9 found
Order:
  1.  32
    An anthropological reading of Anselm’s Cur Deus homo.Manoel Vasconcellos - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):111-130.
    O presente estudo pretende analisar a obra Cur Deus homo, de Santo Anselmo, a partir de uma perspectiva antropológica. Após examinar a peculiaridade do método e revisar seus argumentos fundamentais, será possível perceber que Anselmo revela uma perspectiva essencialmente boa da natureza humana, que, mesmo abalada, não sucumbe ao pecado original. A liberdade e o projeto amoroso do Logos originante fundamentam a concepção anselmiana em torno do homem e sua natureza. This study aims to analyze St. Anselm's Cur Deus Homo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    As escolas e o ressurgir da filosofia no Renascimento Carolíngio.Manoel Vasconcellos - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):249-263.
    Com o fim do Império Romano, a estrutura educacional foi abalada. A religião cristã foi capaz de preservar a tradição da antiguidade. Pouco a pouco uma nova civilização vai surgindo, erguendo-se a partir de três bases: a cultura romana subsistente, o impacto dos bárbaros e a religião cristã. No reino dos francos, Carlos Magno faz renascer a cultura, através de sua aliança com a Igreja. Surgem novas escolas e há uma retomada das artes liberais; a dialética, particularmente, será a base (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    A harmonia entre razão e oração no pensamento de Anselmo de Aosta.Manoel Vasconcellos - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):217-230.
    Resumo O presente artigo busca analisar uma das orações elaboradas por Anselmo de Aosta, mais precisamente, a Oração a São Nicolau, procurando mostrar como é possível encontrar, refletidos na prece, aspectos relevantes da produção filosófico-teológica do autor, sobretudo, em relação à situação do homem, marcado pelo pecado, uma vez que abandonou a retidão da vontade. Na prece, bem como em sua obra especulativa, Anselmo examina a situação do homem pecador, diante da graça e misericórdia divinas. Almejamos ressaltar a existência, na (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    A recepção do pensamento greco-romano árabe e judaico pelo ocidente medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.Manoel L. Vasconcellos - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):613-615.
    A recepção do pensamento greco-romano árabe e judaico pelo ocidente medieval.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    O Enigma do Mal: uma leitura do 'De casu diaboli'de Santo Anselmo.Manoel Luís Cardoso Vasconcellos - 2013 - Horizonte 11 (32):1551-1570.
    O presente artigo quer investigar o problema do mal na perspectiva de Santo Anselmo, tomando como ponto de partida sua obra "De casu diaboli", onde o tema é abordado, a partir da íntima ligação entre mal e pecado. Ao enfocar o mal na perspectiva da queda diabólica, o Doutor Magnífico intenta mostrar a conexão entre vontade, liberdade e justiça. Sua preocupação é investigar o significado moral da má escolha, realizada por uma criatura racional e puramente espiritual, feita boa e para (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    O problema do mal: a interpretação de São Boaventura.Manoel Vasconcellos - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):163-188.
    On taking Breviloquium as a guide, we can understand how St. Bonaventure analyses the issue of evil and its relation to sin. Man was created to be good and to live in a good world. By sinning, he interferes with the divine plan, establishing evil in the world. God, the first and most perfect principle, however, is perfect; then, He comes to man’s help so that he can overcome sin and evil. Upon reflecting on Philosophy and Theology, Bonaventure discusses the (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Trivium e Quadrivium: As Artes Liberais na Idade Média. Mongelli, Lênia Márcia . Cotia: lbis, 1999.Manoel Vasconcellos - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):495-504.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    RESENHA - CATAPANO, Giovanni. L’idea di filosofia in Agostino. Subsidia Medievalia. Patavina. Padova: Il Poligrafo Casa Editrice, 2000. [REVIEW]Idalgo José Sangalli & Manoel Vasconcellos - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):487-504.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A vontade livre e a retidão moral: uma reflexão a partir do tratado sobre a queda do diabo de Santo Anselmo. [REVIEW]Manoel Luís Cardoso Vasconcellos - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):645-658.
    A retidão moral, entendida como a prática da justiça, é o tema que perpassa a Trilogia, composta por Santo Anselmo, da qual fazem parte os tratados De Veritate, De libertate arbitrii e De casu diaboli. O presente artigo pretende evidenciar o papel absolutamente fundamental da vontade livre para a realização do agir em conformidade com a justiça. O exame de algumas passagens, sobretudo do tratado sobre a queda angélica, nos permitirá concluir que mesmo sendo a vontade uma dádiva, a criatura (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark