Results for 'Estrutura de Personalidade'

961 found
Order:
  1. Notas Y comentarios.de Personalidad En El El Concepto, Pensamiento de, J. Piaget Supuestos Teoricos & Consecuencias Pedagogicas - 1987 - Sapientia 164:139.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Educação e personalidade.Vicente Porto de Menezes - 1968 - Belo Horizonte,: Promoção da Família Ed..
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Teoria da situação jurídica em direito privado nacional: estrutura, causa e título legitimário do sujeito.Torquato de Castro - 1985 - São Paulo-SP: Editora Saraiva.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Fatores de personalidade e sintomatologia depressiva de pacientes com fibromialgia.Ketry Johnston de Oliveira Martel, Sibeli Carla Garbin Zanin, Vinicius Renato Thomé Ferreira, Kelly Zanon de Bortoli Pisoni & Carine Tabaczinski - 2022 - Aletheia 55 (1):45-60.
    A presença de sintomas depressivos em pacientes crônicos é comum e está associada com a redução da qualidade de vida. Esse estudo em questão, objetivou levantar a sintomatologia depressiva em pacientes fibromiálgicos crônicos e identificar sua relação com características de personalidade. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e correlacional. A amostra consistiu de 20 indivíduos, homens e mulheres, com idades entre 32 a 62 anos, com diagnóstico de fibromialgia e em processo de tratamento clínico. Para a coleta de dados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Meu pai, o guru do presidente: a face ainda oculta de Olavo de Carvalho.Heloisa de Carvalho - 2020 - Curitiba, PR: Kotter Editorial. Edited by Henry Bugalho.
    Em poucos anos, Olavo de Carvalho, figura obscura, sem projeção e sem qualquer reconhecimento acadêmico, passa a ocupar o centro do poder político brasileiro. Considerado o guru ideológico do governo Bolsonaro, é responsável pela indicação de pelo menos dois ministros e vem sendo o mentor intelectual de vários ocupantes de cargos na administração e na política. Olavo simboliza hoje os contraditórios valores conservadores brasileiros e, no passo disto, instiga algumas das mais destrutivas estratégias na guerra cultural que ele e seus (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Moguel Siguan: Las Pruebas Proyectivas Y El Conocimiento De La Personalidad Individual.Antonio Alvarez de Linera & Staff - 1953 - Revista de Filosofía (Madrid) 12 (44):161.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Saúde mental de escolares e a convivência com a depressão materna recorrente e grave com e sem comorbidade com transtorno de personalidade borderline.Daniel Fernando Magrini, Danubia Cristina de Paula, Fernanda Aguiar Pizeta & Sonia Regina Loureiro - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:273-284.
    O impacto para a saúde mental dos filhos da gravidade da depressão materna (DM), em comorbidade com outros transtornos, carece de estudos. Objetivou-se comparar indicadores de saúde mental de escolares, considerando grupos diferenciados pela gravidade da DM com e sem comorbidade com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Foram avaliadas 90 díades mães-crianças, distribuídas em três grupos, sistematicamente avaliados: Grupo Depressão (GD) - mães com indicadores de sintomas atuais de depressão e histórico de episódios anteriores, sem indicadores de TPB, Grupo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Carlos Vaz Ferreira: vida, obra, personalidad, bibliografía.Sara Vaz Ferreira de Echevarría - 1984 - Montevideo, Uruguay: Universidad Mayor de la Rep. Oriental del Uruguay, Dirección General de Extensión Universitaria, División Publicaciones y Ediciones.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Fernando de los Ríos: la construcción del estado laico.Carlos García de Andoin - 2023 - Valencia: Tirant Humanidades.
    En el socialismo de la transición, De los Ríos fue una figura a recuperar. Su sentido humanista del socialismo permitió al PSOE fundar en su propia historia republicana el nuevo compromiso del socialismo con la libertad. En el socialismo de los derechos civiles también tiene un lugar. De los Ríos apadrinó a Federico García Lorca, desde Granada a Nueva York y con La Barraca. El amor y el exilio acabó uniendo sus familias. También nombra a la primera mujer alto cargo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Princípios lakatosianos e a abordagem de problemas matemáticos na perspectiva do PBL.Débora Vieira de Souza Carneiro - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):231-253.
    Princípios lakatosianos e a abordagem de problemas matemáticos na perspectiva do PBL: possíveis contribuições Resumo: Imre Lakatos foi um importante filósofo do século XX que abordou conhecimentos relacionados à ciência e à Matemática. Esta última é fortemente explorada na obra Provas e Refutações e é tratada neste artigo como base essencial para se explorar princípios lakatosianos relacionados à abordagem de problemas matemáticos. Tal perspectiva é abordada aqui sob o enfoque do Problem-Based Learning (PBL). O objetivo é explorar possíveis relações entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    A estrutura da autoconsciência na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):428-452.
    A tese defendida no presente artigo é que a autoconsciência, na visão de Searle é uma caraterística do campo unificado de consciência. Após uma discussão de três distinções a respeito da consciência propostas por Rosenthal, é discutido o conceito de consciência de Searle – como um fenômeno qualitativo, subjetivo e unificado – e o caráter holístico desse conceito. A discussão que Searle faz dos conceitos de autoconsciência e de introspecção mostra que ele acredita que uma autoconsciência implícita é uma característica (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  12.  4
    Hannah Arendt e a crise de identidade da filosofia.Carlos Roberto de Melo Almeida - 2024 - Controvérsia 20 (1):06-23.
    A recepção de Hannah Arendt ocorre principalmente no domínio da filosofia política, de modo a interpretá-la como uma teórica das crises do século XX. Contudo, essa perspectiva perde de vista os pressupostos e compromissos teóricos que a obra arendtiana assume com a tradição filosófica alemã, os quais permitem identificar problemas ainda não tratados em sua recepção. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, aliada à análise de ensaios teóricos da autora, esse artigo objetiva apontar uma lacuna na literatura arendtiana ao (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Múltiplos modos de afirmar E negar: Uma refutação da leitura eleata de espinosa pela via dos modos de perceber.Cristiano Novaes de Rezende - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:135-165.
    A estrutura argumentativa deste artigo pode ser resumida no seguinte raciocínio: 1) Espinosa foi recorrentemente acusado de eleatismo; 2) há ruptura com o eleatismo quando se admite a multivocidade dos operadores lógicos “é” e “não é”; como se vê, por exemplo, 2.1) na discussão que introduz os Grandes Gêneros no So sta de Platão, e 2.2) em certo uso que Aristóteles faz da doutrina das categorias para exibilizar a versão parmenídica do Princípio de Não-Contradição. 3) Espinosa admite a multivocidade (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. El hombre, la persona, la personalidad y sus modificaciones: discurso leído el día 14 de diciembre de 1983, en el acto de recepción como Académico de Número.de Pascual Y. Martínez & José Antonio - 1983 - Murcia: Real Academia de Legislación y Jurisprudencia. Edited by Mariano López Alarcón.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  49
    The structure of sense: Goldstein and Merleau-Ponty.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3):133-156.
    Ao reatar o elo mais profundo entre a psicologia e a filosofia, Merleau-Ponty revisita a obra clínica de Kurt Goldstein (1878-1965), reavivando, em especial, seu contributo fenomenológico. As noções de "estrutura" (Gestalt) e "sentido" são, aqui, agenciadas quanto a uma compreensão mais integral do comportamento, da vida e da linguagem; alcance que Goldstein obtém, ao estudar os diferentes distúrbios linguísticos, na contramão das teorias intelectualistas e empiristas, essencialmente causais. Ao retomar esse inventário crítico, Merleau-Ponty atenta para o caráter original, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A personalidade de Cicero no'De Republica'.V. L. de Nóbrega - 1972 - Humanitas 11:292-307.
  17.  7
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contempor'neas nas margens do capitalismo.André Luiz Gonçalves de Oliveira - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1321-1349.
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contemporâneas nas margens do capitalismo Resumo: Esse texto relaciona conceitos que, advindos de áreas do conhecimento diferentes, fundamentam estruturas de subordinação e controle, próprios de muitas práticas e hábitos da vida de diversos povos que habitam as margens do capitalismo moderno e colonialista. Ao articular os desdobramentos trazidos por cada um desses personagens conceituais, nota-se o quanto eles se interseccionam ao fundamentar muito da forma de viver da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    Método e estrutura social: a crítica marxista de István Mészáros à Lógica de Hegel.Rafael Lessa Vieira de Sá Menezes - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):107-122.
    Resumo: Neste trabalho discute-se a crítica de István Mészáros à Lógica de Hegel. Aponta-se como o marxismo realiza a crítica aos pontos de partida e de chegada da Ciência da lógica, quais sejam, o pensamento sem pressupostos e o círculo auto-constituído da Lógica. Com isso, indica-se a diferença entre os modos hegeliano e marxista de conceber o enraizamento do conhecimento no processo de vida real. Discute-se ainda como István Mészáros realizou uma dura crítica à hipostasiação do método dialético em G. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Conceito de Estrutura na Lógica e na Matemática.V. de Sousa Alves - forthcoming - Revista Portuguesa de Filosofia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A teoria da vontade de poder enquanto princípio da existência.Eder David de Freitas Melo - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):143-159.
    Não apenas uma vez Nietzsche escreve que o mundo, junto com tudo que nele há, é tão somente vontade de poder. Por meio dessa teoria ele pensa os diversos níveis da existência, indo desde elementos ínfimos e simples até estruturas complexas, com elevado grau de refinamento. Tudo não passa, segundo esse filósofo, do desenrolar de forças em jogo agonístico por um algo a mais de poder. Neste artigo nós analisamos alguns aspectos da teoria da vontade de poder para mostrar como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    Gênese e estrutura do Fio da Meada: Um panorama da obra de Paulo Arantes.Pedro Rocha de Oliveira - 2022 - Dissertatio 53:101-143.
    No presente texto procuramos apresentar um panorama da obra de Paulo Arantes analisando os pontos de contato entre sete de suas principais obras: Ressentimento da dialética, Sentimento de dialética, O fio da meada, Zero à esquerda, Extinção, O novo tempo do mundo e Um departamento francês de ultramar. Procurando ressaltar a preocupação fundamental que alinhava a diversidade temática dessas obras, nos esforçamos em reconstruir a argumentação de Arantes, em especial na medida que lida com o problema dos limites da modernização (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica.Sandro de Castro Pitano, Danilo Romeu Streck & Cheron Zanini Moretti (eds.) - 2019 - Curitiba, PR: Appris Editora.
    O livro Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica é fruto de um denso esforço investigativo que reuniu pesquisadores(as) brasileiros(as) sobre o pensamento freireano, buscando analisar e evidenciar o conjunto de influências presentes em sua obra. Na forma de uma arqueologia, escava o conjunto de escritos de Freire desde o final dos anos de 1950, até as obras publicadas postumamente. Como resultado, elenca e analisa no formato de verbetes 501 presenças identificadas nos seus livros, incluindo autores e autoras, instituições, pessoas, lugares e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  2
    Empatía y final de vida: su manifestación en la personalidad del profesional de la salud y sus efectos en la práctica clínica.Maria de la Victoria Rosales - 2023 - Persona y Bioética 27 (2):e2725.
    El presente estudio analiza la empatía como habilidad cognitivo-emocional-afectiva del médico que permite vivenciar la situación emocional del paciente y transformar el encuentro clínico en un acto solidario y responsable. Señala la importancia de cuidar abnegadamente al otro atendiendo su vulnerabilidad y dependencia, y subraya el valor de custodiar la vida humana hasta su cumplimiento natural, haciéndose cargo del otro, por medio del acompañamiento y de propiciar la renovación del sentido de la existencia, cuando esta está marcada por el sufrimiento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    A Estrutura Diárquica da Democracia Representativa Milliana Como Oposição À Crítica de Honneth À Liberdade Jurídica.Flávio Augusto de Oliveira Santos & Veronica Calado - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):67-81.
    Axel Honneth, em O direito da liberdade, apresenta uma crítica aos elementos problemáticos da liberdade jurídica desde sua primeira formulação, no século XVII, de caráter negativo, até um segundo momento, marcado pela ampliação dos direitos subjetivos, que transforma o espaço privado em um lugar de reflexão ética de onde derivam juízos de “bem” e de “justiça”. Como exemplo desde segundo momento, Honneth se vale do pensamento de John Stuart Mill. Ocorre que, mesmo reconhecendo a importância das teorizações millianas, Honneth insiste (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    O enquadramento do medo no corpo fílmico de horror.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Anais Do Cena 2 (4):1-10.
    Esta pesquisa empreende um estudo acerca das formas de enunciar o medo em produções fílmicas de horror; ou seja, busca-se, por meio da arqueogenealogia foucaultiana, analisar o enquadramento do medo nas imagens em movimento que foram produzidas para compor a estrutura dos filmes de horror; precisamente, busca-se analisar os modos de produção do corpo contemporâneo demarcado pelo horror nestas imagens. Desta maneira, o objetivo deste trabalho é contribuir com a (re)criação da história dos modos como os medos contemporâneos estão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  36
    A construção da mente consciente: Uma análise a partir da perspectiva de António Damásio.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):65-83.
    Neste artigo pretendemos discutir a noção de construção da mente consciente a partir da perspectiva de Antonio Damásio. Para isso, centraremos nossa análise em Self comes to Mind. Em um primeiro momento é necessário delimitarmos o conceito de consciência na visão de Damásio, visando, com isso, a evitarmos equivocidades, na medida em que há várias definições de consciência. Acreditamos que, para uma melhor compreensão acerca do surgimento da mente consciente, é necessário levarmos em consideração os processos evolutivos aos quais o (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  14
    Intencionalidade e constituição de sentido: a Umwelterlebnis como estrutura intencional de uma filosofia sem sujeito transcendental.Christiane Costa de Matos Fernandes - 2022 - Aufklärung 9 (3):31-50.
    Argumento que o conceito Umwelterlebnis (vivência do mundo circundante), como Heidegger o apresenta na preleção de 1919 A ideia da filosofia e o problema da concepção de mundo, diz respeito à estrutura intencional de uma filosofia sem sujeito transcendental. Defendo, porém, que o modelo dessa estrutura intencional envolve o autor no problema da constituição de sentido próprio ao projeto da fenomenologia enquanto ciência originária.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  17
    A estrutura do sucessivo.João Quartim de Moraes - 1979 - Discurso 11:25-40.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Olhares diversos... encontros possíveis.Geida Maria Cavalcanti de Sousa & Elzenita Falcão de Abreu (eds.) - 2013 - Curitiba, Brasil: Editora CRV.
    Com um enfoque multidisciplinar, esta obra reúne, em doze capítulos, pesquisas e discussões teóricas de profissionais, desenvolvidas durante o curso Minter/Dinter em Psicologia, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em convênio com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no período entre 2008 e 2012. As pesquisas aconteceram, na sua maioria, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), com estudos também nas regiões de Recife (PE) e Cuité (PB). A Psicologia perpassa todos os capítulos, mostrando (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A Jangada do Self: Usos Soteriológicos do Eu e do Não-Eu no Buddhismo Antigo.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Paralellus 10 (24):279-294.
    O objetivo deste artigo é sugerir que os ensinamentos Buddhistas sobreanattā(não-eu) não devem ser entendidos como uma negação categórica do eu, mas fazem parte de uma estratégia soteriológica comumente empregada pelo Buddha, de utilizar algo como ferramenta para o seu próprio fim. Tomando o kamma(ação) como o elemento central que estrutura todos os ensinamentos, podemos pensar na identificação do eu como um tipo de ação. Algumas instâncias desta ação serão hábeis e condutoras à libertação, e outras inábeis e condutoras (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    Freud e as alterações da personalidade.Yago Antonio de Oliveira Morais - 2024 - Sofia 13 (1):13142538-13142538.
    Freud propôs uma teoria da personalidade a partir do estabelecimento da psicanálise. Nosso objetivo é percorrer alguns de seus primeiros textos, os quais foram escritos em conjunto com Breuer, buscando delimitar o que Freud compreendeu a respeito de alterações da personalidade, tal como a múltipla personalidade. Este fenômeno ganhou um importante destaque no século XIX, gerando discussões no campo da psicologia e da filosofia, uma vez que implicava ruptura da unidade da personalidade. Freud, por sua vez, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    Biopolítica sob a ótica de Foucault e Agamben: o campo como nómos do moderno | Biopolitics from the perspective of Foucault and Agamben: the field as modern nómos.Igor Corrêa de Barros - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):338-358.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar a relação entre biopolítica e nazismo à luz da obra de Michel Foucault e Giorgio Agamben. Para Foucault, o nazismo utilizou-se do racismo de Estado para proteger uma raça e legitimar a morte daqueles que representavam uma espécie de perigo biológico. Seguindo a mesma via, Agamben nos convida a refletir sobre os campos de concentração não como um fato histórico superado, mas como uma estrutura de poder que vem sendo cada vez mais (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    A relação entre pós-modernidade E religião segundo Gianni Vattimo.Marco Cesar de Souza Melo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):30-37.
    Este trabalho apresenta algumas considerações do pensador italiano Gianni Vattimo acerca da religião na idade contemporânea. O referido filósofo tem como base de suas reflexões a ideia de uma filosofia pós-moderna que se caracteriza pela desconstrução da metafísica da tradição moderna. Nesse sentido, o autor visualiza nas filosofias de Nietzsche e Heidegger a inauguração de uma nova orientação do pensamento ocidental, marcada por esse rompimento com as filosofias totalizantes e pela consideração do ser como resultado das circunstancias eventuais que compõem (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    fenomenologia como questão em Maurice Blondel.Emerson Araújo de Medeiros & Gustavo Silvano Batista - 2024 - Perspectivas 8 (3):124-139.
    O presente artigo pretende discutir a apropriação que Maurice Blondel faz da fenomenologia na esfera da ciência da ação. Ao lidar com todas as coisas como fenômenos, Blondel reivindica um sentido próprio, adequado ao seu caminho filosófico que, no lidar imanente com as coisas, percebe um remetimento ao sentido transcendente e, em última instância, ao Ser. Desta forma, pensar uma fenomenologia significa lidar com as questões de sentido como um todo, tendo em vista um arcabouço transcendente. É neste argumento que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Imagens disruptivas: elementos surrealistas na concepção de história de Walter Benjamin.Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):0039-0070.
    Resumo No Manifesto surrealista, de 1924, Breton explicita o produto da atividade surrealista como uma “luz de imagem”, gerado pela aproximação involuntária de duas realidades distantes. Essa estrutura dupla da imagem surrealista tem um caráter disruptivo, que rompe com a nossa percepção da realidade cotidiana. Com isso, abre-se a possibilidade de um espaço para a crítica social e histórica, bem como para uma intervenção estético-política justamente em uma sociedade na qual as formas tradicionais de crítica parecem estar neutralizadas. Essa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  20
    Conceitos e estrutura mental.Marcos Barbosa de Oliveira - 1991 - Trans/Form/Ação 14:73-91.
    The aim of the talk was to present a brief account of the history of investigations about concepts in the last decades, thereby contributing to the diffusion of cognitive science. The central episode in that history is the turning point that resultedfrom the researches carried out by Eleanor Rosch and others from the beginning of the 70's. Those researches constitute a challenge to the CLASSICAL VIEW OF CONCEPTS . The fact that the rejection of the classical view is not a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  20
    Teoria da Ação Comunicativa : estrutura, fundamentos e implicações do modelo.Gustavo Luis Gutierrez & Marco Antonio Bettine de Almeida - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (1):151-173.
    Este artigo não pretende analisar o conjunto da obra de Habermas. Trata-se de pensar exclusivamente a Teoria da Ação Comunicativa, primeiro, em relação aos teóricos em que afirma fundamentar-se, depois, no sentido da sua própria articulação lógica interna e, finalmente, em relação ao seu objeto de pesquisa, a realidade social. Procura demonstrar que a TAC executa dois giros conceituais essenciais: um ao limitar o agir estratégico ao espaço da economia e da política e outro ao definir cultura, sociabilidade e subjetividade (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Una defensa ética de lo teatral. Rousseau o el sobrino de Rameau.Guillermo De Eugenio Pérez - 2013 - Isegoría 48:269-284.
    En este trabajo se discuten dos modelos opuestos de construcción de la identidad a partir de la contraposición que hace el filósofo Bernard Williams de las figuras de Rousseau y el sobrino de Rameau de Diderot. Frente a la concepción representacional de la identidad como copia o proyección de un ser interior, se propone una noción performativa de la personalidad basada en la espontaneidad y la multiplicidad como fuentes del sujeto contemporáneo. En el trasfondo de esta reflexión se encuentra la (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    O “interno” E o “externo” em filosofia da mente: Wittgenstein E o problema da experiência consciente.Daniel Luporini de Faria - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):42-50.
    Suspeitando de que grande parte dos problemas atuais em filosofia da mente decorre de “nós” na teia sobre a qual estrutura-se a linguagem ordinária e o jargão filosófico pretendemos, com o presente artigo, apresentar a argumentação de Wittgenstein no que tange a identificar e dissolver o que julgamos ser os “pontos de tensão” subjacentes à colocação de alguns problemas aparentemente intratáveis na filosofia da mente contemporânea, em especial, o problema da experiência consciente, ou problema dos qualia. E, fazendo uso (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    (Re)existência “Margarida” - mulher negra quilombola: identidade, religiosidade e o poder de cura na Chapada da Diamantina - BA.Leonice De Jesus Silva & Raquel Souzas - 2019 - Odeere 4 (7):119.
    As mulheres dos quilombos sofrem preconceitos por seu gênero, sua cor e suas origens. Eles lutam todos os dias para quebrar os estereótipos que lhes são impostos desde os tempos da escravidão. A questão de gênero é um fenômeno complexo, e sempre que está ligada à história da escravidão negro-africana, a ideia de submissão e esquecimento emerge. A narrativa das mulheres negras dos quilombos compoem o conjunto de dados para esse artigo. A abordagem interseccional é um recurso teórico relevante para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  10
    O que diria Hannah Arendt sobre o centenário da revolução russa?José Luiz de Oliveira - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):307-345.
    Ao tratar da ação do homem contemporâneo no que diz respeito à Revolução Russa, Hannah Arendt elabora abordagens no campo da filosofia política. Trata-se de abordagens que, certamente, podem iluminar o tempo presente, principalmente quando comemoramos o centenário dessa importante ruptura ocorrida em1917. Aautora, em suas análises, procura demonstrar que as experiências dos conselhos na Rússia, configurados em Sovietes, se fortaleceram a partir dos movimentos de 1905 por meio de ondas de greves espontâneas. Arendt faz referência ao caráter republicano dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A sogra: A comédia dos erros de terêncio.Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):81-88.
    A Sogra (Hecyra) é uma comédia de Terêncio que trata dos desencontros entre personagens que constituem dois grupos familiares: a família de Laques, constituída de seu filho Pânfilo, sua nora Filumena, sua esposa Sóstrata. A família de Filumena, cujo pai é Fidipo e sua esposa Mírrina. A trama gira em torno de desencontros, convenções sociais que sobrepujam os sentimentos entre os parentes e a presença de uma prostituta de nome Báquis. Trata-se de uma peça com base em dramas burgueses que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Quando se adapta uma obra literária para crianças e jovens, que gênero textual é adaptado?Diógenes Buenos Aires de Carvalho - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):156-168.
    O presente trabalho busca responder à indagação constante no seu título, visto que pouco se sabe sobre a adaptação literária no tocante aos gêneros textuais literários que são objetos desse processo. Em vista disso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica que possibilitou a configuração da adaptação literária como um fenômeno editorial da literatura infantil brasileira. A partir dos dados coletados, foi possível identificar os gêneros textuais inseridos no universo da narrativa literária, mais adaptados a crianças e jovens no Brasil: lenda, mito, epopeia, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    História, discurso e estrutura.Estevão De Resende Martins - 2008 - Dialogos 12 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Unidade e Multiplicidade na dialética platônica.Bárbara Helena de Oliveira Santos - 2021 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 31.
    Ao colocar a diairesis em comunhão com a dialética, Platão rompe com a estrutura dicotômica-unívoca parmenídica; no Fragmento 2 do Poema Da Natureza, a deusa estabelece que há apenas dois caminhos para a verdade, um que é e outro que não é. Desses dois caminhos, Parmênides nega o segundo, afirmando que é impossível conhecer o que não é: para o filósofo préssocrático conhecer algo está relacionado ao é, logo, para ele, é impossível conhecer o que não é. De maneira (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    Um possível diálogo entre a Escola dos Annales & a análise de conteúdo em pesquisas históricas.Fabrícia Carla de Albuquerque Silva, Elione Maria Nogueira Diógenes & Deyvid Braga Ferreira - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):324-341.
    O questionamento que norteia este estudo pode ser assim delineado: Como dialogam Escola dos Annales e a Análise de Conteúdo em pesquisas de caráter histórico? A partir dessa questão, a estrutura narrativa traz aproximações epistemológicas entre ambas as escolhas metodológicas e tece problematizações relativas às desconfianças e resistências no entorno das mesmas. Foram consultados estudiosos que tratam da Interdisciplinaridade, Pesquisa em Educação, Análise de Conteúdo, Método e Teorias Históricas. A discussão compreendeu: O lugar da pesquisa histórica/historiográfica; Escola dos Annales (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    De Quem São Os Lugares Na Cidade?Fernanda de Faria Viana Nogueira, Felipe Costa Aguiar & Antonio Henrique Bernardes - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):23-40.
    Pensar nas cidades que construímos é constituir também a construção de um olhar para os corpos que ocupam esses espaços. Neste trabalho, buscamos mergulhar na experiência da sexualidade-em-situação de homens gays da cidade de Campos dos Goytacazes - RJ. A história da construção da cidade se entrelaça em memórias de opressão e violências que até hoje se perpetuam na situação dos corpos desses homens, que a partir de suas trajetórias e experiências, resgatam memórias das situações que viveram e ainda vivem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Jâmblico de calcis, Uma abordagem introdutória ao filósofo do neoplatonismo.Fernanda Lemos de Lima - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):35-48.
    Jâmblico de Cálcils, autor do século III d.C. cuja escrita se insere na esfera do neoplatonismo, apresenta um texto que lida com as temáticas da relação entre o divino e o humano, valendo-se de uma argumentação em que entram elementos da filosofia e da teurgia. O presente artigo pretende apresentar uma primeira abordagem da figura de Jâmblico enquanto filósofo do neoplatonismo, além de pretender lançar olhar introdutório à leitura da obra “Resposta do mestre Abamon à carta de Porfírio dirigida a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  41
    De la tiranía en Platón.David De los Reyes - 2011 - Apuntes Filosóficos 20 (39):179-200.
    Nuestro trabajo intenta presentar, en su primera parte, la práctica de la filosofía clínica a partir de su pertinencia dentro de la filosofía antigua (clásica) en tanto ejercicio espiritual de transformación de sí. Con ello se quiere referir con el concepto de espíritu en comprender un ejercicio no como producto sólo del pensamiento sino a una totalidad psíquica y emocional del individuo, en sentirse dentro de la perspectiva del todo. Era un arte de vivir, un modo de vida que intenta (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Do fundamento moral à forma da normatividade.Adriano Naves de Brito - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O texto articula o itinerário da investigação do autor a partir da pergunta pelo fundamento da moral até a emergência de uma concepção naturalista própria. Entre um ponto e outro, mostra as dificuldades para articular ação, valor e dever —a normatividade— sob um ponto de vista imanente. O eixo em torno do qual os elementos básicos da moralidade estão ligados no diapasão naturalista é a descrição da estrutura da normatividade com base nos quereres recíprocos e reflexivos. A normatividade, segundo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 961