Results for 'Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brand��o'

1000+ found
Order:
  1.  11
    Só em direção ao só: considerações sobre a mística de Plotino.Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão - 2007 - Horizonte 6 (11):151-158.
    Resumo Plotino é um pensador estranho para o filósofo contemporâneo: nas suas Enéadas, ele discute experiência mística e prática filosófica como se fosse uma mesma coisa. De fato, no pensamento plotiniano, o ápice da vida filosófica é a contemplação mística: não pensamento irracional, mas uma forma supra-racional de consciência que é alcançada pela prática ascética e pelo procedimento dialético. Este artigo tenta entender o que é a experiência mística em Plotino. Na verdade, uma leitura atenta dos textos das Enéadas que (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  2.  32
    Estados de Consciência E Níveis Do Eu Em Plotino.Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:95-102.
    Plotino foi um grande explorador da alma humana. Sua profunda introspecção, suas experiências supra-racionais e seu gênio filosófico tornaram-no capaz de desenvolver uma noção nova do eu, desconhecida pelos pensadores gregos anteriores, que está intimamente relacionada com as noções de parakoloúthesis, sunaísthesis e súnesis. Alguns estudiosos pensam esse eu plotiniano como uma espécie de eu móvel, mas, pelo contrário, passagens importantes das Enéadas afirmam que o eu é a alma. Tendo essas passagens em mente, nesse artigo, tento pensar o eu (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Estados de Consciência E Níveis Do Eu Em Plotino.Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:95-102.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Recensão A: Gil, Isabel Capeloa; Pimentel, Manuel C'ndido - Simone de Beauvoir: Olhares Sobre a Mulher E o Feminino.Magda Guadalupe dos Santos - 2011 - Humanitas 63:727-731.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Ascensão E Discurso Em Plotino.Bernardo Guadalupe S. L. Brandão - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):515-530.
    A concepção plotiniana de discurso é complexa e multi-facetada. Na "Enéada" I, 2, Plotino pensa o lógos prophorikós como uma imagem do lógos na alma. Na "Enéada" VI, 9, como um modo imperfeito de falar sobre o Um e um instrumento para exortar e instruir o filósofo no seu caminho de ascensão. Neste artigo, investigo quais são as relações entre discurso e ascensão da alma nas "Enéadas", tentando determinar quais são, de acordo com Plotino, as possibilidades e limites do discurso (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    A LENDA E A LEI: A Ancestralidade Afro-Brasileira Como Fonte Epistemológica E Como Conceito Ético-Jurídico Normativo.Augusto Sérgio dos Santos De São Bernardo - 2018 - Odeere 3 (6):226.
    Nossas motivações e leituras de mundo sustentam-se no pressuposto de que as moralidades geram eticidades e as eticidades geram juridicidades. Tal correspondência une o destino a um modo ancestre de decidir sobre as situações do presente. Pensar ou exercitar uma epistemologia a partir da ancestralidade significa adotar uma postura ética frente a uma camada questionável de pensamentos e saberes identificáveis como africanos e diaspóricos. Isso implica numa mudança na carga teórico-epistemológica em que são construídos estes conceitos. A ancestralidade pode ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  38
    Dom Antônio dos Santos Cabral e o catolicismo em Belo Horizonte de 1922 a 1936.Eduardo Alves de Souza - 2014 - Horizonte 12 (33):249-250.
    SOUZA, Eduardo Alves de. Dom Antônio dos Santos Cabral e o catolicismo em Belo Horizonte de 1922 a 1936. 2013. 106f. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    "Hodie Legimus in Libro Experientiae". A Apropriação Heideggeriana da Fórmula de Bernardo de Claraval.Bento Silva Santos - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (3):101-120.
    RESUMO: O artigo examina a apropriação heideggeriana de Bernardo de Claraval na nota "Zu den Sermones Bernardi in Canticum canticorum ",que faz parte de outras notas e esboços de uma Vorlesung não proferida, intitulada "Os fundamentos filosóficos da mística medieval ". Ao longo de minha análise, destaco três aspectos com base na fórmula inicial: "Hoje lemos no livro da experiência" -, que é parafraseada por Heidegger da seguinte maneira: "Hoje queremos mover-nos no campo da experiência pessoal de maneira compreensiva. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Fundamentos do barroco como amálgama da religião e da política (Foundations of the Baroque as an amalgam of religion and politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p944. [REVIEW]Eunice Simões Lins Gomes & Ramon Silva Silveira da Fonseca - 2013 - Horizonte 11 (31):944-964.
    Partimos do pressuposto que a arte é a revelação da profundidade do ser humano e que manifesta a sua busca pela verdade e pelo sentido de sua existência. O nosso objetivo foi descrever os fundamentos da arte barroca na consolidação e na propagação de verdades religiosas e políticas. Teremos como principal referência a igreja barroca de Santo Antônio, componente do Centro Cultural de São Francisco, localizada na cidade de João Pessoa, no nordeste do Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O problema da autenticidade do conhecimento: uma breve apresentação.César Schirmer dos Santos - 2016 - Sképsis 9 (13):85-103.
    Minha proposta, nesta introdução a “Autoconhecimento e os limites da autenticidade”, texto de Sven Bernecker traduzido e publicado neste número de Sképsis, é dar razões para que defensores do anti-individualismo que sejam partidários da estratégia do autoconhecimento básico, no que diz respeito ao debate sobre a compatibilidade entre anti-individualismo e conhecimento de si, mudem de posição, e passem a defender anti-individualismo com teoria da autenticidade.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    O Idealismo Crítico eo Sistema do Idealismo: um problema sem fundamento?Paulo R. Licht dos Santos - 2007 - Doispontos 4 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Algumas observações introdutórias sobre o princípio de veritação.César Schirmer dos Santos - 2016 - Principia: An International Journal of Epistemology 20 (2):201-214.
    The truth-making principle is one of the main subjects in contemporary meta- physics, and this paper is an elementar exposition of the main issues of the on-going debate. I will proceed as follows. First, I will expose the basics, including the principle’s range, the main kinds of truth-making, the main interpretations of the principle, and some applications. Second, I will expose some technical issues about ontological commitment, reification, necessity, reality, and truth.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    Francisco Verardi Bocca, Do Estado À Orgia: Ensaio Sobre o Fim Do Mundo. (Curitiba: CRV, 2016), 166 Pp. ISBN:978‑ 85 444 0799 8. [REVIEW]Renato Dos Santos - 2018 - Revista Filosófica de Coimbra 27 (54):347-352.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O debate causalismo versus simulacionismo em filosofia da memória como negociação metalinguística.César Schirmer Dos Santos - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):143-188.
    Às vezes, o debate entre causalistas e simulacionistas em filosofia da memória é apresentado de tal modo que parece que apenas o simulacionismo é compatível com a psicologia da memória contemporânea. Contudo, ambas teorias são compatíveis com os fatos descobertos pela ciência. Mas se o debate não é sobre a adequação aos fatos, sobre o que é? Nós propomos que este debate é um caso de negociação metalinguística. Caulistas e simulacionistas aceitam o mesmo conjunto de fatos, mas disputam sobre como (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  52
    O lugar dos princípios primeiros na filosofia moral de Alasdair MacIntyre.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):p - 20.
    O estudo visa evidenciar o lugar que os princípios primeiros ocupam na filosofia moral de Alasdair MacIntyre, bem como o conceito de teleologia a eles articulado. Consistirá, no estudo panorâmico das categorias centrais da ética das virtudes de MacIntyre, onde ele constrói sua teoria da racionalidade das tradições que, por sua vez, é essencial para sua compreensão da retomada da ética aristotélica das virtudes e o papel dos princípios primeiros na sua filosofia moral. A partir destes, o desenvolvimento do artigo (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    O Século Das Luzes E o Medo Do Escuro – a Fantasia Na Antropologia de Kant.Luís Fernandes dos Santos Nascimento - 2014 - Discurso 44:189-218.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    O Discurso Do Livro Didático de Física: Por Uma Escolha Pela Diferença.Mariana Fernandes Dos Santos, Nathalia Helena Alem & Jorge Ferreira Dantas Junior - 2018 - Odeere 3 (6):290.
    O discurso didático que a escola vem construindo ao longo da história da educação brasileira tem em seu bojo o centralismo epistemológico eurocêntrico institucionalizado. Sendo assim, entendemos ser necessário a constante problematização em torno desses discursos na ação docente. Neste artigo, temos como objetivo analisar a forma como são discursivizadas a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas, e Indígenas no discurso didático do livro de Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico em uso no IFBA, campus Eunápolis. Realizamos uma pesquisa bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Sexo, gênero e homossexualidade: o que diz o povo-de-santo paulista?Milton Silva dos Santos - 2008 - Horizonte 6 (12):145-156.
    Resumo "O candomblé aceita o homossexualismo porque é uma religião que não tem pecado. Não interessa se você seja homem, mulher ou gay. Não importa a opção sexual. (...) Você pode ver. É uma religião de homossexuais". É assim que um filho-de-santo responde a uma pergunta sobre a notável presença de homossexuais iniciados na religião dos orixás. Se comparadas a outras denominações hostis e indiferentes às orientações não-heterossexuais, o candomblé e outras devoções afro-brasileiras são, de fato, mais tolerantes à participação (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  36
    O cuidado na educação infantil: Cenas do cotidiano de crianças em um centro de educação infantil em fortaleza-ce.Meirilene Dos Santos Araújo Barbosa & Ana Maria Monte Coelho Frota - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (31):557-574.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O Problema da Hybris Na Filosofia Grega Antiga.Fábio Candido dos Santos - 2019 - Principia 39:15.
    O objetivo deste trabalho é o de mostrar como a filosofia grega antiga tratou do fenômeno humano da hybris – a desmedida – a partir das considerações de Platão, Aristóteles e Heráclito, pensadores que se debruçaram sobre a questão. Nesta perspectiva, serão apresentadas as noções por meio das quais cada um dos filósofos supracitados combateu o problema, partindo da apresentação de um métron natural – uma medida – que pudesse extinguir a hybris e ser tomada como critério ontológico da ação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  3
    O Kenkon Bensetsu ea recepçao da cosmologia ocidental no Japao do sec. XVII.Jm Pinto Dos Santos & H. Leitao - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (2):285-318.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Abordagem Teórica Sobre o Estudo de Sítios Líticos No Interior Do Estado de São Paulo, Brasil.Fábio Grossi dos Santos - 2013 - Revista Techne 1 (1).
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    O caso dos judeus laicos: a complexidade das identidades étnicas e religiosas nas classificações censitárias (The Jewish Laic: the complexity of the ethnic and religious identities in the census classifications) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1525. [REVIEW]Denise dos Santos Rodrigues - 2013 - Horizonte 11 (32):1525-1550.
    Este artigo avalia o impacto das transformações da contemporaneidade em religiões tradicionais como o judaísmo, cujos membros podem assumir uma faceta secular, interferindo no monitoramento de sua presença num território. A restrição da classificação censitária de certos grupos étnicos unicamente ao quesito religião pode confundir a interpretação das oscilações de certos grupos, uma vez que pode camuflar sua real representatividade numérica. Lembramos que um membro de um grupo étnico pode sentir-se livre para assumir uma identidade religiosa diferente de sua etnia (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  31
    Indicadores Emocionais No Desenho da Figura Humana de Crianças Abusadas Sexualmente; Emotional Indicators in Human Figure Drawings of Sexuality Abused Children.José Augusto E. Hernandez, Adriana Valente Rochefort, Bernardo Trojan Neto, Carmen Sílvia B. Lopes Sarmiento, Luci Maria dos Santos Feijó, Maria Antonia Santiago Nunes & Susane Maria Curra - 2000 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 12:43-52.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Ser mãe: o amor materno no discurso católico do século XIX.Raquel dos Santos Sousa Lima & Igor Salomão Teixeira - 2008 - Horizonte 6 (12):113-126.
    Resumo Este artigo analisa parte do discurso que a Igreja Católica teceu sobre as mulheres, enfatizando o tema da maternidade durante o século XIX. O enfoque parte da Bulla Sylabus (1864), expedida no pontificado de Pio IX, e da encíclica Rerum Novarum (1891), do Papa Leão XIII. Entre a segunda metade do século XIX e a Primeira Guerra Mundial, a Igreja passou pelo processo conhecido como "romanização", caracterizado pela preocupação moral e disciplinar do clero diante de críticas do laicado, além (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    As Origens Do Expressivismo E o Ponto de Geach.César Schirmer dos Santos - 2018 - Dissertatio 47 (S6):3-26.
    O expressivismo sobre autoatribuição de estados mentais tem respostas aos desafios semânticos que costumam ser aglomerados de “o ponto de Geach”? Nossa proposta, nesse artigo, é empregar o princípio de caridade interpretativa para apresentar o expressivismo como uma posição maximamente plausível. A partir dessa postura, esperamos dar evidências suficientes de que o expressivismo tem uma explicação plausível para o acesso que cada um tem aos seus próprios estados mentais conscientes presentes.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  14
    Santo Agostinho E o “Problema Dos Futuros Contingentes”.Marcos Roberto Nunes Costa - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:11-18.
    Um dos problemas recorrentes na História da Filosofia Ocidental é o “problema dos futuros contingentes”, que tem seu início em Aristóteles, mas que atingiria vários pensadores até à Modernidade. Durante esse longo percurso, a problemática foi levantada de diversas formas, dentre essas, na Filosofia Medieval, de cunho cristã, em que o problema aparece de forma implícita nos debates acerca do suposto conflito entre a Providência divina e a liberdade humana. E dentre os pensadores medievais, destaca-se Santo Agostinho, o qual será (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  23
    ASSIS, Zamira de; SANTOS, Magda Guadalupe dos , Diferença sexual e desconstrução da subjetividade em perspetiva.Adriana Bebiano - 2017 - Humanitas 69:155-160.
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. O Intertexto de Plutarco No Discurso Literário Do Século XIX.Manuel dos Santos Alves - 1995 - Humanitas 47:953.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  34
    A simbologia de Nossa Senhora de Guadalupe: uma análise dos símbolos presentes na imagem da Virgem de Guadalupe e sua relação com o processo de cristianização dos povos astecas no México, na perspectiva do diálogo inter-religioso.Alex Kiefer da Silva - 2017 - Horizonte 15 (47):1078-1080.
    This study analyzes the symbols present in the sacred image of Our Lady of Guadalupe, contextualizing their meanings in the context of catholic christian symbology and nahuatl symbology, and seeks to relate this symbolic identification of the Virgin with the process of christianization of the indigenous peoples of Mexico, mediated by the theoretical and critical assumptions of interreligious dialogue. The methodology adopted consisted of a bibliographical revision of primary and secondary sources, in order to understand how the socio-cultural construction (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Palavras, ideias E tensões: As relações conflituosas entre O sínodo Rio-grandense E a secretaria de educação do Rio grande do sul.Rodrigo Luis Dos Santos - 2017 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (2):127.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    A imaginação na Carta sobre os cegos, ou o órgão do bon sens.Luís Fernandes dos Santos Nascimento - 2017 - Discurso 47 (2):75-87.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    A Natureza da Força: Notas Sobre O Texto Latino de in Physica II, 1, L. 11-14 de Filopono.Evaniel Brás dos Santos - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):129.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O Género, o Génesis ea Prova da Alteridade.Laura Ferreira dos Santos - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (2):549-572.
    Depots de uma primeira parte em que se situa o problema, o presente artigo aborda de forma pormenorizada, ainda que nāo exaustiva, o modo como a psicanalista francesa Marie Balmary interpreta os três primeiros capítulos do Génesis. O artigo mostra como, segundo a análise de Balmary, se trata aqui de um conjunto de narrativas que evidenciam o fracasso da prova da alteridade homem-mulher. O artigo pretende, desta forma, conjugar uma série de saberes habitualmente separados, como sejam a psicanálise, a exegese (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    O Ciclo da Vida Em Queimadas: As Etnicidades Geracionais Presentes No Nascer, Viver E Morrer.Jamille Pereira Pimentel dos Santos & Ana Angélica Leal Barbosa - 2020 - Odeere 5 (9):205.
    Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no mestrado entre os anos de 2016 e 2017 numa comunidade quilombola denominada Queimadas, que se localiza no sertão baiano, na zona rural do Município de Guanambi. A referida pesquisa teve como objetivo investigar a transmissão dos pertencimentos étnicos entre as diferentes gerações que ali se encontram. Para tanto, o método utilizado foi a etnografia, com o emprego de entrevistas, observações e narrativas em história oral de vida. Nessa investigação ficou evidente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  74
    Ética, Economia E Justiça: A Escolha Social No Pensamento de Sen E Smith.Luiz Bernardo Leite Araujo & Fábio dos Santos Creder - 2013 - Doispontos 10 (1).
    This article aims to examine Adam Smith’s deep and broad influence on the thought of Amartya Sen, especially concerning the issue of social justice that pervades the writings of both authors. First, we will analyze Sen’s revision of the work of Smith to refute the interpretation still prevalent, that makes use of certain excerpts from The Wealth of Nations as the main reference in defending the deregulation of markets and in exempting the economic thought from any consideration of moral values, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  22
    O tratamento espiritual no espiritismo: o caso das trabalhadoras em educação de Goiânia/GO.Genivalda Araújo Cravo dos Santos - 2007 - Horizonte 5 (10):106-131.
    Resumo Este artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa realizada no mestrado em Ciências da Religião da UCG/GO (2004). O objeto desta pesquisa foi o de compreender os motivos que levaram as trabalhadoras em educação portadoras da síndrome de burnout e de depressão que atuam na educação pública no município de Goiânia a buscarem tratamento espiritual no espiritismo. Que papel a religião desempenha na busca da saúde? Por que as trabalhadoras em educação buscam o espiritismo como forma de (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Presentismo, referência ao passado e proposições.César Schirmer dos Santos - 2011 - Investigação Filosófica 2 (2):1-8.
    Os presentistas nos dizem que os únicos objetos percorridos pelos quantificadoresde escopo mais amplo são aqueles que existem no presente, o que leva seus críticos aperguntarem o que torna verdadeiros os enunciados sobre o passado, como “Sócrates foi umfilósofo”. Em defesa do presentismo, e seguindo a proposta de Fiocco (2007), argumentamosque o que torna verdadeiro um enunciado sobre o passado é uma proposição, que proposiçõesnão existem no tempo, e que nada na teoria presentista compromete seus defensores com atese de que (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    Santo Agostinho E o “Problema Dos Futuros Contingentes”.Marcos Roberto Nunes Costa - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:11-18.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  67
    Registro sintético de uma vida: entrevista com Fábio Alves dos Santos (Synthetic record of a life - Interview with Fabio Alves dos Santos).Fábio Alves dos Santos - 2013 - Horizonte 11 (32):1637-1649.
    Fábio Alves dos Santos (1954-2013) cursou Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, era Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Advogado (PUC Minas) e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Lecionou na PUC Minas como professor de Cultura Religiosa e depois como professor no Curso de Direito, atuando principalmente no Serviço de Assistência Judiciária – SAJ, especialmente cuidado de causas populares como as da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), da Pastoral de Rua, da (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Alceste, de eurípides: O prologo (1-76)*... Προλογίζει'απόλλων ρητορικός.Fernando Brandao dos Santos - 2008 - Humanitas 60:87-100.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  95
    A memória episódica, o problema da cotemporalidade, e o senso comum.César Schirmer Dos Santos - 2020 - In Gerson Albuquerque de Araújo Neto & Giovanni Rolla (eds.), Ciência e Conhecimento. Teresina: Editora da Universidade Federal do Piauí. pp. 151-180.
    Os realistas diretos sobre a memória episódica alegam que um sujeito que lembra está em contato direto com um evento passado. No entanto, como seria possível estar em contato direto com um evento que deixou de existir? Este é o assim-chamado problema da cotemporalidade. A solução padrão para este problema, a qual foi proposta por Sven Bernecker, consiste em distinguir entre, por um lado, a ocorrência de um evento, e, por outro lado, a existência de um evento, de modo que (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. O Pensar Filosófico.Cassiano dos Santos Abranches - 1955 - Revista Portuguesa de Filosofia 11 (3):677-683.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  88
    Sobre algumas condições para a dúvida na Primeira Meditação de Descartes.César Schirmer dos Santos - 2007 - Barbarói 26:173-186.
    Descartes propõe, como atitude àquele que pretende fazer ciência, colocar tudo em dúvida. Como veremos, tal proposta restringe-se ao plano ou domínio da investigação da verdade, o qual é distinto do plano ou domínio da conduta da vida. Tal restrição é fundamental para a própria possibilidade da dúvida metódica, e torna o método da dúvida um análogo das posições críticas usuais dos cientistas em relação aos discursos não justificados. Além de ser possibilitado pela restrição ao domínio da investigação científica, e (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O Problema Das Ideias de Natureza Simples Para a Geometria Não-Euclidiana E Para a Física Não-Newtoniana a Partir da Análise de Gastón Bachelard.Willian dos Santos Godoi - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):268-288.
    O seguinte artigo tem como objetivo apresentar o problema das ideias de natureza simples para o desenvolvimento da ciência. Partindo da perspectiva de Gaston Bachelard, apresentaremos dois casos específicos da geometria e da física em relação ao problema da simplicidade de suas noções de base, desde as dificuldades ocasionadas pela simplificação até a superação realizada pelo desdobramento das ideias simples de “paralelas” e “simultaneidade” através do desdobramento dessas noções. A ciência contemporânea ao utilizar como ferramenta metodológica a teorização matemática, descobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  25
    O psicólogo no hospital geral: estilos e coletivos de pensamento.Fabia Monica Souza dos Santos & Ana Maria Jacó-Vilela - 2009 - Paideia (Misc) 19 (43):189-197.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  75
    Dos Santos, leonel Ribeiro. Retórica da evidência: Ou Descartes segundo a ordem Das imagens. Lisboa: Centro de filosofia da universidade de lisboa, 2013. [REVIEW]Pedro Falcão Pricladnitzky - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):241-248.
    O livro Retórica da Evidência : ou Descartes segundo a ordem das imagens, de Leonel Ribeiro dos Santos, apresenta uma diferente abordagem da filosofia cartesiana. Propõe uma interpretação onde o suposto rompimento do cartesianismo com as fontes medievais e renascentistas precisa ser atenuado.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A organização do espaço E o direito.Daniella Maria dos Santos Dias - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O Boieiro Ea Lebre: Um Enfoque Conversacional.Aline Chagas dos Santos - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):49-58.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. O cenceito de Klugheit em Kant.Robinson dos Santos - 2011 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 38:91-106.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000