Results for 'Eram Albajri'

105 found
Order:
  1.  7
    Neurocorrelates of Deciding How Much Ice Cream to Eat During an Eating Episode.Jennifer Nasser, Lisa Lanza, Eram Albajri, Angelo Del Parigi & Hasan Ayaz - 2018 - Frontiers in Human Neuroscience 12.
  2. With the Door Open.J. Anker Larsen, Eram Gaisberg & Pleasaunce von Gaisberg - 1931 - Philosophy 6 (24):521-522.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    With the Door Open. By J. Anker Larsen. Translated by Eram and Pleasaunce von Gaisberg. (New York: The Macmillan Co. 1931. Pp. 112. Price 6s. 6d.). [REVIEW]S. E. Hooper - 1931 - Philosophy 6 (24):521-.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    O calendário egípcio.Telo Ferreira Canhão - 2006 - Cultura:39-61.
    Os anos egípcios eram de 365 dias contados a partir da subida ao trono de cada rei. Esta contagem era independente das três estações em que se subdividia o ano solar, marcadas pelas necessidades agrícolas. As semanas iniciais de sete e oito dias, motivadas pelas fases lunares, cedo foram ultrapassadas por um sistema muito mais regular de meses de três décadas, cada uma marcada pelo aparecimento de um decano. Os decanos eram 36 estrelas visíveis por períodos de dez (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Regulação, Concorrência e Forças Ideológicas – o Conflito Entre a China e Os Estados Unidos da América.Fernando Navarro Vince, Jonathan Barros Vita & Jamile Nazaré Duarte Moreno Jarude - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):206.
    Este artigo aborda as questões de regulação de mercados com foco em dois países: China e Estados Unidos da América, ambos influentes na condução de cenários políticos, econômicos, tecnológicos e sociais. O objetivo da pesquisa é demonstrar, por meio da revisão dos dois maiores sistemas econômicos – capitalismo e socialismo – como os aplicativos chineses WeChat e TikTok suscitaram conflitos em prol da regulação de mercados que utilizam inovações tecnológicas. A pesquisa adotou o método dedutivo e bibliográfico, por meio de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    Discurso do método.René Descartes - 1968 - Rio de Janeiro,: Ed. de Ouro.
    Cogito ergo sum. "Penso, logo existo." Tal proposição resume o espírito de René Descartes (1596-1650), sábio francês cujo Discurso do método inaugurou a filosofia moderna. Em 1637, em uma época em que a força da razão tal qual a conhecemos era muito mais do que incipiente, e em que textos filosóficos eram escritos em latim, voltados apenas para os doutores, Descartes publicou Discurso do método, redigido em língua vulgar, isto é, o francês. Ele defendia o "uso público" da razão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  43
    Avaliação de desempenho como um instrumento de poder na gestão de pessoas.Patrícia Bento Gonçalves Philadelpho & Kátia Barbosa Macêdo - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26 (26):27-40.
    O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que enfocou a avaliação de desempenho (AD) como um instrumento de poder utilizado na gestão de pessoas. Realizou-se um estudo de caso que utilizou entrevistas individuais com 14 participantes, sendo 4 diretores e gerentes e 10 trabalhadores da área administrativa e operacional. Para análise dos dados, utilizou-se a análise gráfica do discurso de Lane (1985). A análise dos dados indicou que os participantes (diretoria) percebiam as políticas de gestão de pessoas permeadas pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa.Felipe W. Martinez, Nancy Fumero & Ben Segal - 2013 - Continent 3 (1):27-43.
    INTRODUCTION BY NANCY FUMERO What is a translation that stalls comprehension? That, when read, parsed, obfuscates comprehension through any language – English, Portuguese. It is inevitable that readers expect fidelity from translations. That language mirror with a sort of precision that enables the reader to become of another location, condition, to grasp in English in a similar vein as readers of Portuguese might from João Guimarães Rosa’s GRANDE SERTÃO: VEREDAS. There is the expectation that translations enable mobility. That what was (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Hermann Lotze e Franz Brentano.Nikolay Milkov - 2018 - Guairacá - Revista de Filosofia 34 (1):26-44.
    Resumo: Franz Brentano não foi uma figura solitária que propôs sua filosofia isolada de outros filósofos contemporâneos na Alemanha, tal como alguns neo-brentanianos reivindicaram nos últimos anos. O objetivo deste artigo é corrigir tais concepções equivocadas estabelecendo que Brentano desenvolveu sua psicologia filosófica engajado ativamente no rico contexto histórico-intelectual e acadêmico de seu tempo - em particular, sob a influência de Hermann Lotze. Especificamente, Brentano: (i) adota de Lotze a ideia de que juízo não é apenas uma associação de ideias, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10. “A História do Futuro”“The History of the Future”: Jesuit Mobile Prophecies from Naples to India to Brazil.Inês Zupanov - 2007 - Cultura:119-154.
    Através de uma leitura densa das fontes hagiográficas jesuítas que celebraram a vida de um jesuíta napolitano, Marcelo Mastrilli (1603-1637), procuro mostrar que as visões e narrativas proféticas foram importantes lugares de comunicação social, memória colectiva e mobilização política. O reposicionamento profético foi uma linguagem específica da tecnologia do eu, a partir da qual o sujeito fabricava a sua própria identidade, dentro e contra os limites externos da autoridade e das instituições. Marcelo Mastrilli – que viajou pela Itália, Espanha, Portugal, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  22
    Interfaces da bioética global de Potter com a teoria da complexidade de Edgar Morin em vista de novos saberes à educação do futuro.Valquiria Elita Renk, Anor Sganzerla & Graciano Pedro Pessuro - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022017.
    As constantes mudanças da sociedade contemporânea, principalmente relacionadas ao desenvolvimento do progresso tecnocientífico, tem exigido uma contínua reinvenção da sociedade para acompanhar essas mudanças. Essas transformações têm impactado a totalidade da vida humana, e da biosfera. Se o futuro da natureza humana e da vida da biosfera eram considerados certos, não exigindo a prática de princípios específicos para que isso pudesse continuar a existir, Van Rensselaer Potter (1911-2001) com sua proposta de uma bioética global, e Edgar Morin (1921- atual) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    António Ribeiro dos Santos (1745-1818).António Camões Gouveia - 2017 - Cultura:17-44.
    Os tempos conjunturais de 1745 a 1818 são, tal como a vida e actuação de António Ribeiro dos Santos, diversificados e dissonantes. Qual o problema de fundo deste artigo? Tentar retraçar e compreender as linhas de um desenho, de componente biográfico-intelectual, em que as cores da paleta do barroco atlântico-joanino paulatina mas persistentemente se tornam mutáveis em luzes enciclopédicas e europeias. O Reino estendia-se em paisagens de senhorios e concelhos, pontuadas por uma rede crescente de espaços urbanos em extensões de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    Imigrantes chineses nas terras baixas da península de Guanacaste, na Costa Rica: crônicas de integração social e parentesco de alguns clãs familiares de Puntarenas, Abangares e Nicoya.Lai Sai Acón Chan - 2020 - Dialogos 24 (1):83-136.
    O objetivo deste artigo é descrever o grau de parentesco existente entre várias famílias de origem chinesa que se estabeleceram em Nicoya e analisar como isso influenciou suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e seus padrões de mobilidade em todo o Pacífico da Costa Rica desde final do século XIX até meados do século XX. Os participantes do estudo são descendentes de imigrantes que se enraizaram em Nicoya entre 1880 e 1950, que possuíam duas peculiaridades: pertenciam aos mesmos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Arte, superstição e “filosofia” no Renascimento.Rogério Miranda de Almeida - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (42):895.
    As reflexões deste artigo têm como objetivo principal mostrar que, à diferença do que se pensa habitualmente, o período do Renascimento foi marcado por uma atmosfera de magia, de superstição, de medo e angústia em face do destino e da morte. Trata-se, pois, de um período em que floresceram, ou refloresceram, as letras e as artes, mas não propriamente a ciência e a filosofia. Na verdade, a própria ciência e o que se poderia denominar filosofia — representada principalmente por duas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Da usina ao assentamento: as lutas dos boias frias no século XX entre invisibilidades e releituras.Vera Lucia Silveira Botta Ferrante, Henrique Carmona Duval & Osvaldo Aly Junior - 2022 - Araucaria 24 (51).
    O artigo apresenta as lutas dos trabalhadores rurais boias frias no Brasil, valorizando sua riqueza e protagonismo em momentos históricos em que elas eram invisibilizadas tanto pela ditadura como por visões pré-concebidas de quem seriam os sujeitos das lutas por reforma agrária. O universo empírico da pesquisa é a região de Ribeirão Preto e Araraquara, no estado de São Paulo, representativa das contradições entre uma agricultura produtivista e a proletarização de um amplo contingente de trabalhadores. A partir deste contexto, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    A crítica como réplica bakhtiniana: Edward W. Said como crítico musical.Linda Hutcheon - 2016 - Bakhtiniana 11 (1):208-227.
    RESUMO O artigo propõe uma leitura do trabalho do teórico pós-colonial Edward Said por meio de um olhar bakhtiniano. Ainda que Said e Bakhtin tenham se engajado de forma diferente na política de suas respectivas épocas e que tivessem ideias distintas sobre a relação entre ética e política, seus escritos abrangentes têm sido adaptados e suas ideias apropriadas por estudiosos em diferentes áreas - com frequência, as mesmas. Eles compartilharam a paixão pelo diálogo, explorando a alteridade e a exotopia, e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    Christian Theism and the Philosophical Meaning of Cosmic Evolution.Joseph M. Zycinski - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (1):211 - 223.
    Interpreting John Paul II's message to the Pontifical Academy of Sciences in the context of the new scientific discoveries concerning the mitochondrial DNA, one can argue that the human species emerged in Africa some 200,000 years ago. The very problem of the emergence of the human soul in the process of biological evolution represents a subject outside the cognitive competence of science. Attempts can be undertaken to explain this issue in the epistemological perspective of philosophy and theology. In traditional versions (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Some reflection on the school curriculum and the role of education / Reflexões acerca dos currículos educacionais e a função da educação.Rodrigo Cid - 2008 - Saberes 1 (1):124-131.
    The aim of this paper is to indicate the purpose of education and how it implies changes in the curricula of basic education and in the methods of teaching, guidance and evaluation. We start with the concepts of capacities and overlapping consensus, created respectively by Amartya Sen and John Rawls, and find something that we can call a good life and what it means to improve life. So, we established that education should have as its primary function to enable the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    Wittgenstein on Mathematical Progress.André Porto - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O objetivo deste artigo é tentarmos elucidar a extravagante tese de Wittgenstein de que todo e qualquer avanço matemático envolve alguma “mutação semântica”, ou seja, alguma alteração nos próprios significados dos termos envolvidos. Para isso, argumentaremos a favor da ideia de uma “incompatibilidade modal” entre os conceitos envolvidos, como eram antes do avanço, e o que se tornam após a obtenção do novo resultado. Também argumentaremos que a adoção dessa tese altera profundamente nossa maneira tradicional de construir a ideia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Expropriação, ascese e controle dos corpos femininos: o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo sob três pontos de vista.Cezar Prado - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Durante longo tempo tentou-se, no âmbito da Economia Política e de outras áreas, compreender como se deu o surgimento do sistema de produção capitalista, como se deu a transição do regime feudal, pautado nas relações entre vassalos e suseranos, para um regime baseado na relação entre trabalhadores “livres” e patrões, no qual os primeiros venderiam sua força de trabalho para os segundos e estes, por sua vez, explorariam os primeiros para a obtenção de lucro, sem que houvesse uma coerção formal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Epidemia da insônia: Kopenawa e a equivocidade do esquecimento.Maurício Fernando Pitta - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):199-220.
    Friedrich Nietzsche dizia que a transcendência e a negação da vida, próprias do niilismo reativo que caracteriza a autofagia do Ocidente, eram subprodutos do excesso de memória, plasmado em ressentimento e “espírito de vingança”. Por outro lado, o xamã yanomami Davi Kopenawa, liderança indígena e autor, junto ao antropólogo Bruce Albert, do livro _A queda do céu_, responsabiliza o esquecimento dos brancos por sua própria derrocada — derrocada que leva todos os povos não-brancos consigo, em um vertiginoso cataclisma ambiental (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  37
    Operationalism, Logical Empiricism and the Murkiness of Models.Daniela M. Bailer-Jones - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):145 - 167.
    In the first half of the 20th century, scientific models were hardly mentioned in philosophy of science. Models were not thought to be central elements of science, in contrast to theories. This attitude can be better understood when considering philosophical trends - Operationalism and Logical Empiricism - and scientific developments - the advent of quantum theory and relativity theory. This paper traces the philosophical currents and positions that prevented models from being recognized as playing an important role in science. It (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    O contador de histórias do curso de filosofia da ufpi: Uma homenagem ao professor Gerson Albuquerque de araújo Neto.José Luís de Barros Guimarães - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):34-35.
    São poucos os professores/as que podemos dizer que a sua história de vida se confunde literalmente com a história de um determinado curso. Que sabe contar com riqueza de detalhes as mudanças arquitetônicas que o prédio sofreu, como se deu o início do curso, quem eram os professores/as, qual era o nome das disciplinas do antigo currículo, bem como das transformações pedagógicas e curriculares realizadas ao longo da história para que ele se tornasse aquilo que ele é hoje. Não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Conceitos nômades: filosofia química na Ilustração.Ronei Clecio Mocellin - 2018 - Doispontos 15 (1).
    A pluralidade de filósofos que se interessaram pela cultura química da Ilustração indica que os modos de colaboração entre a química e a filosofia eram variados e não induziam a uma única opção filosófica. Neste artigo, teremos dois objetivos. O primeiro será o de apresentar brevemente uma cartografia do território químico da Ilustração. O segundo será o de explicitar a origem de alguns conceitos químicos presentes nos primeiros capítulos do Sistema da natureza de Holbach, a fim de precisar melhor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    Resenha de “Escola Partida: Ética e Política Em Sala de Aula”, de Ronai Rocha.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):125-127.
    “Ex nihilo nihil fit” é uma máxima da metafísica e da teologia medievais que, digamos, tinha como finalidade ajudar na organização do inventário de uma herança cultural cujas bases não eram compatíveis com aquelas do pensamento cristão no qual o universo é Criação de um Criador. A ideia de que “do nada, nada vem” pode ser talvez identificada como a ideia central do novo livro do professor Ronai Rocha, da Universidade Federal de Santa Maria, intitulado Escola partida: ética e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    Deceitful Crete: Aeneid_ 3.84. and the _Hymns of Callimachus.S. J. Heyworth - 1993 - Classical Quarterly 43 (01):255-.
    Early in Aeneid 3 Aeneas visits Delos and approaches the temple of Apollo with a request for advice on the destination for which the refugees should head. There is an immediate response to his questions : uix ea fatus eram: tremere omnia uisa repente, liminaque laurusque dei, totusque moueri mons circum et mugire adytis cortina reclusis.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    Uriel da Costa (1582?­‑1640), o itinerário intelectual de um marrano Português.Emanuele Landi - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):371-392.
    Cada vez que se descobre um livro que se julgava perdido, dever-‑se-‑ia abrir automaticamente um novo capítulo da história do seu autor. Isto, inexplicavelmente, parece que não aconteceu com Uriel da Costa. A descoberta do Exame das tradiçoẽs phariseas tinha que reabrir o caso Costa contribuindo tanto para a revisão da sua biografia, quanto para o questionamento do seu corpus. A partir do século XVII, a memória de Uriel da Costa foi perspetivada e celebrada exclusivamente pela sua autobiografia, Exemplar humanae (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  3
    Uma pensão chamada Benedita.Edson Messeder - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 6.
    Sem dúvida alguma que era uma das casas mais animadas e mais frequentadas da cidade. Situava-se na esquina da Rua 2 de Julho com a praça do coreto, com uma entrada pela rua e outra pela praça. Portava o nome da sua proprietária. Por isso chamava-se Pensão Benedita.Dizia-se que Dona Benedita era neta de escravos e que sua relação com a família Gomes provinha do tempo da escravatura. Era difícil de entender quem foi escravo de quem, porque o respeito e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    A política dos sermões ou os sermões na política: a pregação nas cidades comunais da Baixa Idade Média.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):98.
    Este artigo propõe os sermões da Baixa Idade Média ocidental como parte da linguagem política das comunas italianas. Junto com os discursos de assembleia, os sermões compunham uma retórica de natureza religiosa com validade cívica apta para os governos citadinos e para o modo de vida urbano. Estuda-se a Summa de Arte Praedicatoria, de Alain de Lille, os Li livres dou Trésor, de BrunettoLatini, os sermões de Giordano de Pisa e a Crônica de Rolandino de Pádua para mostrar como, de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    Dialética da medicina como politica E da política como medicina: Sintonias bioéticas em passagens de fanon.Ivo Pereira de Queiroz, Anor Sganzerla & Cassandra Medeiros Siqueira - 2018 - Odeere 3 (6):269.
    Após a conclusão do curso de medicina psiquiátrica em Lyon, em 1951, Fanon foi acolhido no hospital Saint Alban, para um aprofundamento dos estudos psiquiátricos, tendo ali, trabalhado e pesquisado sob a supervisão do psiquiatra espanhol Francesc Tosquelles, onde praticou os fundamentos da psicoterapia institucional, desenvolvida por Tosquelles e seus colaboradores naquele hospital. Mais tarde, na Argélia, Fanon atuou no hospital de Blida-Joinvile e, posteriormente, na Tunísia, introduzindo reformas, à luz da psicoterapia institucional. A concepção de ser humano que cultivava (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Alienação: nominalismo e ambiguidade referencial no "jovem Marx".Felipe Taufer - 2022 - Princípios 29 (60):381-415.
    A tese principal deste artigo é que se nos perguntarmos pela referência do conceito “alienação”, nos encontraremos na posição de ter que admitir que ela é ambígua. Faço uso do termo ambiguidade referencial para apontar duas fontes de ambiguidade: (i) pode se referir ao trabalho como objeto ou sujeito da alienação; (ii) pode designar ou não uma referência. Argumento a literatura marxista de apoio não explicitou essa ambiguidade, pois está presa no paradigma de uma “leitura genitivo-subjetiva”. Não se trata, porém, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Humanizando sentidos entre a psicologia e a enfermagem: relato de intervenção em uma U.T.I neonatal.Sara Helen Kolachi, Ana Paula Sesti Becker & Maria Aparecida Crepaldi - 2020 - Aletheia 53 (2).
    O relato de experiência teve como objetivo desenvolver práticas de humanização que promovam a saúde na equipe de Enfermagem de uma UTI Neonatal em um hospital catarinense. Participaram da atividade, sete profissionais; destes, três eram enfermeiros(as) e quatro eram técnicas de Enfermagem. Realizaram-se encontros semanais com duração de uma hora, cujo método estruturou-se em três módulos denominados: Módulo 1: Autocuidado; Módulo 2: Trabalho em Equipe e Módulo 3: Processos reflexivos. Para o alcance dos objetivos estabeleceram-se técnicas de dinâmicas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Reinterpretando a pólis democrática: a tensão da justiça no inquérito de Édipo.Ricardo Manoel de Oliveira Morais & Patricio Tierno - 2024 - Aufklärung 10 (3):161-176.
    O objetivo é analisar algumas interpretações conexas que giram em torno da tensão entre duas concepções da díke em Édipo Rei. Como as tragédias ocupavam um papel privilegiado na pólis ateniense, pode-se dizer que as exibições e festividades trágicas eram uma verdadeira instituição política. Não por acaso se pode afirmar que as peças apontavam para um conflito entre os valores aristocráticos tradicionais e a nova ordem democrática. Tal tensão pode ser evidenciada na investigação promovida por Édipo que se manifesta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    Opinião provável sobre guerra e paz no Indiarum Iure, de Juán Solórzano Pereira.Gonzalo Tinajeros Arce - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36681.
    O presente artigo é um estudo de escolástica barroca colonial que combina elementos lógicos, raciocínios práticos e probabilismo, para compreender o movimento processual das deliberações jurídico-políticas sobre “guerra e paz” no pensamento de Juan de Solorzano Pereira. Pensador escolástico do período barroco ibero-americano que residiu por mais de duas décadas nas Índias ocidentais, que elaborou e sistematizou o Direito Indiano, De Indiarum iure. Corpo sistemático e erudito no qual se encontram compiladas cédulas reais, leis, disposições ou mandatos régios; os quais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  19
    Propertius 3. 3. 7–12 And Ennius.J. L. Butrica - 1983 - Classical Quarterly 33 (02):464-.
    Among the difficulties in Propertius is the question whether to retain ‘cecinit’ in 3. 3. 7 or to adopt the conjecture ‘cecini’. Propertius dreamed that he was reclining upon Helicon in a grove by Hippocrene and that he was able to compose a Roman historical epic: Visus eram molli recubans Heliconis in umbra, Bellerophontei qua fluit umor equi, Reges, Alba, tuos et regum facta tuorum neruis hiscere posse meis, Paruaque tam magnis admoram fontibus ora Vnde pater sitiens Ennius ante (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  4
    Escritos de ocasião.Roque Cabral - 2008 - Lisboa: Universidad Catolica Editora.
    Com razão se costuma dizer que um problema bem posto é problema meio resolvido E o contrário também é verdade Ora, definir bem um termo tem grande analogia com pôr bem um problema- a correcta definição dos termos que usamos é condição indispensável para a adequada abordagem e debate de qualquer tema A ponto de Jaime Balmes ter podido dizer, com alguma dose de optimismo- si definimos no discutiremos Bem o sabiam os escolásticos, que por esse motivo faziam preceder qualquer (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  6
    As regras de Descartes: uma epistemologia interrompida.Alfredo Gatto - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:15-29.
    O artigo tem como objetivo investigar as razões que levaram Descartes a não concluir as Regras para a direção do Espírito, estabelecendo uma relação entre a interrupção da obra e a teoria de 1630 sobre a natureza criada das verdades eternas. Com a doutrina da livre criação das verdades, Descartes apresenta uma proposta metafísica que exigia uma revisitação dos pressupostos da sua própria epistemologia. Se nas Regras a matemática e a geometria eram consideradas isentas de toda incerteza, com a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Nominalismo E progresso scientifico nell'ultimo medioevo: Giovanni buridano.Alessandro Ghisalberti - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):679-687.
    Os pensadores do século XN, até poucos anos, eram considerados como críticos destruidores, que minaram as bases do saber elaborado durante o século XIIl. Nos últimos anos, mostrou-se que esta ideia é falsa. O "nominalismo" de homens como Ockham, Gregório de Rimini, João Buridano e outros, representa um momento importante na história da ciência, graças principalmente à aplicação de sua refinada lógica na releitura da física e da cosmologia. Com a revisão global da linguagem filosófica, eles criaram novas linguagens, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  10
    Caçadores-coletores: Ciência e caça nas expedições científicas norte-americanas no Brasil.André Julião - 2021 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 27:24.
    Em 1933, o Governo Provisório liderado por Getúlio Vargas criou o Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil, com o objetivo de coibir a saída do país de objetos de seu patrimônio natural e artístico e garantir uma parte do que fosse coletado no país para as instituições brasileiras. Num momento de aproximação do Brasil com os Estados Unidos, que competia com a Alemanha por influência no país mesmo antes da eclosão da Segunda Guerra, cientistas e outros (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  25
    As cartas de Tell El-Amarna e o tráfico de mulheres em Canaã.José Ademar Kaefer - 2019 - Horizonte 17 (52):114-131.
    As 382 cartas encontradas em Tell El-Amarna trazem não somente informações sobre a política administrativa do Egito durante a Era do Bronze Tardio, mas também sobre as transações internacionais que envolviam vidas humanas. O objetivo deste ensaio é mostrar, através das entrelinhas das cartas de El-Amarna, como funcionava o tráfico de mulheres de Canaã para o Egito nesse período. Temos duas situações: uma é o tráfico de mulheres entre o Egito e os grandes reinos, como Assíria, Babilônia e Mittani, e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    A Ópera e o Final Feliz: Questões de Poética.Paulo M. Kühl - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):37-52.
    RESUMO: Desde os primórdios dos espetáculos teatrais inteiramente musicados, estabelece-se a convenção tácita do final feliz. Desse modo, até mesmo episódios oriundos de escritores antigos, com conhecidos finais funestos, acabaram sendo transformados, acomodando a trama aos usos dos locais onde óperas eram apresentadas. Apesar de parecer uma solução fácil ou episódica, há algumas questões poéticas envolvidas, o que transparece sobretudo em alguns escritos sobre ópera, no século XVIII. A proposta deste artigo é discutir, em primeiro lugar, através de exemplos, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Framework para o Renascimento.Eduardo Henrique Peiruque Kickhofel - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):3.
    Visa-se neste artigo definir conceitos e divisões da filosofia elaborados no período chamado Renascimento. Analisa-se obras de Gregor Reisch, Benedetto Varchi e Francisco de Toledo, entre outros, para entender termos centrais como “filosofia”, “ciência” e “arte” e suas relações hierárquicas. Mostra-se que usos desses termos eram significativamente diversos de usos contemporâneos, e o uso de fontes da época visa simplificar e erradicar noções posteriores que não são necessárias para estudos históricos, de modo que se possa explicar questões que disciplinas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  25
    Clarification and friendship: the government of individuals in enlightenment through moral.Celso Kraemer & Luiz Guilherme Augsburger - 2013 - Synesis 5 (2):27-41.
    RESUMO Trabalhar o tema da amizade a partir de textos de Hume e Kant, no âmbito do debate do Iluminismo constitui o objeto deste trabalho. O Iluminismoé o período em que o desejo de esclarecimento e a atitude crítica têm seu ápice, na racionalidade moderna. A partir do espaço constituído pela amizade, da imbricação do Iluminismo como lugar de produção e profissão da verdade e da moral, esse trabalho questiona: Quais eram as relações entre a amizade e esclarecimento nesses (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    A traição da Igreja ao fundador da sua Doutrina ou a fábula de Cristo.Frederico Rochaferreira - forthcoming - Philbrasil.
    Devemos olhar o mito como um grande quebra cabeça da história, cujas peças esparsas precisam ser unidas corretamente e, mesmo assim, não é certo que as peças unidas possam vir a formar um quadro de acontecimentos reais. É provável que a causa primeira da distorção de fatos e acontecimentos em mitos ou fábulas, estivesse na incompreensão da língua, assim como aconteceu, em grande medida, com a criação do romance cristão, contudo, superada essa incompreensão, julgou-se bom e necessário à ordem dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Quae fuerat fabula, poena fuit. Mythology and Justice in the Roman Arena.Nuno Simões Rodrigues - 2012 - Cultura:125-140.
    Uma das formas de aplicação de penas na Roma Antiga passava pela encenação na arena de narrativas mitológicas, cujos protagonistas – como Ícaro, Dirce, Pasífae, Átis e Hércules – não tinham um final feliz. Essas personagens eram interpretadas por condenados, que desse modo reviviam em tempo real as histórias fatais que por certo proporcionavam espectáculos e experiências marcantes na sociedade romana antiga. Este estudo analisa as fontes que dão conta deste fenómeno sociocultural e propõe uma leitura histórico-sociológica para a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  20
    A relação entre a realidade social e as representações régias.Sandra Regina Franchi Rubim & Terezinha Oliveira - 2016 - Dialogos 20 (2):115.
    Neste texto refletiremos sobre a importância da imagem como possibilidade de construção mental e social. Investigaremos o discurso laico em representações imagéticas dos monarcas franceses Francisco I e Henrique II. Nesse período, a sociedade passava por mudanças sociais entre o Medievo e a Modernidade, implicando a construção da ideia de Estado, como organizador social. Entendemos que as imagens além de revelar as relações sociais, eram também, um veículo formador. Acreditamos, assim, na relevância da realização de pesquisas na História, na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    Práticas de conversão e obras missionárias.Pablo Martín Pietro & Leandro Alves Teodoro - 2023 - Horizonte 20 (63):206302-206302.
    Em 1377, o célebre bispo de Oviedo, Gutierre Gómez de Toledo, celebrou um sínodo reformista em que se promulgaram diretrizes para a ação do clero, incluindo uma constituição sobre a ação catequética na diocese. Apregoava o prelado que “como, segundo as ordenações dos santos padres, a principal carga e cura devem haver os que têm alguns súditos” consistia em ensiná-los as lições pelas quais seriam salvos”. Por isso, os arciprestes e curas eram obrigados a apresentar “aos seus súditos e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Anito e o suborno de jurados (dekázein) nos processos atenienses.Carlos Carvalhar - 2021 - Calíope: Presença Clássica 40:167-188.
    Anito é mais conhecido por ser um dos acusadores de Sócrates, mas este político teve outra proeza: sua sagacidade o fez criar um método obscuro de identificar os jurados e assim saber exatamente a quem subornar em um processo legal, ou seja, ele conseguia identificar quem eram os dikastaí que estariam agrupados no dikastḗrion específico que julgaria determinado caso em um tribunal. Com essa metodologia ele conseguiu se safar de uma condenação em 409 a.e.c., quando por sua falha Atenas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O que é a Educação Infantil?Khyara Fantollini dos Santos - manuscript
    Entendemos a Educação Infantil em amplo sentido, isto é, há um leque de conceitos em que pode-se gozar dentro da Pedagogia e as Ciências da Educação, é nessa modalidade de ensino que podem-se englobar todas as esferas educativas vivenciadas pelas crianças de, conforme Lei, 0 à 5 anos de idade, pela família e, também, pelo próprio corpo social, antes mesmo de atingir a idade educativa obrigatória que é, vide Lei, aproximadamente a partir dos 7 anos de idade. A EI também (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Tradução comentada da inscrição helenística I Eleusis 229.Carlos Carvalhar - 2021 - Hypnos 1 (47):219-229.
    Resumo: Tradução, com comentário, de uma inscrição presente em pequeno frontão helenístico do século II AEC, que trata de um decreto homenageando o demarco Pânfilo, e tanto demonstra como os Mistérios de Elêusis ainda eram importantes no período Helenístico, como comprova o papel das mulheres na condução dos eventos religioso. Também a atesta a organização de festivais pequenos e grandes, a liturgia de eventos no teatro, procissões e sacrifícios. -/- Palavras-chave: decreto; epigrafia; Mistérios de Elêusis. -/- Abstract: Portuguese translation, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 105