Results for 'Jorge de Almeida'

1000+ found
Order:
  1. Interest : an overlooked protagonist of Book I of Fichte's Bestimmung des Menschen.Mário Jorge de Almeida Carvalho - 2013 - In Daniel Breazeale & Tom Rockmore (eds.), Fichte's Vocation of Man: New Interpretive and Critical Essays. State University of New York Press.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Filosofia da música e crítica musical em Theodor Adorno.Jorge De Almeida - 2007 - Discurso 37:343-364.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  29
    Filosofia da música e crítica musical em Theodor Adorno.Jorge de Almeida - 2007 - Discurso 37:343-364.
    O impulso que leva grande parte dos comentadores a enfatizar a importância de Adorno como "filósofo da nova música" parece ser o mesmo que condena a uma lugar subalterno e ao olhar indiferente sua atuação como crítico musical. E, no entanto, não há como entender (ou criticar) a filosofia desenvolvida por Adorno sem levar em consideração a origem polêmica de grande parte de suas ideias. Se a filosofia da música não quer ser apenas mais uma "filosofia de alguma coisa", tem (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A educação em Kierkegaard e Paulo Freire: por uma educação ético-existencial.Jorge Miranda de Almeida - 2013 - Vitória da Conquista, BA: Edições UESB.
    A educação em Kierkegaard e Paulo Freire : por uma educação ético-existencial -- Kierkegaard como educador -- Ética e política no pensamento de Kierkegaard e Paulo Freire -- O amor como fundamento da educação ético-existencial em Kierkegaard.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    The art of endlessly taking another view.Mário Jorge Pereira de Almeida Carvalho - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (58):431-482.
    This paper deals with Fichte’s The Characteristics of the Present Age, and in particular with his discussion of the “empty form of knowledge” he claims stands at the centre of the third – i.e. the present – age. Fichte speaks of a fundamental principle that forms the ‘common denominator’ between the third and fourth main epochs. This fundamental principle – the “maxim of comprehensibility” – makes knowledge and comprehension the measure of all that “counts as being valid and as really (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Editorial 5 ESTUDOS.João dos Reis Silva Júnior, Jorge Lufs Cammarano González, Celso Carvalho, Erivanio da Silva Carvalho, Wilson Sandano, Maria de Lourdes Pinto de Almeida & Vera Lúcia de Carvalho Machado - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3:3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Ricardo de Almeida Falbo.Giancarlo Guizzardi, João Paulo A. Almeida, Monalessa Perini Barcellos, Renata Silva Souza Guizzardi & Vítor E. Silva Souza - 2020 - Applied ontology 15 (3):241-243.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Almeida, Rogério Miranda de. Nietzsche e Freud: eterno retorno e compulsão à repetição. São Paulo: Loyola, 2005. v. 1. 236 p. [REVIEW]Valéria De Almeida Ghisi - 2007 - Revista de Filosofia Aurora 19 (24):205.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    As noções de espaço público e reconhecimento social: Duas Chaves em Uma Para Pensar a relação Trabalho-Moradia ea Relação Privado-Público no Centro do Rio de Janeiro.Maria Helena Tenório de Almeida - 2011 - Astrolabio 11:463 - 472.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Entre a excesão ea Democracia. Um campo possível a Construcão de uma esfera pública marcada por diálogos impertinentes.Maria Helena Tenório de Almeida - 2012 - Astrolabio 13:424-432.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Sêneca, Freud e a Consciência Moral.Rogério Miranda de Almeida - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):27-39.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar a surpreendente coincidência de intuições que se verifica entre Sêneca e Freud no que diz respeito ao conceito de consciência moral e, mais precisamente, à questão do sentimento de culpa. Efetivamente, tanto o estoico romano quanto o inventor da psicanálise sondaram e exploraram com uma acuidade insuperável a dinâmica que se desenrola no interior do sujeito quanto à representação que ele se faz das chamadas más ações. Isto significa que toda diferença se anula (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    Vieira de Almeida e a ‘Tranchée’ de Agostinho: sobre a história da filosofia.Mário Santiago de Carvalho - 2010 - Revista Filosófica de Coimbra 19 (38):235-271.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Um estudo sobre a relação do retorno da filosofia ao ensino médio com a procura pelo curso de filosofia da uva.Delano Carneiro de Almeida & Marcos Fábio Alexandre Nicolau - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):80-94.
    O presente trabalho resulta de um estudo da reentrada do ensino de Filosofia no currículo do ensino médio e sua repercussão no curso de graduação em Filosofia ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE, cujo objetivo é provocar uma reflexão sobre o ensino de Filosofia na educação básica de nível médio e a intensidade desse impacto com o retorno da disciplina. Assim, analisamos se esse impacto aconteceu de forma positiva ou negativa para o curso de Filosofia da UVA. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  21
    Estudo de caso - avaliação neuropsicológica: depressão x demência.Nicole Maineri Steibel & Rosa Maria Martins de Almeida - 2010 - Revista Aletheia 31:111-120.
    Essa pesquisa é um estudo de caso em que foram avaliadas as habilidades cognitivas de um idoso com queixa de memória e de sintomas depressivos. Foram aplicados testes cognitivos, escalas para avaliar as funções cognitivas e realizadas análise qualitativa e quantitativa dos resultados com objetivo de..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    A lei natural e a lei escrita: uma leitura à luz do pensamento de Nietzsche.Rogério Miranda de Almeida - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):289.
    Este texto tem dois objetivos principais: apresentar o conceito de “lei natural” e aquilo que seria a sua expressão como “lei escrita” e, depois, reinterpretar este conceito a partir de uma perspectiva nietzschiana. Para alcançar este duplo objetivo urge, pois, em primeiro lugar, traçar, nas suas grandes linhas, as vicissitudes que atravessou a teoria da “lei natural” ao longo da tradição #losó#ca até a sua culminância naquelas correntes do direito natural, típicas dos tempos modernos. Convém também assinalar que este conceito (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Os valores da previsão E do medo para a pandemia da covid-19: Uma reflexão a partir de Hans Jonas.Lenise Moura Fé de Almeida - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):43-50.
    Este artigo apresenta de modo ensaístico e embrionário, algumas reflexões acerca dos valores da previsão e do medo na filosofia jonasiana como valores necessários, ou ao menos desejáveis, para as ações governamentais diante de uma ameaça ao futuro da humanidade. Para isso, propomos um paralelo entre a realidade pandêmica atual e a filosofia de Hans Jonas, desenvolvendo em seguida sua concepção sobre tais valores. Nossas conclusões apontam de modo provocativo para aquilo que as futuras vítimas fatais da Covid-19 esperam hoje (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. An experimental guide to vehicles in the park.Noel Struchiner, Ivar Hannikainen & Guilherme da F. C. F. de Almeida - 2020 - Judgment and Decision Making 15 (3):312-329.
    Prescriptive rules guide human behavior across various domains of community life, including law, morality, and etiquette. What, specifically, are rules in the eyes of their subjects, i.e., those who are expected to abide by them? Over the last sixty years, theorists in the philosophy of law have offered a useful framework with which to consider this question. Some, following H. L. A. Hart, argue that a rule’s text at least sometimes suffices to determine whether the rule itself covers a case. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  18.  8
    O imaginário trágico de Ricardo Reis: Uma educação para a indiferença.Rogério de Almeida - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):635-654.
    O artigo discute o imaginário trágico presente na obra de Ricardo Reis a partir de três dimensões: sua inserção na filosofia estóica e epicurista, seu paganismo e a educação para a indiferença. Ancora-se no Imaginário de Gilbert Durand, no trágico de Clément Rosset e utiliza a fenomenologia compreensiva como metodologia. O objetivo é compreender como a recorrência de imagens ligadas à brevidade da vida, à morte e ao destino configuram seu imaginário trágico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    Agamben, G. Pilatos e Jesus. São Paulo: Boitempo, 2014.Fábio P. Y. Murta de Almeida - 2016 - Ideas Y Valores 65 (161):379-382.
    En este breve comentario discuto algunos aspectos de la interpretación de la epistemología de Davidson que sugiere Willian Duica en su reciente libro. Luego de una presentación somera del libro me centro en tres asuntos centrales de la interpretación de Duica. En primer lugar, argumento que su lectura de la crítica de Davidson al dualismo esquema/contenido es muy restrictiva y deja abierta la posibilidad de un realismo directo empirista. En segundo lugar, argumento que en su lectura el propio Duica se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. On the Pre-demonstrative (hoti) Conception of Lunar Eclipse in Posterior Analytics B 8.Wellington Damasceno de Almeida - 2019 - Journal of Ancient Philosophy 13 (2):96-108.
    My aim is to show that, in Posterior Analytics B 8, the conception of lunar eclipse brought about by pre-demonstrative knowledge (hoti) is deeply vague and radically different from the one obtained by demonstrative knowledge (dioti).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    As democracias herdeiras de regimes autoritários.Edson Luis de Almeida Teles - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):89-98.
    the objective of this article, making use of the theory of Hannah Arendt, is to show as the disruption with regimes of exception if it effected by means of transistions, of a vision of the politics as confrontation and violence for a model of the consensus and its counterpart was to occult the divergent ways with that the social subjetividades breach with the rational model, overshadowing the interpretations of the memory in the democratic normalization.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Explaining Knowledge: New Essays on the Gettier Problem.Rodrigo Borges Claudio de Almeida & Peter Klein (eds.) - forthcoming - Oxford University Press.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  2
    Nietzsche and Paradox.Rogerio Miranda de Almeida - 2006 - State University of New York Press.
    Translated from the French, this book analyzes the paradoxes that fundamentally characterize Nietzsche’s philosophy and texts.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24. A crítica de Hume ao argumento do desígnio.José Oscar de Almeida Marques - 2005 - Doispontos 1 (2):129-147.
    A Crítica de Hume ao Argumento do Desígnio José Oscar de Almeida Marques Dep. de Filosofia – UNICAMP -/- RESUMO: É comum considerar que o chamado “argumento do desígnio” (o argumento a posteriori para provar a existência de Deus a partir da ordem e funcionalidade do mundo) teria sido refutado ou seriamente abalado por Hume. Mas a natureza e o alcance dessa alegada refutação são problemáticos, pois Hume muitas vezes expressou suas críticas através de seus personagens e evitou assumi-las (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    Direitos humanos, ação política e as subjetivações oce'nicas.Edson Luis de Almeida Teles - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):243-273.
    O objetivo deste artigo é refletir sobre o modo como as lutas locais e suas movimentações em torno do discurso dos direitos humanos podem ser alçadas à condição de ação política. Trata-se da tentativa de ampliar o conceito de política tendo em vista a potência de transformação contida nos coletivos de subjetividades portadoras de experiências comuns de violência e sofrimento. Fazendo uso do conceito de quilombo, em Beatriz Nascimento, buscaremos fundamentar o alargamento da ideia de política a partir de duas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    Resenha de Arruzza, C. A Wolf in the City: Tyranny and the Tyrant in Plato’s Republic.Rosane De Almeida Maia - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03013.
    Resenha de Arruzza, C. A Wolf in the City: Tyranny and the Tyrant in Plato’s Republic.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    A gramática da psicanálise.João José Rodrigues Lima De Almeida - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (2).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    de Almeida Vieira. Lógica elementar. Collecção Stvdivm no. 38. Livraria Académica, Saraiva & C.a, São Paulo, Brazil, 1943, 186 pp. [REVIEW]Robert E. Luce - 1951 - Journal of Symbolic Logic 16 (4):284-285.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  63
    Indeterminação e fenômenos fronteiriços: considerações segundo o ponto de vista do pragmatismo peirceano.Jorge de Barros Pires & Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):219-240.
    O pragmatismo, como método formal, nos fornece uma importante arena para discussões a respeito do modo pelo qual conceitos podem ser construídos, independentemente de qualquer posição antropocêntrica ou linguística. O presente trabalho tem por finalidade efetuar uma discussão sobre a máxima pragmática e a tese sobre a indeterminação do significado ( meaning ) que ela traz consigo. Ou seja, busca-se entender o trânsito que há entre o indefinido e o definido, entre o indeterminado e o determinado, bem como algumas fronteiras (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    Material-ict.Cristina Miranda de Almeida - 2012 - Technoetic Arts 10 (1):53-58.
    This article will contribute to a synthetic understanding of the factors that influence the subject’s experience with digital data, in the presence of a new kind of ‘materiality’ that is formed in the confluence of physical matter and Information and Communication Technologies that I call Material-ict. The aim is to offer society a critical and creative way to deal with the process in which the electronic and physical dimensions of reality merge and enhance the awareness of the paradigm change that (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  44
    Zelia de Almeida Cardoso y Adriane Da Silva Duarte (Orgs.). Estudos sobre o teatro antigo, Alameda Casa Editorial, São Paulo, 2010, 275 pp. [REVIEW]María del Pilar Fernández Deagustini - 2011 - Synthesis (la Plata) 18:154-158.
    Este trabajo indaga las resemantizaciones del mito de Venus en tres poetas latinoamericanos: Julián del Casal, Rubén Darío y José Lezama Lima teniendo en cuenta la intertextualidad y las poéticas correspondientes. This paper analyses the Venus myth appropiation into the poetry of Julián del Casal, Rubén Darío and José Lezama Lima considering their poetry and intertextuality.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    La finalité, la providence et le hasard selon Nietzsche.Rogério Miranda de Almeida - 1997 - Revue des Sciences Religieuses 71 (1):137-139.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    Nietzsche E a questão da sublimação.Rogério Miranda de Almeida - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):261.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    Literatura E a experiência do escrever: Algumas reflexões sobre a resistência no seio da linguagem.Leonardo Pinto de Almeida - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):87.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  1
    O princípio responsabilidade, a esperança em Ernst Bloch E o orgulho nacional: Uma simétrica oposição entre a heurística do medo em Hans Jonas E a esperança social em Richard Rorty.Lenise Moura Fé de Almeida - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):12-19.
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma comparação direta entre a ética da futurologia jonasiana e o neopragmatismo rortyano no que diz respeito ao tema da esperança na prática política. Este tema foi amplamente discutido por Ernest Bloch que propõe um princípio esperança capaz de ser o impulso basilar para que o homem transcenda o presente em direção ao futuro. Por sua vez, Richard Rorty aborda este tema enquanto esperança social, que diz respeito à manutenção do orgulho nacional capaz (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Livros de viagem do Oitocentos ea fabricação do Oriente: a Índia ea escrita em Maria Graham.Margareth de Almeida Gonçalves - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (22):96-117.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    O meme em material didático: considerações sobre ensino/aprendizagem de gêneros do discurso.Marina Totina de Almeida Lara & Marina Célia Mendonça - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):185-209.
    RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a presença do gênero meme em materiais didáticos, seja como objeto de ensino, seja como prática de linguagem. Para tanto, partindo dos documentos oficiais, que norteiam as práticas de ensino/aprendizagem brasileiras, o artigo apresenta reflexão sobre estudos discursivos acerca do trabalho com gêneros do discurso no campo escolar. Por fim, apresenta uma análise da presença do referido gênero em um livro que circula na rede particular de ensino, destinado ao 9° ano, em atividades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    A Anábase de XenofonteXenophon’s Anabasis – Resources for the study of Greek Religion.Filipe de Almeida Fernandes Soares - 2012 - Cultura.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  19
    A crítica de Nietzsche à noção de verdade da metafísica clássica.Mauro Rogério de Almeida Vieira - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):60-71.
    Resumo: Este artigo apresenta a crítica de Nietzsche à metafísica tradicional, priorizando a análise do conceito de verdade. Partimos da suposição de que é necessário delinear a crítica feita por Nietzsche à tradição metafísica a partir de sua análise sobre a verdade. De acordo com Nietzsche, nossa possibilidade de conhecer as coisas não atinge um “em si”. O sentido do verdadeiro se faz para garantir a paz e abolir a guerra de todos contra todos. De acordo com o filósofo alemão, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Onésimo Teotónio de Almeida: uma entrevista sobre o utopismo português no rescaldo de uma palestra sobre o conceito de identidade.Maria de Fátima de Sousa Vieira - forthcoming - E-Topia: Revista Electrónica de Estudos Sobre a Utopia, 2004.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    Two ways of spilling drink: The construction of offences as ‘accidental’ in police interviews with suspects.Fabio Ferraz de Almeida - 2022 - Discourse Studies 24 (2):187-205.
    This article explores the construction of offences as ‘accidental’ in police-suspect interactions. The data comprise audio-recorded investigative interviews, which were analysed using conversation analysis. In these interviews, suspects often do not explicitly state the nature of their defence when answering police officers’ questions; instead, suspects’ defensive practices or techniques are embedded in the narrative accounts they give of what happened, thus exhibiting rather claiming their ‘innocence’. My focus here is on a particular type of defence, namely, one in which suspects (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Nota sobre os conhecimentos do ‘o que é’ e do ‘por que’ no livro II dos Segundos Analíticos de Aristóteles.Wellington Damasceno de Almeida - 2017 - Dissertatio 46:121-129.
    I examine the difficulties involved in the Aristotelian proposal to identify the knowledge of “what it is” and “why it is”, in order to better understand the outlines that delimit it. I propose that the connections by which Aristotle links definition and explanation, and hence essence and cause, depend on the mutual convertibility between nominal expressions and predicative sentences.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43. Os princí­pios de verdade no Livro IV da Metafí­sica de Aristóteles.Nazareno Eduardo de Almeida - 2008 - Princípios 15 (23):05-63.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} Este artigo mostra que o princípio primário da ciência do ente enquanto ente, apresentado e defendido por Aristóteles no Livro IV da Metafísica , é constituído pela bi-implicaçáo necessária (modal) entre os princípios de náo-contradiçáo e do terceiro excluído, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  44.  12
    A missão da Igreja e os Leigos – Encaminhamentos de um Concílio ainda em construção.Mariane de Almeida Silva - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):246-259.
    Fifty years later it is still necessary to talk about some decisions of Second Vatican Ecumenical Council regarding the role of the layperson as the Church's mission participant and also its fundamental role concerning the dialogue between Church and the world, as discussed throughout the Council and singularly in the Pastoral Constitution Gaudium et Spes. It can be seen throughout history that the layman, somewhat, could see himself forgotten, taking part in the Church passively. This thought, however, is changing from (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Deus no outro: a noção cristã de espiritualidade e sua interface com a ética da alteridade.Daniel Ribeiro de Almeida Chacon & Frederico Soares de Almeida - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):48-60.
    This paper aims to develop a brief analysis of spirituality in the Christian perspective from Luke 10.25-37, emphasizing the existing elective affinities between the notion of spirituality expressed in this narrative and the Ethics of Alterity in Emmanuel Levinas. The method used in this research is the literature review. For methodological reasons, this reflection was developed from the historical-critical exegetical process. The considerations found in this research line up to a prospect that the Other/Next assumes a vital place in the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Estágio de docência prescrito pela capes: Tensões E desafios.Renata de Almeida Vieira & Lizete Shizue Bomura Maciel - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. O sujeito, o prazer e o gozo na pós-modernidade uma leitura a partir de Montaigne e Freud.Fabiano de Mello Vieira & Rogerio Miranda de Almeida - 2019 - Sofia 7 (2):305-321.
    Estas reflexões se propõem analisar a questão do sujeito e suas relações com o prazer, o desprazer e o gozo na pós-modernidade a partir das perspectivas de Montaigne e Freud. Com efeito, estes dois exploradores da mente e do comportamento humanos revelam várias similitudes entre si, apesar dos mais de trezentos anos que os separam e das diferenças de método de que se serviram para elaborarem suas descobertas. Montaigne centra suas análises sobre os motivos e os móbeis do agir humano (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    A insuperável dimensão simbólica da vida Negação e afirmação do querer nas filosofias de Schopenhauer e Nietzsche.Roberto De Almeida Pereira Barros - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    O que significa infinitude formal? Uma consideração das virtuosidades da concepção de música em Schopenhauer.Roberto De Almeida Pereira de Barros - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):16.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  22
    Interiorizar “Jesus Cristo”: Programa narrativo-biográfico de D. Luciano Mendes de Almeida (Internalizing “Jesus Christ”: The biographical narrative program on D. Luciano Mendes de Almeida) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p959. [REVIEW]Virgínia Albuquerque de Castro Buarque - 2012 - Horizonte 10 (27):959-982.
    Este artigo tem como propósito reconstituir o sentido conferido por D. Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), bispo-auxiliar de São Paulo e arcebispo de Mariana, secretário e presidente da CNBB além de vice-presidente do CELAM, à sua própria trajetória biográfica. Verifica-se que, se cotejada com balizas culturais contemporâneas, tal configuração de si porta contornos aparentemente paradoxais: ao invés de fortalecer uma identidade pessoal, ela pressupõe uma dinâmica antropológico-religiosa de autoesvaziamento, concomitante a uma atuação mediadora em prol de relações ternárias entre (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000