Results for 'D'Alambert, Grandezas do movimento, Causa Física, Física Newtoniana'

1000+ found
Order:
  1.  78
    O elemento diferencial de tempo e a causalidade física na dinâmica de D'Alembert.Michel Paty - 2005 - Discurso 35:167-216.
    Em sua concepção da dinâmica como ciência das mudanças dos movimentos dos corpos, D'Alambert propõe-se a exprimir estas mudanças somente em função das grandezas do movimento. Ele estabelece assim a possibilidade de concebê-las fisicamente, em relação às suas causas efetivas, sem recorrer a conceitos externos como o de força, afirmado a co-naturalidade da causa física e de seus efeitos, traduzida pelaç noção de aceleração instantânea, cuja significação física vincula-se à forma diferencial da grandeza tempo e ao (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    A noção escolástica de cosmo: uma breve reflexão sobre Sacrobosco, Alberto Magno, Boaventura e Christine de Pizan.Evaniel Brás dos Santos - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    O presente estudo investiga a seguinte questão: a natureza definida por Aristóteles na _Física _e no _De caelo_ como princípio intrínseco e causa de movimento, especialmente da locomoção, de fato, é o princípio e a causa da locomoção cósmica, para Alberto Magno, Boaventura de Bagnoregio e Christine de Pizan? A hipótese estabelecida aqui sustenta uma resposta negativa. Para tanto, primeiro contextualizarei brevemente o surgimento da cosmologia universitária parisiense, o que é feito mediante a articulação entre as noções de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Princípio do Movimento ou Filosofar como Tormenta.D. Pansarelli - 2011 - Páginas de Filosofía 3 (1-2):135-137.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    O problema das ideias de natureza simples para a geometria não-euclidiana e para a física não-newtoniana a partir da análise de Gastón Bachelard.Willian dos Santos Godoi - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):268-288.
    O seguinte artigo tem como objetivo apresentar o problema das ideias de natureza simples para o desenvolvimento da ciência. Partindo da perspectiva de Gaston Bachelard, apresentaremos dois casos específicos da geometria e da física em relação ao problema da simplicidade de suas noções de base, desde as dificuldades ocasionadas pela simplificação até a superação realizada pelo desdobramento das ideias simples de “paralelas” e “simultaneidade” através do desdobramento dessas noções. A ciência contemporânea ao utilizar como ferramenta metodológica a teorização matemática, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  81
    “O peso E o equilíbrio dos fluídos”: Um ataque newtoniano às teses cartesianas do movimento.Raquel Anna Sapunaru, Douglas Frederico Guimarães Santiago, Bárbara Emanuella Souza & Gabriela Maria Pereira Barbosa - 2012 - Synesis 4 (2).
    Descartes estabeleceu conceitos através dos quais explicaria sua tese geral para o movimento dos corpos. Em total desacordo, Newton realizou um ostensivo ataque a teoria cartesiana concluindo que o movimento assumido pelo filosofo francês não deveria ser considerado como um movimento real. O diálogo desenvolvido ao longo da discussão, fundamentada na teoria newtoniana referente à natureza física do mundo, demonstra de forma sutil e refinada as observações precisas feitas por Newton acerca das contradições a que levavam o desenvolvimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil.Cláudia Viana Ávila D'Andrade & Clara Roseana da Silva Azevedo Mot'Alverne - 2020 - Odeere 5 (9):332-351.
    A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura jogo, esporte, arte marcial, cultura popular, tradição, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de joelhadas e cabeçadas, cotoveladas, acrobacias aéreas ou em solo. Praticantes da capoeira aprendem não apenas a lutar e jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e cantar. Assim, os discentes do 6º ano (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A "ausência assistida" do poder político na compreensão dos sentidos das ações dos sujeitos sociais na produção do espaço.Nilo Sérgio D'Avila Modesto - 2014 - In Cátia Antônia da Silva, Andrelino Campos & Nilo Sérgio D'Avila Modesto (eds.), Por uma geografia das existências: movimentos, ação social e produção do espaço. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Consequência.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Ações, razões e causas.D. Davidson & Marcelo Fischborn - 2012 - Critica:NA.
    Qual é a relação entre uma razão e uma ação quando a razão explica a ação, dando a razão do agente para fazer o que fez? Podemos chamar tais explicações de racionalizações, e dizer que a razão racionaliza a ação. Neste artigo quero defender a posição antiga — e de senso comum — de que a racionalização é uma espécie de explicação causal b. A defesa sem dúvida exige alguma reelaboração, mas não parece necessário abandonar a posição, como muitos autores (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  12
    Por uma geografia das existências: movimentos, ação social e produção do espaço.Cátia Antônia da Silva, Andrelino Campos & Nilo Sérgio D'Avila Modesto (eds.) - 2014 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Consequência.
  10.  13
    Corpos e cartografias da ingovernabilidade na arte e na educação.Lílian Do Valle - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):643-657.
    Resumo: O corpo está por toda parte: ele é aquele que «está irreparavelmente aqui» onde estou, eu que não «posso me deslocar sem ele», já disse o filósofo. Talvez por isso mesmo seja tão antigo e tão insistente o movimento que, multiplicando as metáforas para dizer sua presença, visa de fato a maior parte do tempo seu ocultamento. Assim, se é possível falar aqui de uma cartografia, ela sem dúvida designará o intenso movimento filosófico de ocultamento do corpo, que paradoxalmente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Por que os sonhos não envelhecem?Roberto D'arte - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:18-21.
    Em 2022 teremos uma celebração muito especial para a Música Popular Brasileira. O icônico disco “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges, completará 50 anos de lançado. O álbum apresentou ao mundo mais do que o resultado de uma parceria musical de rara beleza; ele foi uma espécie de marco zero de um movimento artístico e existencial nascido na bucólica Belo Horizonte da segunda metade da década de 1960, envolvendo amigos, música, cinema e literatura.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  93
    Registro sintético de uma vida: entrevista com Fábio Alves dos Santos (Synthetic record of a life - Interview with Fabio Alves dos Santos).Fábio Alves dos Santos - 2013 - Horizonte 11 (32):1637-1649.
    Fábio Alves dos Santos (1954-2013) cursou Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, era Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Advogado (PUC Minas) e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Lecionou na PUC Minas como professor de Cultura Religiosa e depois como professor no Curso de Direito, atuando principalmente no Serviço de Assistência Judiciária – SAJ, especialmente cuidado de causas populares como as da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), da Pastoral de Rua, da Pastoral (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  27
    Trabalho voluntário e realização espiritual: um estudo a partir do pensamento de Victor E. Frankl.Marcia do Carmo Saturnino - forthcoming - Horizonte:1649.
    O trabalho voluntário vem ganhando novas conotações no mundo contemporâneo, gerando novos investimentos em estudos acadêmicos e conquistando espaço na mídia e em movimentos culturais. Esta dissertação, objetiva investigar o trabalho voluntário como potencialmente realizador do ser humano em sua espiritualidade, a partir do referencial teórico na perspectiva de Viktor Frankl. Para isto, no primeiro capítulo se aborda a teoria de Viktor Frankl e seus principais conceitos relacionados à espiritualidade, como: dimensão noética, inconsciente espiritual e autotranscendência. O segundo capítulo trata (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Cinco ensaios de The Philosophy of Style, de Herbert Spencer.Thaís Fernandes dos Santos - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):596-625.
    Herbert Spencer (1820-1903) foi um proeminente escritor e um dos maiores intelectuais europeus do movimento positivista do século XIX. Filósofo, sociólogo, biólogo, educador e cientista, fortemente influenciado pela teoria da evolução de Charles Darwin, foi também autor de prolíficas obras filosóficas e educativas, como Os Princípios da Sociologia, A Educação Intelectual, Moral e Física. Do livro intitulado The Philosophy of Style, publicado originalmente na Inglaterra, em 1852, apresenta-se as traduções de seis ensaios filosófico-literários ao português brasileiro, nos quais Spencer (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Investigação e Dados Sobre Patologias Sociais.Maximiliano Sérgio Cenci, Thais Piccolo Carvalho & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:49-70.
    Este texto aborda as bases teóricas e metodológicas desenvolvidas no Observatório Global de Patologias Sociais. Tal observatório visa diagnosticar patologias sociais nas áreas da saúde e da educação, além de, como prognóstico, fornecer subsídios para a organização de um instrumento capaz de captar a percepção de patologias sociais em distintas populações. A partir das discussões técnicas e filosóficas, com base nas leituras de autores da Teoria Crítica, principalmente Honneth (2006; 2011; 2016), têm-se desenvolvido, desde 2019, a organização de um conjunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Apresentação.Fernando do Nascimento Gonçalves - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):7-9.
    A crise dos modelos de representação fundadas em unidades coerentes e ordenadas parece ter como um dos traços o que Bruno Latour (1993) chamou de “híbridos”(1). Os híbridos são a figura da multiplicidade que não cabe em categorias e que a modernidade “varia para baixo do tapete”. Atualmente, assistimos ao “retorno dos que nunca foram”, que interpelam de forma contundente nossas formas de vida, fortemente apoiadas na técnica. Mas como apreender os fluxos de discursos e práticas mediatizadas que nos atravessam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    Estudos Neokantianos, de Mario Ariel González Porta.Lucas A. D. Amaral - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):310-317.
    Talvez “redescobrimento” seja uma caracterização adequada para designar o _status_ do movimento neokantiano atualmente. Se, por um lado, o neokantismo tem recebido uma maior atenção em diversos lugares da Europa, América do norte, Ásia, e em alguns países da América Latina, por outro, na ainda jovem cultura filosófica brasileira, o estudo desse importante e decisivo movimento é algo atípico dentro de nossas instituições de ensino, para dizer o mínimo. De fato, a quantidade de trabalhos acadêmicos, artigos e livros sobre as (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Filosofia na Escola.Joana D'Arc Beserra dos Santos & Márcia Pereira da Silva - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  23
    Emmanuel Levinas and the Human Person: On the Philosophical Conditions of War and Peace.April D. Capili - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):697 - 711.
    The article starts with the recognition of the fact that each human being is driven by the tendency to auto-preservation and, thus, to persevere in being, secure the corresponding living space and safeguard the proper place under the sun. Societies are understood as societies of self-preserving individuals wherein each member is after his or her own interests. This drive to realize oneself, however, may happen at the expense of the self-realization of others. Violence includes but is not limited to physically (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    A "física experimental da alma" na Popularphilosophie: a analogia entre física newtoniana e psicologia wolffiana.Mario Spezzapria - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Christian Wolff foi o primeiro filosofo que separou a doutrina da alma em duas partes: a "psychologia empirica" e a "psychologia rationalis". Ele deu certa ênfase sobretudo à primeira parte, mais nova e original, que tratava daqueles conhecimentos das faculdades da alma, derivados da observação dos dados da experiência, ao passo que a segunda parte tratava das reflexões sobre a essência e a imortalidade da alma. Em certa medida, a psicologia empírica propunha de proceder segundo um método análogo àquele da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  40
    De motu [Sobre o movimento ou sobre o princípio, a natureza e a causa da comunicação dos movimentos].George Berkeley - 2006 - Scientiae Studia 4 (1):115-137.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  22.  44
    A metafísica cartesiana das causas do movimento: mecanicismo e ação divina.Eduardo Salles de Oliveira Barra - 2003 - Scientiae Studia 1 (3):299-322.
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Movimento como base cognoscitiva para a elaboração da Primeira Prova da existência de Deus em Tomás de Aquino.Anderson Frezzato - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):81-93.
    Durante a história da Filosofia foram elaboradas muitas provas da existência de Deus. Este artigo visa abordar o pensamento de Tomás de Aquino na elaboração da sua Primeira Prova da existência de Deus, descritas na Suma Theologia e na Suma contra os Gentios. Para tanto, Tomás vai buscar na filosofia antiga, mormente em Aristóteles, recebendo e atualizando as argumentações sobre o Motor Imóvel aristotélico presente nas obras Física e Metafísica. Ambos concordam que existe movimento nas coisas sensíveis. Esta certeza (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  26
    Rhusmos e movimento dos átomos na física de Demócrito.Miriam Campolina Diniz Peixoto - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (122):413-428.
  25.  28
    Rhusmos e movimento dos átomos na física de Demócrito.Miriam Campolina Diniz Peixoto - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (122):413-428.
  26.  7
    Medicalização e educação: um estudo sobre a formação de pedagogas e pedagogos.Jacqueline Cavalcanti Chaves & Rafaela Afonso dos Anjos - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    A preocupação com a saúde física e mental de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos tem crescido ao longo dos últimos anos, sobretudo a partir da pandemia de Covid-19. Tal preocupação tem produzido estudos e pesquisas acadêmicas; levantamentos e análises realizados por organizações nacionais e internacionais; políticas públicas nacionais; e orientações e planos de ação dirigidos às diversas nações. Se por um lado a atenção e o cuidado com as questões relativas à saúde física e mental são importantes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Sem tarefa.Turma Disciplina Data Entrega Tarefa, Prova Quimica, Tabela Periodica, Ed Fisica, Terminar Tarefa da, Pesquisar Sobre A. Vida Do, Educador Paulo Freire & Tarefa Guia de Estudo Pagina - 1928 - História 8 (4/09):08.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  28.  13
    From plagiarism to scientific paper mills: a profile of retracted articles within the SciELO Brazil collection.Karen Santos-D’Amorim, Ting Wang, Brady Lund & Raimundo Nonato Macedo Dos Santos - 2024 - Ethics and Behavior 34 (1):40-57.
    This paper investigates retracted articles indexed in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) Brazil, using bibliometric techniques to identify the characteristics of these retractions and relevant citation trends. All records of retracted articles from the first record in October 2004 to April 2022 were included. Sixty-seven retractions and 870 citations pre- and post-retraction were analyzed. Results indicate a change of scenario that began in 2015, with recurrences of retracted articles allegedly produced by paper mills. The prevalence of retractions derived from (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. As causas eficiente e final do poder espiritual na visao de D. Frei Alvaro Pais.José Antonio C. R. De Souza - 2008 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 25:277-309.
    Neste estudo, com base nos principais escritos políticos de D. Frei Álvaro Pais O. Min. (c. 1270- c.1350) analisamos sua concepção a respeito da origem ou causa eficiente do poder espiritual e, igualmente, seu pensamento no tocante à finalidade ou causa final do referido poder. Quanto ao primeiro tópico, o Bispo de Silves quer principalmente refutar algumas das teses de Marsílio de Pádua contidas na 2ª Parte do seu Defensor da Paz, completamente opostas à teologia do sacerdócio católico (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Um Episódio do debate contempor'neo ao redor da antropologia filosófica: Série 2 / A Contemporaneous Debate Episode About the Philosophical Anthropology.Roberto Nigro - 2011 - Kant E-Prints 6:14-31.
    In the beginning of the 20 th century, the discussion of the anthropological theme across the field of French philosophical debate. It also implies a redefinition of philosophy and politics at different levels. This is about the second episode of great anthropological questioning that took place in the 20th century, since the first had to do with the great German philosophical works which draws on the writings of Max Scheler, Martin Heidegger, Helmuth Plessner, Arnold Gehlen, and Ernst Cassirer, among others. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  40
    The acceptability among French lay persons of ending the lives of damaged newborns.N. Teisseyre, I. D. dos Reis, P. C. Sorum & E. Mullet - 2009 - Journal of Medical Ethics 35 (11):701-708.
    Background: Lay persons’ judgements of the acceptability of the not uncommon practice of ending the life of a damaged neonate have not been studied. Methods: A convenience sample of 1635 lay people in France rated how acceptable it would be for a physician to end a neonate’s life—by withholding care, withdrawing care, or active euthanasia—in 54 scenarios in which the neonate was diagnosed either with perinatal asphyxia or a genetic abnormality. The scenarios were all combinations of four factors: three levels (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  32.  20
    Kant E a metafísica "crítica" da natureza.Diego Kosbiau Trevisan - 2015 - Doispontos 12 (2).
    O objetivo do artigo é examinar os Primeiros Princípios Metafísicos da Ciência da Natureza de Kant, obra-chave para a interpretação das filosofias da natureza do idealismo alemão, no interior d’“A Arquitetônica da Razão Pura”, a saber, como uma metafísica aplicada da substância corporal. Para tanto será inicialmente discutida a distinção, feita no prefácio à obra, entre uma parte transcendental e outra metafísico-específica da metafísica da natureza, surgindo aqui a concepção de matéria enquanto movente no espaço como conceito empírico mínimo para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  17
    Transreal Newtonian physics operates at singularities.James A. D. W. Anderson & Tiago Soares dos Reis - 2015 - Synesis 7 (2):57-81.
    Sir Isaac Newton, writing in Latin, defined his celebrated laws of motion verbally. When the laws of motion are read as relating to his arithmetic and his calculus, division by zero is undefined so his physics fails at mathematical singularities. The situation is unchanged in modern real arithmetic and real calculus: division by zero is undefined so both Newtonian Physics and its modern developments fail at mathematical singularities. However, when Newton’s text is read as relating to transreal arithmetic and transreal (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O que é metafísica.Jaimir Conte & Oscar Federico Bauchwitz - 2011 - Natal, RN, Brasil: Editora da UFRN.
    Atas do III Colóquio Internacional de Metafísica. [ISBN 978-85-7273-730-2]. Sumário: 1. Prazer, desejo e amor-paixão no texto de Lucrécio, por Antonio Júlio Garcia Freire; 2. Anaximandro: física, metafísica e direito, por Celso Martins Azar Filho; 3. Carta a Guimarães Rosa, por Cícero Cunha Bezerra; 4. Ante ens, non ens: La primacía de La negación em El neoplatonismo medievel, por Claudia D’Amico; 5. Metafísica e neoplatonismo, por David G. Santos; 6. Movimento e tempo no pensamento de Epicuro, por Everton da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  27
    Structural and functional domains on actin.Brett D. Hambly, Julian A. Barden, Masao Miki & Cristobal G. Dos Remedios - 1986 - Bioessays 4 (3):124-128.
    Actin plays several essential roles in cellular processes and is a vital component in the contractile apparatus. To accomplish its many cellular tasks, actin must interact with a wide range of other proteins in addition to self‐assembling into filaments. Characterization of these functional domains and localized binding regions on the actin monomer is therefore an important undertaking. Strategies for elucidating the many interaction sites include X‐ray diffraction, NMR and fluorescence spectroscopy, chemical modification, chemical cross‐linking, protein cleavage, and the study of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  29
    A escrita do caso ea ressignificação da experiência de estágio.Cleci Maraschin, Marta Regina de Leão D. Agord, Nair Iracema Silveira dos Santos & Regina Orgler Sordi - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 24:35-47.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  33
    A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio.Cleci Maraschin, Marta Regina de Leão D'Agord, Nair Iracema Silveira dos Santos & Regina Orgler Sordi - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 24:35-47.
    Essa pesquisa visa investigar as potencialidades de um método de supervisão acadêmica fundado na reflexão a partir da escrita da experiência de estudantes de graduação envolvidos em atividades teórico-práticas e estágios curriculares. Esse método é chamado de "escrita do caso" (onde o caso pode ser ..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Produção do conhecimento em Educação Física: início de análise epistemológica no Estado da Paraíba.Lívia Tenorio Brasileiro, João Derli de Souza Santos & Manoel Francisco do Amaral - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):219.
    O artigo apresentar os resultados de uma pesquisa em rede, dados do estado da Paraíba, a qual procurou rastrear a produção do conhecimento dos mestres e doutores que atuam nos cursos de educação física nesse estado e as condições para a sua realização. Para tanto, foi preciso resgatar o processo histórico e articular os elementos epistemológicos e políticos que sustentam os programas da pós-graduação no Brasil, com o objetivo de revelar as instituições do estado da Paraíba que oferecem o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  22
    Demonstração do movimento da luz no ensaio de óptica de Descartes.José Portugal dos Santos Ramos - 2010 - Scientiae Studia 8 (3):421-450.
  40.  18
    Origem, ascensão e queda da Sociedade Húngara de Psicanálise: uma retomada histórica/ Hungarian Psychoanalytical Society birth, rise and fall: an historical recaptured.Francisco Hashimoto & Marcos Mariani Casadore - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    No início do movimento psicanalítico, a Hungria foi um dos países pioneiros dentre os que acolheram e propagaram a psicanálise. Sándor Ferenczi, figura principal de desenvolvimento da psicanálise no país, abraçou a causa psicanalítica e se tornou um dos mais importantes teóricos de sua história. Responsável pela criação da Associação Psicanalítica Internacional, fundaria também a Sociedade Húngara de Psicanálise, instituição reconhecida pela originalidade de suas propostas. Além de Ferenczi, Melanie Klein, Michael e Alice Balint, Géza Roheim, dentre outros, foram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Arte e società nell’estetica dell’idealismo italiano.Paolo D’Angelo - 2022 - Rivista di Estetica 81:93-105.
    The theme of the relationship between art and society is certainly not a central topic in the aesthetic reflection of Italian neo-idealism. Neither in Croce nor in Gentile it is ever discussed at length, and the few writings in which it is addressed are brief and polemically oriented. This essay, however, proposes to discuss the few hints present in Croce and Gentile on this subject. First, the debate on the materialistic interpretation of history will be examined, to which both Croce (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado.Márcio Danelon - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):509-553.
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, transformando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Porphyre.Heinrich Dörrie (ed.) - 1966 - (Genève,: Fondation Hardt.
    Die Schultradition im Mittelplatonismus und Porphyrios, von H. Dörrie.--Porphyrios und Numenios, von J. H. Waszink.--Ammonios und Porphyrios, von W. Theiler.--La métaphysique de Porphyre, par P. Hadot.--Die Lehre von der Seele, von H. Dörrie.--Porfirio commentatore di Platone, di A. R. Sodano.--Porphyre, exégète d'Homère, par J. Pépin.--Porphyry and the Arabic tradition, by R. Walzer.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  16
    O discurso do livro didático de física: Por Uma escolha pela diferença.Mariana Fernandes Dos Santos, Nathalia Helena Alem & Jorge Ferreira Dantas Junior - 2018 - Odeere 3 (6):290.
    O discurso didático que a escola vem construindo ao longo da história da educação brasileira tem em seu bojo o centralismo epistemológico eurocêntrico institucionalizado. Sendo assim, entendemos ser necessário a constante problematização em torno desses discursos na ação docente. Neste artigo, temos como objetivo analisar a forma como são discursivizadas a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas, e Indígenas no discurso didático do livro de Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico em uso no IFBA, campus Eunápolis. Realizamos uma pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Afterword: Rhees on Reading On Certainty.D. Z. Phillips - 2003-01-01 - In Rush Rhees & D. Z. Phillips (eds.), Wittgenstein's On Certainty. Blackwell. pp. 133–182.
    This chapter contains section titled: Organizing the Notes for On Certainty Groundlessness and Language‐games Searching for Primary Links Between Language and Reality Seeing Logic and Practice Pictures, Propositions and Reality Forms of Life Practices and Parallels Is the Title on Certainty a Happy One? Is on Certainty a Polemic against Moore? Is Wittgenstein's Main Interest in Moore's Propositions the Nature of Nonsense? Does Wittgenstein Say that the Propositions he is Interested in Form a Class, and Does he Say the Same (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  34
    A educação física e as teorias do conhecimento.Ana Cláudia Saladini, Orlando Mendes Fogaça Júnior & Adrian Oscar Dongo Montoya - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 156.
    Historicamente a disciplina de Educação Física esteve fundamentada nos conhecimentos das ciências biológicas, revelando uma concepção positivista do movimento humano. Pensamos que a Educação Física deve compreender melhor este ser humano que se movimenta e se reconstrói enquanto sujeito. Não basta apenas que faça as atividades práticas das aulas. É preciso que compreenda esta ação. A problemática que surge é: como o sujeito constrói conhecimento? Para responder, destacamos as teorias do apriorismo, empirismo e construtivismo, pois entendemos que explicam (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    Grandezas e misérias da logística.Mário Dias Ferreira dos Santos - 1966 - São Paulo,: Editôra Maltese.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  31
    The Motivational Role of Belief.D. S. Neil Van Leeuwen - 2009 - Philosophical Papers 38 (2):219-246.
    This paper claims that the standard characterization of the motivational role of belief should be supplemented. Beliefs do not only, jointly with desires, cause and rationalize actions that will satisfy the desires, if the beliefs are true; beliefs are also the practical ground of other cognitive attitudes, like imagining, which means beliefs determine whether and when one acts with those other attitudes as the cognitive inputs into choices and practical reasoning. In addition to arguing for this thesis, I take issue (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   20 citations  
  49. Truth, Ramsification, and the Pluralist's Revenge.Cory Wright - 2010 - Australasian Journal of Philosophy 88 (2):265–283.
    Functionalists about truth employ Ramsification to produce an implicit definition of the theoretical term _true_, but doing so requires determining that the theory introducing that term is itself true. A variety of putative dissolutions to this problem of epistemic circularity are shown to be unsatisfactory. One solution is offered on functionalists' behalf, though it has the upshot that they must tread on their anti-pluralist commitments.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  50. O Arcabouço filosófico da biologia proposto por Ernst Mayr [Ernst Mayr's Framework for a Philosophy of Biology].Luana Poliseli, Edson F. Oliveria & Martin L. Christoffersen - 2013 - Revista Brasileira de História da Ciência 6 (1):106-120.
    Known as the Darwin of the twenty-first century, the German biologist Ernst Walter Mayr (1904-2005) studied a great variety of subjects such as Ornithology, Genetics, Evolution, Classification, History, and Philosophy of Biology. This scientist was a giant of the previous century and an icon of Evolutionary Biology. He became famous for his Biological Species Concept and his conclusion that allopatry is the main cause for the origin of species. He provided a decisive contribution to the New Systematics and was the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000