11 found
Order:
  1.  26
    Sobre a distinção argumentativa entre a área da lógica e a ética.Itamar Soares Veiga - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):147-162.
    Esta investigação trata da diferença entre as áreas da filosofia, mas essa diferenciação necessita de uma forma plausível e não dogmática em seu proceder. Para encontrar uma forma de diferenciar cada área interna da filosofia, utilizou-se uma comparação inicial com as ciências e se buscou oprocesso argumentativo como um fator principal de diferenciação. Isso se expressa mais diretamente no problema de pesquisa, que visa a investigar se as diferentes áreas filosóficas também possuem diferentes processos deargumentação. A relevância desta investigação se (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    Viventes, Dispositivos E Os Processos de Subjetivação Segundo Agamben.Itamar Soares Veiga - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):411-427.
    Este artigo trata sobre a filosofia de Agamben com o enfoque no tema dos processos de subjetivação. A investigação busca responder a seguinte interrogação: o que significam tais processos para Agamben? Compreende-se que Agamben possui uma definição diferente daquela usada por Focault. Assim, a exposição recupera elementos relacionados aos processos de subjetivação. Entre estes elementos estão os dispositivos e o sujeito. Através da análise dos dispositivos, mostra-se que Agamben amplia o conceito, primeiramente elaborado por Focault, inserindo-o na análise do mundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    O Curso Em Defesa da Sociedade E o Bando Soberano [The Lectures Society Must Be Defended and the Sovereign Ban].Itamar Soares Veiga - 2017 - Kalagatos 14 (2):289.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Heidegger E Hume: Mundo fenomênico E mundo prático.Itamar Soares Veiga - 2015 - Synesis 7 (2):42-56.
    Este artigo trata sobre as possíveis aproximações entre a filosofia de Heidegger e a filosofia de Heidegger. Essas aproximações são desenvolvidas em função do mundo cotidiano. Busca-se esclarecer quais são as dificuldades envolvidas no estudo de ambos os autores, quando a intenção visa diretamente o ser humano, sendo esses elementos identificados com cotidiano. Na primeira e na segunda parte apresentam-se os dois autores e na terceira parte é realizada uma interface através da filosofia de Tugendhat. Nela se destaca a crítica (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O homo sacer de Agamben E a perspectiva biopolítica sobre Heidegger.Itamar Soares Veiga - 2017 - Synesis 9 (1):80-97.
    Resumo : este artigo analisa a apropriação que Agamben faz das concepções heideggerianas de facticidade e Ereignis. Esta apropriação é analisada dentro do escopo da obra Homo Sacer. O desenvolvimento destas duas seções busca responder a seguinte pergunta: como se explica a passagem da ontologia para dentro da filosofia política em Agamben? Para responder esta pergunta, na primeira seção, busca-se compreender uma ampliação possível dos problemas da dominação da técnica. Na segunda seção, estes problemas são submetidos a uma perspectiva biolítica (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Filosofia e interdisciplinaridade: elementos a partir da atitude filosófica.Itamar Soares Veiga - 2006 - Conjectura: Filosofia E Educação 11 (2):91-102.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    Mundo como depósito - uma abordagem heideggeriana.Itamar Soares Veiga & Marcelo Lucas Cesco - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: Este artigo tem como foco a influência e o domínio da tecnologia no nosso mundo atual. Através de um acompanhamento da reflexão de Heidegger sobre a técnica, buscamos responder a seguinte questão: o mundo, tomado como subsistência, é ele próprio o resultado de uma visão de mundo? Para alcançar uma resposta, primeiramente interrogamos os delineamentos de mundos, a partir do tema das visões de mundo. Encontramos, assim, o tema da postura humana enquanto elemento principal. Em segundo lugar, acompanhamos a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    A Biopolítica No Parque Humano de Sloterdijk.Itamar Soares Veiga - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):777.
    Este estudo trata da crítica que Sloterdijk faz ao humanismo e a Heidegger em seu livro Regra para o parque humano uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Essa crítica se desenvolve contra a concepção do humano como animal rationale de origem humanista, e contra a uma onto-antropologia imputada à Heidegger por Sloterdijk. O desenvolvimento mostra que elementos de domesticação e seleção persistem desde a Antinguidade e hoje se apresentam sob novas formas. A proposta de Sloterdijk é a (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    O Confronto de Heidegger Com O “Motivo Matemático” da Metafísica Moderna.Itamar Soares Veiga - 2011 - Synesis 3 (2):36-52.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    O Prólogo de A Condição Humana E a Pergunta de Arendt: “O Que Estamos Fazendo”?Itamar Soares Veiga - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):280-293.
    este artigo aborda algumas passagens do prólogo de A condição humana de Hannah Arendt e destaca algumas projeções sobre o futuro. O propósito da investigação é acompanhar a pergunta da autora sobre o que “estamos fazendo”? Este acompanhamento assinala que as realizações científicas daquela época, em meados do século XX, circunscreveram o contexto de fundo da autora. Mas, passados mais de meio século, esta pergunta feita por Arendt motivada pelas realizações científicas, deve ser recolocada em um contexto mais atualizado. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Um estudo de antropologia filosófica e educação.Itamar Soares Veiga - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):87-104.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark