Results for 'Conhecimento'

1000+ found
Order:
  1.  10
    Conhecimento tradicional Kaingang: o uso de ervas medicinais.Jéssica Gaudêncio, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Décio Ruivo Martins & Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira - 2021 - Odeere 6 (2):35-53.
    O povo Kaingang é o mais populoso do Sul do Brasil e está entre os mais numerosos povos indígenas do país. Neste trabalho faz-se uma relação entre as informações encontradas na literatura e a atualidade na Terra Indígena Kaingang em relação ao conhecimento que possuem sobre o uso de plantas para a cura de doenças e como interpretam a ação da erva no organismo. Para isto, realizou-se uma pesquisa de campo em uma Terra Indígena Kaingang no Paraná, cujo entrevistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  9
    Conhecimento e política.Roberto Mangabeira Unger - 2022 - [São Paulo, Brazil]: LeYa. Edited by Edyla Mangabeira Unger.
    Fazer filosofia, para Roberto Mangabeira Unger, é pensar radicalmente. É insistir em tratar dos assuntos mais importantes, ainda que tenhamos de fazê-lo na fronteira do que seja possível pensar e dizer. Resignado ao colonialismo mental, o pensamento brasileiro não está acostumado a tal ousadia. Neste primeiro livro, Mangabeira leva o leitor pela mão e se oferece como guia de seu despertar para a ambição de compreender o mundo das ideias mais básicas e influentes. Seu alvo é rever tudo em nossos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Conhecimento por presença: em torno da filosofia de Olavo de Carvalho.Ronald Robson - 2020 - Campinas, SP: Vide Editorial.
  4. Conhecimento e realidade.Delfilm Santos - 1940 - Lisboa,:
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    O conhecimento em essência e a linguagem como referência.Valdomiro Teixeira Junior - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1213-1243.
    O conhecimento em essência e a linguagem como referência: uma discussão sobre as bases filosóficas da educação Resumo: Trata-se de uma discussão teórica a respeito de bases filosóficas da educação, as filosofias realista e idealista, que vêm se desenvolvendo no decorrer da história e apresentam alguns pontos em comum, dentre os quais destaco dois: o essencialismo e o referencialismo. A primeira relacionada ao conhecimento e a segunda à linguagem. Apresento e discuto esses pontos, a partir das compreensões sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Conhecimento A Priori.Célia Teixeira - 2014 - In João Branquinho & Ricardo Santos (eds.), Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica. Lisbon, Portugal: pp. 1-33.
    O objectivo deste artigo consiste em introduzir a noção de conhecimento a priori e os problemas que a envolvem. Começa-se por caracterizar o conhecimento a priori e aquilo que o distingue do conhecimento a posteriori para de seguida avaliar-se as dificuldades que uma compreensão adequada da noção de independência da experiência enfrenta. A noção de a priori é distinguida da de necessidade, à qual, tradicionalmente, tem sido associada. Por fim, o problema do a priori é formulado e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Conhecimento e virtude no Mênon de Platão.Franco Ferrari - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:77-84.
    O tema da natureza da virtude e de sua transmissibilidade atravessa quase todos os diálogos da juventude de Platão, isto é, os considerados “diálogos socráticos”. Este adquire uma relevância central no Protágoras e no Mênon, o qual se abre exatamente com a interrogação acerca da maneira de adquirir a virtude. No curso do diálogo, a arete assume um significado eminentemente político: Mênon pergunta a Sócrates como se pode obter sucesso no campo político, como se pode adquirir reconhecimento social. A tese (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  8. O conhecimento científico no livro I dos Segundos Analíticos de Aristóteles.Lucas Angioni - 2007 - Journal of Ancient Philosophy 1 (2):1-24.
    I examine Aristotle’s definition of scientific knowledge in Posterior Analytics 71b 9-12 and try to understand how it relates to the sophistical way of knowing and to "kata sumbebekos knowledge". I claim that scientific knowledge of p requires knowing p by its appropriate cause, and that this appropriate cause is a universal (katholou) in the restricted sense Aristotle proposes in 73b 26-27 ff., i.e., an attribute coextensive with the subject (an extensional feature) and predicated of the subject in itself (an (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   48 citations  
  9. O conhecimento como princípio da colonialidade e da solidariedade // Knowledge as a principle of coloniality and solidarity.Luiz Síveres & José Roberto de Souza Santos - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):124-137.
    Neste início de século a humanidade vem enfrentando muitos e diversos problemas, sejam eles epistemológicos, éticos, sociais, ambientais, políticos ou econômicos. Todos eles, problemas modernos, mas, conforme se defenderá, sem soluções modernas. Os objetivos do artigo são compreender as raízes destas problemáticas, demonstrar que jamais houve modernidade sem colonialidade, uma das razões para que o projeto moderno não seja concluído, e analisar as perspectivas que se abrem a partir da periferia do mundo moderno/colonial. Pensar a partir da periferia, dos lugares (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Niilismo, Conhecimento e Absoluto Em Friedrich H. Jacobi.José Fernandes Weber - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):65-77.
    O artigo apresenta os elementos filosóficos constitutivos da crítica, lançada por Jacobi a Fichte em sua Carta a Fichte, segundo a qual “Idealismo é niilismo”. Para tanto, reconstitui a crítica de Jacobi à pretensão idealista de estabelecer um sistema absoluto do conhecimento que, partindo da atividade originária e infinita do pensamento, põe a objetividade do mundo na medida em que o pensa; dá atenção à centralidade do problema do absoluto/de Deus na argumentação de Jacobi e sua relação com as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Conhecimento, Conteúdo e Utopia.Maria Angélica Cezario - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):505-528.
    Resumo: O presente texto tem como objetivo expor uma visão sobre como o conhecimento, o conteúdo e a utopia são concebidos dentro das filosofias de Platão (2000; 2016) e Theodor Adorno (2009). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca articular as ideias dos autores mencionados por meio de um diálogo de considerações que passa, especialmente, pelas ideias platônicas de justiça e verdade, como também pelas ideias adornianas de contradição e não identidade. Este estudo compreende que tais conceitos são importantes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  33
    Sobre conhecimento e justificação de crenças morais.Marco Oliveira - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (1):141-162.
    Como em epistemologia, a discussão entre internalistas e externalistas sobre a justificação de crenças também pode ser aplicada em casos morais. Poderíamos imaginar, por exemplo, situações nas quais um agente adquire crenças morais por sorte ou acidentalmente; de um modo que não poderíamos afirmar que ele estaria autorizado em manter essas crenças. Uma posição tipicamente externalista seria afirmar que o status epistêmico das crenças morais de um agente não depende daquilo que está disponível a esse agente. Ao contestar a necessidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Ética, conhecimento e vida.Rodolfo Franco Puttini - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):449-458.
    ResumoNo início do século xviii, Isaac Newton publicou seu principal trabalho sobre óptica, o Opticks. Impregnado por uma perspectiva indutiva, o livro logo se tornou a principal referência para os estudos sobre a luz e as cores, sendo amplamente popularizado pelos seguidores de Newton. Neste artigo, analisamos como dois importantes livros contribuíram para essa popularização e também qual era a imagem de ciência que tencionavam propagar, o Élements de la philosophie de Newton de Voltaire e o Newtonianismo per le dame (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Significado e conhecimento.Leônidas Hegenberg - 1975 - São Paulo: E.P.U.-Editora Pedagógica e Universitária.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Dificuldades no conhecimento do outro e suas consequências filosóficas.Eduardo S. Abranches de Soveral - 1968 - Porto: [Livraria Tavares Martins].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  2
    A utilidade do conhecimento.Carlos Vogt - 2015 - São Paulo, SP, Brasil: Editora Perspectiva.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Conhecimento e Opinião em Aristóteles (Segundos Analíticos I-33).Lucas Angioni - 2013 - In Marcelo Carvalho (ed.), Encontro Nacional Anpof: Filosofia Antiga e Medieval. Anpof. pp. 329-341.
    This chapter discusses the first part of Aristotle's Posterior Analytics A-33, 88b30-89a10. I claim that Aristotle is not concerned with an epistemological distinction between knowledge and belief in general. He is rather making a contrast between scientific knowledge (which is equivalent to explanation by the primarily appropriate cause) and some explanatory beliefs that falls short of capturing the primarily appropriate cause.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  18.  4
    Educação, Conhecimento e Finitude.Cezar Luís Seibt - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:109-123.
    A complexidade da realidade humana não permite que a razão instrumental esgote explicativamente os elementos que compõe a realidade educacional. Surge a necessidade de uma atitude aberta e atenta para compreender aquilo que se recusa e esconde na cotidianidade. A fenomenologia hermenêutica é consciência dos limites da racionalidade, postura vigilante, um desafio para a responsabilidade e criatividade na atividade pedagógica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Conhecimento, ciência E verdade em santo agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):483-496.
    SÍNTESE - Toda antropologia agostiniana gira em torno do problema da busca da felicidade do homem, que só será alcançada em Deus – a verdade. Assim sendo, o problema do homem converte-se na busca da verdade. Na "filosofia cristã" agostiniana a fé é condição primeira do conhecimento da verdade, entretanto, dá-se capital importância à razão no processo do conhecimento humano que está dividido em três níveis: conhecimento sensível, sensação e razão ou ciência. Além disso há um quarto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Conhecimento e encobrimento: o discurso historiográfico sobre a colonização eurobrasileira e as alteridades étnicas no sudoeste paranaense.Protasio Langer - 2007 - Dialogos 11 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    O Conhecimento da Lógica: Uma Defesa do Racionalismo.Célia Teixeira - 2010 - Lisbon, Portugal: CFUL.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  80
    Conhecimento e identidade histórica em Sartre.Franklin Leopoldo E. Silva - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (2):43-64.
    O presente texto procura acompanhar alguns aspectos da reconstrução sartreana das relações entre indivíduo e história, tentando mostrar que a fenomenologia e o materialismo dialético comparecem nessa proposta de conhecimento e que é a convergência das duas perspectivas que permite, contemplando adequadamente a universalidade e a singularidade, descrever e compreender dialeticamente o modo histórico de produção da identidade individual.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  23. Conhecimento Social: Dimensão Social do Conhecimento.Tiegue Vieira Rodrigues (ed.) - 2012 - Porto Alegre: EDIPUCRS.
    O presente Volume é a primeira obra publicado no Brasil que trata acerca da Epistemologia Social.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A essência do conhecimento.A. De Miranda Barbosa - 1947 - Coimbra,:
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  1
    Criteriologia; uma teoria do conhecimento.Pacífico de Bellevaux - 1973 - Porto Alegre,: Sulina. Edited by Rovílio Costa.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    O problema fundamental do conhecimento.Pontes de Miranda - 1937 - Rio de Janeiro,: Editor Borsoi.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Dialética do conhecimento.Caio Prado - 1952 - São Paulo.: Editora Brasiliense.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Curiosidade, ambição intelectual e conhecimento.Roberto Unger - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):47-61.
    A curiosidade recebe diferentes considerações ao longo dos tempos: mau hábito, luxuria, vício, e virtude. As análises de diferentes épocas e autores perpassa a religião, preconceitos e, finalmente a ciência, que a consagra. É a faculdade mais ativa na infância e adolescência e possibilita o desenvolvimento das aptidões gerais da mente. No passado remoto foi condenada pela religião e considerada a responsável pela queda da civilização adâmica assim como o infortúnio da mítica Pandora. Na atualidade, pesquisadores apontam que a curiosidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Conhecimento do Brasil.Wilson Chagas - 1972 - [Rio de Janeiro]: Paz e Terra.
    Conhecimento do Brasil.--O problema do nacionalismo literário.--Temas do nosso tempo.--Motivos de crítica e polêmica.--O direito em perspectiva histórica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  24
    Experiências, Conhecimento Fenomenal e Materialismo.Wilson Mendonça & Julia Telles Menezes - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (3):415-438.
    A ideia intuitivamente plausível de que pelo menos alguns de nossos estados mentais teriam aspectos fenomenais qualitativos aos quais nós teríamos um acesso cognitivo privilegiado é considerada por muitos filósofos como incompatível com a ontologia fisicista. Alguns defensores radicais do fisicismo preferem simplesmente negar a existência de aspectos qualitativos, ao passo que outros materialistas procuram reinterpretar a cognição do caráter fenomenal da nossa experiência do mundo como a aquisição de uma habilidade, isto é, como uma forma de know-how , em (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Conhecimento, Contexto e Infiltração Pragmática.T. V. Rodrigues - 2013 - Intuitio (Nº 2):05-18.
    Resumo: Neste texto, introduzo algumas questões importantes que fazem parte do debate sobre infiltração pragmática. Além de apresentar e problematizar as principais alegações oferecidas pelos proponentes da infiltração pragmática eu irei contrasta-la com algumas teses mais tradicionais, como a Tese Tradicional sobre o Conhecimento e o Contextualismo Epistêmico. Por fim, apresento uma crítica aos proponentes da infiltração pragmática que parece ainda não ter sido tratada. Concluo que embora controversa, tal tese está longe de ser refutada completamente. Palavras-chave: Conhecimento; (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  61
    Conhecimento por especialista, evidência e informação.Tommaso Piazza - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (2):42-59.
    In this paper I argue that the existence of expert knowledge potentially poses a problem for Evidentialism, the view that a person’s justification supervenes on the evidence this person has. An expert is the kind of person from which knowledge (or justified belief) is expected in situations in which a non-expert would normally not attain knowledge (or justified belief); so, potentially, the epistemic status of their beliefs differ even if the evidence they possess seems to be the same. A viable (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Introdução ao conhecimento jurídico.Julio C. Raffo - 1983 - Rio de Janeiro: Forense.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  47
    Conhecimento do intelecto: argumento do cogito, mesma cera e homens verdadeiros.Ethel Rocha - 2008 - Discurso 38:31-60.
    Em harmonia com sua tese acerca do conhecimento de um modo geral, Tomás de Aquino sustenta que o conhecimento que o intelecto tem de si é também dependente dos sentidos. Segundo Tomás, há pelo menos dois modos de o intelecto se conhecer (ambos em virtude do ato do intelecto de conhecer): o conhecimento singular da existência do intelecto e o conhecimento universal da natureza do intelecto, isto é, o conhecimento de seus princípios de operações, ambos (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Conhecimento histórico e historiografia.Valter Manoel Gomes - 2001 - Florianópolis: Papa-Livro Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    Conhecimento escolar em geografia: explorando discursos em disputa na definição de fronteiras entre as disciplinas nos currículos.Carolina Lima Vilela - 2018 - Educação E Filosofia 32 (64).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  27
    O conhecimento quilombola e as plantas medicinais como recurso didático para o ensino de ciências.Wagner De Jesus Silva & Milene Maria Da Silva-Castro - 2019 - Odeere 4 (8):364.
    A utilização das plantas pela espécie humana ocorre das mais variadas maneiras, principalmente, na alimentação, vestimenta, no tratamento e cura de doenças. Dentre os grupos culturais que usam as plantas medicinais, encontram-se os povos remanescentes dos quilombos. O conhecimento que os quilombolas possuem é baseado em valores, símbolos, crenças e mitos. Hábitos e costumes estão diretamente envolvidos com o ambiente e esta relação permitiu que estas comunidades acumulassem conhecimentos. Deste modo, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Linguagem, Conhecimento e Religião: os diversos sentidos de ‘acreditar’. Wittgenstein e a especificidade da crença religiosa/Language, knowledge and religion: the various meanings of 'believe'. Wittgenstein and specificity of religious belief.Eduardo Gomes de Siqueira - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):188.
    O objetivo do texto é mostrar a pertinência da discussão do conceito de crença religiosa tanto quanto à especificidade deste tipo de crença quanto ao modo de fazê-lo, desde um ponto de vista wittgensteiniano, na interface entre a teoria do conhecimento e a filosofia da religião. Abordando a questão pelo ângulo da filosofia da linguagem do segundo Wittgenstein, procuramos mostrar alguns problemas semânticos e pragmáticos envolvidos na significação da palavra ‘crença’, um termo psicológico essencialmente vago, mas indispensável tanto para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Conhecimento e significação prática - uma hipótese aristotélica.Luis Fellipe C. Garcia - 2013 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 31:219-233.
    The purpose of this paper is to examine the peculiarity of what Aristotle named practical wisdom or practical knowledge. Pivot to our analysis is the first thesis of the Nicomachean Ethics, where the philosopher appears to state a fallacy when he argues that, given that all actions aim at some good, good is that which every action aims to. We argue that the inference is non-fallacious because of the peculiarity of the practical domain, which manifests itself in the identity of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  3
    A theoria do conhecimento de Kant (um ensaio).Januario Lucas Gaffree - 1909 - Rio de Janeiro,: Typ. do Jornal do commercio de Rodrigues & comp..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Conhecimento e Experiência na Estética de Maritain.Mário Garcia - 1973 - Revista Portuguesa de Filosofia 29 (4):341 - 390.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    O conhecimento do belo em Schopenhauer.Guilherme Marconi Germer - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (2):89.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Virtude, engano e conhecimento no Hípias Menor de Platão.Francesco Fronterotta - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:85-92.
    Hípias Menor apresenta a conversação que tem lugar na conclusão da conferência dada por Hípias sobre os poemas homéricos diante de um público numeroso. Sócrates deseja interrogar o sofista sobre um aspecto particular de sua exegese homérica, aquele da descrição dos personagens de Aquiles e de Ulisses: o primeiro, o mais simples e sincero (ou verdadeiro, haploústatos kaì alethéstatos), seria melhor que o segundo, que é dúplice (polútropos). A simplicidade de Aquiles deveria revelar a sinceridade, enquanto a duplicidade (ou melhor (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  4
    Conhecimento Proposicional Nas Aulas de Filosofia No Ensino Médio: Entre a Didática e o Ensino.Jean C. Caldas - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):47-56.
    Neste artigo eu defendo que o conhecimento de proposições filosóficas pode e deve desempenhar o papel de ideal regulador das aulas de Filosofia no Ensino Médio. Grosso modo, penso haver dois tipos de conhecimento pressupostos nas aulas de Filosofia no Ensino Médio: o primeiro, que, por conveniência, chamarei de conhecimento filosófico disposicional, e o segundo, o conhecimento filosófico proposicional. O primeiro consiste naquele conhecimento que leva em conta apenas certas habilidades filosóficas de identificação de teses, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    Conhecimento E realidade em santo Tomás E Xavier Zubiri.Joathas Soares Bello - 2016 - Synesis 8 (2):96-117.
    O trabalho busca comparar as noções tomasianas de “abstração” e “ser”, e as noções zubirianas de “intelecção senciente” e “realidade”, articulando, também, as noções de “participação” e “religação”.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  12
    O fundamento do conhecimento em L’être et le néant.Gustavo Fujiwara - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):856-877.
    Pretendemos analisar neste artigo o fundamento ontofenomenológico do conhecimento em L’être et le néant. Como veremos, o conhecimento será concebido a partir de uma negação de tipo interna definida como relação ontológica fundamental entre ser-para-si e ser-em-si. Todavia, caso almejemos compreender o estatuto profundo de uma tal relação, teremos que escrutinar as definições sartreanas de ser do fenômeno e fenômeno de ser, ser transfenomenal, ser-em-si, ser-para-si e estrutura reflexo-refletidora do cogito. Recuperando tais definições, mostraremos que a identidade do (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    O mito do conhecimento.Laurence BonJour, Albertinho Luiz Gallina & Kariane Marques da Silva - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):503-534.
    Em “O Mito do Conhecimento”, Laurence BonJour defende a tese de que a concepção “falibilista” de conhecimento, assumida de modo preponderante pelos epistemólogos na era pós-Gettier, “está errada”, pois tal concepção “fraca” de conhecimento proporciona pouca satisfação da perspectiva filosófica e é inexistente no âmbito do senso comum, constituindo tão-somente um “mito filosófico”.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    O mito do conhecimento.Laurence BonJour, Albertinho Luiz Gallina & Kariane Marques da Silva - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):503-534.
    Em “O Mito do Conhecimento”, Laurence BonJour defende a tese de que a concepção “falibilista” de conhecimento, assumida de modo preponderante pelos epistemólogos na era pós-Gettier, “está errada”, pois tal concepção “fraca” de conhecimento proporciona pouca satisfação da perspectiva filosófica e é inexistente no âmbito do senso comum, constituindo tão-somente um “mito filosófico”.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Ciência e Conhecimento.Giovanni Rolla & Gerson Albuquerque de Araújo Neto (eds.) - 2020 - Editora da Universidade Federal do Piauí.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    Teoria do conhecimento científico.Armando Castro - 1975 - Porto [Portugal]: Limiar.
    Ao trazer a público o 8.o volume da obra 'Teoria do Conhecimento Científico', o Instituto Piaget presta homenagem a um investigador de prestígio reconhecido e a um colaborador de vários dos seus colóquios culturais e científicos. Armando Castro continua aqui o ambicioso projecto, iniciado em 1975, de elaboração de uma 'ciência do conhecimento científico', com o qual procurava - numa intenção que permanece oportuna - clarificar a especificidade das abordagens científicas face a outras modalidades cognitivas e não cognitivas. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000