O argumento da subdeterminação constitui um dos principais argumentos contra o realismo científico. Analiso diversas versões do argumento, e defendo que ele se torna mais plausível quando entendido como um argumento indireto contra o realismo. Tal proposta requer distinguir entre três maneiras principais de formular o argumento da subdeterminação. Na formulação tradicional, o argumento baseia-se na formulação de teorias rivais que sejam empiricamente adequadas à evidência disponível. Na formulação kuhniana, o argumento baseia-se na inexistência de um algoritmo neutro de normas (...) epistêmicas que seja suficiente para determinar a escolha de teorias. Tais formulações do problema da subdeterminação são amplamente rejeitadas enquanto ameaças globais ao realismo científico. Proponho que, alternativamente, a relevância de fatores não epistêmicos poderá ser mais bem apreciada pelo realismo se focarmos no impacto indireto que tais fatores possuem na escolha de teorias, em vez de focarmos no fato de as normas epistêmicas não serem neutras. Com isso, o foco do argumento da subdeterminação deverá ser o de problematizar como fatores do contexto de descoberta influenciam indiretamente a objetividade do processo de justificação das teorias científicas, na medida em que modificam a evidência e hipóteses disponíveis aos cientistas em seu ambiente epistêmico. (shrink)
The problem of unconceived alternatives states that, since scientists have recurrently failed to conceive relevant theoretical alternatives for some domains of science, current scientists are probably also failing to do so. Therefore, there may be theories which still exceed the grasp of scientists’ imagination, and one should not endorse a realist stance towards current science. In this paper, I raise a conceptual worry for the formulation of this problem: what does it mean to say that scientists failed to conceive a (...) relevant theory? What aggravates the problem is that no simple notion of relevance makes the New Induction as strong as it initially seems. I consider the three more obvious interpretations of relevance: relevance as objective probability; relevance as epistemic probability assessed by current scientists; and relevance as epistemic probability assessed by past scientists. I argue that assuming any of these three notions implies difficulties for the New Induction, hence their proponents shouldn’t take the notion of relevance for granted. A more precise definition of relevance is essential to understand what are the difficulties surrounding the problem of unconceived alternatives as an epistemic worry. Until now, such notion is missing. KeyWords: Scientific realism, unconceived alternatives, Kyle Stanford, New Induction, Pessimistic Induction. (shrink)
Arthur Fine presented the Natural Ontological Attitude as a third alternative between scientific realism and anti-realism by identifying a core position contained in both and rejecting any philosophical addition to this core. At first, Fine’s proposal was understood as offering a doxastic middle ground between believing in the truth of a theory and believing in its empirical adequacy. In this reading, NOA was widely disregarded after Alan Musgrave’s criticisms of it, which characterized Fine’s proposal as a form of realism. After (...) that, NOA was reinterpreted as a local variety of realism focused in changing the attitude used to settle the scientific realism debate, by rejecting global philosophies with an approach external to science, and by considering only the scientific evidence with a contextualist mood. Although this reading clarifies how to understand NOA, there is still no consensus about what is Fine’s argument to support it. I organize the four main interpretations of Fine’s defense and point their main flaws. Finally, I develop some clarifications about NOA in order to solve the flaws of the preceding interpretations, defending that NOA is based upon a prevalence of the epistemic values actually used in scientific practice. (shrink)
O artigo se propõe refletir sobre a institucionalização das políticas “progressistas” e, mais especificamente, da educação ambiental junto ao Estado brasileiro e as contradições resultantes desse processo. Compreende-se que a crise vivida pela educação ambiental crítica, está relacionada a uma postura colonialista que aposta na disseminação de perspectivas produzidas “desde cima”, ou seja, desde os espaços dos poderes instituídos. A participação da educação ambiental nos governos progressistas, terminou por restringir sua ação contra-hegemônica, deixando-a sem espaço para as perspectivas e resistências (...) autônomas e autogestionárias que emergem da sociedade. Por fim, nos propomos tecer uma breve e introdutória reflexão sobre outros caminhos para inserção da educação ambiental na sociedade, caminhos mais abertos à diversidade de lutas e perspectivas socioambientais que existem na vida cotidiana. Uma educação múltipla e marginal que, nascida “desde baixo”, desafia os limites impostos pela modernidade capitalista, sem a necessidade de criar uma nova verdade a ser reproduzida. (shrink)
Esse artigo é um resumo de uma tese de doutorado iniciada em 2017 que tem como objetivo analisar onze filmes do gênero documentário que abordam a liderança política de Luiz Inácio Lula da Silva ao longo de sua trajetória no cenário nacional. Discuto, entendendo os documentários como fontes narrativas, o tipo de liderança política de Lula nos momentos específicos de suas produções, analisando esteticamente como ele foi representado pelos diversos diretores. Como objetivo específico, busco identificar traços do fenômeno político (...) discutido academicamente intitulado como “Lulismo” presentes nos filmes selecionados. Além da revisão bibliográfica necessária para confecção desse trabalho, utilizei a análise fílmica proposta por Vera Chaia e a Hermenêutica de Profundidade, utilizada por John Thompson em “Ideologia e Cultura Moderna”. (shrink)
É bem conhecida a oposição estabelecida por Kant entre experiência possível e dialética, na medida em que esta última é caracterizada como a lógica da ilusão. Ao mesmo tempo, o modo de pensar metafísico, que ocorre dialeticamente, em sentido kantiano, é uma tendência inevitável da razão, expressa na exigência formal de completude das categorias. Como o pensar, enquanto exercício livre da razão, é em si mesmo mais amplo do que a atividade de conhecer, própria do entendimento, o pensar contém o (...) conhecimento, embora este se qualifique pelas regras e pelos limites determinantes da objetividade. A pergunta que tentaremos formular é se essa relação continente-conteúdo não poderia configurar também uma dependência da experiência em relação ao raciocínio dialético, que estaria de algum modo indicada na função reguladora das idéias da razão. Nesse caso, a oposição formal entre conhecer e pensar seria inseparável da inclusão estrutural (dependência) da experiência no âmbito da razão. Na raiz do problema estaria talvez a tensão (dialética) entre a aspiração subjetiva de totalidade e as exigências objetivas de limitação e segmentação da experiência e a forma da experiência teria de ser finalmente concebida a partir de um fundo de inteligibilidade problemática. Dialectics and experienceThe separation of possible experience as objective knowledge and dialetics as a non-objective or non-theoretical knowledge is one of the most important aspects of kantian critical philosophy. But Kant also says that the activity of reason, as a pure thinking, has more amplitude than understanding knowledge. So we could say that theoric knowledge would depend on rational ( and non-theoretical) knowledge, as something contained in it. If we accept that, the consequence would be a relation of dependence between the form of objective knowledge and the background of a problematic even doubtful inteligible knowledge. (shrink)
O presente trabalho examina uma perspectiva hermenêutica do político presente no pensamento de Chantal Mouffe, cujo empreendimento se dá com o seu postulado em torno do que denomina por democracia radical e plural e da resultante desse postulado dentro de uma ordem cosmopolita da política e o reflexo do empreendimento dos direitos nesse sentido. A chave de leitura que orienta esta perspectiva advém da concepção do político realizada pela autora, em que o antagonismo é nuclear na formação da identidade plural (...) como forma de radicalização do político no contexto das diferenças entre o Eu e o Outro no plano político global. Aqui, os direitos devem ser considerados não do ponto de vista universal, mas das relações que são e devem ser sempre ressignificadas. Neste sentido, o político assume um caráter plural, inerente a condição mesma do social e se contrapõe ao projeto liberal de caráter universalista, racionalista e individualista, que não alcança as diferenças e com isso impossibilita uma leitura aberta do social enquanto modo de ressignificação do político. Por conseguinte, a possibilidade de sua ressignificação quanto à reinterpretação do social e também dos direitos, a partir das novas posições de sujeitos, está sempre aberta. Esse propósito tem o sentido de refletir o debate democrático em torno da relação entre o sujeito político do ponto de vista da universalidade dos direitos e a importância das diferenças nesta perspectiva. Tem-se em vista a proposta do projeto multipolar de Mouffe na construção das posições de sujeitos no âmbito cosmopolita, que não pode ser encarado de modo universal, mas da compreensão quanto a importância do antagonismo constitutivo das novas identidades. (shrink)
RESUMO Entre a vasta produção de Eduardo Coutinho, destaca-se o documentário Jogo de cena, celebrado como “objeto solar” da filmografia do cineasta, no qual a entrevista ocupa um lugar central. O objetivo deste artigo é refletir discursivamente sobre ela a partir de cenas de fala postas a circular em relação às escolhas estéticas e à materialidade do documentário; natureza da relação entrevistador-entrevistadas, marcada pela recusa a uma “suposta neutralidade” e produção de agenciamentos, cenografias e mundo ético. Para isso, são acionados (...) conceitos basilares da Análise do Discurso, como interdiscurso, cenografia, agenciamento e ethos discursivo, conforme formulados por Dominique Maingueneau. Os resultados mostram que é possível estabelecer diálogos profícuos com os dispositivos metodológicos de Coutinho e conceitos da Análise do Discurso. A partir de uma aura mística do seu silêncio acolhedor, pode-se depreender um ethos respeitoso e atencioso do entrevistador em relação às falas das personagens. ABSTRACT Among Eduardo Coutinho’s vast production, the documentary Jogo de cena stands out and is celebrated as being the centerpiece of the filmmaker's filmography, in which the interviews occupy a central place. The purpose of this article is to reflect upon these interviews, discursively, based on: speech scenes put in perspective and in relation to the aesthetic choices and materiality of the documentary; nature of the interviewer-interviewee relationship, marked by the refusal of an “alleged neutrality” and the production of settings, scenographies, and ethical worlds. For this, we articulated basic concepts of Discourse Analysis, as theorized by Dominique Maingueneau, such as interdiscourse, scenography, setting and discursive ethos. The results demonstrate that it is possible to establish a dialogue between Coutinho’s methodological apparatus and concepts of Discourse Analysis. From a mystical aura of his welcoming silence, the interviewer’s respectful and considerate ethos in relation to the characters' speeches can be inferred. (shrink)
Translator's summary The translated paper is an extract, published in 1945, of an unpublished thesis, of both historical and technical import, dealing with notions of definability and their relation to invariance under automorphisms. The author develops a metamathematical Galois theory, and discusses and anticipates some aspects of higher-order model theory in an informal but conceptually rich manner.
A era pós moderna revela algumas sintomas de uma razão enferma, sendo os pnncipais a fragmentação dos modelos racionais e a restrição do horizonte epistémico deles. A recusa a assumir referentes universais sobre os quais edificar validamente um sistema racional leva consigo a derrocada de todo o princípio de validação, teórico ou prático. Tal facto compromete decisivamente qualquer ensaio de fundamentação em bioética. A ausência de uma concepção substantiva de bens e de fins manifesta-se na diversidade de sentidos dados ao (...) princípio de beneficência no interior de paradigmas também eles plurais. A questão premente é a de saber se, em tal situação, a tarefa de fundamentação em bioética é possível e, em caso afirmativo, como sanar as enfermidades da razão. Postmodern philosophy shows symptoms of some reason ills, the most evident of them being the fragmentation of rational paradigms together with the narrowness of their epistemic scope. Rejecting the possibility of knowing universal references upon which reason might construct a rational system, every essay of values foundation fails. As a result, dealing with the foundation of bioethics becomes a hard endeavor. Because a substantive notion of good and ends is absent, plural and opposite contemporary paradigms of bioethics foundation provide plural and opposite senses to the principle of beneficence. This article analyzes some of these contradictory theses. The central issue is to know if, being so, the foundation of bioethics is still possible and, if so, which therapies are suitable to heal the ills of contemporary reason. (shrink)
The present paper intends to discuss the process of design and its peculiar location at the threshold between the unknown and already established, well-accepted knowledge. The process of design is known for its catalyzing possibilities, often suggesting connections between conceptions, ideas, and solutions to problems by linking an initial formulation with the innovative and upcoming development of a project within a given design context. Thus, the process of design has the power to provide a space for playing, where experiments of (...) thought, the testing of conceptions, the assembling of elements of these conceptions, and the serendipitous conflation of different parts of ideas can take place. Charles S. Peirce’s theory of inquiry—with especial emphasis on the systemic character of semiotics in relation to phaneroscopy, esthetics, logic of abduction and pragmatism—informs the chosen theoretical framework of this paper. Because it also emphasizes the process of discovery, Peirce’s theory of inquiry will be here mobilized to analyze, within the theory of the design process, the transition between critical predicament and an undecided—still to be formed—future. This task consists of stating in futuro the unthinkable in order to render any design project feasible. (shrink)
This article aims to analyze The free negress Elisabeth: prisoner of color, a historical novel from Suriname written by Cynthia McLeod. The focus given to the research intends to problematize the way the place of speech acts in the construction of the fiction, highlighting historically silenced voices. In addition, the study of the place of speech of black women during the Dutch colonization in Suriname aims to contribute to the debate on racial and gender inequality that underlies colonial societies and (...) remains to today. For the discussions, this research will be based on the reflections of Akotirene, Morrison and hooks, among others. (shrink)
O grupo Maternar é uma experiência de atividade curricular em comunidade (ACC) que visa desenvolver atividades em saúde materno-infantil e tem tido como principal campo de atuação a Maternidade Climério de Oliveira, maternidade-escola da UFBA. A cada semestre estudantes, uma monitora, residentes, té.
ABSTRACT Among Eduardo Coutinho’s vast production, the documentary Jogo de cena stands out and is celebrated as being the centerpiece of the filmmaker's filmography, in which the interviews occupy a central place. The purpose of this article is to reflect upon these interviews, discursively, based on: speech scenes put in perspective and in relation to the aesthetic choices and materiality of the documentary; nature of the interviewer-interviewee relationship, marked by the refusal of an “alleged neutrality” and the production of settings, (...) scenographies, and ethical worlds. For this, we articulated basic concepts of Discourse Analysis, as theorized by Dominique Maingueneau, such as interdiscourse, scenography, setting and discursive ethos. The results demonstrate that it is possible to establish a dialogue between Coutinho’s methodological apparatus and concepts of Discourse Analysis. From a mystical aura of his welcoming silence, the interviewer’s respectful and considerate ethos in relation to the characters' speeches can be inferred. RESUMO Entre a vasta produção de Eduardo Coutinho, destaca-se o documentário Jogo de cena, celebrado como “objeto solar” da filmografia do cineasta, no qual a entrevista ocupa um lugar central. O objetivo deste artigo é refletir discursivamente sobre ela a partir de cenas de fala postas a circular em relação às escolhas estéticas e à materialidade do documentário; natureza da relação entrevistador-entrevistadas, marcada pela recusa a uma “suposta neutralidade” e produção de agenciamentos, cenografias e mundo ético. Para isso, são acionados conceitos basilares da Análise do Discurso, como interdiscurso, cenografia, agenciamento e ethos discursivo, conforme formulados por Dominique Maingueneau. Os resultados mostram que é possível estabelecer diálogos profícuos com os dispositivos metodológicos de Coutinho e conceitos da Análise do Discurso. A partir de uma aura mística do seu silêncio acolhedor, pode-se depreender um ethos respeitoso e atencioso do entrevistador em relação às falas das personagens. (shrink)
Regarding the influence of Francois Rabelais on the Giordano Bruno’s works, up to now the criticism have only taken into consideration the lexical and thematic analogies. This article individualizes, in a passage of the "Oratio Valedictoria", a literal quotation from the Gargantua et Pantagruel , showing that Rabelais was adirect source of inspiration for Bruno. The protagonist of the passage is the pythagorean Apollonius of Tyana, a character well known from the Nolan, who mentioned him in many occasions. (...) He represents theideal medium with the oriental wisdom, that had so much influence on the thought of Bruno. Besides, heembodies the model of the "natural magician" in which the philosopher repeatedly identified himself, both inhis works and life. (shrink)
The author wants to focus on the possible relation between kerygmatic preaching and the Liturgical Year with a view to the Initiation to Christian Life. Based on Church documents, the author underlies initially what Kerygma is and then its relation with the first time of Initiation to Christian Life proposed in catechumenate style, the pre-catechumenate, issuing guidelines as to the interlocutors, length and content of this initial time. He shows that the Liturgical Year is a possible route to the first (...) preaching. Finally, he concludes that the kerygmatic preaching that follows the rhythm of the Liturgical Year encourages the awakening of faith and adhesion to Jesus Christ. (shrink)
Pretende-se aqui articular os elementos da crítica de Rousseau à doutirna do direito natural, tal como ela aparece em Hobbes e na tradição jusnaturalista.
O texto salienta a importância das regras da arte de governar no pensamento político de Rousseau, em especial as regras que mantêm a máquina administrativa funcionando.
La influencia de la obra y doctrina de Francisco Suárez en la conformación del pensamiento moderno ha sido ampliamente estudiada en áreas como la filosofía política y del derecho, la metafísica o la epistemología. Sin embargo, la filosofía moral de Suárez, en concreto aquella que, como él mismo explica, habrá de servir de base a sus tratados de teología moral, está todavía por analizar. El objetivo de este trabajo es traer a luz algunos aspectos de la teoría suareciana sobre la (...) causalidad final en los agentes libres, confrontando su doctrina sobre la causalidad del fin en dos comentarios, escritos en distintos períodos, a las cuestiones I-IIae de la Suma de Teología de Tomás de Aquino: el manuscrito inédito De beatitudine y el tratado De ultimo fine hominis, publicado por Baltasar Álvares. La cuestión aquí analizada —qué significa actuar por un fin— se asume como un instrumento heurístico para dar a conocer sea estas dos fuentes estudiadas, sea el interés filosófico de las doctrinas de Suárez a respecto de la causalidad final. Las conclusiones apuntan a los siguientes aspectos: i) la proximidad, aun con dudas, de Suárez a la doctrina tomista de la causalidad del fin, en el comentario de 1579; ii) la asunción parcial de la doctrina tomista en cuanto a la función del intelecto en el actuar libre, y la afirmación de que el locus finis es la voluntad, en el comentario de 1628. Trabajando con estos matices hemos querido establecer algunos puntales de encuentro que permitan hacer visibles los puentes que emergen entre una tradición escolástica que enfrenta una nueva imagen del hombre, y la filosofía moral inmediatamente posterior que despojando aquella de su fundamento teológico, avanza con paso firme hacia la modernidad. (shrink)
O texto salienta a importância das regras da arte de governar no pensamento político de Rousseau, em especial as regras da educaçáo pública que mantêm a máquina administrativa funcionando.
Neste trabalho eu pretendo oferecer um breve esboço de uma das fontes do utilitarismo. A teoria do direito natural de Richard Cumberland. Embora o autor se insira na tradição do jus naturae, há elementos suficientes em seu texto que apontam para a preparação de noções importantes ao utilitarismo, noções de raciocínio consequencialista. Sem fazer anacronismos, eu pretenso esboçar aqui o papel assumido por Cumberland na história dessa corrente do pensamento ético.
The paper investigates the context of origin and some controversy about human rights. Its intent is to present the paradox of these rights, the fact that they nevertheless serve to modern political emancipation and the defence of equality and freedom, involving also the bourgeois selfishness and totalitarian political regimes of the century XX assuming both the metaphysical and sublime form as of thing, nature crude and corruptible, gross and corruptible nature. What we want to discuss in this article are the (...) reflections of the political assimilation of an abstract concept such human nature. (shrink)
O presente artigo procura mostrar a crítica conservadora inglesa do século XVII às noções de liberdade natural e contrato originário, ao deslocar a origem do poder político para as relações afetivas estabelecidas pelos laços sentimentais de família que mantêm pais e filhos unidos. Mais exatamente, a legitimação política do poder teria como fundamento uma autoridade natural semelhante à relação verificada entre pais e filhos. Segundo essa teoria, cujo mais importante representante foi Robert Filmer, o fundamento da autoridade política não é (...) fruto de uma instituição arbitrária dos homens, mas uma necessidade introduzida por Deus, com o propósito de justificar as monarquias absolutistas. (shrink)
Schools have been the main context for physical activity and sedentary behavior interventions among adolescents, but there is inconsistent evidence on whether they also improve dimensions of the health−related quality of life. The aim of this study was to evaluate the effects of a school-based active lifestyle intervention on dimensions of HRQoL. A secondary aim was to verify whether sex, age, and HRQoL at baseline were moderators of the intervention effect. A cluster-randomized controlled trial was conducted at three control and (...) three intervention schools in Florianopolis, Brazil. All students from 7th to 9th grade were invited to participate. A school year intervention, designed primarily to increase PA and reduce SB, included strategies focused on teacher training on PA, SB, and nutrition, and availability of teaching materials related to these contents; environmental improvements ; and education strategies, with the availability of folders and posters regarding PA, SB, and nutrition. Participants and the research staffs were not blinded to group assignment, but a standardized evaluation protocol was applied at baseline and after the intervention using the KIDSCREEN−27 to assess HRQoL across five dimensions. Mixed linear models were performed to evaluate the effect of the Movimente intervention on the five HRQoL dimensions. Of the 921 students who answered the questionnaire at baseline, 300 and 434 completed the study in control and intervention groups, respectively. The results revealed no significant effects of the intervention on any HRQoL dimensions. A reduction of the school environment dimension was observed in both the control and intervention groups. Sensitivity analyses showed that students in the highest baseline tertiles of HRQoL in any dimension had a reduction in their respective scores from pre- to post-intervention in both school groups. In conclusion, our results demonstrated no intervention effect on HRQoL dimensions and those students with the highest levels of HRQoL at baseline on all dimensions reduced from pre to post-intervention.Clinical Trial RegistrationThe trial is registered at the Clinical Trial Registry. (shrink)
Neste artigo o autor pretende mostrar como as reflexões filosóficas de Giordano Bruno sobre a Retórica foram fortemente influenciadas pelas concepções metafísicas e metodológicas de Raimundo Lúlio. Para tanto, são analisados especialmente os Escritos de Wittenberg, Artificium perorandi e De lampade combinatoria, onde Bruno discute a aplicação dos princípios do lulismo através da utilização da metáfora dos caracteres e da hierarquização do cosmos, bem como da operacionalização de um processo combinatório na construção de proposições e argumentos.