Results for 'Jo��o Paulo Monteiro'

1000+ found
Order:
  1.  1
    Ensaios políticos, de David Hume. Organização e preparação do texto Jaimir Conte, Marília Côrtes de Ferraz; tradução, introdução e notas João Paulo Monteiro.Jaimir Conte (ed.) - 2021 - São Paulo: Almedina.
    Os Ensaios Políticos de Hume tiveram uma enorme audiência e considerável influência sobre seus contemporâneos. Mas as reflexões de Hume sobre a política nem sempre tiveram a atenção que merecem, situação que ultimamente vem se revertendo graças a uma série de estudos que iluminam a sua importância. É por isso mais que oportuna a publicação desta edição dos Ensaios, enriquecida com o estudo de João Paulo Monteiro, que, de forma pioneira em língua portuguesa, soube situar o interesse de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Conhecimento tradicional Kaingang: o uso de ervas medicinais.Jéssica Gaudêncio, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Décio Ruivo Martins & Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira - 2021 - Odeere 6 (2):35-53.
    O povo Kaingang é o mais populoso do Sul do Brasil e está entre os mais numerosos povos indígenas do país. Neste trabalho faz-se uma relação entre as informações encontradas na literatura e a atualidade na Terra Indígena Kaingang em relação ao conhecimento que possuem sobre o uso de plantas para a cura de doenças e como interpretam a ação da erva no organismo. Para isto, realizou-se uma pesquisa de campo em uma Terra Indígena Kaingang no Paraná, cujo entrevistas forneceram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  15
    Teorias da dependência: abordagens sobre o desenvolvimento Latino-Americano.Paulo Jos Koling - 2007 - Diálogos (Maringa) 11 (1-2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Teorias da dependência: abordagens sobre o desenvolvimento Latino-Americano.Paulo Jos Koling - 2007 - Dialogos 11 (1e2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Filosofia e censura no século XVIII: o caso Hume.João Paulo Monteiro - 1979 - Discurso 11:41-54.
  6.  11
    Kant leitor de Hume, ou o "bastardo da imaginação".João Paulo Monteiro - 1983 - Discurso 14:145-158.
  7. A indevida criminalização da moralidade:O crime de casa de prostituição sob O prisma do paternalismo penal.Alan Monteiro de Medeiros & Paulo Vítor Avelino Silva Barros - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    A INDEVIDA CRIMINALIZAÇÃO DA MORALIDADE:O CRIME DE CASA DE PROSTITUIÇÃO SOB O PRISMA DO PATERNALISMO PENAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  34
    Um caminho através do sofrimento. O livro de jó. Ludger Schwienhorst-schönberger. São Paulo: Paulinas, 2011. Isbn: 9788535629170. [REVIEW]Me Sergio Alejandro Ribaric - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 95-96.
    O comentário de Ludger apresenta uma originalidade: descortina o caminho de Jó, versículo a versículo, como o caminho da contemplação. Nas aflições a que é sujeito, Jó somente lentamente vai se conscientizando da extensão de sua miséria - e cai em profunda solidão e abandono da parte de Deus. No entanto, todos esses contratempos, no início, vão conduzindo Jó por um caminho inesperado.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Laboratórios de pesquisa E prática pedagógica: A experiência do curso de licenciaturas em ciências sociais.José Marciano Monteiro, Paulo Cesar Oliveira Diniz Cezar Oliveira Diniz & Valdonilson Barbosa dos Santos - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):74-91.
    A presente proposta tem por objetivo refletir sobre a experiência didático­ pedagógica dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais – LAPPCS, componente curricular necessário à formação de professores de sociologia para o ensino médio, do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA/UFCG. Os LAPPCS podem ser caracterizados como espaços de análise crítico­reflexivo das escolas de Ensino Médio, predominantemente, em suas dimensões organizacional, pedagógica e cultural, nos quais se analisa (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  39
    Hume: três problemas centrais.João Paulo Monteiro - 2005 - Doispontos 1 (2).
    O objetivo deste artigo é discutir três problemas centrais na filosofia de David Hume. O primeiro é o do papel da associação de idéias: no Tratado há dois conceitos distintos dessa associação, falha corrigida na primeira Investigação, em que é eliminado o conceito de “associação costumeira” e não se atribui à associação qualquer papel na formação de inferências causais. O segundo diz respeito ao verdadeiro papel da indução. A filosofia humeana trata da descoberta dos poderes causais dos objetos, sem nunca (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    Solipsismo e conjecturalidade.João Paulo Monteiro - 2005 - Discurso 35:217-238.
    Como o solipsismo metodológico, recusando tanto o "pós-modernismo relativista", o "neo-iluminismo" e qualquer espécie de fundacionismo, pode estabelecer um núcleo de verdades imunes ao ceticismo radical? A supra-conjecturalidade deste solipsismo é o expediente metodológico que baliza as escolhas neste âmbito mais amplo que é o da conjecturalidade. Se neste território a falibilidade é sempre possível, também é nele que se encontra a única racionalidade que somos capazes de constituir. E também as melhores teorias capazes de dar conta de nossas experiências.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  28
    Hume e a Experiência Singular.João Paulo Monteiro - 1994 - Discurso 23:7-24.
    Hume é conhecido por sua teoria da indução por repetição, mas em sua filosofia há lugar para inferências derivadas de experiências singulares. Parte do fundamento destas inferências depende de uma regra newtoniana, mas é preciso acrescentar a especificação do tipo de classe de objetos a que pertencem tanto a causa como o efeito – de um modo que pode esclarecer a exata natureza do “empirismo” humiano.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  26
    Hume e a trivial diferença.João Paulo Monteiro - 2001 - Discurso 32:31-48.
    A desigualdade da condição feminina tem como ponto central na análise de Hume a diferença nas atitudes da sociedade perante o dever de castidade. Esta é explicada – pela incerteza da paternidade e suas consequências -, mas nem por isso justificada. Hume aponta também outras desigualdades derivadas de privilégios masculinos injustificáveis. Como no caso das linhagem de nobreza e sobretudo no caso dos fenômenos de sujeição das mulheres pelos homens, que compara aos fenômenos históricos de opressão étnica.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  15
    Corpo e consciência.João Paulo Monteiro - 2003 - Discurso 33:89-104.
    Diversos argumentos de Bergson. Frege, Sellars. Quinc e outros filósofos podem servir como quadro de referência para uma concepção parcimoniosa da consciência, como disposição de nosso organismo para apreender seus próprios estados. O conhecimento do ambiente em nosso redor e da maior parte dos aspectos do próprio corpo é adquirido indiretamente por essas apreensões, cujo exemplo paradigmático poderia ser a idéia bergsoniana da captação direta da realidade de nosso corpo. Desta perspectiva, o espírito ou mente pode ser concebido como “consciência (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  32
    Joao Paulo Monteiro, "Hume e a Epistemologia". [REVIEW]Margarita Costa - 1988 - Journal of the History of Philosophy 26 (2):323.
  16.  1
    REBALDE, Jo'o: Liberdade humana e perfeiçaô divina na Concordia de Luis de Molina. Porto, Ediçôes Húmus (Col. «Textos - Estudos de Filosofia Medieval», núm. 7), 2015. [REVIEW]Martín González Fernández - 2016 - Revista Española de Filosofía Medieval 23:403.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Hume e a Epistemologia, de João Paulo Monteiro.Marília Côrtes de Ferraz - 2009 - Princípios 16 (25):283-294.
    Resenha do livro de MONTEIRO, Joáo Paulo. Hume e a Epistemologia ; revisáo de Frederico Diehl [1ª. ed. brasileira]. – Sáo Paulo: Editora UNESP; Discurso Editorial, 2009. (232 p).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Cdd: 192 associação E crença causal em David hume* joão Paulo Monteiro.Rua Fialho de Almeida - 2000 - Manuscrito 23:99.
  19. Hume on singular experiences1 Joao Paulo Monteiro.R. Fialho de Almeida - 1997 - Manuscrito 20:123.
  20.  1
    Paulo Margutti & José Crisóstomo de Souza sobre o artigo “Nota sobre linguagem e realidade, práticas e coisas”.Paulo Margutti & José Crisóstomo de Souza - 2019 - Cognitio 20 (1):150-158.
    Paulo Margutti e José Crisóstomo discutem sobre a possiblidade ou a impossibilidade de ultrapassar o representacionismo correspondentista e principalmente o eventual linguocentrismo da filosofia contemporânea, pós-virada linguística, em que parece que da linguagem pode-se passar apenas à linguagem, a cujo círculo mágico estaríamos, desse modo, inevitavelmente presos. Sendo assim, o mundo “aí fora” novamente nos escapa e o relativismo, o agnosticismo e o ceticismo de novo nos espreitam. Em Nietzsche, é a linguagem, sempre metafórica, que se adéqua aos nossos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Jo lewisooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo commentary.D. O. Jo‘Veathera-Iiooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo, L. O. Ke18eyoooooooooooooooooooo Oooooooooooooooooo, R. O. HolderOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, M. O. VeatchOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, J. O. LevineOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, Terrence F. Ackerman, Barbara Stanley, Michael Stanley, J. O. Lev-Ineooooooooooooooooooooooooooooo Oooooooooo & Oooo Cohenooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo - 1984 - Bioethics Reporter 1 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Cenários da libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio, e na universidade.Clodomir Morais - 2021 - São Paulo: Expressão Popular.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  22
    O dialeto dos fragmentos. Friedrich Schlegel. Trad. Márcio Suzuki. São Paulo, Iluminuras, 1997.Luís Nascimento & Pedro Paulo Pimenta - 1998 - Cadernos de Filosofia Alemã 4:107-110.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. In'ganjŏk sahoe ŭi kich'o: kongchŏk yŏngyŏk ŭi kusŏng.Se-jŏng O. (ed.) - 2014 - Sŏul-si: Minŭmsa.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Ensaios sobre a filosofia de Hume.Jaimir Conte, Marília Cortês de Ferraz & Flávio Zimmermann - 2016 - Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    1. Hume e a Magna Carta: em torno do círculo da justiça, Maria Isabel Limongi; 2. Hume e o problema da justificação da resistência ao governo, Stephanie Hamdan Zahreddine; 3 O surgimento dos costumes da sociedade comercial e as paixões do trabalho, Pedro Vianna da Costa e Faria; 4. O sentido da crença: suas funções epistêmicas e implicações para a teoria política de Hume, Lilian Piraine Laranja; 5. O Status do Fideísmo na Crítica de Hume à Religião Natural, Marília Côrtes (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Hume E a Epistemologia.João Paulo Monteiro - 1984 - Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
  27. Congreso Internacional de Filosofía de S'o Paulo.Octavio N. Derisi - 1954 - Sapientia 9 (34):300.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  2
    David Hume, Ensaios Políticos.Jaimir Conte (ed.) - 2021 - São Paulo: Almedida.
    Os Ensaios Políticos de Hume tiveram uma enorme audiência e considerável influência sobre seus contemporâneos. Mas as reflexões de Hume sobre a política nem sempre tiveram a atenção que merecem, situação que ultimamente vem se revertendo graças a uma série de estudos que iluminam a sua importância. É por isso mais que oportuna a publicação desta edição dos Ensaios, enriquecida com o estudo de João Paulo Monteiro, que, de forma pioneira em língua portuguesa, soube situar o interesse de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Hume on singular experiences.João Paulo Monteiro - 1987 - Manuscrito 20 (2):123-144.
  30.  30
    Dutra, Hume e Goodman.João Paulo Monteiro - 1997 - Principia: An International Journal of Epistemology 1 (2):291–296.
  31. Estado e Ideologia em Thomas Hobbes.Joao Paulo Monteiro - 1980 - Revista Latinoamericana de Filosofia 6 (1):37.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Fernando Salmerón: La filosofía y las actitudes morales. [REVIEW]Joao Paulo Monteiro - 1977 - Revista Latinoamericana de Filosofia 3 (1):108.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Ensaios sobre a filosofia de Strawson capa-strawson-edufsccom a tradução de Liberdade e ressentimento & Moralidade social e ideal individual.Jaimir Conte & Itamar Luis Gelain - 2005 - Florianópolis, SC, Brasil: Editora da UFSC.
    Sumário. Apresentação. PARTE I. 1. O legado filosófico de P. F. Strawson, Itamar Luís Gelain e Jaimir Conte; 2 . Strawson e o caso dos metafísicos descritivos, Itamar Luís Gelain; 3. Metafísica e linguagem comum: sobre uma conturbada herança wittgensteiniana de Strawson, Jônadas Techio; 4. Strawson e Descartes, Albertinho Luiz Gallina; 5. Strawson: sobre Kant e Berkeley, Robert Calabria; 6. O empirismo pós-kantiano de Strawson, Wenceslao J. González; 7. Reabilitando Strawson, Marco Antonio Franciotti; 8. Strawson e o ceticismo em Individuals, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  19
    Russell and Humean Inferences.João Paulo Monteiro - 2001 - Principia: An International Journal of Epistemology 5 (1-2):55-72.
    Russell's The Problems of Philosophy tries to establish a new theory of induction, at the same time that Hume is there accused of an irrational/ scepticism about induction". But a careful analysis of the theory of knowledge explicitly acknowledged by Hume reveals that, contrary to the standard interpretation in the XXth century, possibly influenced by Russell, Hume deals exclusively with causal inference (which he never classifies as "causal induction", although now we are entitled to do so), never with inductive inference (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  35. Realismo sem'ntico E consciência do momento.João Paulo Monteiro - 2005 - Philosophica 25:31-42.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Hume, Association, and Causal Belief.João Paulo Monteiro - 2007 - Abstracta 3 (2):107-122.
    The associationist interpretation of Hume's account of causal belief is criticized. The origin of this mistaken interpretation is explained. The difference between Hume's views in the Treatise of Human Nature and in An Enquiry concerning Human Understanding is examined.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37. Paulo Freire ontem e hoje: da origem ao atual discurso do formador em educação de jovens e adultos do Instituto Paulo Freire.Maria Rita Nascimento Pereira - 2017 - Rio de Janeiro, RJ: Gramma.
    O que temos em nossas mãos: uma obra acadêmica a mais, uma outra produção intelectual da Professora Maria Rita? Vários motivos nos conduziram a ter diante dos olhos o presente livro desta admirável profissional, educadora competente e mulher cristã que revela não conseguir pensar sua própria existência senão sendo-com tantas-outras-e-outros... É assim que a percebemos, quando no correr destas páginas vislumbramos bem mais do que um texto escrito. É que, ao apresentar com cuidado e rigor científico o fruto de sua (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Perspectivismo mitigado.João Paulo Monteiro - 1993 - Philosophica 2:11-20.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Realidade E Cognição.João Paulo Monteiro - 2004 - Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Realismo y aprehensibilidad.Joao Paulo Monteiro - 1994 - Dianoia 40 (40):3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  53
    Hume’s empiricism and the rationality of induction.João Paulo Monteiro - 2000 - The Proceedings of the Twentieth World Congress of Philosophy 7:139-149.
    Radical skepticism, irrationalism, psychologism, and epistemological despair are popular interpretations of Hume. The theory of causal inference has been supposed to stand at the very heart of Humean skepticism, mainly because of its ‘associationism’. However, the myth of a skeptical Hume—more radical than he really is in his own admitted ‘mitigated skepticism’—has been discredited in recent years. Hume certainly was an associationist about the passions, and moral sentiments, and the rules of justice in society, and many other aspects of human (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. La distinción marxista entre ciencia e ideología.Joao Paulo Monteiro - 1976 - Dianoia 22 (22):76.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  37
    Mundo e causação.Jão Paulo Monteiro - 2007 - Principia: An International Journal of Epistemology 11 (1):63-76.
    We cannot assert the existence of a real world subsisting in and by itself, independently of our cognitive construction. There are several contemporary variants of the Kantian negation of the possibility to know things as they are in themselves. We are unable to apprehend the world as it is, for the world is a construction by the knowing subject, not a set of autonomous objects. But at least one aspect of the causal properties of objects cannot be viewed in terms (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Paulo Freire: a prática da liberdade, para além da alfabetização.Venício Artur de Lima - 2021 - São Paulo, SP: Fundação Perseu Abramo.
  45. 1921, Paulo Freire, 2021: 100 anos de ética, liberdade e educação.Valdir Borges & Peri Mesquida (eds.) - 2021 - Curitiba, Brasil: Editora CRV.
  46. Indução e seleção natural.João Paulo Monteiro - 1976 - Revista Latinoamericana de Filosofia 2 (3):243.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47. Teoria, Retórica, Ideologia.João Paulo Monteiro - 1975 - Editora Ática.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  13
    Michel Foucault na Universidade de São Paulo.Ricardo Parro & Anderson Lima da Silva - 2017 - Discurso 47 (2):205-223.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  63
    Hume's conception of science.João Paulo Monteiro - 1981 - Journal of the History of Philosophy 19 (3):327-342.
  50. O uso dos direitos humanos como fundamento de intervenção na soberania dos estados.Fernanda Monteiro Cavalcanti - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    O USO DOS DIREITOS HUMANOS COMO FUNDAMENTO DE INTERVENÇÃO NA SOBERANIA DOS ESTADOS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000