Results for 'Fl��via Vieira da Silva do Amparo'

1000+ found
Order:
  1.  13
    Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75. [REVIEW]Flávia Vieira da Silva do Amparo - 2012 - Horizonte 10 (25):75-92.
    A poesia, em seu sentido mais amplo, surge como ponto de partida para todos os conhecimentos acerca do homem e do mundo. Assim, o poeta não é apenas um artista que produz versos, mas o que busca uma intermediação entre o humano e o divino. Este artigo tem como proposta estudar a poesia e a arte de Michelangelo Buonarroti a partir do conceito de “Figura”, definido na obra de Auerbach, analisando o poético na obra do artista italiano a partir de (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  26
    O êxtase de Teresas: o sacro e o profano na Literatura e nas Artes (The ecstasy of Teresas: the sacred and the profane in the Literature and in the Arts) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p843. [REVIEW]Flávia Vieira da Silva do Amparo - 2013 - Horizonte 11 (31):843-866.
    No altar da Igreja de Santa Maria della Vittoria (Roma), encontramos a bela escultura de Bernini, denominada “O êxtase de Santa Teresa”. Símbolo da entrega ao gozo espiritual, a escultura do artista italiano representa Santa Teresa de Ávila recebendo do anjo a seta do amor divino, reprodução perfeita do êxtase místico e religioso. Esse trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de Teresas na literatura brasileira, como heroínas divididas entre o sacro e o profano. Propomos o estudo do romance Tereza (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n25p75. [REVIEW]Flávia Vieira da Silva do Amparo - 2012 - Horizonte 10 (25):75-92.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    O Êxtase de Teresas: O Sacro Eo Profano Na Literatura E Nas Artes (The Ecstasy of Teresas: The Sacred and the Profane in the Literature and in the Arts)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2013 V11n31p843. [REVIEW]Flávia Vieira da Silva do Amparo - 2013 - Horizonte 11 (31):843-866.
  5.  35
    A ironia na teoria do romance: da exigência normativo-composicional do romance em Goethe ao viver a arte em Novalis.Antonio Vieira da Silva Filho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):51-67.
    O presente artigo busca explicitar o conceito de ironia na Teoria do romance. A explicitação do conceito de ironia se desdobrará num desenvolvimento duplo: como exigência normativo composicional e como radicalização subjetiva que excede a normatividade. No primeiro sentido, a ironia configura subjetivamente uma totalidade na obra épica, partindo da sua fragmentação objetiva nas relações sociais modernas. Nessa acepção, a ironia se apresenta como uma manobra subjetiva a serviço da normatividade épica do romance, pois sua finalidade é harmonizar o ideal (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Da Física Do Intensivo a Uma Estética Do Intensivo: Deleuze E a Essência Singular Em Espinosa.Cíntia Vieira da Silva - 2010 - Cadernos Espinosanos 22:37.
    A noção de intensidade é de extrema importância para o pensamento deleuziano, fazendo-se presente não apenas na elaboração de sua própria filosofia da diferença, como também nas leituras que faz dos outros filósofos que lhe são caros, especialmente na sua reconstrução do espinosismo. Deleuze concebe a essência singular espinosana em termos intensivos. Sendo assim, este artigo procura reunir elementos para mostrar a importância da noção de intensidade no projeto deleuziano de unificação dos dois sentidos de estética e o papel do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    (In)Visibilidade da Comunidade LGBTQIA+ Na Assistência Social: Proteção Social a Quem Necessitar?Luciara Fontana, Marília do Amparo Alves Gomes & Simone Santos Da Silva - 2020 - Odeere 5 (10):304-319.
    Esta análise objetiva entender se existe reconhecimento às conjugalidades/parentalidades LGBTQIA+ pelo conceito de família da Política Nacional de Assistência Social e se há subsídios satisfatórios para abonar proteção estatal as genealogias e/ou pessoas LGBTQIA+ por meio dos benefícios, serviços, planos, programas e projetos da Norma Operacional Básica de 2005. Com a análise documental da referida legislação, evidenciou-se que o conceito de família ainda não superou o modelo patriarcal, inserido no sistema capitalista de minimalismo das políticas públicas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Physiology Responses and Players’ Stay on the Court During a Futsal Match: A Case Study With Professional Players.Julio Wilson Dos-Santos, Henrique Santos da Silva, Osvaldo Tadeu da Silva Junior, Ricardo Augusto Barbieri, Matheus Luiz Penafiel, Roberto Nascimento Braga da Silva, Fábio Milioni, Luiz Henrique Palucci Vieira, Diogo Henrique Constantino Coledam, Paulo Roberto Pereira Santiago & Marcelo Papoti - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Physiological responses in futsal have not been studied together with temporal information about the players’ stay on the court. The aim of this study was to compare heart rate and blood lactate concentration responses between 1-H and 2-H considering the time of permanency of the players on the court at each substitution in a futsal match. HR was recorded during entire match and [La−] was analyzed after each substitution of seven players. %HRmean and [La−] mean did not differ between 1-H (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  7
    A Filosofia de Hegel À Luz da Teoria Do Romance Do Jovem Luckács.Antonio Vieira da Silva Filho - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):75-90.
    Resumo: A partir da Teoria do romance do jovem Lukács, o artigo desenvolve uma discussão com a filosofia de Hegel, no que concerne, de um lado, à herança da dialética histórica hegeliana, presente na Teoria do romance, e, de outro lado, ao distanciamento do autor húngaro das conclusões de Hegel sobre a unidade efetiva entre indivíduo e Estado moderno. A herança hegeliana na obra de Lukács é definidora na sua compreensão da relação imanente e necessária entre forma artística e conteúdo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  38
    Ciberespaço: Um apelo à teologia.Ideylson da Silva Vieira dos Anjos - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 29.
    O impacto do ciberespaço com as novas formas de produção, circulação e consumo de informação tem sido tão grande a ponto de reconfigurar a vida e o pensamento como tais? Educação, cultura, toda construção dos espaços antropológicos e até a maneira de se comunicar com o sagrado se vêem afetadas por essa interrogação que nasce do confronto do humano com a internet. O artigo vem examinar criticamente a resposta de Pierre Levy; um dos primeiros intelectuais a responder a essa complexa (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    MACHADO, Jonas. O Misticismo Apocalíptico do Apóstolo Paulo: um Novo Olhar nas Cartas aos Coríntios na Perspectiva da Experiência Religiosa. São Paulo: Paulus, 2015. 294 pp. ISBN: 978-85-349-3089-5. [REVIEW]Ângelo Vieira da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):197-198.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  36
    O gênero conto popular na formação do leitor iniciante.Flávia Brocchetto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo & Angélica Vieira da Silva - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2).
    A pesquisa “Formação do leitor: o processo de mediação do docente” enfoca práticas mediadoras de leitura do texto literário, em ambiente escolar, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente buscou-se investigar as práticas de leitura literária desenvolvidas em turmas de 3ª série e na biblioteca escolar de escolas localizadas em Caxias do Sul. As ações desenvolvidas são restritas e ante o quadro, o projeto organiza propostas de leitura literária a partir de diversos gêneros literários. O subprojeto “Leitura e mediação do (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  77
    Hegel E o Jovem Lukács: Da Consonância Estética À Dissonância Política.Antônio Vieira da Silva Filho - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):9-22.
    Este trabalho desenvolve a concordância estética e a diferença política entre Hegel e o jovem Lukács da "Teoria do romance". O jovem autor húngaro se apropria da estrutura conceitual da "Estética" de Hegel, pois entende as formas poéticas em sua relação com o desenvolvimento do conteúdo histórico. Lukács e Hegel concebem, desse modo, as duas formas da grande épica (epopeia e romance) em estreita conexão com o momento histórico que as fundamenta: a Grécia arcaica configurada por Homero e a experiência (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  31
    OSBORNE, Grant R. Apocalipse: comentário exegético. São Paulo: Vida Nova, 2014. 999p.Ângelo Vieira da Silva - 2015 - Horizonte 13 (39):1709-1712.
    Resenha crítica do livro: OSBORNE, Grant R. Apocalipse: Comentário Exegético. São Paulo: Vida Nova, 2014.999 pp. ISBN 978-85-275-0562-8. Título original: Revelation.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. (Dis)Entangling Darwin: Cross-Disciplinary Reflections on the Man and His Legacy.Sara Graça da Silva, Fátima Vieira & Jorge Miguel Bastos da Silva (eds.) - 2012 - Cambridge Scholars Press.
    Charles Darwin's curiosity had a remarkable childlike enthusiasm driven by an almost compulsive appetite for a constant process of discovery, which he never satiated despite his many voyages. He would puzzle about the smallest things, from the wonders of barnacles to the different shapes, colours and textures of the beetles which he obsessively collected, from flowers and stems to birds, music and language, and would dedicate years to understanding the potential significance of everything he saw. Darwin's findings and theories relied (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Negros, Morenos E Quilombolas: Resistência E Mobilização Étnico-Política Das Comunidades Quilombolas Do Arrojado (Portalegre/RN) E de Queimadas.José Glebson Vieira, Maria Santos & Maria José Da Silva Souza - 2020 - Odeere 5 (9):251.
    Este artigo analisa os processos de resistência negra em duas comunidades quilombolas, a do Arrojado em Portalegre/RN e a de Queimadas em Currais Novos/RN. A discussão aqui proposta pretende relacionar as ideias de África, exílio e sertão ao contexto da escravidão e do colonialismo e, por conseguinte, compreender os usos e apropriações de categorias identitárias, como quilombolas, dentro de processos políticos de afirmação étnica e do enfrentamento ao racismo. A intenção é discorrer os efeitos da luta pelo reconhecimento étnico na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Um Só Ou Dois Desejos?Cíntia Vieira da Silva - 2019 - Discurso 49 (1):71-77.
    O texto aproxima certas concepções de Deleuze e Guatarri relativas ao que poderíamos aqui chamar provisoriamente de uma “teoria do desejo”, tal como esboçada no Anti-Édipo, da teoria dos afetos formulada na Ética de Espinosa, mostrando assim mais uma etapa da crítica da tradição psicanalítica na obra conjunta dos filósofos franceses.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  31
    Padre António Vieira, o teólogo.Alex da Silva Mendes - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):130-150.
    O profundo enraizamento de Vieira em sua época não o impediu de ser aberto ao diálogo com as diferentes categorias de pessoas e atento a tudo o que podia ajudar a compreender os acontecimentos de seu tempo. Para esse jesuíta do século XVII, pensar a vida humana implica muito mais que uma análise contextual da política, da economia, da vida social. Para António Vieira, a Palavra de Deus é a chave hermenêutica dessa reflexão. Ela denuncia os desvios, esclarece, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Balanço da produção do conhecimento em Educação Física no Maranhão: exemplo de uma pesquisa em rede.Silvana Martins de Araujo, Ana Paula Vieira & Aline Silva Andrade Nunes - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):231.
    Nossa pesquisa procurou mapear a produção científica de mestres e doutores que atuam nos cursos de Educação Física do Maranhão, coletando e analisando informações sobre suas características epistemológicas, segundo as referências utilizadas na produção das teses e dissertações encontradas. Constatou-se que essa produção aborda temáticas distintas, incorrendo num ecletismo teórico ou numa indefinição epistemológica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Pregnância Lógica Dos Mitos: A Via Original de Lévi-Strauss.Acílio da Silva Estanqueiro Rocha - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (4):511-550.
    Pretende mostrar-se como a interpretação peculiar e original que Lévi-Strauss faz dos mitos, pela conexão estabelecida quer com a linguagem quer com a música, significa a própria actividade lógica, ínsita ao ser humano. Neste sentido. a analise estrutural dos mitos (que se ilustra com La Geste d'Asdiwal e com um breve excurso por Mythologiques), ao mostrar como as narrativas míticas remetem para a arquitectura da mente, traduz, nos nossos dias, um novo esforço kantiano, que confere à pesquisa antropológica um eminente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    How Hyped Media and Misleading Editorials Can Influence Impressions About Beall’s Lists of “Predatory” Publications.Jaime A. Teixeira da Silva & Panagiotis Tsigaris - 2019 - Journal of Information, Communication and Ethics in Society 17 (4):438-444.
    PurposeThe issue of “predatory” publishing and the scholarly value of journals that claim to operate within an academic framework, namely, by using peer review and editorial quality control, but do not, while attempting to extract open access or other publication-related fees, is an extremely important topic that affects academics around the globe. Until 2017, global academia relied on two now-defunct Jeffrey Beall “predatory” OA publishing blacklists to select their choice of publishing venue. This paper aims to explore how media has (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Vida a Crédito E Consumismo: A Procrastinação de Cabeça Para Baixo.Cícero Josinaldo da Silva Oliveira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):145-163.
    Apesar das notáveis mudanças operadas sobre o mundo do trabalho, a mais radical das transformações já registradas no capitalismo passa antes de tudo pela ênfase inusitada sobre a capacidade que os rendimentos desta atividade asseguram: a capacidade de consumo. Seguindo as reflexões de Richard Sennett e Zygmund Bauman, registramos nos termos de uma “revolução copernicana do capitalismo” a virada extraordinária que, no interior deste sistema econômico moderno, substitui o imperativo da satisfação adiada e as realizações a longo prazo, pelo princípio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Foucault E a Arqueologia Do Impensado: Paragens Fenomenológicas.Claudinei Aparecido De Freitas da Silva - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (45):859.
    Foucault inscreve a fenomenologia num movimento de desconstrução da racionalidade. Esse registro será arqueologicamente operado em As Palavras e as Coisas como signo de uma subversão radical vinda a lume pela “modernidade” em franca oposição à “idade clássica” da cultura no Ocidente, tendo como pano de fundo algo que se revela aquém do cogito: o “impensado”. O que emerge, aqui, é a dimensão mais profunda da razão e da epistémê, ou seja, a camada subterrânea pela qual o acontecimento e a (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Teatro, educação E comunidade.Anita Cione Tavares Ferreira da Silva - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):21-33.
    RESUMO O artigo reflete sobre a pesquisa em andamento da autora, na linha de processos educacionais em artes cênicas, investigada pela via do Teatro em Comunidades, eixo específico abraçado pelo campo da Pedagogia do Teatro e fundamentado pela obra dos mestres contemporâneos Bertolt Brecht, Augusto Boal e Paulo Freire. O ponto de tensão desta discussão é o questionamento acerca da possibilidade de investigar a prática do Teatro em Comunidades como capaz de contribuir para construção de uma sistematização de procedimentos pedagógicos (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Hermenêutica e Estruturalismo.Acílio da Silva Estanqueiro Rocha - 1990 - Revista Portuguesa de Filosofia 46 (1):87-124.
    Partindo de alguns pressupostos que explicitam a questão nuclear da "instância do sujeito" na obra de Ricoeur (anteriores ou contemporâneos ao debate com o estruturalismo), e que tipificam a via filosófica ricoeuriana, e partindo também da articulação axial do pensamento de Lévi-Strauss (relacionada com esse debate), são depois propostos os tópicos dessa controvérsia. Tais tópicos, que se desenvolvem em torno dos elementos já considerados, gravitam à volta da inteligibilidade do sentido e do sentido da inteligibilidade, da complementaridade dos métodos, e (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Futebol, capitalismo e pós-modernidade: de consumo da arte a arte do consumo.Marcelo Silva dos Santos & Graziany Penna Dias - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 281.
    O presente trabalho teve por intenção discutir as mudanças nos planos econômicos, político - via acumulação flexível - e culturais - via discurso pós-moderno, que trazem mudanças para a manifestação cultural do futebol. À luz do materialismo histórico e dialético foi possível compreender que o fenômeno futebol tem passado por um processo de mercadorização cujo grande interesse, no campo do espetáculo, não é proporcionar para os espectadores um futebol arte, como já existiu, mas sim, movimentar uma indústria esportiva bilionária.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    Intensidade e individuação: Deleuze e os dois sentidos de estética.Cíntia Vieira da Silva - 2017 - Revista de Filosofia Aurora 29 (46):17.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  12
    John Rawls: Concepção de cooperação equitativa.Viturino Ribeiro da Silva - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):84-99.
    A cooperação equitativa é um conceito central da filosofia de John Rawls e possui uma estreita relação com as noções de racionalidade, razoabilidade e tolerância. Portanto, faz-se necessário ressaltar que tais temas são fundamentais para uma adequada compreensão da teoria rawlsiana de justiça. Rawls elege a justiça como virtude primária e princípio norteador na construção da sua teoria. Em virtude disso, a preocupação de Rawls é a resolução das desigualdades sociais que ocorrem nos sistemas políticos democráticos. A noção de justiça (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    Sobre a Negatividade Conceitual Do Sentimento Ou a Filosofia Schopenhaueriana da Linguagem.Luan Corrêa da Silva - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):173-188.
    Resumo: Arthur Schopenhauer possui uma concepção acerca da natureza do conceito que atravessa o seu pensamento, desde o início de sua produção filosófica. Inicialmente abordado a partir de sua acepção racional abstrata, em O mundo como vontade e como representação, o conceito adquire traços mais profundos em função do sentimento. O conceito “não-conceito” sentimento determinará os rumos da filosofia de Schopenhauer, ao evidenciar os limites da linguagem. A linguagem filosófica, por consequência, exprime um paradoxo, pois pretende expressar em linguagem abstrata (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Pintura e histeria: lógica da sensação e figuras não-representativas em Bacon e Deleuze.Cíntia Vieira da Silva - 2014 - Doispontos 11 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. “Não Queremos Ser o Futuro, Somos o Presente”: Des-Outrizar as Subjetividades Por Um Processo Formativo Decolonial.Fábio Gonzaga Gesueli & Tamires Da Silva Oliveira - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):119-135.
    O objetivo de nosso artigo é desnaturalizar as construções epistemológicas e axiológicas do pensamento colonial produzido pelo ocidente, abrindo possibilidade para a construção de novas categorias de pensamento em relação ao processo de reconhecimento sobre nós mesmos e sobre os outros. Os conceitos de raça e racismo, vistos por uma perspectiva que denuncia o caráter estrutural dos dispositivos de colonialidade na construção da civilização ocidental, são historicizados por uma crítica que localiza as condições de possibilidade para o surgimento desse pensamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    Metafísica Teórica E Metafísica Prática Em Schopenhauer À Luz da Influência de Francis Bacon.Luan Corrêa da Silva - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):789-808.
    RESUMO O presente artigo tem por objetivo caracterizar a “metafísica prática ” em Schopenhauer. Segundo essa caracterização, a metafísica prática corresponde ao correlato prático da “metafísica teórica” e, desse modo, ao correlato empírico do discurso filosófico. Para Schopenhauer, isto equivale a afirmar a possibilidade de comprovação, via experiencia, da tese metafísica fundante de “O mundo como vontade e como representação”, a saber, da identidade metafísica da vontade subjacente aoplano da multiplicidade aparente. Por funcionar como uma espécie de prova empírica desta (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    Estudo a Partir da Fundamentação Das Ciências Humanas Em Dilthey: Implicações Para a Educação.Mauricio Bueno Da Rosa & Rosana Silva De Moura - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):217-227.
    Nesse ensaio destacamos alguns elementos do horizonte filosófico diltheyano para pensar a educação. Dilthey se insere no território da educação, via pedagogia, pois considerava que a filosofia representa um instrumento teórico que serve de guia para a ação social do homem ou, em outras palavras, para a atividade pedagógica. Segundo nossa perspectiva, a educação é o principal objetivo da filosofia, pois a formação humana tem culminância no filosofar e este é efeito daquela, além disso, a filosofia diltheyana faz sua reflexão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    Tempo E Filosofia Na 'Fenomenologia Do Espírito' de Hegel.Paulo Roberto Pinheiro da Silva - 2020 - Discurso 50 (1).
    Nesse texto, pretendemos indicar uma via alternativa para a leitura e compreensão da Fenomenologia do espírito de Hegel. Em relação à leitura antropológico-existencial de Alexandre Kojève e Jean Hyppolite, concordamos com Adorno que a Fenomenologia não é uma história arquetípica do humano em direção ao filósofo, nem trata da passagem de uma consciência comum não filosófica à consciência-de-si filosófica. O objeto dela seria a própria filosofia. Mas não a filosofia em geral e sim a filosofia tal como o idealismo alemão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares.Luciene Aparecida da Silva & Lucília Regina de Souza Machado - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):119-131.
    Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  4
    O Embate Do Encontro: O Currículo Cultural da Educação Física Como Lugar de Conflitos.Fidel Machado de Castro Silva & Mário Nunes - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):789-818.
    O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos Resumo: Neste artigo, tenciona-se aproximar, problematizar e refletir sobre a relação entre duas divindades gregas: Dionísio e Apolo - e o Currículo Cultural da Educação Física. Buscamos amparo metodológico na criação filosófico conceitual, pois sua utilização pode redesenhar relações estabelecidas e permitir jogar com elementos distintos e, inicialmente, não aproximáveis. Influenciados por Dionísio, ao final, trazemos duas criações pedagógicas a fim de transgredir os limites dados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  1
    Da Faculdade Do Juízo Como Fronteira Entre a Estética E a Política.Luciano da Silva Façanha & Ana Jacira Borges Oliveira - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):221-235.
    A partir das concepções de Immanuel Kant e Hannah Arendt relativamente à Faculdade do Juízo, esse artigo busca analisar as possíveis conexões entre a nossa capacidade de julgar o belo, e a forma como a Arte Contemporânea articula valores estéticos, morais e cognitivos. Para tanto, apresenta alguns aspectos da apropriação que Arendt faz do juízo estético do gosto que julga o belo, considerando-o como uma categoria política, visando a uma possível associação das manifestações públicas da Arte Contemporânea à ação política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Arqueologia Foucaultiana E Morte Do Homem.Tárcito Raidan de Sousa Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):01-07.
    O presente trabalho tem um duplo propósito, a saber: primeiro, analisar a arqueologia, como procedimento metodológico, pensado por Michel Foucault para investigar a constituição dos saberes. Segundo, mostrar como, a partir dessa metodologia de pesquisa, o filósofo francês falou do fenômeno da morte do Homem. Precisamente, Foucault identificou que o Homem foi produzido recentemente, há cerca de 200 anos, como um duplo empírico-transcendental, entretanto, devido a uma mutação profunda na disposição do saber, o Homem encontra-se em vias de desaparecimento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  1
    A Recepção de Kant Na Filosofia da Física de Heisenberg.Vinícius Carvalho Da Silva & Judikael Castelo Branco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):266-279.
    No presente artigo analisamos o entendimento e o uso da filosofia kantiana pelo físico filósofo alemão Werner Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, formulador do princípio de incerteza. Heisenberg parece adotar uma compreensão neokantiana da natureza da ciência, segundo a qual a ciência não trataria do real em si, mas apenas do modo como ele aparece, o que depende, inescapavelmente, da interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. No entanto, a despeito de tal posição, Heisenberg considera que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  13
    Populism and the Politics of Redemption.Filipe Carreira da Silva & Mónica Brito Vieira - 2018 - Thesis Eleven 149 (1):10-30.
    This article re-examines current definitions of populism, which portray it as either a powerful corrective to or the nemesis of liberal democracy. It does so by exploring a crucial but often neglected dimension of populism: its redemptive character. Populism is here understood to function according to the logic of resentment, which involves both socio-political indignation at injustice and envy or ressentiment. Populism promises redemption through regaining possession: of a lower status, a wounded identity, a diminished or lost control. Highly moralized (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  41.  8
    Da Lógica do Favor à Lógica do Pavor: um ensaio sobre a Geografia da violência na cidade do Rio de Janeiro.Carlos Walter Porto-Gonçalves & Rodrigo Torquato da Silva - 2011 - Polis 28.
    O presente artigo trata da geografia da violência urbana na cidade do Rio de Janeiro. Mostra como a ação do Estado está permeada por ignorâncias acerca das lógicas de experiências espaciais com que se organizam e operam as classes populares trabalhadoras do Rio de Janeiro. O objetivo é estimular uma discussão que impulsione as análises para além dos discursos estigmatizadores com relação à população favelada. A metodologia adotada assemelha-se às sinuosidades dos becos e vielas, visto que optamos em nos entranhar (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    Mathematics and its Applications: A Transcendental-Idealist Perspective.Jairo José da Silva - 2017 - Springer Verlag.
    This monograph offers a fresh perspective on the applicability of mathematics in science. It explores what mathematics must be so that its applications to the empirical world do not constitute a mystery. In the process, readers are presented with a new version of mathematical structuralism. The author details a philosophy of mathematics in which the problem of its applicability, particularly in physics, in all its forms can be explained and justified. Chapters cover: mathematics as a formal science, mathematical ontology: what (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  43.  18
    Ação comunicativa e teoria da história: aproximação de Habermas e Rüsen.Luiz Sérgio Duarte da Silva - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):145-161.
    A idéia das ciencias da cultura aproxima o filósofo J.Habermas e o historiador Jörn Rüsen.Os doais possuem propostas sobre o papel do conhecimento dos fenômenos simbólicos hoje.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  2
    Movimento Dos Secundaristas Brasileiros E o Momento Sofístico: Uma Nova História Começa a Ser Contada.Tatiane Silva & Nathan Crick - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):891-922.
    O movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico: uma nova história começa a ser contada 1 Resumo: A partir das proposições de Arendt delineamos o momento sofístico como um instante no qual a intersecção entre os termos riqueza, liberdade e poder possibilita aos indivíduos se engajarem na esfera política permitindo assim que influenciem nas decisões. O objetivo deste trabalho é argumentar que o momento orquestrado pelos estudantes brasileiros pode ser considerado também um momento sofístico tal qual o vimos acontecer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Eugenia e suas implicações: Peter Singer em defesa do princípio de igualdade. Considerações a partir da análise do filme Gattaca.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos & Rutiele Pereira da Silva Saraiva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):p - 114.
    A partir da temática abordada no filme Gattaca - a experiência genética , que trata de uma sociedade adepta da eugenia; mostraremos quais são as implicações morais que essa prática pode ocasionar em uma sociedade, bem como as diversas discriminações. Em contra-argumento a essa prática, abordaremos a teoria de Peter Singer em prol do princípio da igual consideração de interesses, demonstrando que dessa maneira teríamos sociedades menos discriminatórias. Enfim, queremos mostrar que caso não nos alertemos para as questões abordadas por (...)
    Direct download (10 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  1
    A exegese de Heidegger na Crítica da razão pura: finitude como pressuposto de uma antropologia filosófica.Márcio Luiz da Silva - 2021 - Con-Textos Kantianos 14:310-326.
    O objetivo do artigo consiste em analisar, a partir dos parágrafos 34 a 38 da obra Kant e o problema da metafísica e segundo a exegese heideggeriana, o sentido e pertinência da inserção da problemática antropológica anteposta às três questões fundamentais expostas na Crítica da razão pura. Heidegger converte um rol exaustivo, delimitado pelas três perguntas, em um rol exemplificado, ao colocar a indagação da antropologia filosófica como pressuposto e consequência necessária das três interrogações kantianas. Heidegger recorre ao conceito de (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    “Os Colunas Do Maranhão”: Teias de Intrigas Em Uma “Remota Província” Do Brasil Império.Raissa Gabrielle Vieira Cirino - 2018 - Dialogos 22 (2):76.
    Inseridos em um quadro de instabilidades latentes marcado pela oposição entre “portugueses” e “brasileiros”, os sujeitos políticos do Maranhão se organizaram por diferentes vias para legitimar suas reivindicações por acesso aos empregos da administração imperial e ao erário provincial. Além das discussões em botequins, nas praças e instituições criadas após o processo de Independência no Maranhão, a suposta atuação da sociedade secreta Colunas do Trono e do Altar chamou a atenção. Através de uma interessante denúncia, averiguaremos a atuação de vários (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  2
    Adherence Rate, Barriers to Attend, Safety, and Overall Experience of a Remote Physical Exercise Program During the COVID-19 Pandemic for Individuals After Stroke.Camila Torriani-Pasin, Gisele Carla dos Santos Palma, Marina Portugal Makhoul, Beatriz de Araujo Antonio, Audrea R. Ferro Lara, Thaina Alves da Silva, Marcelo Figueiredo Caldeira, Ricardo Pereira Alcantaro Júnior, Vitoria Leite Domingues, Tatiana Beline de Freitas & Luis Mochizuki - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Introduction: The actions taken by the government to deal with the consequences of the coronavirus diseases 2019 pandemic caused different levels of restriction on the mobility of the population. The need to continue offering physical exercise to individuals after stroke became an emergency. However, these individuals may have barriers to adhere to the programs delivered remotely. There is a lack of evidence related to adherence, attendance, safety, and satisfaction of remote exercise programs for this population.Objective: The aim was to evaluate (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  35
    ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial.Léia Adriana da Silva Santiago - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o processo de constituição da disciplina "Estudos Latino- Americanos" - que compõe a grade curricular da Educação Básica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - a fim de compreender como a mesma, em sendo objeto da cultura escolar, pode contribuir para a formação inicial dos graduandos do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, no sentido de estimular a formação de uma consciência histórica e (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    Populism as a Logic of Political Action.Mónica Brito Vieira & Filipe Carreira da Silva - 2019 - European Journal of Social Theory 22 (4):497-512.
    This article offers a new understanding of populism. The argument unfolds as follows: first, the populist literature is reviewed and two main approaches are identified: ontic and logic-oriented, the more important of which is the Schmitt-Laclau logic of enmity. While the authors broadly agree with Laclau’s criticism of ontic approaches, they endorse neither his ontological understanding of enmity, nor his claim that populism is politics, and enmity is the logic of populism. Next, the origins of populism are located in a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000