17 found
Order:
  1.  22
    Aristóteles E o Sentido Político da Comunidade Ante o Liberalismo.Cesar Augusto Ramos - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):61-77.
    O caráter comunitário da filosofia de Aristóteles resulta das diversas formas de análise da política que o filósofo apresenta na articulação dos seguintes aspectos: a tese de que o ser humano é um animal político; o modo como esta é realizada na comunidade política, na qual o logos se manifesta como atividade discursiva compartilhada; o cultivo de determinadas virtudes ético-políticas presentes na convivência humana, sobretudo, a amizade; a autossuficiência do cidadão e o seu vínculo com a autarquia da comunidade política. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  20
    O modelo liberal e republicano de liberdade: uma escolha disjuntiva?Cesar Augusto Ramos - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):43-66.
    Este artigo tem por objetivo apresentar duas maneiras de compreender a liberdade: a liberdade negativa do liberalismo, definida como a esfera do livre agir do indivíduo pela ausência de impedimentos externos, e que se norteia pelo paradigma jurídico dos direitos individuais; e a liberdade política do republicanismo, que se define como não-dominação e se orienta pelo paradigma das virtudes cívicas da cidadania. Um outro propósito consiste em mostrar que a oposição entre o ponto de vista jurídico-liberal e o republicanismo não (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  64
    Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?Cesar Augusto Ramos - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):197-217.
    O presente artigo pretende mostrar uma dupla perspectiva do ensino da filosofia proposto de forma disjuntiva: aprender a filosofar ou aprender a filosofia, representada, respectivamente, por Kant e por Hegel. A análise dessa questão será desenvolvida dentro do contexto da filosofia kantiana, nela destacando três aspectos: a) o ideal de perfectibilidade do gênero humano; b) o preceito da Aufklärung do pensar por si mesmo e o exercício crítico da razão, e c) a necessidade da coação como instrumento para o cumprimento (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    Hannah Arendt E Os Elementos Constitutivos de Um Conceito Não Liberal de Cidadania.Cesar Augusto Ramos - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (30):267.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  42
    Schmitt's and Hegel's Criticism of Liberalism.Cesar Augusto Ramos - 1995 - Trans/Form/Ação 18:105-119.
    This article aims to discuss the political philosophy of liberalism, from the critical analyses presented by Schmitt and Hegel The former bases his criticism on the perspective of "political existentialism"; the latter argues on the basis of the rationality of the modern State. Both stress the positive value of the State and criticize the negation of the politician which is advocated by liberalism.O artigo pretende apresentar a filosofia política do liberalismo a partir das análises críticas de Schmitt e de Hegel. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  48
    As duas faces do conceito hegeliano de liberdade e a mediação da categoria do reconhecimento.Cesár Augusto Ramos - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):29-58.
    The aim of this paper is to examine the theoretical status of the hegelian concept of freedom as “being with oneself in one’s other”, as well as the mediation of the category of recognition in the relationship between the objective and subjective face that this concept portrays. In this perspective, no legitimate relations of domination and coercion are rejected on behalf of a intersubjective concept of freedom. The aim is also to highlight the important elements in the hegelian philosophy to (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Hegel and the Critical Nature of the State of Modern Natural Law.Cesar Augusto Ramos - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (123):89-104.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  27
    Rawls, Hegel e o liberalismo da liberdade.Cesar Augusto Ramos - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):41-65.
    Este artigo procura examinar a avaliação de Rawls acerca de alguns aspectos da filosofia política de Hegel. Rawls interpreta Hegel como um liberal de mente moderadamente reformista, e seu liberalismo é um importante exemplar na história do liberalismo da liberdade. Pretendemos, primeiramente, examinar o estatuto do liberalismo de Hegel, particularmente a questão da liberdade individual. Em segundo lugar, apresentamos alguns aspectos do entendimento de Rawls acerca deste liberalismo. A plausibilidade da filosofia política de Hegel é questionada, quando Rawls analisa a (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  27
    Hegel, Rawls e o tema da reconciliação.César Augusto Ramos - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):25-42.
    O propósito deste artigo é analisar as relações de Rawls com o pensamento político de Hegel – considerado pelo primeiro como um “liberalismo da liberdade” – no que diz respeito ao tema da reconciliação. Primeiramente, vamos analisar o conceito hegeliano de reconciliação. Em segundo lugar, procederemos a uma leitura de alguns aspectos da teoria rawlsiana a partir deste conceito para, finalmente, destacar a valorização do mesmo na obra de Rawls. Tratase, portanto, de verificar de que forma a recepção crítica do (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    A Crítica de Schmitt E de Hegel Ao Liberalismo.Cesar Augusto Ramos - 1995 - Trans/Form/Ação 18:105-119.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Direitos humanos e dignidade política da cidadania em Hannah Arendt.Iara Lucia Mellegari & Cesar Augusto Ramos - 2011 - Princípios 18 (29):149-178.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O presente artigo tem por objetivo abordar o tema dos direitos humanos e cidadania sob a perspectiva da filosofia política de Hannah Arendt. O artigo retrata, em sua primeira parte, a ilusáo fundacionista dos direitos humanos ante a situaçáo dos apátridas e refugiados, situaçáo que leva a autora a formular o conceito de cidadania como o direito a ter direitos . Na sequência, analisa os elementos que configuram sua teoria política, tais como: liberdade, (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Hegel E a Crítica Ao Estado de Natureza Do Jusnaturalismo Moderno.Cesar Augusto Ramos - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (123):89-104.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    A Crítica Comunitarista de Charles Taylor À Concepção Liberal de Liberdade.Cesar Augusto Ramos - 2014 - Filosofia Unisinos 15 (1).
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Stirner E a Liberdade Como Radical Autorreferencialidade.Cesar Augusto Ramos - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):361.
    Pretendemos desenvolver a tese, segundo a qual Stirner propõe uma concepção de liberdade como radical autorreferencialidade do estar junto a si, que se traduz numa posse de si mesmo. A despeito da crítica a Hegel, esse sentido de liberdade aproxima-se do conceito hegeliano de liberdade, mas de modo unilateral, abandonando o correlato da intersubjetividade na concepção de Hegel. Para Stirner, o egoísmo é decorrência daquilo que se tem de mais próprio: o eu. Somente assim o indivíduo chega ser ele mesmo (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    O Conceito Hegeliano de Liberdade Como Estar Junto de Si Em Seu Outro.Cesar Augusto Ramos - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (1):15-28.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Hegel e a crítica ao estado de natureza do Jusnaturalismo moderno.Cesar Augusto Ramos - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (123):89-104.
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    Hegel E o moderno conceito de sociedade civil.Cesar Augusto Ramos - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (26):39.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark