Results for 'Henrique Leit��o'

1000+ found
Order:
  1.  1
    A prática do tiranicídio em João de Salisbury.Gerson Leite de Moraes - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    João de Salisbury (ca.1120-1180) é uma das grandes figuras do medievo. Nascido na Inglaterra, estudou na França, onde frequentou a escola de Chartres, ali foi aluno de Pedro Abelardo (1079-1142). No seu retorno à Inglaterra, foi secretário do arcebispo de Canterbury, Thomas Becket (1118-1170). O conflito deste com o Rei Henrique II da Inglaterra, que acabou desembocando no assassinato do arcebispo por seguidores do Rei na Catedral de Canterbury, foi decisivo para as posições políticas de João de Salisbury. O (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  29
    O significado histórica religiosa da venerável ordem terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Sabará nas minas oitocentistas: práticas religiosas e representações. 2011.Mario Henrique Resende Melo - 2013 - Horizonte 11 (29):405-406.
    DISSERTAÇÃO DE MESTRADO MELO, Mário Henrique Resende. O significado histórico religioso da venerável ordem terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Sabará nas minas oitocentistas: práticas religiosas e representações. 2011. 100 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    O reconhecimento E o consenso éticos como caminho para a formação de Uma comunidade ética em Henrique cláudio de Lima vaz.Caroline Ferreira Fernandes - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):20-33.
    Este artigo tem como objetivo fundamental analisar a categoria de reconhecimento e a possível formação de uma comunidade ética. Para isso, analisaremos os principais textos que lidam com o tema do autor contemporâneo Henrique Cláudio de Lima Vaz. O artigo será dividido dialeticamente em três partes. A primeira parte evidenciará o problema da formação de uma comunidade ética como a questão central do nosso tempo. A segunda parte abordará as categorias de intersubjetividade e de reconhecimento como dimensões antropológicas do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O destino das ''formas analíticas'' do ''comparativo de superioridade'' de dois advèrbios dervivados de adjectivos: bem e mal.Henrique Barroso - 1998 - Humanitas 50:827-834.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    O espaço na produção de discursos a respeito da História da África -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.742.Ana Mónica Henriques Lopes - 2013 - Diálogos (Maringa) 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    O espaço na produção de discursos a respeito da História da África -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.742.Ana Mónica Henriques Lopes - 2014 - Dialogos 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    BANKS-LEITE, Luci; GALVÃO, Izabel; DAINEZ, Débora . O garoto selvagem e o dr. Jean Itard: história e diálogos contempor'neos. Campinas, SP: Mercado de Letras. 2017. 282 p. [REVIEW]Raphael Uchôa - 2018 - Bakhtiniana 13 (3):187-192.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  34
    Uma interface entre o eu-corpo na psicanálise freudiana e o corpo próprio na fenomenologia do corpo.Fabio Caprio Leite de Castro & Cristian Marques - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34968.
    O presente artigo tem por objetivo mostrar, desde a psicanálise freudiana, um caminho possível que a leva ao encontro da filosofia de orientação fenomenológica. Em O eu e o isso, de 1923, Sigmund Freud emprega uma nova noção pouco explorada na literatura psicanalítica: o eu-corpo. O escopo de nossa análise delimita-se à interpretação e à explicitação da noção de eu-corpo tal como esta foi apresentada por Freud, confrontando-a com a fenomenologia em Merleau-Ponty e Michel Henry. Para tanto, propomos uma análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O conceito de possibilidade objetiva como uma operação científica para correção de erros na metodologia weberiana.Henrique F. F. Custódio - 2016 - In Marcos César Seneda & Henrique F. F. Custódio (eds.), Max Weber: religião, valores e teoria do conhecimento. Uberlândia, MG, Brasil: pp. 169-200.
    No capítulo, O conceito de possibilidade objetiva como uma operação científica para correção de erros na metodologia weberiana, examinamos a maneira pela qual, para Max Weber, o juízo de possibilidade objetiva permite avaliar a possibilidade de uma causa beneficiar ou não o surgimento de um fato real. Após essa análise, o argumento se concentra na explicação do propósito lógico-metodológico da conexão de sentido causal, construída a partir do conceito de possibilidade objetiva. Propomos que esse quadro teórico é utilizado por Weber (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  16
    “O religioso após a religião”: um debate entre Marcel Gauchet e Luc Ferry (“The religious after religion”: an debate between Marcel Gauchet and Luc Ferry) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p71. [REVIEW]Henrique Marques Lott & Wilmar do Valle Barbosa - 2010 - Horizonte 8 (19):71-100.
    A riqueza do debate ocorrido entre os filósofos Luc Ferry e Marcel Gauchet, em janeiro de 1999, deu origem a este artigo, em que os autores exploram os temas e as questões discutidas naquela ocasião. O artigo apresenta as diferentes posições dos dois pensadores franceses, cuja preocupação maior é pensar as condições de possibilidade da religião e do religioso nos tempos atuais. Tempos em que, segundo os debatedores, predomina a individualização da crença e nos quais a presença de uma religiosidade (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11. O intuicionismo e o problema com as provas não construtivas.Diego Henrique Figueira de Melo - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):100-110.
    O presente artigo tem por finalidade avaliar o problema intuicionista com as provas não construtivas na matemática. Para esta posição construtivista o princípio do terceiro excluído, da lógica clássica, não deve operar sobre demonstrações matemáticas. As provas não construtivas não são aceitas, sendo as provas construtivas as únicas com caráter positivo. Após uma breve introdução ao intuicionismo e seu idealizador, o artigo abordará a relação entre o princípio do terceiro excluído e as provas na matemática, para assim falar sobre o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  47
    Espinosa, melancolia E o absolutamente Infinito na geometria dos indivisíveis do século XVII.Henrique Piccinato Xavier - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:295-347.
    The article aims to reconstruct the seventeenth-century debate of the scientific nature of mathematics and the possibility of conceiving an idea of a positive infinite to address the philosophical implications of mathematics in Spinoza’s work, emphasizing the geometric ordering in his Ethics. We will approach the mathematical thinking of that philosopher from three perspectives: the pedagogical, the epistemological and the ontological. In the pedagogical sense, his synthetic geometry aims to inhabit the evidence as rhetorical and pedagogical expression of a perfect (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Sob o domínio da precariedade: escravidão e os significados da liberdade de trabalho no século XIX Under the domain of precariousness: slavehood and the meanings of work.Henrique Espada Lima - 2005 - Topoi 6 (11):289-326.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  26
    O método dialético e a análise do real.Luis Henrique Zago - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):109-124.
    Ao evidenciar que as relações estabelecidas por homens e mulheres com o meio concreto engendram o real, a dialética torna exequível a revolução do status quo por possibilitar a compreensão de que o mundo é sempre resultado da práxis humana, seja ela marcada por relações de dominação que reificam e fetichizam a prática social, seja marcada por relações que operam a humanização dos homens e mulheres. Ao romper com os fetiches, ou seja, ao perceber que os objetos não devem sujeitá-los, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15. O injustificado não-reconhecimento Das famílias simultâneas: Uma análise constitucional.Jessica Petrovich Henriques - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    O INJUSTIFICADO NÃO-RECONHECIMENTO DAS FAMÍLIAS SIMULTÂNEAS: UMA ANÁLISE CONSTITUCIONAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Hýbris contra naturam.Henrique F. Cairus & Tatiana O. Ribeiro - 2021 - SAPERE AUDE - Revista de Filosofia - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - ISSN: 2177-6342 1 (23):27-40.
    Hybris, the concept which is briefly discussed in this article, is frequently looked upon, in archaic and classical Greek culture, as an outrage against mortals or immortals. For a hybris to exist, an excess is required regarding a given thresholdand a retaliatory counterpart, from a themistosynē, a specific sense of justice, a little different from dikaiosynē. This article proposes to think of hybris against physis (a concept which is also briefly discussed here), as a way of understanding both the punitive (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O Agir Moral e a Tragédia Moderna na Filosofia de Kant.Cinara Maria Leite Nahra - 1994 - Princípios 1 (1):17-37.
    o presente artigo denominado "O Agir Moral e a Tragedia Mo deraana Filosofia de Kant", est3 baseado em 4 capitulos da disse~ de mestrado "Teoria da ;w;ao moral em Kant", da mesma autora, e que sera defendida este aDO no corso de p6s-gradu~o em filosofia da Uni versidade Federal do Rio Grande do SulIUFRGS.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Catarse: aproximações conceituais com o ensino da arte.Priscila De Souza Chisté Leite - 2015 - Filosofia E Educação 7 (3):79.
    A catarse é considerada por muitos autores como um “efeito” ligado a um processo que leva à tomada de consciência. Que “efeito” é esse? Por quem foi sistematizado? Quais abordagens foram construídas a partir desse conceito? Qual a sua relação com a educação e com os espaços escolar e expositivo? O artigo em tela pretende refletir, por meio de pesquisa bibliográfica, sobre essas questões ao revisitar o conceito de catarse a partir de autores como Aristóteles, Vigotski, Jauss e, em especial, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O Imperativo Categórico e o Princí­pio da Coexistência das Liberdades.Cinara Maria Leite Nahra - 1995 - Princípios 2 (3):13-31.
    o presente artigo denominado 0 Imperativo Categ6rico e 0 Principio da Coexisiencie das Liberdades foi apresentado na forma de conferencia no curso de extensao em Etica e Filosofia Politica promovido pelo Departamento de Filosofia da UFRN. o artigo trata da relacao entre 0 Imperativo Categ6rico de Kant eo principio universal do direito denominado por Kant de principio de coexistencia das liberdades. A tese maior sustentada pela autora e a de que 0 principio universal do direito s6 pode ser perfeitarnente compreendido (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    “O religioso após a religião”: um debate entre Marcel Gauchet e Luc Ferry (“The religious after religion”: an debate between Marcel Gauchet and Luc Ferry)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2010 v8n19p71. [REVIEW]Henrique Marques Lott & Wilmar do Valle Barbosa - 2010 - Horizonte 8 (19):71-100.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    O Eterno Retorno de Nietzsche como argumento do conto A biblioteca de Babel de Borges.Henrique Aparecido Marson - 2018 - Cadernos Nietzsche 39 (3):199-222.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    O problema da objetividade jornalística: duas perspectivas.Rafael Paes Henriques - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):256-268.
    Como valor fundamental da atividade, a objetividade jornalística já foi investigada conceitualmente por diversos estudos acadêmicos cujos resultados, apesar de publicados em livros e revistas da área, não alteraram a maneira como consumidores de informação, jornalistas e até mesmo professores de jornalismo entendem filosoficamente a objetividade e, consequentemente, a sua aplicação nas rotinas e procedimentos da prática jornalística. Este artigo tem o objetivo de realizar a revisão bibliográfica de dois importantes trabalhos de autores brasileiros que investigaram a noção de objetividade. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Uma questão metodológica: o interesse cognitivo em Max Weber.Henrique F. F. Custódio - 2009 - Revista Eletrônica Do Instituto de Humanidades 8 (XXX):95-104.
    Para Max Weber, a sociedade não pode ser compreendida em sua totalidade. Max Weber tem como referência uma realidade infinita e complexa, analisada a partir de um determinado ponto de vista. O problema da seleção da realidade nas ciências histórico-sociais, abordado por Max Weber no início da segunda seção dos Estudos críticos sobre a lógica das ciências da cultura, é fundamental para a estrutura de sua metodologia científica. Este momento pré-científico da metodologia é que permitirá a construção de uma possível (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  23
    O Ensino de História: uma outra batalha.João Henrique Zanelatto & João Batista Bitencourt - 2012 - Dialogos 16 (Supl.).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    O Dualismo onda-corpúsculo e o valor da Teoria ciantífica em Bohr. A necessária consideração da dialéctica materialista.Ana Henriques Pato - 2013 - Revista de Humanidades de Valparaíso 2:23.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Demétrio e o estilo.Henrique Fortuna Cairus & Marina Albuquerque de Almeida - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03025.
    O conceito moderno de ‘estilo’ – dο qual deriva o de ‘estilística’, disciplina que foi testemunha da querela entre a Linguística e os estudos literários no século XX – herdou da Retórica antiga o seu conteúdo e foi largamente usado como tradução direta do conceito latino ‘elocutio’, e como tradução de conceitos gregos, como ἑρμηνεία, λέξις e φράσις. Há ainda outros conceitos que parecem intimamente ligados ao de estilo, como os de ‘ornatum’ e ‘decorum’. Compreendendo que as referências clássicas do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    Textos hipocráticos: o doente, o médico e a doença.Henrique F. Cairus & Wilson Alves Ribeiro - 2005 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Editora Fiocruz.
    A obra apresenta pela primeira vez e na íntegra, alguns dos mais importantes tratados recolhidos sob o nome de Hipócrates na coleção de textos gregos chamados Corpus Hippcraticum. Os tratados escolhidos apresentam importantes conceitos e preceitos desenvolvidos há mais de dois milênios e que, até hoje, estão presentes na prática médica ocidental. O leitor encontra textos sobre a importância da medicina hipocrática, tratados deontológicos, que estabeleceram os alicerces práticos da ética médica, e sobre o universo da prática médica antiga.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  2
    O Dualismo onda-corpúsculo e o valor da Teoria ciantífica em Bohr. A necessária consideração da dialéctica materialista.Ana Henriques Pato - 2014 - Revista de Humanidades de Valparaíso 3:23-31.
    In the XXth century, the development of science has posed new challenges to the physicists. Waves have exhibited a corpuscular behavior while particles have exhibited undulatory behavior, but never simultaneously. This difficulty led Bohr to adopt the principle of complementarity, the figure by which the contradiction between wave and corpuscle is fixed. Thus the opposition between wave and corpuscle is absolutized. I think it was the non-consideration of dialectics that prevented Bohr from advancing towards the resolution of that objective contradiction, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  20
    O tractatus de Wittgenstein na história da filosofia.Henrique Jales Ribeiro - 2016 - Revista Filosófica de Coimbra 25 (50):327-352.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Kant e o problema do sujeito.Paulo Henrique Flores - 2020 - Sofia 8 (2):66-79.
    Este artigo apresenta o conceito problemático de sujeito na filosofia de Kant. Iniciamos por apresentar as linhas principais e os sentidos empírico e transcendental da Subjektivität na primeira Crítica de Kant, as suas significações epistemológicas e práticas e a maneira como ela responde à invenção de uma posição radicalmente construtivista em filosofia. O sujeito é, acima de tudo, uma atividade formal de unificação no nível teórico, uma atividade que é também a condição de possibilidade universal de toda experiência coerente. Daí (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  26
    Vocabulaire européen des philosophies: dictionnaire des intraduisibles de Barbara Cassin: nótulas sobre o contributo português.Marisa das Neves Henriques - 2010 - Revista Filosófica de Coimbra 19 (38):489-495.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    O Epítome Heidelberg: limites e possibilidades de uma fonte histórica do século XV.Henrique Modanez de Sant Anna - 2019 - Dialogos 23 (2):32.
    Este artigo apresenta uma discussão historiográfica sobre a fonte histórica conhecida como Epítome Heidelberg, um documento grego do século XV de autoria disputada e que trata dos primórdios do período helenístico. Propõe especialmente avançar no debate a partir da tese de Pat Wheatley ao inserir o documento em epígrafe em uma breve discussão conceitual e metodológica sobre epítomes e fragmentos na historiografia grega.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  2
    O lugar próprio no espaço impróprio: o negro, o judeu e o comum.Paulo Henrique Fernandes Silveira - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):175-191.
    O lugar próprio no espaço impróprio: o negro, o judeu e o comum Resumo: No pós-guerra, uma série de intelectuais que residiam na França, alguns deles, como exilados ou expatriados, travaram um intenso debate a respeito das condições do negro e do judeu. Jean-Paul Sartre formulou uma das questões centrais desse debate: haveria uma essência da negritude ou do judaísmo? Para Frantz Fanon, Maurice Blanchot, Jacques Derrida e Edmond Jabès, a negritude e o judaísmo podem ser compreendidos a partir das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O Lexema'Actium'na literatura Latina: o recurso literário: o recurso literário, a identidade de um espaço geográfico.Nelson Henrique S. Ferreira - 2011 - Humanitas 63:337-353.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  31
    O substrato histórico material para uma reflexão da relação entre Design e Educação.Fabiana Marques Jeremias Leite Vaz - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 86.
    Nesta breve comunicação, buscamos reconstituir, dialética e politicamente, os contextos históricos da produção institucional do Design Industrial diante dos processos econômicos e sociais da eclosão e afirmação do modo de produção capitalista e seus mecanismos materiais e sócio-políticos, a partir do manejo e consideração das categorias, conceitos e formas de analisar determinado fenômeno, próprias do campo da Filosofia da Educação. This communication, we seek to reconstruct, dialectic and politically, the historical contexts of institutional production of Industrial Design on the economic (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. O avanço da neurociência, a quebra da dogmática do livre-arbítrio E suas implicações na seara penal.Renann de Carvalho Holanda Leite & Thiago Luiz Vasconcelos Bezerra - 2013 - Revista Fides 4 (2):234-247.
    O AVANÇO DA NEUROCIÊNCIA, A QUEBRA DA DOGMÁTICA DO LIVRE-ARBÍTRIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SEARA PENAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  3
    A natureza degenerante: o Brasil de Hipócrates.Henrique F. Cairus - manuscript
    In the 18th century, Guilielmus Piso arrives in Brazil as the archiater in the court of John Maurice of Nassau. Upon his return to Europe, he takes on the task of writing a descriptive treatise of these Western Indies. For this purpose, he makes use of the mental framework bequeathed by his education, setting up therefore the treatise On Airs, Waters and Places about Brazil. In the same manner and by the same means found in the homonymous treatise of the (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    A pandemia, o ideal e o material.Laurenio Leite Sombra - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):99.
    Este artigo visa investigar a imbricação entre ideal e material a partir de formulação do antropólogo francês Maurice Godelier, em diálogo com Marx. O problema formulado é: dado o contexto da pandemia mundial da Covid-19, com ênfase na especificidade brasileira, como pensar os problemas que vivemos atravessados pelas “realidades ideais” forjadas no capitalismo e, mais especificamente, no capitalismo brasileiro? O objetivo é formular algumas proposições conceituais que, articuladas, definam a própria condição central do capitalismo, referidas posteriormente ao caso atual. A (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. O fim da filosofía da ciencia na história da filosofía analítica.Henrique Jales Ribeiro - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (3):395-428.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  10
    O antiamericanismo e a política exterior de Lula da Silva.Túlio Sérgio Henriques Ferreira & Hildeberto Holanda Alves Costa Filho - 2017 - Dialogos 21 (3):229-246.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Compreensões sobre o momento contempor'neo da saída da religião e sobre a condição atual da laicidade.Henrique Marques Lott - 2016 - Horizonte 14 (41):185-199.
    This paper is the result of three interviews held in Paris, between the months of October and November 2015. Respondants were: the philosopher Marcel Gauchet, diretor of studies at the Ecole des Hautes Etudes EHESS; political scientist and historian of secularity, Philippe Portier, diretor of studies at the École Pratique des Hautes Études EPHE Paris-Sorbonne and historian Didier Da Silva, professor of history of ideas at the Institut Catholique de Paris. The goal pursued in the context of these interviews is (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Sobre a educação do filósofo-rei e o argumento central da República de Platão/On the education of the philosopher-king and the central argumentoOf Plato’s Republic.Henrique Gonçalves de Paula - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):136.
    Neste artigo pretendemos demonstrar como o argumento central da República de Platão que institui o filósofo como o indivíduo virtuoso por excelência e chefe político da cidade justa pode ser lido de modo a evitar a crítica de recentes estudiosos da obra que pretendem que a caracterização geral da educação filosófica descrita no plano pedagógico da República é incapaz de fornecer ao filósofo o elemento indispensável ao seu alto posto moral e político: a sabedoria prática para dirigir sua vida moral (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Crítica ao passado, Nova escrita do futuro: Carole Pateman, Luce Irigaray E o patriarcalismo.Henrique Raskin - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):105.
    Este artigo busca expor a sutileza da diferença entre o antigo e o novo, entre o arcaico e o moderno, a fim de questionar o caráter emancipatório da política na modernidade. A existência e a conjectura de um contrato sexual nas variadas formas da teoria do contrato social é o contexto no qual Carole Pateman desenvolve sua obra para expor a subversiva maneira com que as mulheres têm sido estimadas desde os primórdios da modernidade. O que é posto em questão, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. É legítimo O uso da literatura no processo de transmissão da filosofia?Fernanda Henriques - 1997 - Philosophica 9:145-167.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O tempo transitivo da nação: apontamentos sobre o Brasil Republicano no pensamento de Eduardo Prado.Carlos Henrique Armani - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (21):164-177.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Religião e contemporaneidade: atualidade do fenômeno religioso.Flavio Pereira Senra, Henrique Marques Lott, Fabiano Victor de Oliveira Campos & Tatiane Aparecida de Almeida (eds.) - 2017 - São Paulo, SP: Fonte Editorial.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. “O tempo como critério de verificação da possibilidade do discurso filosófico” A lógica do tempo e de outras palavras fundamentais.Augusto B. De Carvalho Dias Leite - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):187-192.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  31
    O aprendizado da função gerencial: os gerentes como atores e autores do seu processo de desenvolvimento.Isabel Cristina Badanais Vieira Leite, Arilda Schmidt Godoy & Claudia Simone Antonello - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 23:27-41.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. É Legítimo o Uso da Literatura no Processo de Transmissão da Filosofia?Fernanda Henriques - 1997 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 5 (9):145-167.
    Ce travail cherche, d’une part, à légitimer théoriquement l ’articulation entre Philosophie et Littérature, moyennant la compréhension du sens du rapport philosophie-non philosophie chez Paul Ricoeur; d'autre part, il cherche à montrer la fécondité de ce rapport, dans un mode de transmission de la Philosophie qui ait en considération la nature épistémologique de cette discipline et qui, donc, configure cette transmission comme le développement d’un dialogue entre libertés. En ce qui concerne la légitimation théorique, elle mettra au centre de la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A phýsis no Corpus hippocraticum: proposta de dois temas para o mesmo objeto.Henrique F. Cairus & Julieta Alsina - 2015 - Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos 28 (1):73–93.
    O conceito de phýsis no Corpus hippocraticum parece ter dois níveis: um mais e outro menos específico. Nas passagens em que o termo phýsis não apresenta qualquer determinante ou adendo, o conceito é menos específico. Ele é mais específico, no entanto, quando o termo leva consigo adjuntos como “do homem”, “da criança”, “da mulher”, etc. Apesar de parecer esta uma questão dicotômica, há razões para crer que ela possui maior complexidade. Isto nos motivou a apresentar algumas questões que expõem um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000