Results for 'Ivonei Ant��nio de Oliveira'

1000+ found
Order:
  1.  43
    Resenhas v. 4 n. 8.Amauri Carlos Ferreira, Antônio Francisco da Silva, Ivonei Antônio de Oliveira, João Batista Libanio, Lindomar Rocha Mota & Roberlei Panasiewicz - 2006 - Horizonte 4 (8):153-171.
    SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente . (Religious teaching and teacher qualification) Amauri Carlos Ferreira SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Gênese do pensamento único em educação: franciscanismo e jesuitismo na história da educação brasileira. (Genesis of an only thought in education: franciscanism and Jesuitism in the history of Brazilian education) Antônio Francisco da Silva TREVISAN, A. Santo Tomás de Aquino – O Credo: tradução, prefácio, introdução e notas. (Saint Thomas of Aquinas – The Creed: translation, preface, introduction and notes) (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    Consequências de modelos formativos: entre o moderno e o pós-moderno // Consequences of formative models: between modern and post-modern.Leoni Maria Padilha Henning & Genipo Soares de Oliveira Neto - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020029.
    O presente artigo pode ser justificado como um breve panorama do debate entre modernidade e pós-modernidade em suas implicações ao campo da educação e formação humana, diante da emergência de nova humanidade, fruto do capitalismo tardio, com suas promessas não cumpridas, diante da colonização de todas as esferas, inclusive da própria educação. Assim, este trabalho visa a traçar alguns contornos do complexo liame entre modernidade e pós-modernidade, bem como a concepção de homem decadente, por um lado, e de homem emergente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Comentários sobre a perspectiva do conceito de “superação” no aforismo I Das notas heideggerianas intitulaDas superação da metafísica.Victor Hugo de Oliveira Marques - 2017 - Synesis 9 (2):78-93.
    O presente artigo é uma discussão sobre a noção heideggeriana de Überwindung. Seu objetivo é duplo: por um lado, [1] mostrar a perspectiva que tal termo deve ser compreendido; por outro, [2] aprofundar esta perspectiva à luz de comentários ao aforismo I do texto Überwindung der Metaphysik. Para tanto, duas questões são postas: em que perspectiva e que questões estão implícitas quando Heidegger propõe o projeto da Überwindung der Metaphysik?; e por que uma Überwindung contém em si tantos problemas? De (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Pode o homem ainda encontrar a si mesmo? /Can man still encounter himself?Alexandre de Oliveira Ferreira - 2013 - Natureza Humana 15 (1).
    O artigo busca discutir as concepções de ciência nos pensamentos tardios de Heidegger e Heisenberg. Ambos, o físico e o filósofo, sugerem que o mundo técnico-científico nos impõe a tarefa de repensar o posicionamento humano em meio às coisas, sustentando que tal tarefa não poderia ser executada apenas pelo ser humano, devendo antes ser guiada por uma instância mais original da verdade. Entretanto, enquanto Heisenberg acredita que a ciência pode alcançar aquilo que ele denomina de “ordem interna do mundo”, Heidegger, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Husserl's Phenomenology Ofmeaning in the Logjcal Investigations.Nythamar Fernandes De Oliveira - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (1):117.
    Este artigo procura mostrar que,apesar de emergir de uma visão tradicional emetafísica da linguagem, a teoria husserliana dosignificado enquanto espécie ideal nas mvestigaçõesLógicas não é redutível a urna expressãolingüística de uma adequação essencialista erepresentacional, mas antes enfatiza o papel daintencionalidade, a idealidade da linguagem e ocaráter constitutivo da consciência no preenchimentoda "significação".
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O Cuidar de Si Para O Cuidar Dos Outros.Hellen Maria de Oliveira Lopes - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):20-21.
    Antes de tecer qualquer tipo de homenagem ou traçar elogios, é necessário alertar ao leitor do risco e, talvez, da insuficiência das palavras. O alerta se deve ao fato das palavras não exprimirem com precisão o olhar que acolhe, a voz que direciona sem cercear a liberdade de escolher por si só qual caminho seguir. É assim que brevemente podemos aproximar o conceito de “cuidado” ao professor Dr. Luizir Oliveira, ou simplesmente Luizir.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea. Araújo de Oliveira, Manfredo A. (ed.).Manfredo A. Araújo de Oliveira, Cremaschi Sergio, Helder Buenos Aires de Carvalho, Zeljko Loparic, Pergentino S. Pivatto, Maria Cecilia Maringoni de Carvalho, Terence Kennedy, Sonia T. Felipe, F. Javier Herrero, Oswaldo Junior Giacoia & Oswaldo Cirne-Lima - 2000 - Petropolis: Editora Vozes.
    Escritos por onze renomados filósofos os ensaios pretendem, de forma acessível e didática, explicitar as principais tendências e perspectivas da reflexão ética contemporânea. Indicado a estudantes e docentes de filosofia ética, teologia, sociologia e interessados em geral. -/- Prefàcio 1.Tendencias neoaristotelicas na etica atual - Sergio Cremaschi 2. Alasdair MacIntyre e o retorno as tradicoes morais de pesquisa racional - Helder Buenos Aires de Carvalho 3. Etica da finitude - Zeljko Loparic 4. Por uma etica ilustrada e progressista: uma defesa (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Tópicos Especiais a Respeito da Retórica Clássica.Luciene De Lima Oliveira - 2020 - Principia 40:75-93.
    Para obter a persuasão de seus semelhantes, o homem busca meios de aperfeiçoar a linguagem, a fim de que outros componentes da sociedade sejam influenciados e, por conseguinte, convencidos, de modo a criar uma cumplicidade entre ambos: o enunciador / o enunciatário. O uso da retórica é uma constante na história das sociedades as mais diversas. Os homens, ao interagirem, empregaram a linguagem de modo eloquente, buscando se entender e conseguir o assentimento uns dos outros, antes mesmo da existência de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Os Dois Jorges Nagles.Fernando Bonadia de Oliveira - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    Este breve ensaio discute dois aspectos da produção bibliográfica do educador brasileiro Jorge Nagle recentemente falecido: por um lado, a feição crítica de sua primeira obra, Educação e sociedade na Primeira República; por outro, o modo aparentemente conformista de sua interpretação da Lei nº 5.5692/71 no livro A reforma e o ensino. A partir de uma narrativa pessoal, pela qual o ensaísta revive o encontro que teve com o professor Nagle cerca de seis meses antes de seu falecimento, são apresentados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    O Libertarianismo de Jonathan Lowe.Marco Oliveira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):358-374.
    O objetivo deste artigo é apresentar a versão libertariana de Jonathan Lowe acerca da vontade livre. Ações intencionais são explicadas ao mencionarmos as razões pelas quais os agentes adotaram certos cursos de ações. Uma característica essencial dessas ações seria a capacidade de um agente de deliberar sobre as circunstâncias de um determinado curso de ação, antes de decidir o que fazer. A questão, na Filosofia da ação, é abordada por deterministas e seus opositores. Enquanto deterministas apresentam críticas contra a noção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  31
    Aprendizagem E Comunicação Em Bateson: A Exigência de Uma Epistemologia Formal E Complexa.Maria Clara Faria Costa Oliveira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):93-118.
    RESUMO: Para Bateson, a mudança social radicaria numa mudança epistemológica profunda que incidisse sobretudo na educação e na comunicação. Essa revolução paradigmática, baseada na lógica formal de Whitehead e Russell, evitaria discursos ditos científicos destituídos de rigor. Aqui, analisamos hermeneuticamente o seu pensamento, salientando os limites que a lógica formal encontra nas experiências éticas, religiosas e estéticas. Sem essa revolução, encontramo-nos condenados à estagnação intelectual, pois formamos cidadãos sem capacidade de aprender a aprender, que possibilitaria a capacidade de produzir abduções, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Pascal é um pré-hegeliano?Eliakim Ferreira Oliveira - 2020 - Cadernos Espinosanos 43:463-497.
    A partir de uma leitura comparada da relação entre ceticismo e dogmatismo segundo Pascal e o jovem Hegel, o artigo defende que a interpretação segundo a qual a dialética pascaliana é trágica e não sintética, como a de Hegel, parece ainda mais evidente. Para tanto, o artigo procura mostrar que, em vez de dissolver a oposição entre dogmáticos e céticos, Pascal evidencia a impossibilidade de um polo dar cabo do outro, trabalhando antes a tensão da oposição que a superação dela.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Vida a Crédito E Consumismo: A Procrastinação de Cabeça Para Baixo.Cícero Josinaldo da Silva Oliveira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):145-163.
    Apesar das notáveis mudanças operadas sobre o mundo do trabalho, a mais radical das transformações já registradas no capitalismo passa antes de tudo pela ênfase inusitada sobre a capacidade que os rendimentos desta atividade asseguram: a capacidade de consumo. Seguindo as reflexões de Richard Sennett e Zygmund Bauman, registramos nos termos de uma “revolução copernicana do capitalismo” a virada extraordinária que, no interior deste sistema econômico moderno, substitui o imperativo da satisfação adiada e as realizações a longo prazo, pelo princípio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Africanidades Brasileiras Em Uma Escola Pública de Salvador - Ba: Vamos Dialogar Com as Nossas Crianças?Eduardo Oliveira Miranda & Quecia Silva Damascena - 2019 - Odeere 4 (7):180.
    Abordar a lei 10.639/03 no espaço escolar se configura como questão central nesta produção textual. Para tal, apresentamos ao leitor um relato de experiência que ocorreu em uma escola pública, com uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental I, precisamente no bairro do Pau Miúdo, Salvador, Bahia. Realizamos uma série de atividades pedagógicas com intencionalidades bem demarcadas em relação aspectos étnicos raciais e, sobretudo, saber o que pensam as crianças acerca destas questões. Para compreender os dados produzidos, recorremos aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  2
    O Objeto Voz.Mladen Dolar & Clóvis Salgado Gontijo Oliveira - 2012 - Prometeus: Filosofia em Revista 5 (10).
    No começo havia Saussure, mais ou menos daí parte nossa história. Para serpreciso, ela começa muito antes – talvez tenha de fato “desde sempre” começado –, maspedimos licença para tomar como nosso ponto de partida provisório essa dóxa de algummodo duvidosa de nossos tempos.O giro saussuriano tem, obviamente, muito a ver com a voz. Se tomarmos, comseriedade, a natureza negativa do signo linguístico, seu valor puramente diferencial eopositivo, então a voz – como o terreno supostamente natural da fala, sua substânciaaparentemente (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. As Aulas de Ciências: Convocando Para as Identidades Científicas // Science Classes: Calling Up for Scientific Identities.Moisés de Oliveira & Aline Mattos - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (s):157-173.
    Esse trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo apresentar alguns resultados acerca de como estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, negociaram ativamente significados identitários científicos em aulas de Ciências. Acompanhamos, numa perspectiva etnometodológica, atividades realizadas nas aulas de ciências durante oito meses, entre 2010 e 2011. Neste texto, trataremos especificamente das formas como os estudantes buscam “colocar em perigo” a estabilidade da aula e a própria (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    A história do primeiro parque infantil municipal de Sorocaba: o contexto histórico e as circunstâncias específicas da criação e da instalação da escola.Ribeiro de Oliveira & Suad Aparecida - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    O estudo divulga pesquisa sobre o contexto histórico e as circunstâncias da criação e instalação do Parque Infantil "Antonio Carlos de Barros", o primeiro da cidade de Sorocaba/SP, no atendimento de pré-escolar municipal. Essa instituição surgiu pela necessidade de atender criança e família. Faz-se aqui, ainda, um breve histórico das primeiras instituições de atendimento infantil no Brasil e na cidade de São Paulo, observando-se que a preocupação era com a saúde, alimentação, higiene e sobrevivência, visto o precário saneamento e as (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. El nacimiento del Brasil: Revisión de un paradigma historiográficoThe birth of Brazil: Review of a historiographical paradigm. [REVIEW]João Pacheco de Oliveira - 2013 - Corpus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  40
    Carnap, Kuhn, and the History of Science: A Reply to Thomas Uebel.J. C. Pinto de Oliveira - 2015 - Journal for General Philosophy of Science / Zeitschrift für Allgemeine Wissenschaftstheorie 46 (1):215-223.
    The purpose of this article is to respond to Thomas Uebel’s criticisms of my comments regarding the current revisionism of Carnap’s work and its relations to Kuhn. I begin by pointing out some misunderstandings in the interpretation of my article. I then discuss some aspects related to Carnap’s view of the history of science. First, I emphasize that it was not due to a supposed affinity between Kuhn’s conceptions and those of logical positivists that Kuhn was invited to write the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  20. 3D Magnetic Characterization of the Aimorés Structure (Brazil) Aiming to Identify Interpretation Elements Under Cover: Impact Crater or Circular Intrusion?Maria José Campos de Oliveira, Aline Tavares Melo & Marcos Alberto Rodrigues Vasconcelos - forthcoming - Interpretation:1-43.
    The Aimor豠Intrusive Complex, located in the Ara洡럂elt, has been characterized for many years as the Aimor豠Impact Crater due to its topographic features, such as the circular morphology and the ring-shaped rim. Detailed geological mapping shows a zoned igneous intrusion composed of granite and charnockite rocks in the outer rims while the central part of the structure is covered by overburden. In the absence of direct evidence under the center of the structure, uncertainty remains and there is ambiguity about the geological (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  32
    O movimento de Educação para Todos: a escolarização básica como retórica na formação do trabalhador.Francisca Helena de Oliveira Holanda & Maria Cleide da Silva Barroso - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 204.
    O artigo trata de uma crítica ao Programa de Educação para Todos, sob a organização do Banco Mundial, impõe um amplo programa de reestruturação dos sistemas nacionais de ensino, priorizando a universalização da educação básica. Esse ideário de educação tem sua gênese a partir da ascensão da burguesia ao poder, determinando um novo modo de produção: o sistema capitalista. Assim, a formação do trabalhador inclui aprendizagens úteis e adquiridas fora do trabalho. No caso brasileiro, as reformas educacionais constituem um pacto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Critique of Public Reason Revisited: Kant as Arbiter Between Rawls and Habermas.Nythamar Fernandes De Oliveira - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (4):583.
    Trata-se de revisitar o debate Rawls-Habermas,em particular, o problema da autonomia política à luz da apropriação que estes autores nos oferecem do procedimentalismo kantiano.Tanto John Rawls quanto Jürgen Habermas, em suas respectivas concepções de "cultura política" e "esfera pública," partem de uma equivocada atribuição de um fundacionalismo moral em Kant de forma a preservar o princípio normativo de universalizabilidade capaz de assegurar a estabilidade de uma "sociedade bem ordenada" e balizar o procedimentalismo democrático enquanto alternativa para os modelos liberais e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  56
    Dialectic and Existence in Kierkegaard and Kant.Nythamar Fernandes De Oliveira - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (2):231.
    Este artigo procura examinar em que medida a filosofia moral de Kierkegaard se apóia na crítica kantiana da razão dialética. Mostra-se que a rejeição kantiana da prova ontológica da existência de Deus significa um afastamento da incerteza objetiva em direção à certeza prática, enquanto a dialética kierkegaardiana da existência permite que a verdade seja tomada como sendo tanto pessoal quanto objetiva. Se a concepção kierkegaardiana de existência não pode ser separada do Paradoxo Absoluto ou se nem sequer pressupõe a revelação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Entre Philosophie Et Linguistique: Autour de “Philosophie Et Langage” de Paul Ricœur.Rafael Barros de Oliveira - 2020 - Études Ricoeuriennes / Ricoeur Studies 11 (1):65-85.
    What is the task – rather than the contribution – of philosophy with regards to language? In this article, we revisit Paul Ricœur’s answer to this question in his text “Philosophie et langage.” Ricœur sets forth as the task of philosophy the recovery of a triple linguistic mediation: from language to the world, from language to the subject, and from language to the human community. Starting from the concrete experience of speaking subjects, Ricœur opposes the systemic closure presupposed by the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25. Detrascendentalizing Subjetivity: Paul Ricoeur's Revelatory Hermeneutics of Suspicion.Nythamar De Oliveira - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):371.
    O artigo esboça o desenvolvimento da hermenêutica filosófica de Paul Ricoeur a partir de sua fenomenologia da vontade em direção a uma hermenêutica da revelação, mostrando como o projeto radical de destranscendentalizar a subjetividade, subjacente à recepção francesa copntemporânea de uma hermenêutica da suspeita, terma por favorecer um retorno pós-hegeliano a Kant e reformula a filosofia transcendental numa correlação histórica e socialmente mediada entre linguagem e subjetividade, juntamente com uma dialética entre poesis e práxis.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    Teoria Ideal E Teoria Não-Ideal Em Platão, Kant E Rawls.Nythamar De Oliveira - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (4):709.
    O artigo reexamina a teoria ideal e anão-ideal em Platão na perspectiva da filosofiapolitica, com referências ao pensamento de Kante de Rawis. Aborda questões como teoria eprática, conceito de justiça, o problema da igual-dade e outros aspectos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    Estética E Ética Na Terceira Crítica.Nythamar Fernandes De Oliveira - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):593.
    Trata-se de reexaminar a relação entre estética e ética na terceira Crítica, partindo de uma análise crítica do livro de Donald Crawford sobre a teoria estética de Kant, com O intuito de evitar o que seria uma “leitura reducionista” da filosofia kantiana. Assim como fora reduzida a uma Erkenntristheorie pelos adeptos da escola neokantiana de Marburg, parece-nos igualmente infundada uma leitura da filosofia prática de Kant que reduza o sistema do idealismo transcendental a um moralismo ou que venha a subvertê-lo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Considerações de Brouwer sobre espaço e infinitude: O idealismo de Brouwer Diante do Problema Apresentado por Dummett Quanto à Possibilidade Teórica de uma Infinitude Espacial.Paulo Júnio de Oliveira - 2019 - Kinesis 11:94-108.
    Resumo Neste artigo, será discutida a noção de “infinitude cardinal” – a qual seria predicada de um “conjunto” – e a noção de “infinitude ordinal” – a qual seria predicada de um “processo”. A partir dessa distinção conceitual, será abordado o principal problema desse artigo, i.e., o problema da possibilidade teórica de uma infinitude de estrelas tratado por Dummett em sua obra Elements of Intuitionism. O filósofo inglês sugere que, mesmo diante dessa possibilidade teórica, deveria ser possível predicar apenas infinitude (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  16
    From Something Old to Something New: Functionalist Lessons for the Cognitive Science of Scientific Creativity.Guilherme Sanches de Oliveira - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    An intuitive view is that creativity involves bringing together what is already known and familiar in a way that produces something new. In cognitive science, this intuition is typically formalized in terms of computational processes that combine or associate internally represented information. From this computationalist perspective, it is hard to imagine how non-representational approaches in embodied cognitive science could shed light on creativity, especially when it comes to abstract conceptual reasoning of the kind scientists so often engage in. The present (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  3
    A Supraconstitucionalidade Internacionalista de Kelsen Em Uma Perspectiva Crítica.Newton De Oliveira Lima - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):154.
    O fundamento da supraconstitucionalidade para Kelsen é a lógica jurídica; para Kant é a liberdade política, o desafio de um Estado global deve ser analisado a partir da perspectiva crítica da lógica kelseniana, reconduzindo o Direito Internacional a bases de legitimidade que não reduzam validade a legitimidade, o que passa pelo respeito aos direitos humanos pelos Estados.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Regulación de la producción de peces ornamentales y sus efectos excluyente en la agricultura familiar en Minas Gerais, Brasil.Homero Chiaraba Gouveia, Matheus Anchieta Ramirez, Alan Figueiredo de Oliveira, Luana Teixeira Lopes, Gustavo Henrique Silva Camargo & Daniela Chemim De Melo Hoyos - 2021 - Ratio Juris 16 (33):475-501.
    Este trabajo investiga las interrelaciones entre la regulación y los as-pectos económicos y ambientales en una comunidad de agricultores familiares en la región conocida como Zona da Mata Mineira, en el estado brasileño de Minas Gerais. El estudio es producto de una acti-vidad de extensión realizada entre 2016 y 2018, y tuvo como objetivo asesorar a los pequeños productores en el proceso de adecuación legal de la producción. Durante este período se realizaron cerca de cinco reuniones entre investigadores y comuneros, (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  3
    Uma Abordagem Do Conceito de Caos E Do Conceito de Determinismo Presentes Na Física E Na Teoria de Cirne-Lima.Vanderlei De Oliveira Farias - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1129.
    A filosofia como sistema, segundo Cime-Lima, só poderá ser justificada se caos e determinismo puderem ser justificados. Trata-se de uma unificação entre a "substância" de Spinoza e o "eu livre" de Kant. Para que isso possa ser justificado busca-se na Física um paradigma de discussão. Podemos encontrar na Física uma teoria que corrobore a ideia de uma justificação via sistema, como pretende CirneLima, isto é, onde haja uma unificação entre caos e determinismo?
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    Reflexões sobre o conceito kantiano de esclarecimento a partir da teoria marxiana.Luís Fernando Jacques & Luana Aparecida de Oliveira - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):50-60.
    The discussion about the concept of enlightenment runs through the conception of Immanuel Kant, who thematized it as an exit from the individual from his condition of intellectual minority and guardianship of those who prevent the exercise of thinking for himself, impelling the achievement of autonomy that requires freedom and to make public use of reason. Such problematization about the difficulties interposed to the process of enlightenment can be related to the problem of estrangement in Marx, making the necessary considerations (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    Aesthetics, Ethics, and the Role of Teleology in the Third Critique.Nythamar De Oliveira - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):189.
    Kant’s dualism in anthropology and morality is said to be bridged only by means of a teleologywhich seems to betray the historical constitution of its subjectivity. And yet the Kantianarticulation of problems of theoretical and practical reason can be explored only insofar asthey help us understand the correlated problems of the unity of reason, the relation of aestheticsand ethics in the light of the three Critiques, and the teleological conception of history.In this paper, I argue for a teleological reading of (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Monitoring and Behavior of Biomotor Skills in Futsal Athletes During a Season.Ricardo Stochi de Oliveira & João Paulo Borin - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Futsal is a sport that presents alternation of high- and low-intensity moments, which lacks investigations regarding the effects of the organization of the training load on biomotor skills. In this sense, this study aims to verify the monitoring of the training load throughout the season and the behavior of biomotor skills in futsal athletes. Twelve futsal athletes from the adult category, who competed in the first division of the Paulista championship, participated in the study. Throughout the season, the internal training (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  9
    Revolução passiva e jacobinismo: uma bifurcação da história.Leandro de Oliveira Galastri - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 101.
    O objetivo deste texto é demonstrar como Antonio Gramsci desenvolve as possibilidades de construção de um novo bloco historico pelas vias jacobina e da revolucão passiva. Por meio da crítica ao antijacobinismo do filósofo francês Georges Sorel, Gramsci elabora teoricamente a possibilidade de uma via jacobina para a construção do novo bloco histórico. Tomada como alternativa revolucionária ao processo necessariamente conservador representado pelas revoluções passivas, a via jacobina "gramsciana" se constituiria pela inserção das massas à vida estatal promovida pelo partido (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  38
    Thomas Kuhn, the Image of Science and the Image of Art: The First Manuscript of Structure.J. C. Pinto de Oliveira - 2017 - Perspectives on Science 25 (6):746-765.
    Thomas Kuhn's philosophy of science, which he developed by focusing on physics, was later applied by other authors to virtually all areas or disciplines of culture. What interests me here, however, is the movement in the opposite direction: the role that one of these disciplines, history of art, played in the conception of Kuhn'stheoryof science.In a 1969 article, his only published text concerning science and art, Kuhn makes a brief and intriguing observation about The Structure of Scientific Revolutions. He says (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  38. José Iran Nobre de Sena.Dayvide Magalhães de Oliveira - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):15-17.
    Quando o professor José Iran entrou como professor do quadro efetivo do DFIL,em 2003, faltavam apenas dois períodos para eu concluir meu curso de graduação.Nenhuma das disciplinas que eu estava matriculado era ministrada pelo professor José Iran. Não o conhecia ainda. Além disso, havia umas disciplinas que eu precisava estar matriculado, e Filosofia do Direito, à época uma disciplina optativa, não era definitivamente uma dessas disciplinas necessárias naquele contexto. Não era necessária para mim, mas alguns amigos fizeram a matrícula em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  71
    Kuhn and the Genesis of the “New Historiography of Science”.J. C. Pinto de Oliveira - 2012 - Studies in History and Philosophy of Science Part A 43 (1):115-121.
    In this paper I identify a tension between the two sets of works by Kuhn regarding the genesis of the “new historiography” of science. In the first, it could be said that the change from the traditional to the new historiography is strictly endogenous. In the second, the change is predominantly exogenous. To address this question, I draw on a text that is considered to be less important among Kuhn’s works, but which, as shall be argued, allows some contact between (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  40.  28
    Respect des droits et considération de la personne au Brésil.Luís R. Cardoso de Oliveira - 2008 - Cahiers Internationaux de Sociologie 124 (1):173.
    No categories
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  24
    Relatório da Pesquisa "Perfil do Estudante das Instituições Católicas de Ensino Superior".Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2013 - Horizonte 11 (31):1214-1274.
    A pesquisa "Perfil do Estudante das Instituições Católicas de Ensino Superior" foi realizada e concebida com o objetivo de contribuir para o planejamento e o subsídio do trabalho da pastoral universitária. O projeto nasceu do interesse do setor de Pastoral Universitária da ABESC - Associação Brasileira de Escolas Superiores Católicas - em conhecer a realidade juvenil para esse planejamento pastoral. Um ano antes havia sido realizada a pesquisa "Perfil do Estudante da PUC-MG" que serviu como modelo. Participaram da pesquisa 22 (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Robert Burton, Anatomie de la mélancolie, traduction Gisèle Venet, Paris, Gallimard (Folio classique), 2005, 463 pages, 5,40 €. [REVIEW]Claire Crignon-De Oliveira - 2007 - Astérion 5.
    Parmi les nombreuses publications qui ont accompagné l’exposition Mélancolie, génie et folie, soulignons la parution d’un large choix de textes extraits de l’Anatomie de la mélancolie de Robert Burton (1577-1640), sous la direction de Gisèle Venet. L’œuvre de ce « théologien de profession et médecin par inclination » n’a pas d’emblée trouvé son chemin dans la « langue de Molière » (Préface, p. 7-8). Cette méconnaissance a partiellement pris fin en l’an 2000 grâce au gigantesque travail de tra..
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  14
    Migração, identidade e políticas de desenvolvimento: configurações da formação social em uma cidade da Amazônia Legal Brasileira.Natália Araújo de Oliveira - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):80.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. La Santé Se Gouverne-T-Elle? Les Enjeux de la Critique de la Médecine Préventive À l'Époque Moderne.Claire Crignon-de Oliveira - 2008 - Corpus: Revue de philosophie 54:67-91.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Mélancolie et réflexion: La question de la santé des hommes de lettres dans les trois livres de la vie de Marsile Ficin (1489) et l'Anatomie de la mélancolié de Robert Burton (1621). [REVIEW]Claire Crignon-de Oliveira - 2003 - Corpus: Revue de philosophie 43:71-91.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    Kuhn, Condorcet, and Comte: On the Justification of the “Old” Historiography of Science.J. C. Pinto de Oliveira - 2020 - Perspectives on Science 28 (3):375-397.
    Despite the importance of the “historiographical revolution” in Kuhn’s work, he did not carry out a specific study about it. Without a systematic investigation into it, he even affirms that the “old” historiography of science is unhistorical, suggesting its summary disqualification in the face of his “new historiography” of science. My wider project, of which this paper is a part, is to better discuss the issue of the justification of the NHS. In this paper, I discuss the justification of the (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  18
    Hélène Prigent, Mélancolie, les métamorphoses de la dépression, Paris, Gallimard (Découvertes Gallimard), RMN (Arts), 2005, 159 pages, 13,90 €. [REVIEW]Claire Crignon-De Oliveira - 2007 - Astérion 5.
    Pour accompagner l’exposition Mélancolie, génie et folie en Occident, la Réunion des musées nationaux fait paraître une histoire de la mélancolie rédigée par l’historienne de l’art Hélène Prigent, sorte de catalogue condensé des œuvres présentées au public entre la fin de l’année 2005 et le début de 2006, qui reprend d’ailleurs le découpage thématique et chronologique retenu par Jean Clair. Le projet est ambitieux puisqu’il s’agit de rendre compte de la persistance de ce thème depuis l’Antiqu..
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Peut-on vieillir sans médecins ? La réponse des auteurs de régimes de santé ou « conseils pour vivre longtemps » aux xviie et xviiie siècles.Claire Crignon-De Oliveira - 2011 - Astérion 8.
    L’examen du corpus constitué par les régimes de santé en Europe, entre la fin du xvie siècle et le xviiie siècle, permet d’apporter des réponses intéressantes à la question de savoir si l’on peut vieillir sans médecins. Depuis le Trattato de vita sobria de l’Italien Luigi Cornaro (1558) jusqu’à The History of Health and the Art of Preserving it (1758) rédigée par l’Écossais James MacKenzie, on assiste à un effort pour distinguer le processus naturel du vieillissement de la vieillesse comme (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Mercantilisme et utopie dans la « Préface » de L'Anatomie de la Mélancolie de Robert Burton.Claire Crignon de Oliveira - 2003 - Revue de Métaphysique et de Morale 3 (3):345-363.
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Moral Judgments, Emotions and the Utilitarian Brain.Jorge Moll & Ricardo de Oliveira-Souza - 2007 - Trends in Cognitive Sciences 11 (8):319-321.
1 — 50 / 1000