7 found
Order:
  1.  75
    Entre Aristóteles e a fé: Guilherme de Ockham e a determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Doispontos 7 (1).
    O artigo trata da análise ockhamiana do tema da determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente, segundo a formulação proposta por Aristóteles em De interpretatione, cap. 9, e de sua relação com o que é proposto sobre este assunto, segundo o próprio Ockham, “de acordo com a verdade e a fé”. A esse respeito, três pontos geralmente são levantados como possíveis decorrências desta leitura de Aristóteles: a assunção de que Ockham discordaria efetivamente da solução aristotélica, porque errônea; a (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  38
    Sobre algumas interpretações Das relações entre a filosofia ockhamiana E a física dos modernos.Carlos Eduardo de Oliveira - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (3):69-88.
    O texto traz uma análise sobre algumas das várias interpretações que defendem a existência de uma relação entre a ?loso?a moderna e o experimentalismo e a física ockhamianas. Buscando esclarecer alguns dos pressupostos dessas interpretações, o presente artigo sugere apontar alguns de seus limites, visando a uma descrição mais acurada do problema por elas enfrentado.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Javier Ordoñez and Albert Elena . La ciencia y su público: Perspectivas históricas. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 1990. Pp. xv + 443. ISBN 84-00-07056-9. [REVIEW]Carlos Oliveira - 1992 - British Journal for the History of Science 25 (4):470-471.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Habermas' Fichte- und Henrich-Kritik im Lichte der Zukunft der Metaphysik.Carlos Oliveira - 2010 - Fichte-Studien 35:431-461.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    A teoria cartesiana da criação.Carlos E. P. Oliveira - 2008 - Cadernos Espinosanos 18:89.
    Este artigo pretende expor a teoria cartesiana da criação encontrada nas Meditações, da qual decorre coerentemente a teoria da livre criação das verdades eternas desenvolvida por Descartes nas Cartas, entre os anos de 1630 e 1649. Fazendo isso, tenta-se refutar interpretações segundo as quais a teoria da livre criação seria marginal ou incompatível com o sistema cartesiano. Para tanto, apresentaremos a concepção tomasiana da criação e a gradativa refutação cartesiana da mesma, donde emerge uma moderna teoria da criação, fundamento sine (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    Apreciação Dubitativa Do Realismo E Seu Impacto Sobre a Cosmologia Cristã Realista.Carlos Eduardo Pereira Oliveira - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:81.
    O presente artigo deseja expor a apreciação dubitativa do realismo na Primeira Meditação, no intuito de mostrar o impacto dessa ação cartesiana sobre a doutrina da creatio ex nihilo, consolidada filosoficamente por Tomás de Aquino como autêntica cosmologia cristã, em substituição à cosmologia pagã erguida sobre o princípio ex nihilo nihil fit. Faremos, primeiramente, uma breve exposição dos fundamentos realistas que embasam as provas da criação elaboradas pelo Aquinate. Em seguida, apresentaremos como a submissão do realismo ao método cartesiano da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    O Racionalismo Cartesiano Posto Em Questão.Carlos Eduardo Pereira Oliveira - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:140.
    No cartesianismo contemporâneo, devido à retomada da teoria da livre criação das verdades eternas, alguns intérpretes trazem ao debate internacional um interessante viés interpretativo do pensamento de Descartes. Segundo eles, ao apresentar a indiferença da vontade como atributo de Deus, Descartes instaura uma concepção totalmente perigosa, da qual derivam a incompatibilidade entre a indiferença divina e o sistema cartesiano, deflagrando, enfim, um irracionalismo radical.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark