Order:
See also
Gabriel Debatin
Federal University of Santa Catarina
  1. Vontade de tragédia, tragédia da música: Controvérsias entre o jovem Nietzsche e Schopenhauer.Gabriel Debatin - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (2):124-145.
    O presente ensaio tem como objetivo mostrar consequências teóricas de uma tensão latente entre a noção de tragédia no Nietzsche d’O nascimento da tragédia e a compreensão schopenhaueriana da música. Tal tensão se dá não apenas no âmbito de interpretações estéticas das referidas artes por parte dos filósofos mencionados, mas demonstra disparidades fundamentais no pensamento do jovem Nietzsche em relação à metafísica de O mundo como Vontade e Representação. A hipótese é que essas disparidades culminariam num ponto de cesura entre (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Hermenêutica, Democracia, Emancipação.Gabriel Debatin - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e36586.
    O presente texto é uma tradução do ensaio do filósofo italiano Gianni Vattimo originalmente intitulado "Ermeneutica, democrazia, emancipazione", publicado em 1999 na revista "Carte Italiane", da Universidade da Califórnia em Los Angeles. O grande mérito filosófico do texto consiste em atribuir à teoria hermenêutica uma dimensão política, ante a qual historicamente a vertente é considerada alheia. Para tanto, o autor aborda tanto argumentos internos à hermenêutica para justificar sua politicidade inerente, quanto propõe concretos posicionamentos éticos e políticos - de ordem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Vattimo, G. A ontologia hermenêutica na filosofia contempor'nea.Gabriel Debatin - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):107.
    O presente texto é uma tradução da Introdução redigida por Gianni Vattimo à sua tradução para o italiano do magnum opus de Hans-Georg Gadamer, Verdade e Método. A tradução de Vattimo da obra de Gadamer foi, dentre todas as línguas, a primeira a ser realizada, e contou com a assistência do próprio autor em questões pertinentes ao processo tradutivo. Devido à primazia e à notória importância de tal tradução, sua Introdução,publicada originalmente em 1972, possui relevante mérito, constituindo verdadeiro marco nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark