Order:
  1. A Cultura Cristã e a Cultura Pagã na Perspectiva de Basílio Magno.Irineu Letenski - 2019 - Basilíade - Revista de Filosofia 1 (1):53-67.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar a possibilidade de um diálogo entre a cultura cristã e a cultura pagã na perspectiva de Basílio Magno, ou de Cesareia. Com efeito, três tendências marcaram a relação “sabedoria cristã” e “sabedoria pagã” nos primeiros séculos do pensamento cristão: uma tendência que vê uma quase equivalência entre estas duas áreas do saber (Justino Mártir), uma segunda tendência que estabelece um fosso intransponível entre ambas as esferas (Tertuliano) e, finalmente, uma tendência intermediária ou completar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    A crise dos fundamentos das ciências modernas: Uma leitura a partir de Edmund Husserl.Rogério Miranda de Almeida & Irineu Letenski - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):27.
    Estas reflexões têm como objetivo principal analisar a crise dos fundamentos das ciências modernas na perspectiva de Edmund Husserl. Com efeito, na primeira metade do século XX, o autor das Investigações lógicas levanta o brado em torno da existência de uma crise científica e, ao mesmo tempo, procura diagnosticar as causas e remediar os males que acarretaram tal crise. Mais precisamente, o pensamento husserliano tem como ponto de partida a crítica aos limites e à possibilidade do conhecimento proposto pelas filosofias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark