Results for 'Cidadania mundial'

833 found
Order:
  1.  7
    O direito internacional e o futuro da cidadania democrática na filosofia de Juergen Habermas.Ilca Menezes - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):293-310.
    Habermas discusses the chances for the establishment of world citizenship in contemporary society, marked by multiculturalism and the process of globalization. Habermas identifies the historical configuration of the post-national constellation, and from there themed the transition from international law to the law of citizens of the world, which aligns the concept of citizenship to the idea of ​​human rights. Habermas analyzes the Kantian idea of ​​a cosmopolitan state in which citizens are legal subjects of their respective States and members of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Incipit quarta distinctio sub qua continentur nouem significationes ternarii cum capitulis suis.I. Coaptatio, Ternarii Ad Ordines Fidelium, Secundum Antiquam Distributionem, Mundiales In Presidentes, In Recedentes, Mundiales Ab Agricolantibus Iacentibus, A. Molentibus Presidentes, Iv Rursum Quibus A. Personis Quos, Eadem Theologia & Coetcurn Mundialibus - 1999 - Cahiers de l'Institut du Moyen-Âge Grec Et Latin 69:111.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    Avanço Tecnológico: Os desafios da democracia brasielira na era na internet.Ingrid Eduardo Macedo Barboza - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):136.
    O trabalho analisa os desdobramentos que o recurso às tecnologias digitais de comunicação, na rede mundial de computadores, trouxe à democracia, partindo da percepção do ambiente virtual como espaço público de participação e interação social. A partir do surgimento das novas tecnologias de comunicação houve alteração na dinâmica do exercício da cidadania na sociedade brasileira? Foram utilizados método dedutivo e pesquisa bibliográfica. Em conclusão, com a internet não se cria novo modelo de democracia: a democracia digital. O espaço (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    As demandas do capital e formação de novas subjetividades no neoliberalismo: o caso do ensino integral e do programa “projeto de vida” em Pernambuco.Raphael Guazzelli Valerio & Luciano dos Santos Abreu - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023008.
    A escola de ensino de tempo integral tem assumido paulatinamente o lugar de referência para um novo modelo de educação pública nacional. Ancorada no desenvolvimento de competências, habilidades, conhecimentos específicos, atitudes e qualidades pessoais, elementos constitutivos do capital humano, ela tem fornecido aos estudantes uma formação cuja centralidade está no Projeto de Vida e na empresa si mesmo, a fim de responder as demandas de economias virtualizadas, que por sua vez, estão baseadas na competitividade e concorrência, condicionadas pelo forte processo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    Apresentação do dossiê: A privatização da Educação Básica e suas implicações para o direito humano à educação na contemporaneidade.Theresa Adrião & Maria Vieira Silva - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):31-38.
    As políticas de privatização da educação e as formas pelas quais se materializam têm assumido contornos sem precedentes no tempo presente e são emblemas das mutações da face social do Estado no provimento e garantia do direito humano à educação, como consequência da ascensão e capilaridade dos princípios neoliberais no tecido social que se apoiam, por sua vez, na primazia do capital financeiro e na concentração da riqueza. No Brasil, o direito à educação é matéria do texto constitucional nos títulos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Trabalho infantil: Um velho problema na ordem do dia.Honor de Almeida Neto - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):21-26.
    A discussão em torno da questão do trabalho infantil está hoje na ordem do dia dos principais países do mundo. O mercado mundial cada vez mais globalizado e competitivo pressiona sobretudo os países em desenvolvimento a erradicar esse tipo de trabalho. A inserção precoce da criança no mercado acaba comprometendo seu acesso a instâncias formativas que podem potencializar a sua conquista à cidadania. Este artigo pretende articular as categorias globalização, formação e cidadania com a questão do trabalho (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Visão Crítica da Biotecnologia.Ana Paula Mattos Arêas - 2016 - Santo André, Brasil: NTE - UFABC.
    As ciências médicas, biomédicas, humanas e sociais têm avançado de forma frenética nos últimos anos. Com isso, se faz cada vez mais necessário o debate ético que visa contemplar o respeito à dignidade humana, animal e ao meio ambiente. A bioética se dedica a esse debate e se propõe a estendê-lo a setores não acadêmicos, como sociedades de proteção dos animais, dos direitos humanos e até grupos religiosos. Essa diversidade de opiniões não só é interessante, mas necessária, uma vez que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  22
    Victor Klemperer: a linguagem do mal e a nazificação da sociedade alemã.Marcelo Leandro Dos Santos - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):150-189.
    Este artigo contextualiza o nazismo como projeto de degradação da multiplicidade humana a partir da instrumentalização da língua alemã e consequentemente da linguagem como experiência humana. Tal contextualização se inicia apresentando os projetos amplamente conhecidos do nazismo, que se dão à sombra de Auschwitz, para, em seguida, partir à análise das observações de Victor Klemperer sobre a aplicação da LTI na sociedade alemã no período que envolveu o entreguerras e o final da Segunda Guerra Mundial, precisamente na cidade de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    Humanist, Civic Education and Attitude in Gilberto Monteiro.Margarida Barahona Simões - 2008 - Cultura:57-76.
    Gilberto Monteiro foi médico municipal da freguesia de Carnaxide de 1921 a 1961, Chefe dos Serviços Clínicos da extinta fábrica dos Fermentos Holandeses (F.P.F.H.), sediada na Cruz Quebrada, de 1934 a 1962 e, durante a II Guerrra Mundial, exerceu no Hospital Militar de Belém, na qualidade de tenente médico miliciano. Amante do desporto e desportista, G. Monteiro foi um dos fundadores do Sport Algés e Dafundo (SAD), instituição onde, enquanto membro da sua primeira Comissão Cultural, criou a Biblioteca, organizou (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Cidadania e identidade no estado democrático de direito: acerca da inclusão política do imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Cidadania e.Luiz Carlos Bresser Pereira - forthcoming - Res Publica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Cidadania no Brasil: O despertar da sonolência.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2012 - Revista Internacional de Direitos Humanos 1 (13).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    CIDADANIA EM CONSTRUÇÃO: a proposta do pão dos pobres.Ana Paula Brasil Vaz Madruga - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):15-19.
    O presente artigo tem como objetivo verificar as principais concepções relativas à construção das dimensões de cidadão e cidadania desenvolvidos pelo Orfanotrófio Pão dos Pobres, na década de 20, através da análise do impresso da escola - Boletim Pão dos Pobres -· bem como a sua relação com a realidade social da época, a fim de demonstrar como essas iniciativas procuravam atender às necessidades do novo contexto social emergente.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Cidadania e Igualdade: Capacidades e Necessidades.Maria Xosé Agra Romero - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (1):47 - 68.
    Na linha do recente debate sobre a cidadania surgem novamente algumas questões fundamentais que se nos colocam a propósito do conflito entre liberdade e igualdade. O presente artigo pretende reflectir sobre os problemas de igualdade económica, social e política e as exigências de justiça e de liberdade que os acompanham, tomando como centro as capacidades e as necessidades de cada um. Nesse sentido, a autora recorre sobretudo às aportações de Martha C. Nussbaum e de Iris M. Young. /// Following (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Cidadania Liberal e Reconhecimento Cultural.João Cardoso Rosas - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (1):171 - 183.
    Este artigo coloca o problema da relação entre a concepção liberal da cidadania, definida por um conjunto igual de direitos e deveres, e a necessidade de acomodar o reconhecimento das diferentes comunidades culturais. Duas respostas divergentes são apresentadas: uma de carácter abstractizante - a de John Rawls - e outra de tipo multiculturalista - a de Will Kymlicka. De seguida, essas respostas são avaliadas. Segundo o autor do artigo, a diferenciação do conceito de cidadania liberal mediante a atribuição (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Biopolítica, Cidadania e Produção de Subjetividade. Notas Esparsas Sobre Pedagogia Especulativa e Subjetividade Flexível.Ana Godoy - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:30-44.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Cidadania.Joel Pimentel De Ulhôa - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):49-68.
    As profundas mudanças do mundo exigem ampliação do conceito de cidadania produzido pela ascenção da burguesia,que teve seu ápice na Revolução Francesa.Definido,basicamente pela declaração dos direitos do homem e do cidadão, de 1789,que foi reiterada,em 1948,pela ONU, a cidadania não ´pode desprezar os deveres sociais e éticos que todos nós temos,com vistas a uma sociedade mais justa,que resgate o ser humano no cidadão.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  16
    Dependência e cidadania no Brasil: uma relação a ser discutida a partir das matrizes culturais religiosas brasileiras.Rodrigo Portella - 2006 - Horizonte 5 (9):43-53.
    O presente artigo visa discutir criticamente a relação entre dependência política e cidadania no Brasil, com o enriquecimento de questionamentos e dados referentes à cultura religiosa e política brasileira. Na discussão sobre cidadania e dependência no Brasil, que abaixo desenvolvo, busco, nas figuras dos “mitos fundadores” da nação, a exegese do atrofiamento da cidadania do povo brasileiro. Tais mitos fundadores teriam um caráter “antropológico de solução imaginária para tensões, conflitos e contradições” (CASTRO, 2003, p. 57). É a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  25
    Cidadania e Comunidade No Contexto Democrático Ocidental: Análise Filosófico-Educacional.Bruno Fonseca Ortega & Roberto Fanzini Tibaldeo - 2023 - Childhood and Philosophy 19:01-25.
    This paper endeavors to carry out a philosophical analysis of the current state of civic education in Western democracies, in order to deal with the problematic dualism between extreme individualism and endogamic communitarianism, which alters the relational modalities and specific lifestyles that characterize human plurality. As such, the intention of this article is to understand how the formation of citizens supported by the practice of philosophy can cultivate a dialogical, open, and pluralistic community capable of facing this duality. For this (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  22
    Alfabetização como empoderamento da cidadania em idosas com doença crônica.Luzia Wilma Santana da Silva, Ítalo Oliveira Chaves, Letícia Santos Azevedo, Neuziele Miranda da Silva, Carla Manoela Oliveira de Araújo, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires & Juciara de Santana Silva - 2020 - Odeere 5 (9):408-437.
    O artigo verificou se após um programa de alfabetização, pessoas adulto-idosas com doenças crônicas apresentaram capacidade cognitiva à autonomia e autoconfiança aos cuidados de saúde. De método qualitativo na transversalidade com a pesquisa-ação, realizado no interior da Bahia com um grupo de mulheres, idade entre 53 a 73 anos, de um núcleo interdisciplinar de cuidados à saúde, todas com déficit de autocuidado potencializado pelo analfabetismo. Os resultados demonstraram que no ciclo vital tardio, mães/avós encontraram na alfabetização o empoderamento da (...) a da autogestão dos cuidados de si próprios. A prática educacional então, se tornou uma estratégia-chave à potencialização do letramento ao cuidado humano das pessoas relacionado à promoção de sua saúde. Palavras-chave: Alfabetização, Empoderamento, Pessoa Idosa, Cuidado de si. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A Cidadania como Cultivo.José Barata-Moura - 2003 - Philosophica 22 (2003):83-98.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Democracia, Cidadania e Direito Fundamental À Educação: Elementos de Efetivação e Vinculatividade.Rogério Luiz Nery da Silva & Darléa Carine Palma Mattiello - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):221.
    A pesquisa possui como tema a democracia e suas relações com efetiva prestação educacional, considerando que democracia, cidadania e educação são interdependentes. O problema de pesquisa consiste em esclarecer qual o nível de entrelaçamento entre democracia, cidadania e educação na América Latina. Objetiva-se vincular os conceitos determinantes de democracia em Guillermo O’Donnell com a educação enquanto meio de empoderamento, com base na experiência latino-americana. Utiliza-se pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo. Em conclusão, elucida-se o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    A ambiguidade da cidadania moderna - O caso do contratualismo.Karl Friedrich Herb - 1997 - Philósophos - Revista de Filosofia 2 (1):55-66.
    Este artigo discute tópicos fundamentais relativos à tensão interna entre os aspectos absolutista e liberal do pensamento de Hobbes.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Uma crítica à cidadania liberal no contexto da formação de jovens e adultos na educação escolar // A critical to citizenship in the context of liberal youth and adult education in school education.Rubens Luiz Rodrigues & Solano - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):108-122.
    O presente artigo discute o conceito de cidadania e sua relação com as questões educacionais, sobretudo, as relacionadas ao campo da Educação de Jovens e Adultos. Constitui-se como resultado de pesquisa intitulada “Cidadania e EJA: concepções e desafios que marcam a escola pública brasileira” no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O texto destaca como o conceito de cidadania se desenvolveu historicamente, buscando seus (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    Dossiê: História, cidadania e direitos humanos.Angelo Priori & Luciano Alonso - 2019 - Dialogos 23 (3):0-4.
    Editorial do dossiê: História, cidadania e direitos humanos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    The Mundialization of Home: Towards an Ethics of the Great Society.In-Suk Cha - 2006 - Diogenes 53 (1):24-30.
    Like any construction of the human mind, ideologies and utopias are products of reason and social imagination. The human interactions they feed off are nowadays being intensified by processes of globalization. Utopian projects, which are by nature ambitious, consist of dreams of freedom and equality but the voluntarist character of their implementation very often takes them far from their declared objectives. Thus utopia frequently tips over into ideology. In order to survive, utopia has to go through a process of ‘universalization’ (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  7
    Resgate da Cidadania e da Cultura de Paz Na Terapia Do Reencontro Mediado.Janete Rosa Martins & Francéli Raquel Radons - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):138.
    O presente tem como finalidade analisar a terapia do reencontro mediado como resgate da cidadania e cultura da paz. Modelo esse proposto por Luiz Alberto Warat. em uma concepção transformadora da mediação, construída para fomentar a autonomia e emancipação dos sujeitos numa relação conflitiva, como um novo paradigma de autoconhecimento. A metodologia utilizada será o hipotético dedutivo e como técnica de pesquisa indireta em doutrinas. A discussão e aprofundamento se dá pelos conceitos da teoria do reencontro mediado proposto com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. ¿Estuviste en la Jornada Mundial de la Juventud? [Did you go to World Youth Day?].Pedro McDade - 2011 - Sal Terrae 99 (2):105-119.
    Resumen: Con el hilo conductor de la pregunta «¿Estuviste en la Jornada Mundial de la Juventud?» se presenta un testimonio sobre la JMJ en Roma en el año 2000 y una reflexión sobre la JMJ en general. A pesar de su carácter de mega-concentración, la JMJ tiene elementos suficientes para proporcionar una experiencia personalizada de fe. Todo depende, al final, de la disposición interna del participante. En la JMJ la fe es presentada no solo de un modo racional, sino (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A cidadania Antiga e a cidadania Moderna: algumas considerações introdutórias.Vladimir Fernandes - 2015 - IF-Sophia 2 (5):106.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    CIDADANIA E AÇÃO SOCIAL: contribuições a partir da categoria "formação".Nilton Bueno Fischer - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):283-290.
    Neste artigo analisamos uma experiência, no campo da assistência social, desenvolvida na última década em Porto Alegre, a partir da contribuição da categoria formação. Enfatizamos a importância das atividades geradoras de renda por mulheres papeleiras junto aos galpões de reciclagem. A compreensão dessa prática social também envolve um processo formativo que incide também nos agentes de mediação bem como no conjunto da população.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  14
    Cidadania e liberdade: Rousseau contra Hobbes.Yara Frateschi - 2014 - Discurso 44:55-78.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  28
    Pluralismo, cidadania e igualdade: a teoria da justiça de Michael Walzer.Ricardo Corrêa de Araujo - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):748-778.
    O objetivo deste artigo é apresentar uma reconstrução da teoria da justiça de Michael Walzer a partir de sua obra Esferas da justiça: uma defesa do pluralismo e da igualdade, que enfatiza apenas o pluralismo, destacando-se também o papel essencial da cidadania democrática na obtenção da igualdade. Para isto, será feita uma apresentação dos conceitos básicos daquele livro: a teoria pluralista dos bens, a autonomia das esferas da justiça a partir do significado social dos bens, as noções negativas de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Historia mundial creándose.Lothar Knauth & Ricardo Ávila Palafox (eds.) - 2010 - Guadalajara, Jalisco, México: Universidad de Guadalajara.
    Este libro es parte de la colección e-Libro en BiblioBoard.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Historia mundial creándose : a modo de introducción.Lothar Knauth & Ricardo Ávila - 2010 - In Lothar Knauth & Ricardo Ávila Palafox (eds.), Historia Mundial Creándose. Universidad de Guadalajara.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  67
    Ética mundial y derecho mundial: reflexiones filosóficas.Hans Küng - 2011 - Utopía y Praxis Latinoamericana 16 (52):115-126.
    Las relaciones entre derecho y ética, además de pertenecer a un sistema normativo, están condicionadas por el sentido de convivencia de las acciones humanas. Pero la ética se debe sobreponer a lo meramente normativo y fáctico, pues trata de valorar la vida como la condición de todo valor. Así, consi..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  13
    Población mundial Y de américa latina Y el caribe: Transformaciones Y nuevos (des) equilibrios.Celade Cepal - 2012 - Astrolabio: Nueva Época 8.
    El artículo examina las notables transformaciones demográficas que ha experimentado América Latina y el Caribe en las últimas décadas, sus especificidades y los grandes desafíos que plantean para la adecuación cuantitativa y cualitativa de nuestras sociedades, sus instituciones y las respuestas de política que demandan. En 2011, la región representaba el 8,6% de la población mundial; a partir de 2015, la fecundidad regional se ubicará por debajo del nivel de reemplazo, el crecimiento de su población será inferior al promedio (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    Mundialization/Globalization.Renato Ortiz - 2006 - Theory, Culture and Society 23 (2-3):401-403.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  5
    Visión mundial sobre el agua.Mary Paden - 2000 - Human Nature 5 (1):1-2.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  26
    Ética mundial e cultura da paz: desafios da Bioética (World-wide ethics and culture of the peace: dialleenges of the Bioethics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n14p31. [REVIEW]Mário Antonio Sanches & Vanessa Roberta Massambani Ruthes - 2009 - Horizonte 7 (14):31-45.
    O projeto de ética mundial, desenvolvido pelo teólogo ecumênico Hans Küng, propõe que somente por meio de um diálogo inter-religioso é possível estruturar princípios básicos que sejam válidos globalmente e que proporcionem a construção de uma cultura da paz. Essa possibilidade no campo da ética estabelece um amplo diálogo com diferentes autores. No entanto, como o próprio autor assume, o projeto possui limitações, sendo que uma delas é a exclusão de temas que envolvem questões de Bioética que são importantes (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    Movimentos sociais E cidadania no brasil hoje.Emil A. Sobottka - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):193-203.
    O texto parte da pergunta sobre como enfocar a problemática da cidadania e sua relação com a atuação dos movimentos sociais nas sociedades atuais. Frente à diversidade de definições de cidadania e a pluralidade morfológica dos movimentos, a proposição é mudar o enfoque, centrando-o em modelos de análise global da sociedade, no marco de propostas contratualistas. Reformas recentes no Brasil, com a descentralização ainda em curso, oferecem a oportunidade de visualizar o enfoque e mostrar por que ONGs e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    Ética mundial y globalización. Puntos de encuentro entre ética civil y moral cristiana.Ángel Galindo García - 2003 - Salmanticensis 50 (1):53-74.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  70
    O conceito de cidadania em Kant: Uma solução para o conflito entre Estados.Adelino Braz - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):397 - 414.
    Confrontado com o estado de natureza em que se encontravam as relações entre os Estados, Kant tentou pensar uma juridisção capaz de pôr fim a esse estado de guerra. O artigo começa por estabelecer as modalidades da cidadania em Kant, para, em seguida, mostrar de que modo o filósofo de Königsberg funda o direito político. Verificase, porém, que, dado o carácter irresistível do poder do soberano, é necessário conceber um direito das gentes em ordem a diminuir o risco de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    Universidade, Humanidade e Cidadania.Joaquim Cerqueira Gonçalves - 1999 - Revista Portuguesa de Filosofia 55 (1/2):9 - 17.
    A cultura ocidental, desde a sua marca grega, viu a instância do ser humano reduzida á condição de cidadão. O período medieval tentou inverter essa tendência, constituindo indice dessa alteração discussão polarizada no tópico Intelecto Universal/Intelecto Individual que ocupou lugar fundamental entre as questões desenvolvidas na Universidade Medieval, tornando-se mesmo a referênda privilegiada da actividade desta, senão até a sua razão de ser. È a incidencia no Intelecto Individual que caracteriza o humanismo cristão. Ao esbater-se essa questáo, na modernidade, o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    Esfera pública, cidadania multicultural e formação crítica em jurgen Habermas.Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:4-17.
    A temática que envolve este trabalho é de grande complexidade pelas relações imbricadas no mesmo. Penso que a questão da Esfera Pública numa ótica habermasiana se assinala a partir de algumas notas características. Primeira, deve-se realçar o aspecto Multicultural da cidadania, aspecto que recebe especial signifi cado na compreensão habermasiana, pois, insere-se na dimensão de Esfera Pública, algo fundamental na compreensão habermasiana. A segunda está contida na dimensão formativa da obra habermasiana que nos leva a compreender a Interculturalidade a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Travestilizando a Cidadania.Silmara Montejano & Pedro Vitor Barnabé Milanesi - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (12):35-55.
    Por meio de uma pesquisa em psicologia, com inspiração etnográfica, este artigo é resultado de um estudo realizado no decorrer de dez meses com travestis em Araras/SP, no qual se busca investigar as relações internas ao grupo e as ações articuladas via movimento LGBT para reconhecimento de direitos. As travestis apontam que o não reconhecimento de suas identidades de gênero colabora para que elas não sejam vistas enquanto sujeitos. Essa é uma das causas que explica a situação de marginalidade e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Competência E cidadania no mundo do trabalho.Inês Amaro da Silva - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):247-264.
    Nas proximidades do novo milênio deparamo-nos com a construção de um progresso científico e tecnológico muito intenso, o qual coloca novas dimensões às desigualdades sociais, bem como impõe novas demandas à formação. O atual estágio de desenvolvimento das forças produtivas requer, mais do que nunca, o investimento no desenvolvimento humano, abrindo novas possibilidades para um avanço na necessária articulação entre as demandas do mundo do trabalho - expressas na categoria competência - com as do mundo social com um todo, que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  3
    Mercado mundial, dinheiro mundial e moeda inconversível: notas a partir de O capital.Flávio Miranda - 2018 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):54-75.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Educação Ambiental e Cidadania: Cenários Brasileiros.Taís de Almeida Borges - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Nuevo des-orden mundial: posmodernidad, hipermodernidad y fin de la historia.Juan Carlos Priora - 2021 - Entre Ríos, Argentina: Universidad Adventista del Plata, Editorial.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    Esfera pública, mídia E cidadania.Antonio Teixeira de Barros - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):87-111.
    Considerações sobre as categorias de público e privado, com vistas a uma abordagem mais ampla sobre a relação entre esfera pública, mídia e cidadania no Brasil contemporâneo. Para tanto, remete-se ao legado teórico de Hannah Arendt e Habermas, a fim de fundamentar a caracterização do momento pós-burguês da Esfera Pública e o panorama atual.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 833