Order:
Disambiguations
Hans Klotz [8]Hans Christian Klotz [4]
  1.  24
    A intencionalidade da percepção E do agir no jovem Hegel.Hans Christian Klotz - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (2):13-31.
    In the first writings of his Jena period, Hegel defends the conception of an original identity through which subjectivity is "suspended". The present article aims to expound this conception as a contribution to the theory of intentionality which focusses on the unity of conceptual and sensuous (or motivational) elements as a condition of the intentionality of perception and action. In a first step, it is argued that in his early writings, by "philosophy of subjectivity" Hegel understands positions which separate the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Der philosophische Beweis.Hans Klotz - 1967 - Berlin,: Deutscher Verlag der Wissenschaften.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  50
    O fundamento lógico da passagem do arbítrio para a liberdade ética em Hegel.Hans Christian Klotz - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):106-115.
    O presente trabalho visa elucidar o fundamento lógico da passagem do arbítrio para a vontade livre “em si e para si” na Introdução à Filosofia do Direito de Hegel. Defende-se as seguintes teses: 1. A idéia de tal passagem, concebida como reflexivização da vontade, já está presente na ética de Fichte. No entanto, diferentemente de Fichte Hegel concebe-a num fundamento lógico-conceitual. 2. O fundamento lógico da passagem em Hegel é a passagem da Lógica da Essência para a Lógica do Conceito. (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    Zur Ausarbeitung einer Theorie der reduktiven Methoden.Hans Klotz - 1968 - Deutsche Zeitschrift für Philosophie 16 (s1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A Ética Kantiana E A Possibilidade Do Altruísmo.Jurgen Stolzenberg & Hans Klotz - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (2):183-208.
    O presente artigo discute a relação da ética do altruísmo, defendida por Thomas Nagel, com a ética kantiana. Segundo o próprio Nagel, sua posição é semelhante à de Kant sob dois aspectos: ela defende a tese da autonomia da motivação moral, e ela funda a moral numa determinada autoconcepção da pessoa. No entanto, diferentemente de Kant, o princípio da ética nageliana é apenas o pressuposto modesto de que uma pessoa essencialmente considera a si mesma como sendo uma numa pluralidade de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark