5 found
Order:
  1.  75
    Democracia E Totalitarismo.Daniel Arruda Nascimento - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):p - 24.
    As notas a seguir traduzem a exposição inicial sobre o tema Democracia e totalitarismo, preparado para o eixo político do projeto de extensão Café Filosófico, ainda sob o calor da tese de doutorado que defendi meses antes, com o título Do fim da experiência ao fim do jurídico: percurso de Giorgio Agamben. Nesta ocasião, com o objetivo de propiciar um momento de recuperação e problematização de noções que costumeiramente tomamos como dadas, procurei aproximar os fenômenos políticos compreendidos por democracia e (...)
    No categories
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  35
    Do conceito de inoperosidade no recente vulto de Giorgio Agamben.Daniel Arruda Nascimento - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 17:79-101.
    This work aims to examine the concept of inoperosità proposed by Giorgio Agamben – in the last phases of his project entitled Homo Sacer – and pointed as a possible vehicle of evasion of the diagnosis of sovereign power and bare life’s hypertrophy. Proceeding to the reading and analysis of Il regno e la gloria, published in 2007, and Nudità, published in 2009, the text that follows might not only reclaim the genesis of the concept but it might also try (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Antropogênese e filosofia indígena: o homem e o animal.Daniel Arruda Nascimento - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):405-416.
    Promovendo uma releitura de _L’aperto: l’uomo e l’animale_ de Giorgio Agamben, o presente artigo tem a dupla intenção de expor a máquina antropológica que opera clássica e modernamente a antropogênese e de apresentar aspectos da filosofia indígena que orientam a relação entre o homem e o animal, bem como entre o humano e animalidade, em contraste. Arriscamos empregar a expressão _filosofia indígena_, conscientes de que ela pode ser mal recebida, embora tenha o texto uma implícita defesa dessa possibilidade. Entre os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Biopolítica E Direitos Humanos: Uma Relação Revisitada Guiada Pelo Cortejo da Ajuda Humanitária.Daniel Arruda Nascimento - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):131.
    Com o escopo de revisitar a relação entre biopolítica e direitos humanos, as linhas que se seguem se dedicam ao diálogo que Giorgio Agamben estabelece com Hannah Arendt. The origens of totalitarianism e The human condition, publicados respectivamente em 1951 e 1958, e Homo sacer: il potere sovrano e la nuda vita e Mezzi senza fine: note sulla politica, publicados em 1995 e 1996, serão as referências mais proeminentes. O diálogo será, todavia, orientado pelo cortejo da ajuda humanitária. Devemos levar (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    Agamben E o Castelo Kafkiano/Agamben and the Kafkian Castle.Daniel Arruda Nascimento - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):1.
    As linhas que se seguem são dedicadas à análise de um dos romances mais conhecidos de Franz Kafka: O castelo. Nosso fio condutor será o esforço de interpretação que Giorgio Agamben tributa ao romance em seu Nudità, publicado em 2009. Serão três os momentos do texto: antes de escutarmos o filósofo italiano, um capítulo introduz a discussão pelo viés da questão dos símbolos e dos gestos. O segundo explora então a tese de Agamben confrontando-a com outras leituras. O terceiro enfrenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark