Results for 'Civilização Impossível'

220 found
Order:
  1. Teorias incongruentes ou.Civilização Impossível & Jw Bautista Vidal - 1992 - Princípios 24.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A civilização helenística E a sua língua de comunicação internacional1.Luciene de Lima Oliveira - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):37-45.
    O presente artigo tem por escopo tecer considerações a respeito da Civilização Helenística e a sua língua de “comunicação internacional”, isto é, a koiné. Ressalte-se que esse dialeto grego serviu de base para a propagação do Evangelho nos primórdios do Cristianismo.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Civilização, sexualidade e entropia no pensamento de Freud.Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar & Francisco Verardi Bocca - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (33):441.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  10
    Filosofia,impossível definí-la.Gonzalo Armijos Palacios - 1996 - Philósophos - Revista de Filosofia 1 (1):32-51.
    Neste artigo apresento vários argumentos para provar que toda tentativa de definir a filosofia está fadada ao fracasso.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5. O que a Civilização Ocidental Deve à Igreja Católica (Lisboa.Te Woods Jr - forthcoming - Aletheia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Entre Refinamento e Civilização.Pedro Paulo G. Pimenta - 2011 - Dois Pontos 8 (1).
    Trata-se de examinar, a propósito da crítica de Hume ao Ensaio de Ferguson sobre a história da sociedade civil , o alcance e os limites da noção de civilização , tão importante para o pensamento das Luzes que a própria palavra foi forjada, pela primeira vez, nessa época. The aim of the article is to study the scope of the notion of civilization as it occurs in Hume's reading of Ferguson's Essay on history of civil society . The importance (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A civilização helenística ea sua língua de comunicação internacional1.Luciene de Lima Oliveira - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):37-45.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    A história e o impossível: Walter Benjamin e Derrida.Luciano Gomes Brazil - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):438-447.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  28
    Civilização do mangue: biodiversidade e populações tradicionais (Mangrove's Civilization: Biodiversity and traditional populations) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p509. [REVIEW]Deis Elucy Siqueira - 2013 - Horizonte 11 (30):509-544.
    O texto parte do reconhecimento da importância das populações tradicionais na conservação da biodiversidade, tanto em termos históricos quanto em projetos socioambientais baseados no paradigma da sustentabilidade. Foca a civilização do mangue do Salgado Paraense e, em particular, as comunidades da Reserva Extrativista de Caeté-Taperaçu (município de Bragança/PA). Destaca aspectos de sua territorialidade em articulação com sua religiosidade, na qual são tratados os santos e, sobretudo, os encantes (xamanismo caboclo). A partir desta religiosidade (crenças, superstições, lendas), a discussão se (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  24
    Lewis Mumford: Uma voz de resistência à civilização tecnocrática.Letícia Lenzi - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):25-36.
    A fé absoluta na capacidade da tecnologia em promover melhorias sociais sofreu fortes críticas no último século. O escritor norte-americano Lewis Mumford denunciou este mito e seus prejuízos, estabelecendo-se como uma voz de reação contra os valores impostos pela sociedade industrial tecnocrática. Embora Mumford tenha destacado as denúncias sobre o poder desmedido da esfera tecnológica da vida moderna, e as razões históricas que nos legou essa cultura, suas teses sugerem um otimismo frente à possibilidade de controlarmos e reorientarmos seu desenvolvimento. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Luta pela civilização: condições e exigências de uma educação da humanidade para a paz.Álvaro Mendonça Pimentel - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):107-124.
    Resumo : O artigo examina as contribuições do pensamento social de Maurice Blondel para a promoção de uma paz duradoura entre as nações. A partir da crítica blondeliana dos totalitarismos e dos regimes liberais, elencamos certas características da ação humana histórica e concreta, individual e social, que fundamentam uma concepção social e política favorável à pluralidade das culturas e à colaboração entre os povos. Como critério crítico e forma normal de promover a busca imanente do bem, da verdade e da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Entre Jaspers e o "jovem Foucault": Antropologia, Loucura, Obra e Civilização.Marcio Miotto - 2022 - Araripe 3 (2):30-114.
    O presente trabalho pretende analisar as relações entre loucura e obra no jovem Foucault, isto é, no Foucault dos anos 1950 que realiza seu curso sobre antropologia (La Question Anthropologique) em Lille e na ENS entre 1952 (ou 1951) e 1955. Para estabelecer o problema, o texto começa com uma contextualização inicial sobre os inéditos de Foucault disponibilizados desde 2013 na BNF. Então o texto constrói o problema a partir de comentadores (especiamente Jean-Baptiste Vuillerod) e encontra na figura de Karl (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  39
    Uma “possibilidade impossível de dizer”: O acontecimento em filosofia E em literatura, segundo Jacques Derrida.Osvaldo Fontes Filho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):143-161.
    Este artigo focaliza certa “possibilidade impossível de dizer o acontecimento”, motivo fértil nos últimos escritos de Derrida. A expressão “a possibilidade do impossível”, emprestada do pensamento heideggeriano da Ereignis, concorre a uma ética aporética que repensa as figuras da responsabilidade face à “inapropriabilidade do que acontece”. Nos lugares bem conhecidos da lógica derridiana da aporia – a justiça rebelde à regra, o “fantasma do indecidível” em cada acontecimento de decisão, a ilegalidade de toda invenção –, uma ética da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Mística e secularidade: impossível afinidade?Maria Clara Lucchetti Bingemer - 2014 - Horizonte 12 (35).
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    A morte impossível: Uma análise da luta de Vida E morte na figura do senhor E do servo.Maria de Lourdes Borges - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):37-48.
    Este artigo propõe-se a determinar o sentido da morte na figura do senhor e do servo da Fenomenologia do Espírito de Hegel. Para tal propósito, o texto será dividido em três partes. Na primeira, exporei o pano de fundo no qual se encontra a figura - a seção 'Autoconsciência da Fenomenologia do Espírito - bem como a importância desta no desenvolvimento da obra em questão. Num segundo momento, exporei o desenvolvimento da figura numa análise interna de sua estrutura, ressaltando o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Entre Refinamento e Civilização.Pedro Paulo G. Pimenta - 2011 - Doispontos 8 (1).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  1
    O real como impossível.Renato Santos - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Luta pela civilização: condições e exigências de uma educação da humanidade para a paz.Álvaro Mendonça Pimentel - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):107-124.
    O artigo examina as contribuições do pensamento social de Maurice Blondel para a promoção de uma paz duradoura entre as nações. A partir da crítica blondeliana dos totalitarismos e dos regimes liberais, elencamos certas características da ação humana histórica e concreta, individual e social, que fundamentam uma concepção social e política favorável à pluralidade das culturas e à colaboração entre os povos. Como critério crítico e forma normal de promover a busca imanente do bem, da verdade e da justiça, defende-se (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    O Cristo Vivo na Civilização: Protestantismo e Espaço Público no Brasil.Lyndon de Araújo Santos - 2017 - Horizonte 15 (47):949.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Por que é impossível se ser cético nos dias atuais. Uma breve refutação do Neopirronismo.Roberto Horácio Sá Pereira - 2020 - Discurso 50 (2):85-109.
    Duas questões fundamentais do pirronismo serão abordadas, a primeira é de natureza histórica: seria tal Neopirronismo congruente com o espírito e a letra do Pirronismo original? Nesse particular a resposta não poderia ser mais afirmativa. Distinguindo-se tanto chamada leitura dita “Urbana” quanto da leitura dita “Rústica,” não há como negar originalidade à leitura Neopirrônica. Ora, mas uma vez que Neopirronismo se assume como projeto filosófico próprio, ele enfrenta uma segunda questão premente: ele se sustentaria pelas suas próprias pernas? A tentativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Natureza e Civilização: a resistência indígena e as políticas de aldeamento nas margens dos rios Tocantins e Araguaia.Fabíula Sevilha - 2017 - Dialogos 21 (3):64-78.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Representações obscuras na antropologia de Kant: cultivo de si e civilização.Aline Brasiliense dos Santos Brito - 2023 - Kant E-Prints 17 (2):36-53.
    Este artigo pretende apresentar as “representações obscuras” como parte da via disponível para se conceber um cultivo de si e da civilização, de acordo com a perspectiva de uma antropologia pragmática tal como concebida por Kant. As representações obscuras marcam a existência de um campo de representações intelectuais, estéticas e morais ocultas à consciência. Estas representações possuem, de um lado, a finalidade de fornecer um _cultivo de si_, espécie de conhecimento da natureza humana, por meio de sua funcionalidade empírica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    O historicismo de Rorty: um perigo para a civilização oriental?Jézio Hernani Bomfim Gutierre - 2000 - Cognitio 1:19-29.
    Resumo: Rorty tem sido por vezes caracterizado como o mais carbonário e destrutivo dos pensadores americanos. Este retrato parece ser confirmado por sua adoção de um historicismo radical que poderia ser entendido como equivalente ao abandono de toda forma de racionalismo. Nestes termos, não surpreendentemente, passa a ser um perfeito exemplar daquilo que expoentes da velha guarda epistemológica qualificam escandalizadamente como "perigos para a Civilização Ocidental".Neste contexto, a tarefa premente que se coloca é a de se aniquilar a verdadeira (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  28
    A filosofia na era da globalização uma fábula sobre o destino da civilização.António Pedro Mesquita - 2009 - Dissertatio 30:337-347.
    O sentido deste ensaio é o de pensar o sentido e o lugar da filosofia na época da globalização, mas por via de um recuo histórico, por forma a desafiar a visão dominante segundo a qual a globalização é um fenômeno atual. Para o efeito, procurarei abordar quatro questões: 1) Em que ambiente sociocultural, melhor, em que civilização, se dá a ruptura que conhecemos aqui por “primeira globalização”? 2) Que modo de consciência veio ela perturbar e alterar? 3) Que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    Princípio do prazer como regulador de uma civilização em declínio.Francisco Verardi Bocca - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):123-152.
    Resumo: Neste artigo, recusa-se o frequente pessimismo de Freud, tantas vezes denunciado por seus leitores, em relação à vida dos homens e aos destinos da humanidade, recusa auxiliada pela distinção, em sua obra, entre o domínio da metapsicologia e o da clínica. O primeiro domínio, fortemente associado à sistematização da psicanálise, admite um determinismo naturalista que, em seus termos, não prevê a autodeterminação do homem, da civilização e seus destinos, isto é, não tem a liberdade como uma noção operatória, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    Martins, Hermínio, Experimentum Humanum. Civilização Tecnológica e Condição Humana, Relógio D’Água, Lisboa, 2011, 444 pp. [REVIEW]Pedro Russi - 2013 - Anuario Filosófico 46 (3):665-667.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    De Rerum Natura: A origem da linguagem e da civilização no Livro 5, v.925-1240, de Lucrécio.Raquel Goes Casini - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):5-32.
    O presente artigo foi desenvolvido durante a pesquisa de Iniciação Científica realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com o apoio do CNPq. A pesquisa teve como objetivo o estudo e a análise dos versos 925-1240 do Livro 5 da obra De Rerum Natura de Tito Lucrécio Caro. Tal recorte apresenta principalmente a origem da linguagem e da civilização. Para o desenvolvimento desse artigo, com base na frequência do curso Lingua e Letteratura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  1
    Música, sociedade e emancipação: um processo (im)provável para um leitor impossível.Adriano Bueno Kurle - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e45137.
    Resenha de Em Um com o Impulso, de Vladimir Safatle. O livro trata da emancipação social por meio da estética da arte. O livro parte da crítica da associação tradicional entre autonomia, modernidade, e emancipação social, e divide-se em três partes: a primeira trata da autonomia; a segunda, do sublime; a terceira, da expressão. Soma-se a isto um excerto e a conclusão. A perspectiva geral tem o viés da dialética negativa adorniana vinculada com a psicanálise – viés este bastante conhecido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  54
    Santo Tomás de Aquino, G. K. Chesterton e a civilização do amor.Dermot Quinn - 2010 - The Chesterton Review Em Português 2 (1):51-64.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Metafísica da vontade, metafísica do impossível: A dimensão pulsional como terceiro excluído.Diogo Bogéa - 2016 - Dissertation, Puc-Rio
    Is it possible a thought that resists the temptation of an absolute basis, but also to unbridled fury calculator machination? It is also possible that a thought is put in a position to understand and also to position itself critically in relation to both nostalgic fundamentalisms, and to pure effectiveness and productivity that technoscience imposes on us? It is possible, after all, to distance itself from traditional metaphysics without falling back into naivety "anti-metaphysical" definitive and safe overcome? Is it still (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  19
    O cômputo do tempo na civilização indiana.Luís Filipe F. R. Thomaz - 2006 - Cultura:179-207.
    Os sistemas de cômputo do tempo na Índia são extremamente complexos, devido a dois factores: em primeiro lugar a coexistência não só de diversas teorias e tabelas astronómicas mas também de diferentes calendários, que em parte resulta de a Índia raramente ao longo da sua história ter constituído uma unidade política; em segundo lugar uma grande preocupação, quiçá de origem mágica, com a objectividade astronómica dos dados utilizados no cômputo do tempo. Do primeiro factor indicado resultam, por exemplo, a coexistência (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  55
    O advento dos conceitos de cultura e civilização: sua import'ncia para a consolidação da autoimagem do sujeito moderno.Caio Moura - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (2):157-173.
  33.  10
    Da sociedade sem classes à civilização do amor: a pastoral da juventude do Brasil na década de 1980.Marilane Machado - 2007 - Diálogos (Maringa) 11 (1-2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    Da sociedade sem classes à civilização do amor: a pastoral da juventude do Brasil na década de 1980.Marilane Machado - 2007 - Dialogos 11 (1e2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  59
    Hans Jonas: Uma proposta ética à civilização tecnológica.Raimunda Diva Ribeiro Caldas - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):13-29.
    Este artigo discute a crtica de Hans Jonas ao uso da tcnica afastada da racionalidade moral, bem como a proposta tica por ele apresentada que tem como mxima a incluso da tcnica e da natureza na reflexo moral. luz da tica da responsabilidade sero analisadas duas questes: Por que Jonas afirma ser a tica tradicional como a kantiana, por exemplo, incapaz de mediar a relao homem-natureza-tcnica? A reflexo moral jonasiana possibilita ao homo tecnologicus uma conduta tica vivel em relao natureza (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Hans Jonas: Uma proposta ética à civilização tecnológica.Raimunda Diva de Vasconcelos Ribeiro - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):13-29.
    Este artigo discute a crítica de Hans Jonas ao uso da técnica afastada da racionalidade moral, bem como a proposta ética por ele apresentada que tem como máxima a inclusão da técnica e da natureza na reflexão moral. À luz da ética da responsabilidade serão analisadas duas questões: Por que Jonas afirma ser a ética tradicional como a kantiana, por exemplo, incapaz de mediar a relação homem-natureza-técnica? A reflexão moral jonasiana possibilita ao homo tecnologicus uma conduta ética viável em relação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    [Recensão a] François chamoux - a civilização grega.Maria Carolina Alves do Santos - 2009 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 2:145-147.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Aspectos da pintura política na França: de Civilização atl'nticaao Ateliê Popular (1953-68).Leandro Souza - 2018 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):192-209.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  12
    Índia Nova: nationalism and cosmopolitanism in an academic journal.Sandra Ataíde Lobo - 2009 - Cultura:231-258.
    Integrar o estudo de um jornal como o Índia Nova: jornal de expansão da cultura indiana numa publicação dedicada a estudos sobre revistas justifica-se por estarmos perante um projecto cultural, com inevitáveis ressonâncias políticas. Órgão dos estudantes goeses nas Universidades portuguesas, a sua criação deveu-se à iniciativa de um grupo de jovens intelectuais goeses, criados sob os auspícios da República, que, sob o signo da ruptura, vinham chamar a si a responsabilidade de intervenção na cidade. A publicação, se buscava atingir (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Os limites da bioética em Hans Jonas e os limites do principialismo.Marcelo Luiz Pelizzoli - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):111-124.
    Trata-se de, ao expor o andamento de nossa pesquisa em Fundamentos da Bioética, apontar os limites das éticas tradicionais, no caso exemplar do Principialismo, para então investigar a base da proposta de Hans Jonas como alternativa de fundamento contemporâneo para a Bioética – a sua humanização face à civilização tecnocêntrica.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    Educação civilizatória.Vagner da Silva - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    O presente artigo estabelece uma relação entre quatro elementos que não são usualmente associados no pensamento de Nietzsche: moral, democracia, educação e civilização. Buscamos mostrar que a democracia se baseia na moral e para isso cria um processo educacional que tem como objetivo manter as estruturas civilizacionais existentes. Neste percurso explicamos como os tipos humanos inferiores promovem o rebaixamento da vontade de poder dos tipos humanos superiores, criando um padrão civilizatório que valoriza acima de tudo o que é inferior (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  65
    Plausibilidade do Cristianismo Histórico nos dias atuais.João Batista Libanio - 1997 - Horizonte 1 (1):9-25.
    O cristianismo - tanto na versão católico-romana quanto na versão evangélico-protestante - está em crise. Ou está em crise a civilização ocidental que o cristianismo contribuiu para criar? O presente artigo apresenta o fato da crise de plausibilidade, os fatores sócioculturais da crise e as alternativas pastorais: alternativa ético-secular, a religião universal, a onda espiritualizante mística, o fundamentalismo e pentecostalismo e a retomada da experiência fundante do Cristianismo. Propõe-se que essa última alternativa contribua para distinguir o cristianismo e o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  22
    A morte da bailarina.Nancy Mangabeira Unger - 2009 - Horizonte 7 (15):157-166.
    A história do Ocidente pode ser lida de acordo com o sentido da palavra grega hybris : transgressão, presunção, desmesura. Hoje, vivemos o ápice de um percurso marcado pela desejo de tudo dominar. Por sua extrema gravidade, a crise contemporânea nos coloca diante da responsabilidade de questionar a própria dimensão na qual pensamos, e a maneira em que compreendemos nossa identidade enquanto humanos e nosso lugar na totalidade do real. Palavras-chave : civilização ocidental; crise; hybris ; questionamento.The history of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    O vocabulário com O qual Nietzsche debate a possibilidade da educação.Vagner Silva - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):279-314.
    Nosso objetivo aqui é apresentar o vocabulário com o qual Nietzsche debate a possibilidade da educação, analisar os vocábulos alemães utilizados pelo filósofo, e também o contexto de sua utilização, e assim detectar até que ponto o filósofo acreditava na possibilidade da educação e o que é necessário para que esta ocorra. Para tal será necessário analisar ainda, toda uma rede conceitual na qual o debate sobre a educação se enquadra no pensamento de Nietzsche, dando ênfase a duas chaves conceituais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    Research on countermeasures for the development of ecological civilization education in schools in the context of cultural diversity.Bingyu Chang, Xiaodan Liu & Chao Xian - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe):21-36.
    Resumo: A civilização ecológica é uma forma de civilização e possui valores culturais. No processo de desenvolvimento econômico e social, devido às diferenças nas práticas sociais, diferentes países, regiões e grupos étnicos são forçados a diferir em sua compreensão da conotação da civilização ecológica e de sua expressão externa. No contexto da diversidade cultural, o desenvolvimento da educação da civilização ecológica na China é um projeto sistemático de longo prazo, que requer a participação conjunta do povo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  8
    Nervura do real: imanência e liberdade em Espinosa.Marilena de Souza Chauí - 1999 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    A tradição judaico-cristã crê na existência de um ser supremo transcendente que, por um ato de vontade, cria o mundo e os seres humanos, dando a estes o livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal. QUando Espinosa (1632-77) afirma: "Deus, ou seja, a Natureza", ele subverte essa crença. DEmonstra que o ser absoluto é imanente ao universo e que todas as coisas são efeitos necessários de sua ação.SÃo inúmeras as interpretações da obra de Espinosa; alguns consideram até que, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  47.  14
    Cultura e economia em Nietzsche.Vanessa Lemm - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (1):67-91.
    I discuss the possibility of overcoming domination by differentiating between two different economical approaches to the animality of the human being which correspond to the contrasting ways of politicizing life in culture and in civilization. While the economy of cilization representes an exploitative approach to animality, whose aims is the self-preservation of the group at the cost of normalizing the individual, the economy of culture stands for a nonexploitative approach to animality directed towards the pluralization of inherently singular forms of (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  26
    “Alguém tem de dizer aos negros a verdade”: Olavo de Carvalho sobre a contribui-ção negro-africana à cultura ocidental.Fernando Danner & Leno Francisco Danner - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):351-374.
    In the paper, we will study Olavo de Carvalho’s thought, focusing on his position regarding Brazilian and American Black movement in its struggle for reparation in terms of colonialism-slavery-racism. We will argue that his refusal of any reparatory praxis to political-cultural minorities and his position of a non-place for Black-African traditions in the context of Western culture/civilization, as with respect to his defense of the inferiority of Black-African culture-civilization when compared to Jewish-Christian, Greek-Latin and Medieval-Renaissance tradition, is pervaded by a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  27
    Platão e a Mereologia da Luz.Edrisi Fernandes - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:143-148.
    Os povos da civilização islâmica clássica viram Platão (Aflātūn, Falāṭūn, Flātūn; raramente Aflāṭus ou Falāṭus) como um dos “sete sábios” ou “mestres de sabedoria” da Grécia, segundo Abū ’l-Fatḥ alShahrastānī (m. em. 1153) no Kitāb al-Milal wa’l-Nihal (“Livro das Seitas e Credos”), ou, conforme Alī ibn Yūsuf ibn al-Qifṭī (m. em 1248) no Kitāb Ikhbar al-‘Ulama‘ bi Akhbar al-Ḥukama’ (“Livro das Notícias dos Eruditos com os Relatos dos Sábios”, mais conhecido como Ta'rikh al-Ḥukama’, “História dos Sábios”), um dos sete (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  8
    Indústria cultural e formação humana.Samoel Cordeiro de Souza Primo & Luciane Neuvald - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):48-72.
    Este texto aborda o paradoxo entre a indústria cultural e a formação humana, com base na teoria crítica. O texto utiliza uma metodologia bibliográfica, discutindo temas como educação, formação, semiformação, indústria cultural, capitalismo e emancipação. O objetivo é debater como a indústria cultural interfere na formação dos indivíduos. A contribuição dos processos educativos para o desenvolvimento da civilização é destacada, enfatizando a importância da criticidade e autorreflexão para evitar a barbárie. Os fundamentos da teoria crítica ressaltam a necessidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 220