4 found
Order:
  1. Crença no mundo exterior: um diálogo entre Hume e Berkeley.Andrea Cachel - 2007 - Princípios 14 (21):125-146.
    No Tratado, Hume procura investigar as causas da crença nos objetos exteriores, admitindo ser impossível provar se os mesmos existem ou náo. Sua análise consistirá na investigaçáo da origem da inteligibilidade das noções de continuidade e distinçáo dos objetos sensíveis, em última instância, a crença do senso comum na continuidade e distinçáo das próprias percepções. Este texto pretende mostrar como essa discussáo humeana é um diálogo direto com a filosofia berkeleyana, a defesa humeana da crença na matéria implicando inicialmente uma (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Crença no mundo exterior: Mente e objetividade em Hume.Andrea Cachel - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):194-225.
    Este artigo pretende analisar a discussão humeana sobre a crença nos corpos, apresentada na seção Do ceticismo quanto aos sentidos, do Tratado da Natureza Humana, e na seção Da Filosofia Acadêmica ou Cética, das Investigações acerca do Entendimento Humano. Em especial, ele procura mostrar que a inteligibilidade da existência externa funda-se em uma atividade da mente, por meio da atuação da imaginação, e pressupõe uma resignificação dos conceitos de mente e de percepção. Para tanto, parte da exposição de alguns pressupostos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  23
    Determinismo moral em Hume: A aposta na regularidade.Andrea Cachel - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (1).
    In second book of the Treatise of Human Nature and also in the book An Enquire concerning Human Understanding, Hume sustain his position that the will act according to necessity, not according to freedom. Humean philosophy defends the existence of a necessary cause to the voluntary human actions, and that this cause is not the will´s own movement, but something prior to it, that establishes the generation of necessary effects. This paper aims to show his arguments and intents to indicate (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Interesse e convenção: A teoria Humeana da justiça e a crítica ao contratualismo.Andrea Cachel - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).
    Pretende-se analisar neste artigo a distinção, feita por Hume, entre convenção e contrato, bem como suas consequências para sua teoria da justiça. Além disso, partindo da discussão quanto ao caráter histórico e artificial da justiça, na filosofia humeana, pretende-se investigar qual o tipo de racionalidade recusada como fundamento das distinções morais e em que medida isso atinge as teorias contratualistas. Nesse sentido, o texto procura apontar como Hume fundamenta o princípio pacta sunt servanda na constituição de um sistema geral de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark