Results for 'Demonstração'

78 found
Order:
  1. A demonstração elêntica em Aristóteles.Thiago Silva Freitas Oliveira - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23):193-214.
    O presente trabalho constitui-se de uma breve análise dos trechos que vão de 1005b 35 à 1006a 27 do capítulo quatro do livro Gama da Metafísica de Aristóteles e pretende fornecer uma leitura alternativa àquela feita pela tradição acerca da defesa do princípio de não-contradição elaborada nesse texto por Aristóteles. Com a ideia de um roteiro refutativo, pretendemos mostrar que argumentação em defesa do princípio encontra seu sucesso no seguimento desse roteiro provando, via demonstração elêntica, a validade e universalidade (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Demonstração, silogismo e causalidade.Lucas Angioni - 2014 - In Lógica e Ciência em Aristóteles. Phi. pp. 61-120.
    This chapter argues in favour of three interrelated points. First, I argue that demonstration (as expression of scientific knowledge) is fundamentally defined as knowledge of the appropriate cause for a given explanandum: to have scientific knowledge of the explanandum is to explain it through its fully appropriate cause. Secondly, I stress that Aristotle’s notion of cause has a “triadic” structure, which fundamentally depends on the predicative formulation (or “regimentation”) of the explanandum. Thirdly, I argue that what has motivated Aristotle to (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   27 citations  
  3.  21
    Demonstração do movimento da luz no ensaio de óptica de Descartes.José Portugal dos Santos Ramos - 2010 - Scientiae Studia 8 (3):421-450.
  4.  11
    Da demonstração da existência de Deus por R. P. Lami (Mémoires de Trévoux, 1701).Leandro Alves da Silva - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:291-299.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  35
    Prosa versus Demonstração: Wittgenstein sobre Gödel, Tarski e a Verdade.Juliet Floyd - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (3):605 - 632.
    O presente artigo procede, em primeiro lugar, a um exame das evidências disponíveis referentes à atitude de Wittgenstein em relação ao, bem como conhecimento do, primeiro teorema da incompletude de Gödel, incluindo as suas discussões com Turing, Watson e outros em 1937-1939, e o testemunho posterior de Goodstein e Kreisel Em segundo lugar, o artigo discute a importância filosófica e histórica da atitude de Wittgenstein em relação ao teorema de Gödel e outros teoremas da lógica matemática, contrastando esta atitude com (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Os seis requisitos das premissas da demonstração científica em Aristóteles.Lucas Angioni - 2012 - Manuscrito 35 (1):7-60.
    I discuss in this paper the six requirements Aristotle advances at Posterior Analytics A-2, 71b20-33, for the premisses of a scientific demonstration. I argue that the six requirements give no support for an intepretation in terms of “axiomatization”. Quite on the contrary, the six requirements can be consistently understood in a very different picture, according to which the most basic feature of a scientific demonstration is to explain a given proposition by its appropriate cause.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   44 citations  
  7.  17
    A fórmula do valor de troca:: a demonstração formal da sociabilidade do trabalho em o capital de Karl Marx.Francisco Luciano Teixeira Filho - 2013 - Discusiones Filosóficas 14 (22):91-105.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  25
    Considerações Sobre a Ideia de Natureza do Conhecimento Científico na Tradição Filosófica Ocidental.Cassiano Terra Rodrigues - 2006 - Cognitio-Estudos.
    Trata-se de fazer um recorte temático na história da filosofia ocidental, comparando três noções básicas de ciência: a aristotélica-tomista, segundo a qual ciência é conhecimento dedutivo, com base em certos princípios supremos, de estabelecimento de verdades; a baconiana, segundo a qual ciência é um procedimento indutivo de descoberta de verdades; e a peirciana, segundo a qual ciência é um modo de vida, uma atividade investigativa concreta, de descoberta da verdade. Aristóteles; Demonstração; Dedução; Tomás de Aquino; Princípios; Bacon; Indução; Peirce; (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Aristóteles, inesse, Leibniz.Vivianne de Castilho Moreira - 2014 - Doispontos 11 (2).
    Em diversas ocasiões, Leibniz recorre à autoridade de Aristóteles a fim de roborar sua tese da verdade como inerência do predicado ao sujeito da proposição. Não é, contudo, evidente em que medida a filosofia aristotélica poderia oferecer amparo a essa reivindica- ção. Afinal, a Aristóteles tradicionalmente se atribui uma concepção de verdade diferente, consistente em uma relação de correspondência entre a proposição e a realidade que ela se destina a descrever. Sem discutir a conhecida tese da verdade como correspondência, este (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  49
    A função do método de análise na constituição do argumento do cogito_ nas _Meditações_: uma leitura do _cogito_ através da _reductio ad absurdum.Érico Andrade - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (2):155-171.
    Considerando que o cogito possa ser tomado, nas Meditações, como uma conclusão de uma demonstração, pode-se avançar a tese de que essa demonstração está consoante ao método analítico, que Descartes reconhece empreender nesse texto. Esse método teria entre as suas funções nas Meditações aquela de apresentar – sob a forma de uma rede de implicações ontológicas – o raciocínio que conduz à certeza da existência. Como cumpre no referido texto determinar a certeza da existência sem tomar como base (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  18
    A função do método de análise na constituição do argumento do cogito_ nas _Meditações_: uma leitura do _cogito_ através da _reductio ad absurdum.Érico Andrade - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (2).
    Considerando que o cogito possa ser tomado, nas Meditações, como uma conclusão de uma demonstração, pode-se avançar a tese de que essa demonstração está consoante ao método analítico, que Descartes reconhece empreender nesse texto. Esse método teria entre as suas funções nas Meditações aquela de apresentar – sob a forma de uma rede de implicações ontológicas – o raciocínio que conduz à certeza da existência. Como cumpre no referido texto determinar a certeza da existência sem tomar como base (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  4
    Verdade e Evidência da Existência de Deus Em São Boaventura.Paulo Martines - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):23-38.
    O tema da existência de Deus é apresentado por São Boaventura a partir de três vias que conduzem o pensamento humano à certeza natural, enquanto adesão firme à verdade que a inteligência conhece, seja segundo as razões eternas, seja por meio de provas demonstrativas. Essas três vias consideram respectivamente, o autoconhecimento da alma; o reconhecimento do mundo exterior, na relação entre as criaturas e o criador; e o plano da evidência imediata e suficiente por si para engendrar a verdade indubitável. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Divisão do trabalho e apologia da ordem em Thomas Hobbes e Norbert Elias.Anderson Alves Esteves - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):747-782.
    Divisão do trabalho e apologia da ordem em Thomas Hobbes e Norbert Elias Resumo: O artigo expõe os juízos afirmativos granjeados por Thomas Hobbes e Norbert Elias a respeito da divisão do trabalho e de suas relações com a ordem social, a despeito das diferenças de métodos e de métricas dos autores em pauta. De Thomas Hobbes, recolhe-se a demonstração, com subjacência no raciocínio hipotético-dedutivo do filósofo inglês, de que, do indivíduo, palmilha-se à sociedade, do contrato que edifica o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  14.  80
    A Concepção Estândar de Prova e o Problema de Kant.André Porto - 2021 - In Gisele Secco (ed.), De Mathematicae atque Philosophiae Elegantia. College Publications. pp. 150-168.
    The objective of this paper will be to present a critical evaluation of the so-called “standard conception of a proof”. According to this conception, a text could only be called a “demonstration of a certain mathematical proposition” if we could find a completely formalized version of that demonstration, its “corresponding formal proof”. We will compare these ideas with the treatment of the same topic within two markedly different contexts, that of contemporary Swedish intuitionism and that of modern software engineering. Finally, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Notas Marginais Em Torno da Disseminação Do Ódio e Do Ressentimento Na Contemporaneidade Em Curso: A Negação da Genericidade e o Espraiamento Do Estranhamento Em Marx.João Edson Gonçalves Cabral & Dalila Miranda Menezes - 2022 - Revista Dialectus 25 (25):212-227.
    Em 25 de maio de 2020 um homem negro americano, chamado George Floyd, morreu após ser asfixiado por mais de oito minutos por um policial branco na cidade de Minneapolis, nos EUA. Violentos protestos se seguiram ao longo do país com cartazes contendo as últimas súplicas de Floyd: “I can’t breathe” (Eu não consigo respirar). Pouco tempo depois, ainda sob o calor dos horrores da hora, outro fato também vinculado ao acontecimento recém-referido roubou a cena e chamou a atenção dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  42
    Os objetos da música e da matemática e a subalternação das ciências em alguns tratados de música do século XVI.Carla Bromberg - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):9-30.
    Sabe-se que, durante alguns períodos da história, a Música e a Matemática foram ciências que compartilharam seus conceitos e discussões. Um dos períodos no qual essa comunhão se deu de maneira significativa foi o Renascimento. A Música era então classificada como ciência e, pertencendo ao grupo das matemáticas, dividia seu espaço com a Aritmética, a quem era subordinada, com a Geometria e a Astronomia. Essa divisão foi transmitida através das obras do filósofo Sevério N. Boécio e prevaleceu durante o século (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  66
    Hume e as bases científicas da tese de que não há acaso no mundo.Silvio Seno Chibeni - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (2):229-254.
    http://dx.doi.org/10.5007/1808-1711.2012v16n2p229 Tanto no Tratado da Natureza Humana como na Investigação sobre o Entendimento Humano , Hume mostra-se convencido de que “não há acaso no mundo”, e que “aquilo que o vulgo chama de acaso não passa de uma causa secreta e escondida”. Essa tese desempenha papel crucial em sua análise do livre-arbítrio e, conseguintemente, da responsabilidade moral; é também um elemento importante em sua discussão sobre os milagres. No entanto, o próprio Hume ofereceu, no Tratado , um argumento convincente para (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A Prova por Redução ao Absurdo na Lógica Clássica.Maria da Paz Nunes de Medeiros - 1995 - Princípios 2 (2):120-125.
    Embora a logica seja, de urn modo geraJ, concebida como um ramo da filosofia, suas aplic~oes via muito alem dos limites de qualquer disciplina isoladamente considerada (SALMON, 1993). Seu papel principal e fomecer meios para determinar a rel~o de consequencia que vige entre as premissas e a conclusao de urn dado argumento. Dentre as tecnicas utilizadas que possibihtarn garantir esta rel~o destaca-se a tecnica por redu ¢oao absurdo por ser amplamente aplicada nas cienciasdesde a antiguidade. Suaideiabasics residenofatodequeumapropo si~ nio pode (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  42
    A teoria nietzscheana da tragédia.José Fernandes Weber - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):205-223.
    Tendo como referência O Nascimento da Tragédia de Friedrich Wilhelm Nietzsche, busca-se explicitar a particularidade da concepção nietzscheana de tragédia a partir de um duplo movimento: 1) Reconstrução das principais teses dos primeiros parágrafos da obra; 2) Demonstração da vinculação daquelas teses à tradição estética alemã do final do século XVII e do início do século XIX. Com isso se realça e reedita o diálogo intenso de Nietzsche com aquela tradição e se mostra as inovações e a radicalidade da (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Cosmovisões e Realidades: a filosofia de cada um. (3rd edition).Roberto Arruda (ed.) - 2023 - São Paulo: Terra à Vista.
    Não é pensando que criamos mundos. É compreendendo o mundo que aprendemos a pensar. Cosmovisão é um termo que deve significar um conjunto de fundamentos dos quais emerge uma compreensão sistêmica do Universo, seus componentes como a vida, o mundo em que vivemos, a natureza, o fenômeno humano e suas relações. Trata-se, portanto, de um campo da filosofia analítica alimentado pelas ciências, cujo objetivo é esse conhecimento agregado e epistemologicamente sustentável sobre tudo o que somos e contemos, que nos cerca (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    A questão da invenção- Uma reflexão sobre O conhecimento em Leibniz.Cristiano Bonneau - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:89-104.
    Leibniz é um contumaz crítico das filosofias da tradição e de seus contemporâneos. No que se refere à questão do conhecimento, existe na filosofia leibniziana uma oposição clara às gnosiologias mais influentes e determinantes de seu tempo, no caso do cartesianismo, do empirismo e até mesmo do intuicionismo espinoseano. O ecletismo de Leibniz tomou forma a partir de suas críticas, que, segundo algumas interpretações, intentavam conciliar os mais diletos pontos de vista. No entanto, o pensamento de Leibniz envereda por outros (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  22
    Nota sobre o problema da fundamentação última na Begriffsschrift de Fichte.Juan A. Bonaccini - 2007 - Dois Pontos 4 (1).
    resumo Neste trabalho é analisada a estratégia da exposição de Fichte em seu escrito Sobre o conceito da Doutrina da Ciência e interpretada como indo de encontro a um determinado tipo do ceticismo moderno. Todavia, ao contrário da leitura proposta por Rockmore, que sustenta ser possível considerar toda a epistemologia fichteana dessa época como uma linha de argumentação de cunho pragmático e antifundacionista, defende-se a tese de que Fichte está comprometido desde o início com a tarefa de uma fundamentação última (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  23
    De Magistro: dos signos à transcendência (De magistro: from signs to transcendence).Hugo Langone - 2012 - Horizonte 10 (25):268-277.
    No De libero arbitrio , a fim de provar que Deus existe, santo Agostinho recorre à demonstração da existência de elementos inteligíveis que são universais, imutáveis e superiores a alma. No entanto, o famoso e longo processo de ascensão encontra ainda outras veredas, e no De magistro o futuro bispo de Hipona chega às realidades metafísicas (e, assim, ao próprio Deus) através da análise da linguagem verbal e da comunicação. Partindo das considerações tecidas no próprio tratado, escrito em 389, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Atenção e método na filosofia de Descartes.Lia Levy - 2019 - In Edgar Marques, Ethel Rocha, Marcos Gleiser, Luiz Carlos Pereira & Lia Levy (eds.), Caminhos da razão : estudos em homenagem a Guido Antônio de Almeida e Raul Ferreira Landim Filho. Rio de Janeiro: Nau Editora. pp. 109-128.
    Em seu exame da teoria da verdade cartesiana, Raul Landim (1993, 2009) enuncia as três questões que toda teoria da verdade deve responder: (a) o sentido de ‘verdade’; (b) a possibilidade de conhecimentos verdadeiros e (c) a possibilidade do reconhecimento de conhecimentos verdadeiros. Os argumentos a serem apresentados dizem respeito sobretudo à terceira questão, mas consideram a necessidade de ser assegurar uma resposta adequada à segunda questão. Para tanto, retomarei (I) brevemente alguns pontos de um artigo anterior sobre o tema (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  33
    O caráter imaginativo da memória no livro II da ética de espinosa.Eliakim Ferreira Oliveira - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:337-353.
    O presente artigo busca, a partir da leitura das proposições 17 e 18 do livro II da Ética, inserir Espinosa na tradição filosófica que trata a memória como uma faculdade de caráter fundamentalmente imaginativo. Essa tradição tem destaque na modernidade com Descartes, cujo modelo físico de explicação dos mecanismos da memória é, segundo nossa leitura, aquele em voga no século XVII e o mesmo que serviu de base para a chamada pequena física da Ética, da qual depende a demonstração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  50
    Entre a essência E a existência: A correspondência de espinosa a hudde.Juarez Lopes Rodrigues - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:373-399.
    O objetivo deste artigo é analisar o conteúdo das Cartas 34, 35 e 36 da Correspondência de Espinosa a Hudde. Nele podemos perceber o esforço e engenhosidade do filósofo em conduzir o seu interlocutor a assentir à primeira definição da Ética, a definição de causa sui. Hudde, matemático de formação, se esforça em compreender como o filósofo pode demonstrar que a unicidade de Deus possa ser deduzida exclusivamente do fato de que sua natureza ou essência envolve existência necessária. É através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Arquétipos Morais: ética na pré-história.Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terrra à Vista.
    A tradição filosófica das abordagens da moral tem predominantemente como base conceitos e teorias metafísicas e teológicas. Entre os conceitos tradicionais de ética, o mais proeminente é a Teoria do Comando Divino (TCD). De acordo com a TCD, Deus dá fundamentos morais à humanidade desde sua criação e por meio de revelações. Assim, moralidade e divindade seriam inseparáveis desde a civilização mais remota. Esses conceitos submergem em uma estrutura teológica e são principalmente aceitos pela maioria dos seguidores das três tradições (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    Sistemas Prisionais e Educação de Jovens Adultos Em Contexto de Reclusão Em Portugal.José António Moreira & Séfora Silva - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:93-104.
    O acesso ao conhecimento, nomeadamente, através da educação e da formação, como agente de inclusão social e digital está na lista de prioridades de diversos organismos internacionais e a preocupação com grupos minoritários, como a população prisional é uma realidade incontornável. A este respeito a literatura também tem sido clara na demonstração de como a educação é fundamental para responder às necessidades daqueles que se encontram no limiar da exclusão social, em risco e vulnerabilidade. Este será um caminho para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Kierkegaard e a prioridade do existente pessoal.Paulo Barroso - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):77.
    O tema deste artigo é o imperativo existencial de Kierkegaard, o existente pessoal que se impõe ao existente social. Este tema é transversal na obra deste autor e é pertinente, pois é sempre necessário e profícuo refletir sobre a condição humana e os estádios da existência atemporais que se tem de seguir. Qual é o cabimento dos três estádios da existência de Kierkegaard para a condição do indivíduo enquanto simples existente pessoal? A resposta a esta pergunta é o objetivo deste (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  40
    Linguagem natural e música em Rousseau: a busca da expressividade.Jacira de Freitas - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (1):53-72.
    As análises de Rousseau indicam que o ingresso no universo simbólico traz consigo a possibilidade da perda da unidade do indivíduo e com ela a possibilidade de ruptura do vínculo social. Partindo da demonstração que a mediação dos signos representativos dá-se em três instâncias distintas, procurou-se detectar se a mesma lógica que comanda o sistema como um todo subjaz às suas teorias musicais. A idéia de que uma seqüência hierarquizada de valores, que vão do mínimo ao máximo de inserção (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    Reflexões sobre a relação entre a (des)construção do espaço público e a (sub)cidadania.Priscila Maria de Freitas, Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali & Mário Valério Filho - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):47-60.
    As cidades brasileiras contemporâneas possuem espaços que ora privilegiam a realização de negócios e ora a construção de cidadania. Para compreender como são ocupados destes modos se faz necessário analisar as cidades; desde sua definição, passando pelo contexto político e econômico, para então compreender seu aspecto social. Assim, este artigo busca compreender se e em que medida as características dos espaços públicos impactam no processo de construção de cidadania. Analisando por meio de observação flutuante dois espaços públicos que são duas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    O conceito de “vontade” na ética de Espinosa.Albertinho Luiz Gallina - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):300-318.
    Neste artigo pretendo apresentar uma interpretação do sentido que Espinosa atribuiu ao conceito de “vontade”. Mostrar como ele se afastou da concepção que a tradição tinha desse conceito, e qual é o papel que o mesmo desempenha nas deduções geométricas empregadas em suas demonstrações. Por fim, levando em consideração os dois primeiros livros da sua Ética, pretendo esclarecer em que medida o conceito de “vontade” tornou possível tanto a demonstração do conhecimento quanto da liberdade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional // Multireferentiality and the philosophical thinking in the classroom: elementos for a deconstruction of traditional..Francisco Ramos Neves - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):161-180.
    O presente artigo tem como finalidade discutir e apresentar elementos para uma desconstrução do conceito tradicional de ensino de filosofia à luz da abordagem multirreferencial, contextualizando os motivos filosóficos que atestam a falência conceitual do uso do termo “ensino” para explicar as práticas filosóficas em educação. Metodologicamente apresentamos a proposta de uma nova abordagem dessas práticas a partir da demonstração da problemática multirreferencial. A abordagem multirreferencial foi aprofundada por Jacques Ardoino, da Universidade de Vincennes, desenvolvida no âmbito da educação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A base ontológica da Crítica da Razão Pura e os postulados do Beweisgrund: uma comparação.Filicio Mulinari Silva - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):74-91.
    Dada a importância que o predicado de existência tem não só para os escritos kantianos, mas para toda a ontologia moderna, o presente artigo tem como objetivo realizar uma comparação da noção de ser em dois períodos distintos da filosofia de Kant. De modo específico, pretende-se ver como a noção de ser presente na Crítica da Razão Pura (1781) já estava, em certa medida, formulada em um trabalho pré-crítico do filósofo redigido em 1763, a saber, na obra O único argumento (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    Análise do critério de "experiências sensatas e demonstrações necessárias" em Galileu.Caio Bismarck Silva Xavier - 2023 - Perspectivas 8 (1):43-71.
    O presente trabalho consiste na análise do enunciado “experiências sensatas e demonstrações necessárias”, que Galileu utiliza em seus argumentos em favor da autonomia da ciência na “Carta a Castelli”. Nosso propósito é explicar o enunciado “experiências sensatas e demonstrações necessárias” como sendo o critério de conhecimento dos fatos da realidade física que Galileu estava propondo com seu conceito de “ciência”. Explicaremos os procedimentos particulares que definiriam os itens “experiências sensatas” e “demonstrações necessárias” do critério de Galileu. Por um lado, as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  87
    Tempo Subjetivo na Filosofia da Memória: Autonoese e Viagem no Tempo Mental.Gabriel Zaccaro - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):241-266.
    A filosofia da memória é uma área na qual se convergem conhecimentos próprios da filosofia, assim como de evidências empíricas provenientes da área da psicologia cognitiva e das neurociências. Um dos problemas vigentes dentro da filosofia da memória se concentra na busca de uma definição precisa de nossas memórias episódicas, isto é, nossas memórias de eventos do passado. Uma característica inescapável para qualquer definição precisa da memória episódica concerne sua fenomenologia específica. Apesar de ser um elemento majoritariamente estudado na psicologia, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  16
    Gilbert Simondon e uma filosofia biológica da técnica.Wendell Evangelista Soares Lopes - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):307-334.
    ResumoO presente artigo visa mostrar o significado da filosofia biológica da técnica em Gilbert Simondon. Essa rubrica coloca em ação uma leitura da filosofia da técnica do filósofo francês como uma ontologia regional no interior de sua ontologia geral ontogenética, que, nesse regime específico, baseia-se em um modelo do orgânico. Para tanto, mostraremos que a individuação dos objetos técnicos, sua concretização marcada pela superdeterminação funcional, obriga-nos a pensá-los em sua organicidade e desde uma organologia geral. Ademais, os conceitos de adaptação (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  5
    Hegel e Marx – Apresentação de Um Diálogo e o Lugar Das Chamadas Determinações-da-Reflexão (Reflexionsbestimmungen).Jesus Ranieri - forthcoming - Revista Dialectus.
    O trabalho trata da experiência do autor em estudos de aspectos da relação estabelecida entre Georg Wilhelm Friedrich Hegel e Karl Heinrich Marx, notadamente aqueles de caráter metodológico. O texto passa também em revista uma produção europeia recente, principalmente italiana, que reivindica competentemente um estudo genético da referida temática. Nosso texto tem portanto a intenção de expor para o leitor brasileiro dimensões da interpretação internacional diretamente relacionada com as citadas teorias desenvolvidas por Hegel e Marx. Parte significativa do argumento final (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Sobre O método do discurso prático na fundamentação da ética do discurso de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):70-82.
    O artigo sublinha o método do discurso prático na fundamentação da ética do discurso e as possíveis diferenças que traçam a separação da ética discursiva da ética kantiana. Mais do que investigação e demonstração, trata-se de uma exposição dos movimentos conceituais importantes sobre o método do discurso prático da ética habermasiana.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    Fundamentos teóricos da ditática de física: algumas reflexões a partir da prática docente.Jó António Capece - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):63-73.
    A presente comunicação é o resultado de uma pesquisa bibliográfica e das constatações do autor derivadas da sua experiência no processo de ensino e aprendizagem, mormente na disciplina de Didáctica de Física. Tomando como pressuposto de que a Didáctica de Física ou a Prática de Ensino de Física, ocupa um papel preponderante no currículo de Formação do corpo discente e docente na Universidade Pedagógica, o autor trás à tona uma discussão teórica com vários autores que de algum tempo à esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    O formalismo moral em Kant: autonomia e vontade.Marcone Costa Cerqueira - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):227-239.
    Tencionamos, neste artigo, demonstrar os meandros constitutivos do que seja um formalismo moral em Immanuel Kant, tendo como pressuposto teórico sua compreensão de uma teoria da vontade. Este movimento de análise e demonstração teórica terá como fio condutor a ideia de autonomia que permeia a construção da vontade no formalismo kantiano, ou seja, a pressuposição de uma possível autonomia formal da razão é a base na qual se assenta a teoria moral deste pensador. Para execução de nossa pretensão será (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  17
    Uma reflexão sobre a temporalidade no "Parmênides" de Platão.Gérson Pereira Filho - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):86.
    A passagem 140e-141d do diálogo Parmênides nos remete a uma das conseqüências lógicas em relação ao “um”, isto é, estar fora do tempo, como parte da demonstração argumentativa do filósofo eleata ao admitir a primeira hipótese de que “o um é” e as conseqüências disso para si mesmo. Aceitar a existência do “um” implica, segundo o método de análise utilizado por Parmênides, verificar cada uma das hipóteses possíveis nesses casos, em relação às suas predicações, para si e para outras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  39
    Aristotle's Theory of Deduction and Paraconsistency.Evandro L. Gomes & Ítala M. L. D.?Ottaviano - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (1):71-97.
    No Órganon Aristóteles descreve alguns esquemas dedutivos nos quais a presença de inconsistências não acarreta a trivialização da teoria lógica envolvida. Esta tese é corroborada por três diferentes situações teóricas estudadas por ele, as quais são apresentadas neste trabalho. Analizamos o esquema de inferência utilizado por Aristóteles no Protrepticus e o método de demonstração indireta para os silogismos categóricos. Ambos os métodos exemplificam como Aristóteles emprega estratégias de redução ao absurdo logicamente clássicas. Na sequência, discutimos os silogismos válidos a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44. Los acuerdos de Kierkegaard y Hegel sobre la demostración de la Existencia de Dios.Magdiel Martinez Gomez - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (1):35-53.
    ResumoO objetivo da reflexão é conseguir um contato assertivo entre Hegel e Kierkegaard, quando ambos analisam a tarefa demonstrativa com a prova ontológica da existência de Deus. Trata-se de aproveitar que Kierkegaard reflete um pouco sobre a lógica do pensamento nas Migalhas filosóficas, para buscar um acordo com Hegel nessas áreas, além dos confrontos habituais entre o “existencialismo” de um e o “logicismo” do outro. Ao longo de quatro séries ou eixos argumentativos, ambos os autores, em seus respectivos modos, analisarão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A necessidade do conhecimento científico : Um estudo sobre os segundos analíticos de Aristóteles.Breno Zuppolini - 2011 - Dissertation, University of Campinas (Unicamp)
    No tratado intitulado Segundos Analíticos, Aristóteles desenvolve uma teoria da demonstração científica e da ciência demonstrativa. Ali, o conhecimento científico é descrito pelo filósofo como envolvendo uma certa "necessidade". Alguns intérpretes associam esta noção de necessidade à necessidade modal, pertinente à silogística modal de Aristóteles. Esta interpretação, todavia, tornaria o modelo de ciência proposto nos Analíticos incompatível com os explananda das ciências da natureza, cuja cientificidade o próprio Aristóteles reiteradamente defendeu. A fim de evitar este inconveniente, abordamos e reconstruímos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  88
    Second-Person Accounts and the Problem of Evil.Eleonore Stump - 2001 - Revista Portuguesa de Filosofia 57 (4):745-771.
    In this paper, the author argues that a second-person experience is an experience one has when one has conscious awareness of another consciously aware person. The author shows that there are some things we know in second-person experiences which are either difficult or impossible to put in propositional form at all but stories can capture them for us. An account of a second-person experience is what we typically find in narratives. The author argues that the second-person point of view has (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  47.  10
    As opiniões reputadas (endoxa) no contexto atual.Idalgo José Sangalli - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022034.
    A proposta deste ensaio é somente indicar uma possível contribuição da noção de _endoxa_ de Aristóteles para o debate ético-político contemporâneo. A definição de _endoxa_ dada no início dos _Tópicos_ permite compreender a natureza, a função e o seu valor na argumentação dialética, que é diferente da demonstração científica do silogismo teórico e, também, permite identificar as diferenças entre as meras opiniões (_doxa_) e as opiniões reputadas (_endoxa_). Os _endoxa_ funcionam como um primeiro princípio da demonstração e têm (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  18
    Problemas do condicional:relevância.Wagner de Campos Sanz - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (1):175-185.
    Após uma breve análise do problema da relação de relevancia entre o antecedente e o consequente de um condicional, fazemos uma análise de qual deve ser a estrutura de um critério de adequação para uma definição de relevancia em uma demonstração.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    Um Estudo de Gênero Sobre a Tetralogia Napolitana.Kamila Machado - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):93-109.
    O presente artigo desenvolve um diálogo entre a teoria de gênero e a literatura feminina. Para tanto, utiliza-se a _Tetralogia napolitana_, obra da autora italiana Elena Ferrante, como objeto de análise. Busca-se fazer uma relação entre a vida privada das personagens e seus dilemas com casamento, família, maternidade, trabalho e de teorias a respeito da divisão sexual do trabalho, da dominação masculina e do cuidado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo exploratório, levando como base de análise o material bibliográfico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. On Peirce's methodology of logic and philosophy: Sobre a metodologia da lógica e a filosofia de Peirce.Leila Haaparanta - 2002 - Cognitio 3.
    : In his paper "Explanation of Curiosity the First" Charles Peirce describes Euclid's procedure in proving theorems. Euclid first presents his theorem in general terms and then translates it into singular terms. Peirce pays attention to the fact that the generality of the statement is not lost by that move. The next step is construction, which is followed by demonstration. Finally the ergo-sentence repeats the original general proposition. Peirce lays much emphasis on the distinction between corollarial and theorematic reasoning in (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
1 — 50 / 78