Results for 'Caráter'

687 found
Order:
  1.  8
    A compreensão schopenhaueriana do caráter de indivíduo.Camila Gomes Weber - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85191.
    O objetivo do artigo é apresentar a compreensão schopenhaueriana do caráter de indivíduo a partir da tese metafísica do monismo da vontade. Num primeiro momento, explora as implicações da afirmação de Schopenhauer de que somente no ser humano o caráter de espécie e o caráter de indivíduo se separam; na sequência, aborda o problema da asseidade da vontade tendo em vista seus desdobramentos na formulação do caráter de indivíduo; e, por fim, aborda o tema da negação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    O caráter fundacional dos princípios na Figura A da 'Ars generalis ultima' de Raimundo Lúlio.Guilherme Wyllie - 2024 - Revista Española de Filosofía Medieval 30 (2):41-58.
    Lúlio descreve a realidade como uma estrutura reticuladamente estratificada. Para tanto, ele se vale da noção metafísica de fundação e a ela confere duas funções absolutamente básicas. Em primeiro lugar, cabe à fundação assegurar a distinção entre os princípios enumerados na figura A da Ars generalis ultima, seus correlativos e Deus, que, apesar de serem necessariamente coextensionais, não se confundem hiperintensionamente por não compartilharem a mesma fundação. Paralelamente, compete à fundação assegurar que os constituintes da realidade possam se arranjar hierarquicamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Ação, Caráter e Determinismo Psicológico em Aristóteles e Alexandre.Marco Zigano - 2007 - Journal of Ancient Philosophy 1 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  26
    O caráter práxico-social da teologia: tópicos fundamentais de epistemologia teológica.Maria Clara Lucchetti Bingemer - 2018 - Horizonte 16 (49):415-416.
    Book review: AQUINO JÚNIOR, Francisco de. O caráter práxico-social da teologia: tópicos fundamentais de epistemologia teológica. São Paulo: Loyola, 2017.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    O caráter antirrepresentacionalista da cognição no pensamento de Merleau-Ponty.Gilbert Cardoso Bouyer - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):145-166.
    Resumo Este artigo defende o ponto de vista de que as bases da ciência cognitiva contemporânea estão em sintonia com o pensamento de Merleau-Ponty, em seus aspectos antiobjetivista e antirrepresentacionalista. A ideia de representação mental é contestada, tanto na CC quanto no pensamento de Merleau-Ponty. A cognição não espelha um mundo exterior independente dos sujeitos incorporados. O mundo é um existencial, como afirmam Merleau-Ponty e a CC. A hipótese da representação mental supõe que o mundo pode ser percebido de forma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    O caráter efêmero da obra de arte permanente: Ou a efemeridade do permanente na obra de arte.Odone José de Quadros - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):141-160.
    SÍNTESE - a característica adorniana de fogo de artificio revelada pela produção artística moderno- contemporânea é própria de todas as obras de arte de qualquer época. A permanência do fato artístico estará entregue à sua ordem de leitura e execução no tempo. Serão apresentadas as características da razão dominadora, o ponto de vista do Ersatz, a leitura da obra como execução e como recepção.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  36
    O caráter imaginativo da memória no livro II da ética de espinosa.Eliakim Ferreira Oliveira - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:337-353.
    O presente artigo busca, a partir da leitura das proposições 17 e 18 do livro II da Ética, inserir Espinosa na tradição filosófica que trata a memória como uma faculdade de caráter fundamentalmente imaginativo. Essa tradição tem destaque na modernidade com Descartes, cujo modelo físico de explicação dos mecanismos da memória é, segundo nossa leitura, aquele em voga no século XVII e o mesmo que serviu de base para a chamada pequena física da Ética, da qual depende a demonstração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    O caráter não-rortyano da filosofia de Dewey/The non-rortyan character of Dewey’s Philosophy.Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):131.
    O presente artigo é uma crítica à interpretação rortyana de Dewey. Nosso propósito é argumentar que as hipóteses de Rorty sobre o pragmatismo deweyano não podem ser confirmadas. Existem diferenças significativas entre a filosofia de Dewey e o neopragmatismo de Rorty. Nesse sentido, faremos objeções a alguns conceitos que aparecem na apropriação rortyana da filosofia de Dewey, a saber, a ideia do fim da filosofia, o relativismo expresso em sua crítica à ciência e a teoria conversacionalista como substituta da epistemologia. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    O Caráter Antissubversivo e Os Elementos Sócio-Políticos Na Imputação Jacobiana de Niilismo.Luciano Carlos Utteich - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):36-64.
    A carta-resposta de Jacobi a Fichte (1799) pareceu selar o destino da Filosofia transcendental ao considerar o esforço sistemático da razão pura como conduzindo ao nada, ao vazio. No entanto, essa caracterização negativa da razão pura fora gestada por Jacobi em obras ainda anteriores. No presente texto examinamos dois desses opúsculos prévios à Carta a Fichte, o Algo que disse Lessing. Um comentário à “Viagem dos Papas” (1782) e a Carta a Laharpe (1790). No resgate de sua argumentação, inicialmente favorável (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    O caráter dialógico e social do signo e do pensamento em Peirce.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1988 - Trans/Form/Ação 11:23-29.
    The semiotic character of all thought requires this phenomenon to be intrinsically dialogic, because a mediation interferes in the own thought production. All thought is equally social because sign is the product of tradition and determines a program of conduct to the future, which has by ultimate subject the totality of minds in the end of history.O caráter semiótico de todo pensamento exige que tal fenômeno seja intrinsecamente dialógico, pois uma mediação interfere na própria produção do pensamento. Todo pensamento (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  11
    O caráter histórico-social do conhecimento no pensamento de marx.Reginaldo Aliçandro Bordin - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):157-174.
    Resumo: Este texto tem por objetivo discutir a teoria do conhecimento em Marx e em Engels, além de pontuar os estudos que realizaram sobre a ciência. Esses pensadores do século XIX não se destacaram por elaborar reflexões filosóficas sobre o tema, tal como os modernos fizeram; para compreender o momento histórico deles, caracterizado pela produção capitalista, as preocupações orientavam-se para revisar as filosofias idealistas, considerando-as ideológicas e insuficientes para pensar o que entendiam por realidade material, social. Em contraposição, elaboraram um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  26
    Caráter, virtude e situacionismo.João Hobuss - 2021 - Filosofia Unisinos 22 (3):1-18.
    This text intends to point out aspects of the Aristotelian moral agency, which presupposes that there is something, the character, which supports the existence of strong lines from the point of view of behavior, morals, of our moral constitution, and which ends up defining the way in which we act, and therefore operating as something that really defines us. This notion of character is the majority among Aristotle’s commentators, although different interpretations can be defended about the scope of this character (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O caráter definicional sui generis dos predicados tarskianos de verdade.Luciano Vicente - 2016 - Abstracta 9 (1).
    The denitional feature of Tarski's theory of truth will be the subject of this paper. In fact, addition, multiplication and divisibility were well-known mathematical concepts before the accurate Peano formalization. Analogously, the Tarski's metatheory could be an accurate formalization of ‘ x is a formula’, ‘x is the reference/sense of y’ and ‘x is a true sentence’, all them introduced by definition. However, ‘x is a true sentence’, because of the paradoxes, cannot be an accurate formalization of truth predicate of (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    O caráter inteligível como fundamento ontológico para a sabedoria de vida.Dax Moraes - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (1):186.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    Caráter e liberdade da vontade em Arthur Schopenhauer.Rodrigo Mota - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (1):155.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  47
    O caráter insondável das ações morais em Kant.Aguinaldo Pavão - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):101-113.
    À primeira vista, o que parece razoavelmente defensável na posição kantiana, com base na Fundamentação da Metafísica dos Costumes, é que as ações imorais são insondáveis, mas não o são como as ações morais. Estas são sempre insondáveis, aquelas quando vestem a conformidade ao dever, pois quando são contrárias ao dever são sondáveis. Mas na Crítica da Razão Pura (1980b, p.279, n.; B 579, n.80) Kant afirma que “a moralidade própria das ações (mérito e culpa), mesmo a de nosso próprio (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    O Caráter Essencial dos Corpos Homogêneos em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2020 - Journal of Ancient Philosophy 14 (2):147-171.
    The present paper aims at examining the characteristics that determine the essential nature of the homogeneous bodies in Aristotle, from an analysis of Meteorology IV.12, which would at the same time establish a certain relationship with other treatises of natural philosophy and also in particular with books VII and VIII of Metaphysics. With this investigation, I will delineate a certain line of argument that goes against a reading perspective considered as traditional, with certain interpretive variants, according to which Aristotle would (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Memória e caráter: Aristóteles e a histótia pessoal.Pierre-Marie Morel - 2009 - Dissertatio 30:11-44.
    Para Aristóteles, a memória não consiste somente em conservar os traços do passado e tomá-los novamente por objetos. O tratado Da memória e da reminiscência examina mais geralmente o papel das imagens no exercício do pensamento. Ele descreve o processo de reminiscência ou rememoração, e trata assim da organização voluntária das representações mentais como de seus encaminhamentos involuntários e patológicos. Correlativamente, ele explica em que sentido o homem pode ser agente de suas próprias representações e o princípio de suas associações. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    O problema do caráter epistêmico de normas e valores no debate Putnam-Habermas: uma resposta da teoria da normatividade de Clarence Irving Lewis.Victoria Paz Sánchez García - 2018 - Cognitio 19 (1):148-159.
    A questão do relacionamento entre a normatividade e valoração e sua incorporação no discurso racional é um dos problemas mais relevantes na filosofia contemporânea e é claramente desdobrada em todas as suas complexidades no debate paradigmático mantido entre Hilary Putnam e Jürgen Habermas durante a primeira década do século XXI. A partir dessas posições que reivindicam a tradição do pragmatismo americano, os filósofos discutem a objetividade dos juízos de valor e normativos defendendo, com diferenças significativas, uma posição cognitivista. A presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Phronesis e Virtude do Caráter em Aristóteles: comentários a Ética a Nicômaco VI.Lucas Angioni - 2011 - Dissertatio 34:303-345.
    These are commentaries to the translation into Portuguese of Nicomachean Ethics VI, found in the same volume of Dissertatio.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   43 citations  
  21.  6
    O caráter político da jurisdição constitucional: uma abordagem a partir de Carl Schmitt.Cláudio Ladeira de Oliveira - 2022 - Princípios 29 (60):163-189.
    Neste artigo, analiso o modo como Carl Schmitt define a natureza política da jurisdição constitucional a partir de seus trabalhos redigidos nos anos derradeiros da República de Weimar: “O Conceito do Político” e “O Guardião da Constituição”. Tento contrastar suas respostas com abordagens algumas contemporâneas. Em especial, sua tese sobre a diferença entre a “alta política” e “política secundária” são imprescindíveis para compreender sua defesa de uma concepção de Estado de Direito respeitosa à “separação de poderes” e sua posição quanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Algumas reflexões tanatológicas de caráter educacional no pensamento de Platão.Gustavo Araújo Batista - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):582-603.
    Resumo : A versatilidade da sua filosofia faz de Platão um pensador que, perenemente, fornece matéria para reflexão sobre vários temas, inclusive o da morte. No Fédon, ao tratar dos últimos momentos de Sócrates, Platão elabora seu ideário acerca da morte de maneira que, educacionalmente, seja possível refletir sobre ela. O objetivo é extrair, de algumas de suas obras, excertos que permitam articular, no âmbito do pensamento platônico, a seguinte tétrade: educação, filosofia, morte e virtude. A exposição adotada tem seguinte (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  23
    Sobre o caráter apriorístico do princípio ético.Franz Brentano - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (2).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Um caráter abissal - a metafísica schopenhaueriana da Vontade como caracterologia.Vilmar Debona - 2013 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 4 (1):33.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  7
    O Caráter Relacional do Conceito de Deus nas Confissões de Agostinho.F. Dalpra - 2009 - Páginas de Filosofía 1 (2):117-128.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  79
    Sobre o Caráter “Abstrato” da Democracia Deliberativa.Luiz Paulo Rouanet - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):177-194.
    O presente texto propõe-se discutir o suposto caráter abstrato da chamada democracia deliberativa, tomando como base a ética discursiva e a teoria da ação comunicativa. Se, por um lado, a democracia deliberativa não pretende ser mais que um modelo teórico para orientar as discussões em torno da democracia, por outro, alguns de seus enunciados podem e são efetivamente incorporados à prática política das sociedades democráticas contemporâneas. A questão aqui é saber o quanto de concreto e propositivo se pode encontrar (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    Modernização, democracia e caráter nacional da educação em Minas Gerais, pela análise da Revista do Ensino. 1925 a 1929.Vera Lúcia Abrão Borges - 2008 - Educação E Filosofia 16 (31):111-134.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    Hipocrisia, moralidade e caráter em Nietzsche.Gustavo Bezerra do Nascimento Costa - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:203-225.
    This article deals with Nietzsche’s ethical problem of the constitution of an exceptional character, under two fronts: first, under a negative bias, as opposed to the morality of the herd. Later, on its constructive or affirmative time, properly as creation of self . The leitmotif of this double presentation is the defense of aspects from what we associate with the concept of hypocrisy as a key to an interpretation of that constitution. First, as an art of dissimulation, in the form (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    Profissionais de TI: Um estudo sobre as forças pessoais/de caráter.Luciane Wolff, Ana Paula Porto Noronha & Ilana Andretta - 2021 - Aletheia 54 (1).
    As forças pessoais/de caráter são as características psicológicas positivas que se refletem nos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Esse artigo objetivou descrever as forças pessoais/de caráter mais prevalentes em 60 profissionais de Tecnologia da Informação e comparar quatro grupos distintos nos cargos de Atendimento e Suporte Técnico, Desenvolvedor de Software, Gestor e Líder Técnico em um Parque Tecnológico do Sul do Brasil. Estudo com delineamento quantitativo, descritivo, comparativo e transversal com aplicação online de um Questionário Sócio Demográfico e Laboral (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    Comentário ao artigo “O caráter substancial dos organismos vivos em Aristóteles” de Rodrigo Romão De Carvalho.Elena Pagni - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):295-300.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  32
    Schelling E o caráter dual da Luz.Kleber Carneiro Amora - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (1):109-124.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} Neste trabalho procuramos mostrar como Schelling, baseado na dialética especulativa, antecipou, tal como o fizera em relação a inúmeros outros fenômenos físicos, uma importante teoria sobre a natureza da luz, a qual o físico Louis de Broglie demonstrou (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  44
    Nietzsche e a estilização de um caráter.Renarde Freire Nobre - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):181-202.
    O artigo aborda o tema da estilização do caráter no pensamento de Friedrich Nietzsche, através da apropriação de alguns dos temas centrais da sua filosofia, tais como a crítica avaliativa da modernidade ocidental, o pensamento do ‘eterno retorno’ e o sentido da ‘extemporaneidade’ [unzeitgemässe]. Através de um percurso pelo conjunto da sua obra e pelos textos de alguns dos seus comentadores, procura-se estabelecer uma interpretação do significado da sabedoria ativa através do desenvolvimento e embaralhamento, ao mesmo tempo livre e (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    O Paradigma da Artificialidade e o Caráter Laico Do Estado Em Hobbes.Ligia Pavan Baptista - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):321-337.
    A questão da origem do poder político, na visão do filósofo contratualista inglês Thomas Hobbes, estabelece que o mesmo não está fundado nem vontade divina, nem na natureza, mas criado por um ato deliberado da vontade humana. Sendo criado por meio de um contrato, ou seja, uma transferência do direito natural à liberdade e à igualdade a um representante comum, o Estado, também chamado de Leviatã, é definido pelo autor como um Deus mortal. O objetivo do presente artigo é analisar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  23
    Aristóteles e a Possibilidade da Mudança de Caráter.João Hobuss - 2013 - Doispontos 10 (2).
  35.  14
    Sobre o caráter apriorístico do princípio ético.Evandro Oliveira de Brito - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (2):420-423.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    Comentário Aos Argumentos de Bl. Hijmans Sobre o Caráter Filosófico Do Estoicismo Epictetiano.André Capistrano Gama Santana - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    De acordo com BL. Hijmans, diante da pergunta sobre o caráter filosófico do pensamento de Epicteto é possível afirmar que ele não se constitua, de fato, como uma filosofia. Para Hijmans, o estoicismo epictetiano é construído a partir de um conjunto de crenças inquestionáveis que têm como base a relação de submissão a um princípio divino responsável por criar e comandar o cosmos. Por esse motivo, Hijmans afirma que faltam dois elementos ao pensamento de Epicteto para caracterizá-lo como filosofia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  9
    De formula vitae honestae: Uma obra de caráter político-moral.Leila Rodrigues Roedel - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):355-367.
    O processo de conversão ao Cristianismo, em sua versão ortodoxa, dos povos bárbaros assentados em território do Antigo Império Romano, durante os séculos V e VIl, evidencia o empenho das autoridades religiosas capazes de forjar variadas estratégias na busca do seu intento. Nesse sentido, destaca-se a atuação de Martinho de Braga pelo seu sistemático trabalho de evangelização, do que fez parte a redação de variadas obras. Entre estas desejamos sublinhar De Formula Vitae Honestae, obra de caráter político e moral (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    A tese do “Fim da Arte” e o caráter de atualidade do Belo: Reflexões Hermenêutico-Filosóficas.Almir Ferreira da Silva Jr - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):193.
    Discute-se a importância da tese do fim da arte, anunciada por Hegel em suas Preleções sobre a estética, como condição de possibilidade para uma reflexão hermenêutico-filosófica sobre a atualidade do belo. Mesmo considerando-se o conjunto de críticas hermenêuticas dirigidas à estética hegeliana, quando se trata de pensar a arte moderna a tese do “ fim da arte” sobressai como paradigmática, seja no que se refere a interpretação das mudanças das configurações artísticas, seja no tocante à sua ressignificação enquanto um acontecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. O Conceito de Violência-Poder eo Caráter Paradoxal do Poder Juridico em Walter Benjamim.José Gilardo Carvalho - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):122-139.
    No presente artigo pretendemos apresentar o conceito de violência-poder em Walter Benjamin (1892 – 1940), com base no ensaio intitulado Crítica do Poder, Crítica da Violência [Zur Kritik der Gewalt] . Utilizamos como ponto de partida da crítica aqui em questão, a consideração da violência-poder no movimento próprio do texto de Walter Benjamim. Nesse sentido, esta exposição tem a seguinte seqüência: a) A recusa crítica dos pressupostos metodológicos do jusnaturalismo e do positivismo jurídico; b) A definição do procedimento da filosofia (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    A dimensão afetiva da existência humana à luz da fenomenologia hermenêutica: o caráter revelador das emoções em Ser e Tempo.Gabriel Henrique Dietrich - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):51-60.
    É crescente e plural o interesse filosófico em relação à dimensão afetiva da vida e da experiência humana. Dentre estes interesses destacam-se os recentes e variados esforços em compreender a natureza das emoções, especialmente em sua relação com diversas questões filosóficas envolvendo a agência humana. Na linha destes esforços soma-se a proposta de Goldie que consiste em um duplo movimento de, por um lado, apresentar um amplo e variado conjunto de fenômenos que precisam ser apreciados por quaisquer teorias da emoção, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    A função da filosofia na escola e seu caráter interdisciplinar.Silvio Gallo - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  26
    Teuto-brasiguaios do oriente paraguaio: alguns apontamentos sobre as condicionantes históricas da formação de uma fronteira de caráter binacional.Henrique Manoel da Silva - 2005 - Diálogos (Maringa) 9 (3).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A ética discursiva e o caráter procedimental do discurso prático em Habermas.Cledes Antonio Casagrande & Eucledes Fábio Casagrande - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):131-145.
    A pergunta sobre o bem viver, a justiça e a reta ação moral acompanham a trajetória histórica do ser humano. Diante de uma sociedade plural e relativista como a nossa, a ética do discurso de Habermas apresentase como um procedimento fecundo de justificação e de validação do agir humano. Haure seu estatuto de plausibilidade na linguagem e se coaduna ao movimento da guinada linguística da filosofia contemporânea, que provocou um processo de revisão de todos os problemas filosóficos até então colocados, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  23
    Um "além" que vem do passado: o evolucionismo e o caráter regressivo e patológico das pulsões.Vinícius Armiliato & Francisco Verardi Bocca - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):175-194.
    Este artigo traz uma reflexão sobre a influência que a Biologia evolutiva exerceu sobre Sigmund Freud no tocante à teoria das pulsões e à noção de patologia que a acompanha. Também, notadamente quanto às suas tendências regressivas, conforme apresentado em Além do princípio do prazer, publicação pródiga de referenciais evolucionários, especialmente da compreensão filogenética da espécie humana, ou seja, da teoria da recapitulação de Ernst Haeckel, articulada aos fenômenos clínicos e culturais. Amparados em Georges Canguilhem, observamos que a mesma Biologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Da concomit'ncia entre direitos humanos e direito: sobre a base fundacional da democracia como um sistema público de direito com caráter antifascista.Leno Francisco Danner & Fernando Danner - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):379-409.
    The paper aims to clarify the sense of contemporary fascism, particularly from the example of the Brazilian Bonsolarism, defining it as an anti-systemic, anti-institucional, anti-juridical and infralegal perspective with a personalist, devoted, voluntarist, spontaneous and militant character which starts from inside judiciary and in terms of subversion of the relation among law, politics and moral, and that, by means of politicization and partisanship of law, branches to the political system, serving as instrument to the fratricide political war among parties, from (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    Isabel Lustosa, D. Pedro I. Um herói sem nenhum caráter, São Paulo, Companhia das Letras, 2006, 340 pp. [REVIEW]João Pedro Ferreira - 2006 - Cultura:393-395.
    A mais recente biografia do imperador D. Pedro I do Brasil e rei D. Pedro IV de Por­tugal começa por ser uma obra de divulgação, destinada a um público alargado de leitores inte­ressados e informados, mas não especialistas – é esse o espírito da colecção Perfis Brasileiros, da editora Companhia das Letras, em que se integra. Contudo, é, mais do que isso, um trabalho que abre as portas a uma nova maneira de ver, pelo menos do ponto de vista da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    L’esperienza del rimorso: la spiegazione di Feuerbach a confronto con quella di Kant e Schopenhauer.Francesco Tomasoni - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):138-158.
    Na última fase da sua evolução, Feuerbach propõe um materialismo que não anule a originalidade do sujeito e lhe reconheça um âmbito de liberdade. Confrontando-se com Schopenhauer e com Kant, ele examina o sentimento de remorso e de arrependimento, bem como as condições de imputabilidade de um ato. Enquanto aqueles recorriam à distinção entre a esfera inteligível e a esfera sensível do homem, Feuerbach procura reconduzir tudo ao único principio da sensibilidade. Esta, mudando no tempo, torna possível reconhecer como erro (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Teoria do Erro: uma avaliação crítica.Jaime Parera Rebello - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):453-466.
    Entre as modernas teorias em Metaética a Teoria do Erro de John Mackie é uma das mais influentes. Isso não é acidental. A teoria de Mackie é nova, é interessante e está apoiada em argumentos claros e desafiadores. A despeito de tudo isso, aqui uma crítica às principais teses de Mackie será apresentada. Em primeiro lugar se sustentará que se o seu principal argumento, o argumento do caráter estranho, é tomado como aceitável, o que se segue não é a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    Hume e a epistemologia.João Paulo Monteiro - 2009 - [Lisbon, Portugal]: Impr. Nacional-Casa da Moeda.
    O caráter polêmico e a relevância da obra de David Hume são indisputáveis. Neste livro, discute-se a visão do filósofo sobre a teoria do conhecimento e da ciência, além de tópicos mais particulares, mas nem por isso menos cruciais, como sua crítica ao finalismo, sua relevância para a leitura de Freud e a tese humeana, retomada por Quine, da continuidade entre conhecimento comum e teórico.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  50.  13
    O estatuto da álgebra E da geometria nos textos metodológicos de Descartes.Monique Vivian Guedes - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:273-295.
    O caráter protocolar desempenhado pelas matemáticas na formulação do conceito cartesiano de ciência é amplamente difundido e frequentemente reinvocado na literatura especializada quando se trata de abordar a exigência apodítica inerente a este conceito. No entanto, pouco se explora o que a diversidade das disciplinas matemáticas bem como a relação entretida por elas permite trazer de elucidação à noção cartesiana de ciência. Nosso propósito consiste, aqui, em tomar posição quanto a um debate acerca do estatuto da álgebra e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 687