5 found
Order:
  1.  29
    Oeuvres philosophiques et scientifiques d’al-Kindi, Vol. 2: Metaphysique cosmologie. [REVIEW]Jamil Ibrahim Iskandar - 2001 - Dialogue 40 (2):398-400.
    Yaaqub ibn Ishaq al-Kindi’s philosophy was a fundamental beginning for Arabic mediaeval philosophy. This philosopher was a great admirer and student of Greek philosophy, and influenced philosophers such as Avicenna. Some of his treatises were translated into Latin.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  67
    O de Anima de aristóteles E a concepção Das faculdades da Alma no kitáb al-nafs (livro da Alma, de Anima) de Ibn Sina (avicena).Jamil Ibrahim Iskandar - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (3):41-49.
    Este artigo apresenta uma comparação conceitual entre a obra De anima, de Aristóteles, e a concepção das faculdades da alma no Kitáb al-Nafs – edição árabe – (Livro da Alma, De anima), de Ibn Sina (Avicena), com o intuito de mostrar similitudes e in#uências de Aristóteles sobre o pensamento de Ibn Sina, nessa temática. Destaca, ainda, como e a época em que o estagirita foi recebido em terras do Islã, indicando o seu primeiro receptor, o &lósofo Al-Kindi, assim como, de (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  48
    Avicena (Ibn Sina, 980-1037) e o argumento metafísico da unicidade de Deus na hermenêutica alcorânica.Jamil Ibrahim Iskandar - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):31-42.
    Este artigo apresenta uma tradução da hermenêutica sobre a unicidade de Deus de um capítulo (sura) do Alcorão, de acordo com o pensamento de Avicena (Ibn Sina). É o capítulo denominado capítulo do Monoteísmo, cujo número é 112 no Alcorão. Antes, porém, há uma introdução sobre o que representou o Alcorão nos primórdios do Islã e a sua influência no desenvolvimento da filosofia e da teologia em terras do Islã. Nesse texto, pode ser constatado que, na doutrina islâmica, o primeiro (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  48
    Avicenna (Ibn Sīnā - 980-1037) and the Metaphysical Argument for the Unity of God in the Hermeneutics of the Qur'an.Jamil Ibrahim Iskandar - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):31-42.
    Este artigo apresenta uma tradução da hermenêutica sobre a unicidade de Deus de um capítulo (sura) do Alcorão, de acordo com o pensamento de Avicena (Ibn Sῑnā). É o capítulo denominado capítulo do Monoteísmo, cujo número é 112 no Alcorão. Antes, porém, há uma introdução sobre o que representou o Alcorão nos primórdios do Islã e a sua influência no desenvolvimento da filosofia e da teologia em terras do Islã. Nesse texto, pode ser constatado que, na doutrina islâmica, o primeiro (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Sobre a Ciência Física E a Ciência Metafísica. Al-Fārābī & Jamil Ibrahim Iskandar - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):391-404.
    Resumo: O artigo trata da retórica na Antiguidade e na Idade Média a partir da perspectiva de onze filósofos – Platão e Aristóteles, Cícero, Sêneca e Quintiliano, a Retórica a Herênio, Agostinho, Marciano Capela e Isidoro de Sevilha, Bernardo de Claraval e Ramon Llull. Oferece, ainda, um extrato por nós traduzido da Retórica nova do filósofo catalão, a primeira tradução para a língua portuguesa.: This article deals with rhetoric in Antiquity and Middle Ages from the perspective of eleven philosophers: Plato, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark