Order:
  1.  63
    Indeterminação e fenômenos fronteiriços: considerações segundo o ponto de vista do pragmatismo peirceano.Jorge de Barros Pires & Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):219-240.
    O pragmatismo, como método formal, nos fornece uma importante arena para discussões a respeito do modo pelo qual conceitos podem ser construídos, independentemente de qualquer posição antropocêntrica ou linguística. O presente trabalho tem por finalidade efetuar uma discussão sobre a máxima pragmática e a tese sobre a indeterminação do significado ( meaning ) que ela traz consigo. Ou seja, busca-se entender o trânsito que há entre o indefinido e o definido, entre o indeterminado e o determinado, bem como algumas fronteiras (...)
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    Sobre Termos, Proposições E Argumentos.Jorge de Barros Pires & Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (4):47-66.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    About Terms, Propositions and Arguments.Jorge de Barros Pires & Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (4):47-66.
    RESUMO: O Pragmatismo, como proposto por Charles S. Peirce, deve ser considerado um método para a produção teórica de pensamento que visa à construção de conceitos, a qual assume a forma de uma máxima lógica orientadora da conduta científica. Se um conceito é uma relação sígnica e a sua compreensão, um processo sígnico, encontramos na semiótica peirceana uma estratégia para discriminar as etapas da compreensão conceitual e avaliar os significados de termos e conceitos abstratos. Assim, o objetivo deste trabalho é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark