Results for 'Evaldo Rezende'

103 found
Order:
  1.  7
    O lugar de todos os lugares.Evaldo Coutinho - 1976 - São Paulo: Editora Perspectiva.
    Investigação fenomenológica e existencial, 'O lugar de todos os lugares', mapeia não só o itinerário de uma vivência profunda da consciência em geral e da arte, como também uma análise das mais originais em termos não apenas brasileiros, das razões fundamentais da Filosofia e Estética modernas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    A artisticidade do ser.Evaldo Coutinho - 1987 - São Paulo-SP-Brasil: Editora Perspectiva.
    A produção filosófica no Brasil não tem se caracterizado, no curso de sua história, por um número significativo de trabalhos que possam ser considerados suficientemente autônomos e originais em relação a modelos e temas estabelecidos no exterior. Uma dessas exceções é a indagação que Evaldo Coutinho desenvolveu numa obra que compreende, até agora, quase dez volumes, e que vai do Cinema e da Arquitetura à Estética e à Filosofia da Existência. Neste conjunto, ocupa lugar especial a série compreendida por (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Socialização do direito: (oração do paraninfo á turma dos bacharelandos, de 1940, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo).Rodrigues de Rezende & Gabriel José - 1941 - [São Paulo]: Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito. Edited by Ulysses Silveira Guimarães.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  18
    Introduction: Review Symposium on Morton’s Moving Up without Losing Your Way.Tomas de Rezende Rocha - 2021 - Studies in Philosophy and Education 40 (6):649-651.
  5.  6
    The zero degree of difference?Evaldo Sampaio da Silva - 2014 - Scientiae Studia 12 (3):591-599.
    Muitos termos possuem um sentido técnico sem que ele seja evidente para todos, por exemplo, a "governança ambiental", termo que remete no contexto atual a uma participação cidadã nesse tipo de questão, por exemplo, da saúde de um ecossistema específico, tal como uma floresta ou um vale agrícola, a partir de preocupações partilhadas e não a partir de uma problemática de controle organizacional. Após ter tornado preciso o que é a expertise e quais são os principais problemas postos pelo recurso (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    Primeiras luzes do pensamento.Evaldo Pauli - 1965 - [São Paulo,: Impresso por Edições O Livreiro].
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Que é pensar?Evaldo Pauli - 1964 - Florianópolis,: Editôra Biblioteca Superior de Cultura.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Tratado do belo.Evaldo Pauli - 1963 - Florianóplis,: Biblioteca Superior de Cultura.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    A testemunha participante.Evaldo Coutinho - 1983 - São Paulo, Brasil: Editora Perspectiva.
    O pensamento de Evaldo Coutinho, que se concentra numa síntese teológica e estético-filosófica, veio se desenvolvendo através dos quatro volumes anteriores, culmina neste livro numa profundidade de discernimento suscetível de comprovar-se a cada página, além de ostentar a coerência interna, indispensável a todo labor especulativo. O viver humano se traduz como viver metafísico, quando os fatos se deixam corresponder ao sentido que lhes inocula o escritor, qual seja, o de nada deixar escapar à ordem fisionômica. Esta é a denominação (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    A subordinação ao nosso existir.Evaldo Coutinho - 1981 - São Paulo-Brasil: Editora Perspectiva.
    Partindo das doutrinárias que apresentou no livro 'O Lugar de todos os Lugares', também publicado por esta Editora, Evaldo Coutinho expõe, em 'A Subordinação ao nosso Existir', a sua tese sobre a teologia do eu, quando salienta que todo o universo está a depender, existencialmente, da vida de cada ser humano. Este passa a ter, portanto, uma valorização metafísica inexcedível. A comprovação da tese se encontra na percepção do autor que vê em si mesmo o existenciador e o preservador (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    A visão existenciadora.Evaldo Coutinho - 1978 - São Paulo, Brasil: Editora Perspectiva.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  64
    A responsabilidade como princípio ético em H. Jonas e E. Levinas: uma aproximação.Evaldo Antonio Kuiava - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):263.
    A responsabilidade enquanto princípio ético, embora seja evocada pelos filósofos clássicos, desde a antiguidade ao existencialismo, assume novas perspectivas a partir do pensamento de Hans Jonas e Levinas. Ambos a colocam como centro da ética. Com Jonas a responsabilidade não é mais centrada no passado e no presente. A sua preocupação é com o futuro da humanidade, com as gerações futuras e com a sobrevivência das mesmas. Diferente de Platão, Jonas não está preocupado com a eternidade, mas com o tempo (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Crítica de Levinas à estrutura da subjetividade kantiana.Evaldo Antônio Kuiava - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):297-310.
    Conforme Lévinas, a filosofia críticakantiana ainda é insuficiente para estabeleceruma autêntica relação com outrem, à altura dohumano. Isso ocorre apesar de Kant determinaros limites, o alcance e o valor da razão, concluindopela redução do campo do conhecimento racionalaos objetos de experiência possível, o que significoua negação da possibilidade de cognoscibilidadedos objetos da metafisica e da religião. Tal insuficiênciaconsiste essencialmente na concepção dasubjetividade como atividade espontànea. Nessesentido, Lévinas propõe uma destituição do euautônomo do seu poder de legislar os princípiosque regem a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14. Implicações éticas e pedagógicas no trabalho docente com o corpo.Evaldo Antônio Kuiava & Lisiane Reis Brum - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):26-41.
    O texto tem como eixo central discutir sobre a complexidade existente no trabalho docente em Educação Física, cuja responsabilidade do professor inclui o cuidado quanto com as implicações éticas e pedagógicas no trabalho com o corpo do outro, seja ele professor universitário, seja ele professor em escola. Dessa forma, através de entrevista semiestruturada e análise qualitativa, foi realizada uma pesquisa com 13 estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino particular da cidade de Caxias do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    A tensão republicana entre a universalidade da cidadania e a parcialidade da ação político-partidária: uma perspectiva protestante tradicional.Evaldo Luis Pauly - 2014 - Horizonte 12 (33).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  22
    Kant’s Die falsche Spitzfindigkeit and Proof-theoretic Semantics.Tiago Rezende de Castro Alves - 2022 - History and Philosophy of Logic 44 (3):273-286.
    According to Schroeder-Heister 2018, proof-theoretic semantics is ‘an alternative to truth-condition semantics. It is based on the fundamental assumption that the central notion in terms of which meanings are assigned to certain expressions of our language, in particular to logical constants, is that of proof rather than truth. In this sense proof-theoretic semantics is semantics in terms of proof. Proof-theoretic semantics also means the semantics of proofs, i.e. the semantics of entities which describe how we arrive at certain assertions given (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17. Múltiplos modos de afirmar E negar: Uma refutação da leitura eleata de espinosa pela via dos modos de perceber.Cristiano Novaes de Rezende - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:135-165.
    A estrutura argumentativa deste artigo pode ser resumida no seguinte raciocínio: 1) Espinosa foi recorrentemente acusado de eleatismo; 2) há ruptura com o eleatismo quando se admite a multivocidade dos operadores lógicos “é” e “não é”; como se vê, por exemplo, 2.1) na discussão que introduz os Grandes Gêneros no So sta de Platão, e 2.2) em certo uso que Aristóteles faz da doutrina das categorias para exibilizar a versão parmenídica do Princípio de Não-Contradição. 3) Espinosa admite a multivocidade do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  36
    Educação Física: atividade epistemológica e objetivismo.Paulo Evaldo Fensterseifer - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 99.
    A Educação Física, atenta aos desdobramentos no campo das ciências do debate entre as concepções dogmáticas e relativistas, pode encontrar noredimensionamento da noção de objetividade novas possibilidades para pensar a atividade epistemológica desenvolvida em seu âmbito. Sem o recurso ao “tribunal da epistemologia”, orientado por um entendimento dogmático de ciência, e recusando uma postura relativista, visualizamos no referencial hermenêutico outro modo de legitimar os conhecimentos produzidos na área.Consonant with the debate over the dogmatic and the relativist conceptions, Physical Education can (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    Le Brésil dans la société de l'information : Gouvernement lula, Copyleft et logiciels libres.André Lemos & Pedro A. D. Rezende - 2005 - Hermes 42:198.
    Le Foss ou logiciel libre, est un mouvement de fond qui valorise le partage de l'effort collectif dans la production logicielle et lutte ainsi contre l'appropriation intellectuelle de toute création humaine que les grandes industries de l'information cherchent à imposer. Le gouvernement brésilien a choisit de favoriser le Foss dans toute la société brésilienne.The Foss , or free software, is a fundamental movement that promotes the sharing of effort in software production and fight against and intellectual ownership of any human (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Diferenças de gênero no trabalho docente na universidade federal de sergipe.Susana Rezende Lima - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):137-152.
    A presente pesquisa sobre uma abordagem de gênero propõe­se a analisar as trajetórias de Trabalhadores docentes, focalizando os fatores que impulsionam as mulheres a seguir a carreira na educação superior na Universidade Federal de Sergipe. O estudo de caso organizacional desenvolveu­se na Universidade Federal de Sergipe/Campus de Itabaiana­-SE, que integra 84 docentes (58 homens e 26 mulheres). Fontes utilizadas: revisão bibliográfica abordando conceitos orientadores da literatura; documentos da instituição e dados estatísticos sobre o perfil. As estatísticas de imediato descobrem a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    A inf'ncia E o (in)dizível: Poder ubuesco, resistência E a possibilidade da justiça.Eduardo Rezende Melo & Flavia Inês Schilling - 2021 - Childhood and Philosophy 17:01-27.
    The article, as part of a broader reflection on the criticism of the right to development and its impact on the modes of legal and political subjectivation of children and adolescents, questions the child's condition as a subject without speech, or a speech conditioned to criteria of maturation, dictated by the adult referential, in a field, moreover, limited to what is said to be pertinent to their manifestation. Guided by the thought of exteriority, we return to the Foucauldian debate on (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Ensaio Sobre o Estrangeirismo Referencial.Elvis Rezende Messias - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:50-64.
    O objetivo deste artigo é refletir sobre o problema da formação intelectual no ambiente acadêmico brasileiro, a partir de uma crítica à ênfase constante aos referenciais teóricos estrangeiros e à pouca valorização dos pensadores do Brasil. Será problematizada a necessidade de formação constante do “espírito” do povo brasileiro a partir do contato compromissado com o nosso próprio solo cultural, de tal modo que referenciais não nacionais sejam bem acolhidos, desde que isso não aconteça à custa de um certo epistemicídio local. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    A virada linguística e os dados imediatos da consciência.Evaldo Sampaio - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):47-70.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  15
    The linguistic turn and the immediate data of consciousness.Evaldo Sampaio - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):47-70.
    Resumo: Trata-se de pensar o estatuto dos dados imediatos da consciência após a virada linguística na Filosofia contemporânea. O problema aqui é se pode haver algum conhecimento direto do vivente quanto aos seus estados psicológicos ou se estes seriam desde sempre condicionados pela estrutura da linguagem. Minha hipótese é que, mesmo que se admita uma relação estreita entre o pensamento e a linguagem, disto não se segue necessariamente que haja ali uma correspondência nem que os estados psicológicos se reduzem à (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  8
    Das cidades às confederações: Caminhos para superar os conflitos E as guerras que ameaçam a independência dos povos.Evaldo Becker - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Os objetivos do presente artigo são: apresentar um panorama das discussões modernas acerca dos conflitos internos que ameaçam e enriquecem a vida política das cidades; e de um ponto de vista externo, apresentar algumas das principais ideias construídas no período, para alargar os laços exteriores dos povos, na tentativa de superar ou sobreviver às guerras que ameaçam a independência dos Estados. Para tanto nos serviremos de autores como Maquiavel, Hobbes, Saint-Pierre, Rousseau e Bolívar.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  41
    Natureza, ética E sociedade em Rousseau.Evaldo Becker - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:31-42.
    Nosso objetivo é analisar alguns elementos do pensamento do filósofo suíço, sobretudo no que se refere às formulações teóricas que envolvem os conceitos de estado de natureza, desnaturação do homem, responsabilidade ética e participação política.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  36
    Princípios do Direito da Guerra.Evaldo Becker - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):149-172.
    Não há como falar dos Princípios do Direito da Guerra de Rousseau sem falar em seu projeto maior, da obra que coroaria sua carreira de escritor político. Trata-se obviamente do projeto das Instituições Políticas, imaginado por Rousseau durante o período em que trabalhou como secretário da Embaixada da França em Veneza, entre os anos de 1743-1744. Os Princípios do Direito da Guerra integrariam a segunda parte das Instituições Políticas, aquela que trataria do direito das gentes, do comércio, do direito da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  20
    Política e linguagem em Rousseau e Condillac.Evaldo Becker - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (123):49-74.
  29.  10
    Política e linguagem em Rousseau e Condillac.Evaldo Becker - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (123):49-74.
  30.  32
    Rousseau’s critique of Grotius’ Jus ad bellum and Jus in bello.Evaldo Becker - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):139-152.
    RESUMO:Nosso objetivo no presente artigo é apresentar algumas das principais críticas dirigidas por Rousseau às ideias acerca do direito “da” e principalmente “na” guerra, tal como aparecem na obra de Hugo Grotius. Rousseau insiste para que seus leitores não esqueçam “de jeito nenhum” que ele não procura “[...] o que torna a guerra vantajosa àquele que o faz, mas o que a torna legítima.” E lembra que “[...] sempre há um custo em ser justo”, mas que isso não é motivo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  36
    Rousseau's Contributions to the Understanding of Contemporary Socioenvironmental Disasters.Evaldo Becker & Michele Amorim Becker - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (2):111-126.
    Nosso objetivo no presente artigo é contextualizar as críticas de Rousseau àquilo que posteriormente será designado como ética socioambiental, a partir da qual se analisam as relações dos homens com o meio ambiente e como estas são determinadas e também determinantes de suas ações ético-políticas. Pretende-se ainda verificar em que medida o pensamento de Rousseau pode contribuir para o entendimento dos desastres socioambientais, na atualidade. This paper aims at contextualizing Rousseau's critiques of what would later be called the socio-environmental ethics, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Similitudes entre as filosofias de Rousseau e Platão.Evaldo Becker - 2011 - Princípios 18 (29):49-62.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 No presente artigo, trataremos acerca de algumas similitudes que podem ser percebidas entre as obras de Jean-Jacques Rousseau e Platáo. Pretendemos examinar principalmente as proximidades existentes acerca da eloqüência ou do poder do discurso tendo como fim ações políticas. Visa-se demonstrar que ambos autores possuem tanto uma valoraçáo positiva, quanto uma valoraçáo negativa do discurso e da eloqüência. Para tanto, utilizaremos principalmente as obras: Ensaio sobre a origem das línguas e o Discurso sobre (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Tensões entre natureza e sociedade em Diderot e Rousseau.Evaldo Becker - 2016 - Discurso 46 (1):151-170.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  19
    Intuição e Exercícios Espirituais.Evaldo Sampaio - 2017 - Doispontos 14 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  55
    Nihilism and politics in Leo Straus.Evaldo Sampaio - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):115-136.
    The aim of this article is to think about the possibility of political philosophy, taking Leo Strauss's work as a point of departure. It examines why contemporary nihilism - in its most widespread and sometimes hidden personifications - prevents the achievement, and even the existence, of a reflection on the nature of political things. Assuming that Strauss's reflections on "natural right" are as much the key to understanding "the central problem of political philosophy" as to confronting Strauss's principal opponents, this (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  45
    Niilismo E política em Leo Strauss.Evaldo Sampaio - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):115-136.
    Trata-se de pensar a possibilidade da filosofia política. Para tanto, procura-se situar a questão a partir da obra de Leo Strauss, objetivando-se mostrar por que o niilismo contemporâneo – em suas mais difundidas e às vezes insuspeitas manifestações – impede a realização e mesmo a existência de uma reflexão sobre a natureza das coisas políticas. Tendo-se a retomada por parte de Strauss do “direito natural” como chave de leitura tanto para o “problema central da filosofia política” quanto para o enfrentamento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  25
    O argumento do criador do conhecimento em Nietzsche.Evaldo Sampaio - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):89-106.
  38.  13
    O argumento do criador do conhecimento em Nietzsche.Evaldo Sampaio - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):89-106.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  7
    O que é a matéria? O dualismo diferencial na filosofia de Bergson.Evaldo Silva Pereira Sampaio - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (2).
    O presente ensaio se insere no âmbito da Filosofia Moderna (séculos XVII-XX), com ênfase numa problemática compartilhada pela Metafísica da mente e pela Filosofia da Física. De um ponto de vista histórico-conceitual, trata-se de retomar a contribuição de Henri Bergson para a compreensão do significado filosófico da Física moderna. Para tanto, projeta-se aqui (i) reconstituir, por uma abordagem histórico-conceptual, a mudança operada no conceito de matéria quando da ruptura entre a Filosofia Natural Clássica e a Filosofia Natural Moderna; (ii) indicar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    The argument of the knowledge creator in Nietzsche.Evaldo Sampaio - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):0-0.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  18
    Theory of Knowledge in an Extra-Moral Sense.Evaldo Sampaio - 2013 - New Nietzsche Studies 9 (1):97-119.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  18
    A análise de Antônio Cândido: O papel das idéias e do pensamento no processo de geração da mudança social no Brasil.Maria José de Rezende - 2007 - Cinta de Moebio 29:194-210.
    In a general sense, this article will demonstrate how Antonio Candido’s reflections attribute a fundamental role to the ideas and several forms of thought (literary, social, political) in the generation process of changes. Not only the former but also the latter ones have a great potential in the ..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  26
    A democracia como transformação global da sociedade e dos indivíduos em Norbert Elias.Maria José de Rezende - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 32.
    Este artigo objetiva mapear, no interior dos livros A sociedade dos indivíduos, Norbert Elias por ele mesmo e Envolvimento e alienação, bem como na coletânea Escritos e ensaios, a discussão de Norbert Elias sobre a democratização como um processo de transformação global da sociedade. Através de análises de longa duração, ele demonstrou que os processos civilizacionais foram constituídos pelos embates em torno da desconcentração do poder. Assim, a busca por melhores formas de distribuição de recursos e de oportunidades de poder (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    As Regulae de Descartes e o reformismo lógico seiscentista.Cristiano Novaes de Rezende - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:31-48.
    Seguindo de perto a caracterização que Robert Blanché faz da lógica dos modernos em seu livro História da Lógica de Aristóteles a Bertrand Russell, pretendo mostrar como as Regulae de Descartes instanciam paradigmaticamente algumas das principais características das lógicas reformadas, típicas desse momento histórico. O próprio Blanché oferece vários exemplos do pertencimento de Descartes a esse contexto. De minha parte, pretendo contribuir com a discussão realizando um exame mais detalhado da parte final da Regra X, na qual desponta, já nesta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Crusius e Kant: Crítica do Racionalismo.Estevão C. de Rezende Martins - forthcoming - Revista Portuguesa de Filosofia.
  46.  14
    Le point de départ dans la philosophie de Merleau-Ponty.Antonio Muniz de Rezende - 1975 - Revue Philosophique De Louvain 73 (19):451-480.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  33
    Múltiplos modos de afirmar E negar: Uma refutação da leitura eleata de espinosa pela via dos modos de perceber.Cristiano Novaes de Rezende - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:135-165.
    The argumentative structure of this article can be summarized as follows: 1) Spinoza was repeatedly accused of eleaticism; 2) there is a rupture with the eleaticism when one admits the ‘multivocity’ of the logical operators “is” and “is not”; as can be seen, for example, 2.1) in the discussion introducing the Great Genera in Plato’s Sophist, and 2.2) in a certain use made by Aristotle of the category’s doctrine in order to soften the Parmenidean version of the Principle of Non-Contradiction. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O sentido da existência em T. de Pascoaes. Mundo, Homem, Obra in Filosofia em Portugal (IV).M. F. de Rezende Gomes - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (1):71-96.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  35
    Spinoza’s proposal for a doctrine of children’s education.Cristiano Novaes de Rezende - 2018 - Educational Philosophy and Theory 50 (9):830-838.
    The main objective of this article is to analyze the conceptual connection between the Doctrine of Children’s Education, briefly mentioned in Spinoza’s Tractatus de Intellectus Emendatione, and the concept of emendation present at the very center of this Treatise’s title. A close textual exegesis of the opening paragraphs of TIE reveals why such a doctrine cannot be the ascetic renunciation of the content of ordinary life. We shall see instead that a new institution of life shall be possible only through (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  3
    A morte do Generalíssimo.Claudinei Rezende - 2018 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):238-240.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 103