8 found
Order:
Disambiguations
Heraldo Aparecido Silva [11]Heraldo Silva [3]
  1.  7
    John Dewey e a ética da experimentação animal.Bruno Araújo Alencar & Heraldo Aparecido Silva - 2022 - Cognitio 23 (1):58364-58364.
    O trabalho tem o objetivo de evidenciar a ética da experimentação animal em John Dewey, observando se é possível propor uma deliberação moral antiespecista. Assim, analisaremos o modo deweyano de aliar uma ética voltada ao progresso humano, mesmo que dela resultem condutas que desencadeiem na exploração de animais não humanos, verificando paulatinamente se é possível propor uma deliberação moral de maneira criativa por meio da experiência humana e que beneficie os animais não humanos. No primeiro momento, será exposto o conceito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O Uso Rortyano De Dewey.James Campbell & Heraldo Silva - 2009 - Redescrições 1 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Experiência, Filosofia e Educação.Fernanda Antônia Barbosa da Mota & Heraldo Aparecido Silva - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:69-85.
    Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a noção da experiência no âmbito da filosofia da educação. Na transposição dos ideais formativos iluminista e romântico para os sistemas escolares ocorre a marginalização da experiência, a centralidade das noções modelares hegemônicas (a cientifica-especializada e a crítica-reflexiva) e o problema da redução da experiência ao empírico. Na contemporaneidade, indicamos caminhos alternativos para a retomada da experiência no campo de estudos da filosofia da educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Aspectos da educação da criança na história da filosofia da educação: a perspectiva de filósofos e educadores // Aspects of children's education in the history of philosophy of education: the perspective of philosophers and educators.Heraldo Aparecido Silva & Fernanda Antônia Barbosa da Mota - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):65-77.
    Este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes concepções sobre a educação das crianças na perspectiva de filósofos e educadores, considerados como alguns dos autores mais representativos no estudo do tema. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as idéias de tais autores. Esse procedimento é necessário porque nem todos os autores trataram sistematicamente do tema em questão, mas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    A filosofia na perspectiva anti-representacionista de Rorty: da imagem mental especular à ênfase na linguagem como prática social.Heraldo Aparecido Silva - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):392-403.
    O objetivo deste artigo é apresentar a perspectiva do filósofo neopragmatista Richard Rorty sobre a filosofia e a atividade profissional de seus praticantes. Nesse contexto, privilegiamos alguns aspectos de sua crítica anti-representacionista ao legado filosófico moderno e também seu prognóstico acerca do que a atividade filosófica pode vir a se tornar na contemporaneidade. No decorrer da argumentação de Rorty, temos uma abrangente crítica à noção epistemológica dominante de uma imagem mental especular e, em contrapartida, a proposição de uma necessária transição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    Etnocentrismo e liberalismo no neopragmatismo de Rorty.Heraldo Aparecido Silva - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):145-155.
    O propósito deste artigo é investigar a relação entre as noções de etnocentrismo e liberalismo na perspectiva do filósofo neopragmatista Richard Rorty. Nesse sentido, mostramos que essa tênue filosofia política, centrada nas referidas noções, enfatiza a conectividade entre as práticas conversacionais e as questões morais, políticas e sociais compartilhada por culturas diferentes. Na filosofia de Rorty, sua noção branda de etnocentrismo atua como um elemento articulador entre sua perspectiva anti-representacionista de conhecimento e sua versão de liberalismo político. A partir da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    Metáforas, Redescrições e o processo contínuo de construção de novas subjetividades no neopragmatismo de Rorty.Heraldo Aparecido Silva - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):31.
    A proposta deste trabalho é mostrar alguns aspectos da contribuição da metáfora para a construção de novas subjetividades mediante a modificação das redes de crenças e desejos humanos na perspectiva do filósofo Richard Rorty. O aporte teórico baseia-se na produção de autores como: Rorty, Davidson e Calder, dentre outros. Rorty sustenta que é a partir da modificação das práticas linguísticas e de outras práticas sociais que novas subjetividades, isto é, novos tipos de seres humanos são produzidos. Nesse processo, somente uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Pragmatismo, narrativas conflitantes e pluralismo.Heraldo Aparecido Silva - 2008 - Princípios 15 (24):99-133.
    Neste trabalho, refletimos sobre as relações entre o pragmatismo e o neopragmatismo. Primeiro, apresentamos alguns aspectos históricos do pragmatismo americano clássico: Charles S. Peirce, William James e John Dewey. Em seguida, apresentamos dois tópicos interdependentes: a controversa leitura da tradiçáo pragmatista por Richard Rorty e a concepçáo de seu neopragmatismo. Para finalizar, discutimos a interpretaçáo alternativa de Richard Bernstein. Ele argumenta que a noçáo de conflito é um elemento revigorante para a pluralista tradiçáo pragmatista que concilia o pragmatismo clássico com (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark