gira em torno de desencontros, convenções sociais que sobrepujam os sentimentos entre os parentes e a presença de uma prostituta de nome Báquis. Trata-se de uma peça com base em dramas burgueses que (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A construção da actante tarpéia em Tito lívio propércio, um estudo comparativo.Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):31-34.
    Estudo comparativo da "actante" Tarpéia em Tito Lívio e Propércio. O percurso narrativo construído por Tito Lívio em sua obra historiográfica para a Personagem Tarpéia e na poesia Lírica de Propércio. Contribuição da Teoria Semiótica de linha francesa para a interpretação comparativa nas duas formas discursivas: historiografia e lírica.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A tarpeia em Tito lívio E propércio-um estudo comparativo.Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):99-102.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Ascese-morte versus prazer-Vida no carme 5 de catulo.Marco Antonio Abrantes de Barro - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):99-103.
    Propomos nesta análise semiótica de linha francesa fazer a análise interpretativa da poesia 5 de Catulo na tradução, no nível fundamental em que se dá o nível abstrato da poesia, no nível narrativo em que se constrói o sujeito da narrativa e no nível discursivo em que verificaremos o valor discursivo e a sua natureza figurativa presente nesta obra.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Dimensão Filosófica E Política Do Pensamento Ambiental Contempor'neo.Antonio Teixeira De Barros - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    O texto discute o pensamento ambiental contemporâneo na perspectiva filosófica e política. Tal pensamento tornou-se um quadro hermenêutico de referência para a compreensão e a interpretação de vários campos de conhecimento, do ponto de vista do ser, do conhecer e da ação política do ser no mundo atual, o que justifica o realce à relação entre Filosofia e Política. O pressuposto geral que orienta a discussão é que a atual configuração epistêmica do pensamento ecológico é tributária de um ideário filosófico (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A Embalagem Pública Do Privado.Antonio Teixeira de Barros - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):737-759.
    Analisa-se a construção dos conceitos de público, privado e privatização na cobertura jornalística da Folha de São Paulo sobre o processo de privatização no Brasil, de 1990 a 1994. Insere- se o estudo na linha de pesquisa "Comunicação e processos sociais’, que concebe as instituições de comunicação contemporâneas corno urna das instâncias principais da geração e difusão de discursos, considerando-se o caráter mediador da informação entre os indivíduos, as instituições sociais e entre estes e o Estado. Baseia-se nas formulações de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Esfera Pública, Mídia E Cidadania.Antonio Teixeira de Barros - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):87-111.
    Considerações sobre as categorias de público e privado, com vistas a uma abordagem mais ampla sobre a relação entre esfera pública, mídia e cidadania no Brasil contemporâneo. Para tanto, remete-se ao legado teórico de Hannah Arendt e Habermas, a fim de fundamentar a caracterização do momento pós-burguês da Esfera Pública e o panorama atual.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    O Que Há de Realmente Atemorizador Nos Cenários Tipo-Gattaca?Marco Antonio Azevedo & Marcos Rolim - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e36605.
    No filme Gattaca, imagina-se um futuro já nada distante em que os casais poderão consultar um especialista em fertilização artificial e escolher as características de seu futuro filho. Eles podem selecionar embriões fertilizados em laboratório, podendo também alterar seus traços genéticos, eliminando genes capazes de expressar doenças ou mesmo características físicas indesejáveis. Técnicas recentes, como a edição genética por Prime Editing ou por meio da CRISPR-Cas9, logo permitirão terapias gênicas em embriões fertilizados in vitro antes de sua implantação uterina. Neste (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Marco Antonio de Camós (1544-1606), Moral Social y Socorro de Los Pobres.Francisco Javier López de Goicoechea Zabala - 2003 - Ciudad de Dios 216 (2):529-568.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  28
    Relações entre estilos parentais e valores humanos: um estudo exploratório com estudantes universitários.Marco Antônio Pereira Teixeira & Franciella Maria de Melo Lopes - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 22:51-62.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Up to Us: Studies on Causality and Responsibility in Ancient Philosophy.Pierre Destrée, R. Salles & Marco Antonio De Zingano (eds.) - 2014 - Academia Verlag.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  20
    Marco Antonio de Dominis and His Explanation of the Rainbow.R. E. Ockenden - 1936 - Isis 26 (1):40-49.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  24
    Karma-yoga como ação moral ideal na Bhagavad-gita à luz da criteriologia künguiana. [REVIEW]Marco Antonio Lara - 2016 - Horizonte 14 (42):657-659.
    Dissertação de Mestrado LARA, Marco Antonio de. Karma-yoga como ação moral ideal na Bhagavad-gita à luz da criteriologia künguiana. 2016. Dissertação, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    La soprano María Barrientos y sus epístolas de juventud.Marco Antonio de la Ossa Martínez - 2020 - Alpha (Osorno) 50:388-390.
    Resumen: El presente trabajo explora el estatuto del arte en la filosofía de Spinoza, en el marco de la inversión copernicana que da origen a la estética y del barroco holandés. Si bien el pensamiento spinozista se inscribe en la conversión antropológica, en donde lo bello resulta ser un efecto en el sujeto y no una cualidad de los objetos, su comprensión del arte es inasimilable a la “estética” como ámbito diferenciado y autónomo que se consolida en el siglo (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. La actualidad de lo antropológico en la educación.Marco Antonio Ramis Lanyon - 2012 - Revista de Filosofia: Universidad Católica de la Santísima Concepción 11 (3):115-124.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Análisis de Fallas En Engranes Helicoidales Utilizados En Transmisiones Automotrices.Marco Antonio Zamora Antuñano & José Antonio Cano López - 2006 - Episteme 2 (7).
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  21
    Aspectos teóricos do pensamento histórico de Quentin Skinner.Marcos Antônio Lopes - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (123):177-195.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Opera Physica: De Radiis Visus Et Lucis in Vitris Perspectivis Et Iride Euripus Seu de Fluxu Et Refluxu Maris = Radovi Iz Fizike: O Zrakama Vida I Svjetla U Optičkim Staklima I Dugi Eurip Ili o Plimi I Oseci Mora.Marco Antonio De Dominis - 2005 - Lamaro.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Aspectos do instrumentalismo pragmatista na teoria do conhecimento de John Dewey.Marcos Antônio Lorieri - 2000 - Cognitio 1:46-57.
    Resumo: O alvo da teoria do conhecimento de dewey é a ação humana "guiada" pela inteligência, a "conduta inteligente". Mas, a inteligência não é uma estrutura que se sobrepõe aos seres humanos: ela é uma função vital natural que tem como papel específico produzir, na ação, indicações de suas conseqüências possíveis.: Dewey's epistemology target is the human behavior "guided" by intelligence: an intelligence conduct. But, not intelligence as structure which rises upon human beings: it is a natural vital function charged (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Cartas Autobiográficas de Formação E Profissão.Marco Antonio Leandro Barzano - 2020 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 22 (2):375-390.
    As cartas têm sido utilizadas como dispositivo de pesquisa no campo da Educação e, para este artigo, são apresentadas duas cartas, com a centralidade na Educação Ambiental: a primeira, anuncia o passado, ou seja, a trajetória de formação e profissão de um pesquisador-extensionista de uma universidade pública baiana e que foi apresentada na sua promoção para professor pleno; a segunda é o registro para se lançar ao futuro, pois é uma carta escrita para uma criança de onze anos. A inspiração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O Poeta Como Retratista Do Urbano: Paris Na Obra de Baudelaire E Contemporâneos.Marcos Antônio Menezes - 2007 - In Elio Cantalício Serpa & Marcos Antonio de Menezes (eds.), Escritas da História: Narrativa, Arte E Nação. Edufu.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  38
    O teatro como um sistema de comunicação.Marcos Antônio Alves - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):85-90.
    A comunicação parece ser um dos objetivos centrais do artista na apresentação de uma peça teatral. Quando acontece essa comunicação, ele e seu público constituem, juntamente com certas características, um sistema comunicativo. Neste trabalho, expomos a noção de um sistema de comunicação proposta por Shannon e Weaver. Procuramos relacionar essa noção com o sistema comunicativo estabelecido na apresentação teatral. Investigamos questões como: quais os componentes necessários para a existência e possibilidade de comunicação entre emissor e receptor?; quando atores têm em (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Aspectos Teóricos Do Pensamento Histórico de Quentin Skinner.Marcos Antônio Lopes - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (123):177-195.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    ¿Eran de Barro Nuestros Maestros?Antonio García Santesmases - 2004 - Isegoría 31:255-265.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    A Estrutura Das Revoluções Científicas de Kuhn: Uma Breve Exposição.Marcos Antonio Alves & Alan Rafael Valente - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):173-192.
    Como ocorre o progresso científico? Existem critérios para a escolha de teorias científicas? Qual o impacto de valores cognitivos e extra-cognitivos sobre as comunidades científicas? Para tratar de questões como estas, o filósofo da ciência Thomas Kuhn adota uma perspectiva estruturalista com embasamento histórico. Apresentamos a estrutura das revoluções científicas proposta por este pensador. Tratamos, inicialmente, da noção de paradigma, conceito chave da sua explicação do funcionamento da ciência e do progresso científico. Em seguida, expomos as fases pelas quais uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. La naturaleza de Dios en el "Timeo" de Platón.Marco Antonio Ramis - 2012 - Revista de Filosofia: Universidad Católica de la Santísima Concepción 11 (1):41-68.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  40
    Dimensão filosófica e política do pensamento ambiental contemporâneo.Antonio Teixeira de Barros - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    O texto discute o pensamento ambiental contemporâneo na perspectiva filosófica e política. Tal pensamento tornou-se um quadro hermenêutico de referência para a compreensão e a interpretação de vários campos de conhecimento, do ponto de vista do ser, do conhecer e da ação política do ser no mundo atual, o que justifica o realce à relação entre Filosofia e Política. O pressuposto geral que orienta a discussão é que a atual configuração epistêmica do pensamento ecológico é tributária de um ideário filosófico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    FLOOD, Gavin. Uma introdução ao hinduísmo.Marco Antonio Lara - 2015 - Horizonte 13 (38):1175-1181.
    Book reviews: FLOOD, Gavin. Uma introdução ao Hinduísmo. Tradução de Dilip Loundo e Fernanda Winter. Juiz de Fora: Ed. da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014, 428p. Book of English Gavin Flood, director of Hindus Studies Center at the University of Oxford, with translation by Dilip Loundo to Portuguese.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  2
    Práticas Pedagógicas E a Formação de Novos Pesquisadores Em Psicologia Educacional.Marcos Antonio Batista da Silva - 2018 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 20 (1).
    Neste artigo apresentamos um relato de experiência sobre práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional, nível de mestrado e doutorado, do Centro Universitário campus Vila Yara, Osasco, São Paulo, Brasil. O relato propõe responder a seguinte pergunta: Qual a contribuição da disciplina de “Políticas Publicas e Processos Educacionais”, para os futuros pesquisadores? Desse modo, descrevemos a prática pedagógica empreendida ao longo dela e interpretamos as suas implicações. Destacamos que a disciplina proporcionou aos alunos: oportunidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  44
    DILTHEY, Wilhelm. Ideias sobre uma psicologia descritiva e analítica. Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Via verita, 2011. [REVIEW]Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3).
    Em 2011, celebra-se o centenário de morte de Wilhelm Dilthey (1833-1911). Para esta data, no Brasil e no exterior, editoras e universidades vêm se mobilizando, desde o ano passado, para organizar novas edições e eventos acadêmicos sobre o filósofo alemão. Associados à Fundação Fritz Thyssen em Colônia, Alemanha, tradutores de diversos idiomas vêm vertendo a obra para o inglês, o russo e o japonês. Também traduções para o português estão sendo preparadas no Brasil.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  48
    DILTHEY, Wilhelm. Introdução às ciências humanas – tentativa de uma fundamentação para o estudo da sociedade e da história. Trad. de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. ISBN: 978-85-218-0470-3. [REVIEW]Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):223-226.
    O texto é uma resenha de uma obra do filósofo e psicólogo alemão Wilhelm Dilthey. A resenha aborda uma publicação para o português da obra Introdução às ciências humanas (1883), na data em que se celebra o centenário de morte de Dilthey. A iniciativa dessa análise se justifica por ressaltar esta edição que: apresenta ao público brasileiro este autor relativamente pouco conhecido em nosso país; introduz os termos de sua filosofia. Dilthey é pensador crucial para o século XX por ter (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Fray Luis y su «Exposición del Cantar de los Cantares»: por las rutas de una vocación literaria.María de las Mercedes Marcos Sánchez & Antonio Sánchez Zamarreño - 1991 - Ciudad de Dios 204 (2-3):765-784.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Virginia Sánchez Rodríguez. La soprano María Barrientos y sus epístolas de juventud (1905-1906). Málaga: Universidad de Málaga, 2018, 198 pp. [REVIEW]Marco Antonio De la Ossa Martínez - 2020 - Alpha: Revista de Artes, Letras y Filosofia 1 (50):348-350.
    De un tiempo a esta parte, siguen surgiendo una gran cantidad de estudios científicos de notoria calidad dedicados a la recuperación y el análisis de la vida y obra de un buen número de mujeres que destacaron en los campos de la ciencia o el arte. Así, por distintos motivos, parecían haber sido olvidadas o relegadas a un segundo plano, una omisión que, tristemente, se ha perpetuado con el paso de los años...
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Michel Maffesoli, una crítica de la modernidad desde un posmodermismo afirmativo.Marco Antonio Vélez Vélez - 2009 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 39:189-214.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    O ego e o outro: sobre a crítica de Husserl ao cogito cartesiano.Marco Antonio Valentim - 2009 - Discurso 39 (39):223-260.
    O ego e o outro: sobre a crítica de Husserl ao cogito cartesiano.
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Teoria da Ação Comunicativa : Estrutura, Fundamentos E Implicações Do Modelo.Gustavo Luis Gutierrez & Marco Antonio Bettine De Almeida - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (1):151-173.
    Este artigo não pretende analisar o conjunto da obra de Habermas. Trata-se de pensar exclusivamente a Teoria da Ação Comunicativa, primeiro, em relação aos teóricos em que afirma fundamentar-se, depois, no sentido da sua própria articulação lógica interna e, finalmente, em relação ao seu objeto de pesquisa, a realidade social. Procura demonstrar que a TAC executa dois giros conceituais essenciais: um ao limitar o agir estratégico ao espaço da economia e da política e outro ao definir cultura, sociabilidade e subjetividade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Hacia una crítica de la filosofía occidental moderna desde el Oriente.Marco Antonio de la Rosa Ruiz - 2006 - A Parte Rei 46:12.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    John Locke E a Educação.Crislaine Aparecida Pita, Marco Antônio de Oliveira Gomes & Ana Paula Aires Rodrigues - 2021 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 23 (3):819-841.
    Este artigo se propõe, a partir de uma abordagem materialista-dialética, a analisar as condições históricas que possibilitaram o desenvolvimento dos pressupostos liberais no contexto da modernidade e discuti-los enquanto ideologia, que se tornou a hegemônica defensora da primazia dos direitos naturais do homem burguês moderno, considerando-se, principalmente, os enunciados teóricos de John Locke. A partir das análises realizadas, percebe-se que, em última instância, este legado teórico tem como cerne a defesa dos direitos naturais, essencialmente, da liberdade, da igualdade e, da (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    García Lorca: music and Spanish popular songs.Marco Antonio de la Ossa Martínez - 2014 - Alpha (Osorno) 39:93-121.
    Sin duda alguna, Federico García Lorca es uno de los nombres más destacados en la historia de la literatura. Pero también debe ser reconocida y valorada como merece su vertiente musical, ya que fue un buen intérprete de piano. En este sentido, conoció a los principales compositores de la España de su época. Además, fue un gran amante del flamenco y de la música tradicional y entró en contacto con cancioneros y repertorios de muy distintas épocas. Incluso, empleó numerosas canciones (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    García Lorca: La música Y las canciones populares españolas.Marco Antonio de la Ossa Martínez - 2014 - Alpha (Osorno) 39:93-121.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  1
    Evaluation of the Emotional and Cognitive Regulation of Young People in a Lockdown Situation Due to the Covid-19 Pandemic.Manuel Fernández Cruz, José Álvarez Rodríguez, Inmaculada Ávalos Ruiz, Mercedes Cuevas López, Claudia de Barros Camargo, Francisco Díaz Rosas, Esther González Castellón, Daniel González González, Antonio Hernández Fernández, Pilar Ibáñez Cubillas & Emilio Jesús Lizarte Simón - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45. Historia, Metafísica y Poesía En J. J. Winckemann.Marco Antonio López Espinoza - 2011 - Revista de Filosofía (México) 43 (131):199-226.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Hume e as teorias morais vulgares.Marco Antonio Oliveira de Azevedo - 2011 - Princípios 18 (29):321-338.
    Quais sáo as teorias vulgares da moralidade criticadas por Hume na famosa passagem is-ought ? Quais eram seus defensores? Neste ensaio, trato de algumas diferenças entre Hume e Hutcheson que podem iluminar algumas respostas. Hume, ao contrário de Hutcheson, combateu toda forma de separaçáo da natureza humana em componentes naturais e divinos. O conceito de simpatia cumpre uma funçáo essencial nesse aspecto. Há bons indícios de que o jovem Hume adotou no Tratado uma estratégia abertamente crítica a todas as teorias (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Experimental and Interdisciplinary Approaches in Philosophy: Methodological Caveats.Marco Antonio Azevedo & Jairo Othero - 2015 - Dissertatio 41 (S2):94-118.
    Filósofos, especialmente aqueles que se autodenominam como naturalistas, parecem cada vez mais interessados em realizar pesquisas empíricas. Um caso típico é o da Filosofia Experimental, um campo emergente que faz uso de dados empíricos colhido por meio de inquéritos seguindo os mesmos métodos empregados nas ciências empíricas, nomeadamente na psicologia, a fim de apresentar provas em pesquisas ou argumentos filosóficos. Outro exemplo é oferecido pela participação ativa dos filósofos em grupos de pesquisa interdisciplinares nas neurociências. No entanto, os filósofos não (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Cidade Inteligente E Governamentalidade Algorítmica: Liberdade E Controle Na Era da Informação.Marco Antônio Sousa Alves - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Partindo das reflexões de Michel Foucault no final dos anos 1970 e da noção desenvolvida mais recentemente de “governamentalidade algorítmica”, entendida como um novo regime de poder e saber baseado na coleta, mineração e cruzamento de grandes volumes de dados, o presente artigo pretende analisar criticamente as chamadas “cidades inteligentes”, nas quais a infraestrutura e os serviços são interligados de maneira supostamente mais racionalizada e eficiente, oferendo finalmente o sonhado bem-estar e a vida feliz. Essa utopia de organização social será (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  26
    La vida sobre una columna. Vida de Simeón Estilita. Vida de Daniel Estilita.Marco Antonio Santamaría Álvarez - 2016 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 21:265-267.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  37
    Extramundanidade e sobrenatureza/Outerworldliness and supernature.Marco Antonio Valentim - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    A partir de uma explanação inicial sobre o significado e os limites da ontologia fundamental de Martin Heidegger, este ensaio procura investigar a possibilidade de uma ontologia não-antropogenética por meio do conceito problemático de extramundanidade. Essa investigação toma como fio condutor a ideia do “perspectivismo cosmológico”, elaborada por Eduardo Viveiros de Castro através de uma interpretação filosófico-antropológica do pensamento ameríndio. Lida como correlato positivo da extramundanidade, a noção perspectivística de sobrenatureza é contrastada com o conceito existencial de ser para confirmação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000