Results for 'Análise existencial'

988 found
Order:
  1.  5
    Delimitação da analise existencial da morte.Elvis Pisetta - 2008 - Educação E Filosofia 20 (40):81-109.
    O propósito deste trabalho é muito simples: localizar ou delimitar uma análise existencial da morte em relação a algumas outras abordagens do mesmo fenômeno. Com isso pretende-se não apenas ampliar nossa compreensão acerca da morte, mas acessar filosoficamente o conceito existencial de ser-para-a-morte, desenvolvido na obra Ser e tempo de M. Heidegger. Para tanto, tomaremos por base o pensamento deste autor, principalmente o do §49 de Ser e tempo que se ocupa desta problemática.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  25
    O afecto na análise existencial heideggeriana.Irene Borges-Duarte - 2016 - Cultura:135-150.
    A orientação da fenomenologia para uma hermenêutica da facticidade do Dasein permitiu a Heidegger sublinhar a importância primordial do afecto na dinâmica ontológica do cuidado. Mais que uma instância de passividade, no sentido husserliano, a Befindlichkeit vem a ser a forma desperta e activa de ser-no-mundo “sentindo-se”, isto é, enquanto compreensão afectiva tácita ou experiência do existir na quotidianidade e na história. Constitui, por isso, o solo abissal pré-reflexivo do que será a Ontologia Fundamental, o qual só na História do (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Contribuições do personalismo para a logoterapia e análise existencial.Jose Sepúlveda - 2023 - Griot 23 (1):229-244.
    A contribuição do personalismo para a Logoterapia, será de fundamental importância, especificamente através do conceito de pessoa como dimensão noética. Para V. Frankl conhecer a pessoa para trata-la terapeuticamente, se tornará o lema que fará da Logoterapia essa busca positiva por sentido, por meio das vivências e da realização de valores superiores. Max Scheler será um filósofo que inspirará de forma ampla e direta o pensamento logoterapêutico de Frankl, fundamentalmente através da teoria dos valores e com sua contribuição fenomenológica da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  23
    Filosofia e psicoterapia no projeto da análise existencial de Viktor Frankl: a compreensão da pessoa espiritual a partir da transcendência.Marcos Vinícius da Costa Meireles - 2020 - Horizonte 18 (55):418.
    Esta tese, de caráter epistemológico, tem como objetivo demonstrar como a relação entre filosofia e psicoterapia contribui com o empreendimento da Análise Existencial frankliana, permitindo vislumbrar uma concepção de ser humano desde uma dimensão existencial. A relação com a filosofia se deu principalmente a partir das obras de Martin Heidegger, em especial Os fundamentos metafísicos da lógica e Seminários de Zollikon. No tocante à bibliografia de Frankl, destaca-se Logoterapia e Análise Existencial. Esta pesquisa teórico-bibliográfica está (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    BORGES-DUARTE, Irene. "Cuidado e Afectividade em Heidegger e na análise existencial fenomenológica".Katieli Pereira - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (1):137-141.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    A Análise Sartriana Sobre a Construção Ego Do Escritor Jean Genet Frente a Sua Liberdade.Siloe Cristina do Nascimento Erculino & Silênia de Azevedo Silveira Rangel - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):25-34.
    A partir da psicanálise existencial sartriana, descrita na obra Saint Genet: Ator e Mártir, analisaremos os caminhos tortuosos que a subjetividade percorre na tentativa de se plenificar como objeto. Nosso propósito é demonstrar que Genet buscou identificar-se com seu ego para se colocar como um objeto de desprezo para a sociedade, porém, sua busca fracassa, pois, segundo Sartre, o homem jamais será completamente objetividade alienada no mundo. Nesse intuito, descreveremos brevemente os principais momentos da vida de Genet. Em sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  33
    Como elaborar plano de análise dos dados na pesquisa qualitativa.Hilda Maria Martins Bandeira - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):1141-1166.
    Discutir aspectos teórico-metodológicos que subsidie a análise dos dados na pesquisa científica é atividade complexa, pois toda produção científica está relacionada às escolhas teóricas e metodológicas do pesquisador. Este texto busca responder à seguinte questão: como podemos organizar a proposta geral do plano de análise na pesquisa científica qualitativa? Essa inquietação tem como base a condição de ser e estar professora da disciplina de Pesquisa em Educação no ensino superior, de atuar em Programa de Pós-Graduação e de integrar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Heidegger e Husserl: a apropriação da noção de intuição categorial pela analítica existencial.Ísis Nery do Carmo - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):118-126.
    O presente artigo tem como objetivo mostrar a leitura heideggeriana da filosofia de Edmund Husserl a partir do tema da intuição categorial desenvolvida por este último e os seus desdobramentos na própria obra de Heidegger. Defendemos a hipótese de que ao retirar a consciência da sua abordagem tradicional, isto é, ao livrá-la do psicologismo, Husserl impulsiona Heidegger na inauguração da sua fenomenologia hermenêutica, pois a consciência deixa de ser tratada como um objeto natural e tem o seu caráter ideal destacado. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Linguagem cotidiana e competência existencial.Marco Casanova - 2006 - Human Nature 8 (1):35-85.
    O intuito primordial de nosso texto é investigar o estatuto da linguagem cotidiana no interior da construção do projeto existencial de cada ser-aí em Ser e tempo. Para alcançarmos esse intuito, nós nos dedicaremos, inicialmente, a uma análise da concepção heideggeriana do impessoal presente nessa obra. Por intermédio desta análise, o que buscamos conquistar é, antes de mais nada, uma compreensão adequada do lugar do discurso na constituição do espaço impessoal de existência. Juntamente com a apreensão desse (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  32
    O outro fim para o Dasein: o conceito de nascimento na ontologia existencial.Róbson Ramos dos Reis - 2004 - Natureza Humana 6 (1):53-77.
    O artigo examina a afirmação, feita por Heidegger em Ser e tempo, segundo a qual o nascimento de um existente humano é um outro fim para o Dasein. A afirmação é analisada a partir do conceito de possibilidade existencial. Assim como a morte é interpretada existencialmente, também o nascimento ganha uma análise em termos de possibilidade. Na medida em que a possibilidade existencial é definida pela instauração de ser, e a finitude do ser-para-a-morte qualifica a morte (...) como um fim , o mesmo pode ser dito do nascimento. Ou seja, o nascimento é um fim, no sentido de que determina a qualificação finita do estar em possibilidades. Natalidade e mortalidade não são apenas características de um ente vivo, mas qualificações superiores da possibilidade existencial.The paper examines Heidegger's statement in Being and Time, according to with the birth of a human existent is another end to Dasein. The statement should be analized through the concept of possibility. In the same way that death is existential interpretaded, so becomes birth an analysis by the notion of possibility. In the extent that existential possibility is definid by instauration of being, and the finitude of Sein-zum-Tode qualifies existential death as an end , the same can also be held of birth. That is, birth is an end in the sense of the finite qualifying of being thrown into possibilities. Natality and mortality are not only marks of a living being, but higher qualifications of existential possibility. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  11.  31
    A constituição existenciária da historicidade própria na analítica existencial de ser E tempo.Jean Tonin - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):11-24.
    Nosso objetivo principal é desenvolver a compreensão do conceito existenciário de historicidade, no âmbito do gestar-se próprio do Dasein, tal como Heidegger explicita na na analítica existencial de Ser e Tempo. Primeiramente, busca-se discutir o conceito vulgar de historia em contraste ao qual o filósofo apresenta o gestar-se da existência. Após, trataremos do conceito de temporalidade originária, apontando para o âmbito no qual a existência sai da impessoalidade para o ser-resoluto. Por fim, apresentaremos a compreensão heideggeriana do conceito de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    O trágico, a beleza e o sentido: uma análise logoterapêutica do filme “Melancolia”.Marcos Antonio Dias Junior - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):51-72.
    Este trabalho se propõe a uma análise do filme “Melancolia”, dirigido por Lars Von Trier, a partir dos conceitos da Logoterapia e Análise Existencial em um breve recorte sobre o trágico e a beleza. O objetivo é tentar entender a relação entre sentido da vida e beleza mesmo na tragédia a partir dos conceitos da Logoterapia. O método é o qualitativo estudo de caso e a metodologia analise de conteúdo. A análise do filme permitiu identificar como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    Inteligência Artificial e os Riscos Existenciais Reais: Uma Análise das Limitações Humanas de Controle.Murilo Karasinski & Kleber Bez Birolo Candiotto - 2022 - Filosofia Unisinos:1-12.
    A partir da hipótese de que a inteligência artificial como tal não representaria o fim da supremacia humana, uma vez que, na essência, a IA somente simularia e aumentaria aspectos da inteligência humana em artefatos não biológicos, o presente artigo questiona sobre o risco real a ser enfrentado. Para além do embate entre tecnofóbicos e tecnofílicos, o que se defende, então, é que as possíveis falhas de funcionamento de uma inteligência artificial – decorrentes de sobrecarga de informação, de uma programação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Between being and nothingness: Sartre's existencial phenomenology of liberation.Nythamar De Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (4):581-602.
    O artigo tenta mostrar como a dialética sartreana do ser e do nada se afasta da concepção fundamental heideggeriana do Dasein enquanto ser-no-mundo, na medida em que seu modo de ser e autocompreensão existenciais conduzem-no em última análise à sua práxis histórica de libertação.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    Heidegger e a possibilidade de uma antropologia existencial.André Duarte - 2004 - Human Nature 6 (1):29-51.
    A presente investigação pretende discutir alguns aspectos da reflexão heideggeriana sobre a ciência, abordando tanto as suas análises pertencentes ao período do projeto da ontologia fundamental, apresentadas em Ser e tempo, quanto alguns aspectos das suas reflexões tardias, em que o filósofo pensou a possibilidade de uma antropologia filosoficamente fundada, nos Seminários de Zollikon. A hipótese que orienta esta investigação é a de que, a despeito das importantes transformações pelas quais passou o pensamento de Heidegger após a Kehre, o traço (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16. Fenomenología, Existencialismo, y Filosofía de la Liberación en América Latina1.Existencialism Phenomenologhy - 1996 - Utopía y Praxis Latinoamericana 1 (1-3):9.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Flcheiro de revistas.AnAlise Sotial - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (1):403-422.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  3
    Revisitando um pai fundador: Atualidade da noção de projeto-de-mundo na psicoterapia.Victor Amorim Rodrigues - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):29-42.
    Um dos pais fundadores da psicoterapia existencial- Ludwig Binswanger- foi justamente criticado por Martin Heidegger por excesso de formalismo e má compreensão da analítica existencial. Apesar destes reparos algumas contribuições de Binswanger, por estarem baseadas na sua experiência clínica, são, ainda hoje profícuas para uma interpretação do sofrimento, apresentado pelos nossos pacientes na clínica psicoterapêutica. É precisamente no caso da psicopatologia, tanto neurótica como psicótica, que a noção de projeto-de-mundo, apresenta um elevado valor heurístico e permite o desvelamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  54
    Independence of Hot and Cold Executive Function Deficits in High-Functioning Adults with Autism Spectrum Disorder.David L. Zimmerman, Tamara Ownsworth, Analise O'Donovan, Jacqueline Roberts & Matthew J. Gullo - 2016 - Frontiers in Human Neuroscience 10:170424.
    Individuals with autistic spectrum disorder (ASD) display diverse deficits in social, cognitive and behavioral functioning. To date, there has been mixed findings on the profile of executive function deficits for high-functioning adults (IQ >70) with ASD. A conceptual distinction is commonly made between “cold” and “hot” executive functions. Cold executive functions refer to mechanistic higher-order cognitive operations (e.g., working memory), whereas hot executive functions entail cognitive abilities supported by emotional awareness and social perception (e.g., social cognition). This study aimed to (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  20.  5
    A situação e os mitos da mulher a partir de Simone de Beauvoir.Gabriela Do Espírito Santo Marchiori - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Em sua obra O segundo sexo “fatos e mitos”, Simone de Beauvoir se propõe uma genealogia do ser mulher considerando a questão do que fez da mulher o “outro”. Isto porque, em sua análise existencial, a filósofa percebe a situação da mulher como a do inessencial e inautêntico. A mulher estranha a si mesma pois se constitui como o outro do homem. E, por sua vez, vista pelo olhar masculino, a mulher é o misterioso de duas faces, é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  2
    O Celeiro Frankliano para a Pós-Modernidade.Pedro Morais Vasques - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):33-49.
    Este artigo tem como meta explorar e expandir a concepção temporal em sua dimensão do passado na logoterapia a partir da imagem do celeiro utilizada por Viktor Frankl. Cotejamos, ao longo do texto, a concepção frankliana do passado com formulações filosóficas de diversos autores, buscando, assim, melhor entendimento sobre o fenômeno do tempo para a análise existencial. Após o cotejo, abordamos outro problema no âmbito do tempo que aparece ao incluirmos a perspectiva temporal transhumanista no horizonte de pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Teseu E Hércules: Para Uma aproximação semiológica mítica.Deise Quintiliano Pereira - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):9-20.
    Análise semiológica de simetrias e assimetrias que caracterizam os percursos dos personagens Teseu (na versão do escritor francês André Gide) e Hércules, com o escopo de destacar a significação identitária profunda que os mesmos evocam, por intermédio do cotejo de uma proposta destituída de um sentido existencial (Hércules), em contraposição a uma leitura iluminista, humanista e “desengajada” dos feitos praticados pelo heroi ateniense (o Teseu de Gide).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Fundamentos Schelerianos da Logoterapia.Nathalie de la Cadena & Gustavo Castañon - 2020 - Phenomenology, Humanities and Sciences 1 (1):121-131.
    Resumo: A Logoterapia proposta por Viktor Frankl está fundamentada na teoria dos valores e antropologia de Max Scheler. Frankl constrói seu pensamento psicológico baseado em conceitos-chave do pensamento scheleriano como (i) o valor e os bens, (ii) o querer e os sentimentos, (iii) a hierarquia de valores e (iv) a ideia de pessoa. É com eles que desenvolve suas teses originais da (i) motivação espiritual da ação humana, (ii) busca de sentido e (iii) inconsciente espiritual. Ao fazê-lo, ofereceu não só (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Schelerian Fundamentals of Logotherapy.Nathalie de la Cadena & Gustavo Castañon - 2020 - Phenomenology, Humanities and Sciences 1 (1):111-120.
    Viktor Frankl’s Logotherapy is based on Max Scheler’s theory of values and anthropology. Frankl builds his psychological thinking based on critical concepts of Schelerian thinking such as (i) value and goods, (ii) will and feelings, (iii) the hierarchy of values, and (iv) the idea of person. It is with them that he develops his original theses of (i) the spiritual motivation of human action, (ii) the search for meaning and (iii) the spiritual unconscious. In doing so, he offered not only (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  85
    Consumismo como fuga simbólica do real.Renato Nunes Bittencourt - 2011 - Cadernos Zygmunt Bauman - Issn 2236-4099 1 (1):34 - 67.
    Neste artigo analisaremos o problema existencial do consumismo a partir da análise de Zygmunt Bauman e de autores cujas reflexões favoreceram uma frutífera interlocução intelectual, destacando assim a pertinência de tal interpretação ao revelar como a existência humana, na sociedade contemporânea, se encontra submetida aos parâmetros normativos do consumo social.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    Finitude e singularidade: o jogo dos irredutíveis em Sartre.Marcelo Prates - 2022 - Griot 22 (3):63-79.
    Este artigo tem por objetivo analisar a noção de finitude na obra de Sartre como base para a antropologia existencial desenvolvida nela. Perpassando desde O ser e o nada até as últimas entrevistas, discutimos tal tese a partir das análises, sobretudo, de Bornheim, Moutinho e Mészáros. Para isso, num primeiro momento discute a relação entre ser, finitude e negação. Num segundo momento, associamos a noção de finitude com a de singularidade e como por ela é estabelecida a relação entre (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Wittgenstein “Great Analysis” and Frege's construal of number as a property of properties.Araceli Rosich Soares Velloso - 2018 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (1):171-208.
    Resumo: o propósito desse artigo é circunscrever e discutir a autocrítica, feita por Wittgenstein no período de 1933-39, a uma das teses mais fundamentais do Tractatus (TLP): ”Há uma e apenas uma análise completa da proposição” (3.25). Chamaremos esse procedimento peculiar de a “Grande análise”. Os argumentos de Wittgenstein contra a sustentabilidade da sua antiga tese podem ser encontrados em algumas passagens do livro Investigações Filosóficas (IF), bem como em passagens do Grande Datiloscrito (BT). Conforme será argumentado nesse (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    O lugar de todos os lugares.Evaldo Coutinho - 1976 - São Paulo: Editora Perspectiva.
    Investigação fenomenológica e existencial, 'O lugar de todos os lugares', mapeia não só o itinerário de uma vivência profunda da consciência em geral e da arte, como também uma análise das mais originais em termos não apenas brasileiros, das razões fundamentais da Filosofia e Estética modernas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Uma leitura existencialista de A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector.Anna Clara Paes Lima - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):196.
    Realiza-se aqui uma análise da obra literária A Paixão Segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector, a partir do viés filosófico existencialista, desenvolvido por Jean-Paul Sartre em sua obra O Ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológico (1943). Assim sendo, a obra que será objeto de estudo acompanha a jornada existencial da personagem G.H. em busca de sua própria identidade. Nesse sentido, utiliza-se aqui a teoria existencialista ateísta de Sartre, assim como o estudo realizado pelo filósofo paraense, Benedito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  57
    Bergson leitor de lucrécio: as implicações existenciais do determinismo.Jonas Gonçalves Coelho - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):129-140.
    Tomamos como objeto de análise a obra precoce de Bergson, os Extraits de Lucrèce, procurando mostrar que ao privilegiar as implicações existenciais negativas do determinismo, prefigura e justifica o fato de dedicar grande parte de seu pensamento filosófico posterior à crítica ao determinismo e à defesa da liberdade.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Contribuições À Educação Técnico-Científica Em Heisenberg e Heidegger.Paulo Rogério Garcez de Moura, André Luís Silva da Silva, Diogo Onofre Gomes de Souza & José Cláudio Del Pino - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:179-199.
    Apresentaremos as possíveis aplicações pedagógicas das suas reflexões, como a utilização da imprecisão científica de Heisenberg e da concepção de técnica em Heidegger, a partir da análise histórico-filosófica dos seus escritos, tomando-os como fundamentação a necessária e significativa melhoria da educação técnico-científica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  31
    Heidegger e os indícios formais.Luiz Hebeche - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (1):571-592.
    O artigo retoma a noção do jovem Heidegger de “indícios formais” de forma a mostrar como ela é concebida no modelo do solipsismo existencial. Trata-se, em última análise, de contornar a dificuldade metodológica inerente à fenomenologia em articular o principial da vida fática através do uso cotidiano da linguagem.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  33.  4
    Heidegger E os indícios formais.Luiz Hebeche - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):571-592.
    O artigo retoma a noção do jovem Heidegger de “indícios formais” de forma a mostrar como ela é concebida no modelo do solipsismo existencial. Trata-se, em última análise, de contornar a dificuldade metodológica inerente à fenomenologia em articular o principial da vida fática através do uso cotidiano da linguagem.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  34.  10
    On the lived truths of atmospheres: the qualities of existential contexts.Robert E. Innis - 2020 - Cognitio 21 (1):83-98.
    Este artigo começa com uma afirmação de Dewey que retirada do contexto consiste no maior desastre que o pensamento filosófico pode incorrer. Ela explora o valor heurístico da noção de Dewey de um contexto não apenas para a filosofia, mas para o pensamento e a vida como um todo. Contextos possuem poder existencial profundo tanto que os temos encarnados em nós mesmos. Contextos funcionam como panos de fundo, conforme determinam embasamentos, influenciando de maneira ampla como ante-estruturas de nossas formas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  41
    Lógica e Ontologia: O confronto entre Bertrand Russell e Hugh MacColl acerca dos Objectos Inexistentes.Paolo Valore - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):391 - 405.
    Ponto de partida do presente artigo é uma interrogação acerca do significado existencial das proposições. Em primeiro lugar, é considerada a ideia de existência simbólica na lógica de MacColl, ao mesmo tempo que se assinalam os problemas que, na perspectiva de Bertrand Russell, estão associados com a auta-referência e o significado da classe-nula. Por outro lado, o artigo demonstra também até que ponto a própria perspectiva de Russell não está livre de problemas, de ambiguidades e de mudanças de opinião. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Filosofia Afro-Brasileira Como Contribuição Formativa Para o Ensino de Filosofia.Antonio Filogenio de Paula Junior - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022013.
    Neste artigo apresentamos uma perspectiva de compreensão da história da filosofia, na qual é possível acessar outros modos de como essa história pode ser interpretada. Nesta perspectiva ocorre a desconstrução epistêmica eurocentrada de legitimação da ideia de um “milagre” grego que permite o surgimento da filosofia nessa região em detrimento a outros lugares. O pressuposto indicado é o da pluriversalidade de Mogobe Ramose (2011) que apresenta a ideia de pensamento reflexivo e crítico como condição humana, independente de local. Em relação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    O Processo Psicoterápico À Luz Do Pensamento de Jean-Paul Sartre.Marivania Cristina Bocca, Queli Cristina Peccini Grelak & Zuleica Pretto - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):35-50.
    Objetivamos, com o artigo proposto, apresentar os principais elementos que fundamentam a proposição metodológica do processo psicoterápico inspirado nos pressupostos filosóficos e psicológicos do filósofo francês Jean-Paul Sartre. A análise, que é descritiva e compreensiva, terá como pano de fundo a biografia de um personagem criado pelas autoras cujo projeto de ser está inviabilizado pelo seu saber de ser/cogito - o fracassado. A descrição do movimento existencial do personagem/analisando promove reflexões acerca de suas escolhas singulares e familiares e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Não conhece o coração.Igor Costa do Nascimento - 2023 - Controvérsia 19 (2):89-110.
    Enquanto muitos autores interpretaram o ceticismo como um desafio filosófico e científico genuíno, como por exemplo Descartes, Stanley Cavell entende-o como um problema existencial com consequências éticas. Duvidar do mundo ou da existência de outras mentes não seria uma tese puramente filosófica, mas envolveria uma posição diante de nossa vida. Tal interpretação se funda em como Cavell lê a filosofia moderna e a ruptura da mesma com modelos anteriores de pensamento. Expandindo esse diagnóstico, Cavell vê em Shakespeare uma manifestação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Saint Genet ou “l’enfer, c’est les Adultes”: algumas considerações.Gustavo Fujiwara - 2019 - Discurso 49 (2).
    Este artigo pretende elucidar alguns aspectos da biografia existencial de Sartre sobre o poeta e romancista Jean Genet. Elucidando a estrutura da obra, veremos que a presente biografia faz emergir o sentido e o peso do social nas análises sartreanas acerca da liberdade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Afetividade e Pessoa na Fenomenologia de Dietrich Von Hildebrand.Tommy Akira Goto & Marília Zampieri da Silva - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    O presente estudo tem o objetivo de apresentar a "fenomenologia da afetividade" elaboradapelo filósofo Dietrich von Hildebrand (1889-1977), discípulo de Husserl e que produziuanálises filosóficas a partir da denominada "fenomenologia realista", ou seja,uma filosofia fenomenológica da verdade, mas que mantém o contato existencial com arealidade, a partir do conhecimento das essências genuínas e do conhecimento a priori. Para ofilósofo somente por meio do método fenomenológico é possível alcançar genuinamente oconhecimento a priori das essências dos fenômenos e assim, chegar à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    Teoria da consciência em Simone de Beauvoir.Luciane Luisa Lindenmeyer - 2023 - Princípios 30 (61):109-140.
    Neste artigo, busco elementos conceituais presentes em O Segundo Sexo para a formulação de uma teoria da consciência propriamente beauvoiriana. A sua própria teoria da consciência foi, pode-se dizer, ofuscada teoricamente pelas teses de grandes autores como Sartre, Merleau-Ponty e mesmo Bergson. É claro que não é possível dissociá-los por completo do pensamento de Beauvoir. Apesar disso, pretendo rastrear os elementos conceituais próprios da fenomenologia de Beauvoir. Se há uma teoria da consciência especificamente beauvoiriana ela só pode ser caracterizada a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Leibniz: Definição nominal de “substância individual” E definições nominais de substâncias individuais.Elliot Santovich Scaramal - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:289-316.
    No presente artigo, pretendemos oferecer uma análise da explication nominal de Leibniz do que é “ser uma substância individual” oferecida em Discurso de Metafísica §8, assim como uma concernindo o entendimento leibniziano do que sejam definições nominais em geral. O presente artigo será dividido em quatro partes: Em primeiro lugar, tentaremos argumentar contra uma interpretação tradicional e bem-estabelecida, embora não completamente incontroversa, da explication de Leibniz em Discurso de Metafísica §8. Em segundo lugar, tentaremos abordar o entendimento geral de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    Metafísica e finitude em Sartre.Marcelo Prates Souza & Luiz Damon Santos Mourinho - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):361-387.
    Este artigo busca compreender qual o estatuto que a ideia de fundamento recebe na filosofia de Sartre enquanto uma ontologia existencial, isto é, enquanto uma filosofia que compreende o homem em sua finitude. Para isso, procura realizar uma análise da presença da Metafísica, sobretudo em O Ser e o Nada, com relação ao problema metafísico desenvolvido na obra: o surgimento do nada no ser. Por fim, procura, por meio desta análise, compreender o estatuto da finitude na mesma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Apresentação.Ernildo Stein - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):3.
    Os trabalhos que compõem a matéria central deste volume da Veritas são o resultado da pesquisa de um grupo de professores que participaram do Colóquio sobre Existência e Culpabilidade realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, organizado pelo Centro de Estudos Integrado Fenomenologia e Hermenêutica. Com o título Existência e Culpabilidade se definiu um objetivo que visava à discussão do problema da culpa em Ser e tempo e em alguns autores que propõem outros aspectos da (...) da culpa na Filosofia. O colóquio que se realizou nos três primeiros dias de outubro de 1997 tomou como ponto de partida o parágrafo 58 de Ser e tempo que significa uma verdadeira revolução na reflexão sobre os aspectos centrais da culpa na filosofia ocidental.Sem poder explorar todas as dimensões que a questão da culpa nos coloca na filosofia existencial e em outras correntes filosóficas, os expositores apresentaram investigações sobre culpa e culpabilidade assim como aparecem na cultura antiga, na antropologia, na psicanálise, na ética, no universo da técnica e como elas representam um f enômeno central no século 20, até tornar-se uma questão coletiva.As discussões estenderam-se até as origens metafísicas e existenciais da condição humana, marcada pela culpa que, já nos primórdios da filosofia ocidental, recebe, no Dito de Anaximandro, a primeira abordagem. A partir dessa interrogação a culpa se apresenta como um abismo inescrutável e um desafio que acompanha a história da metafísica.O volume da revista se constitui pelo conjunto dos trabalhos do encontro, num primeiro bloco, e é seguido por. alguns outros textos avulsos sob a epígrafe Debates e as tradicionais Notícias bibliográficas.O organizador agradece aos autores e aos responsáveis diretos pelarevista a colaboração e o estímulo. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    Regime de constituição de objetos E desconstrução da relação de objeto.Ernildo Stein - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):109-133.
    SÍNTESE - Na tradição filosófica a questão do objeto tem levado a discussões de importância no âmbito da análise do conhecimento. Na psicanálise a expressão relação de objeto herdou as dificuldades que o problema do objeto suscitava na filosofia. O ensaio pretende sugerir um novo tratamento para a questão através do uso de alguns elementos da analítica existencial. É assim que irá tratar do modo de ser-no-mundo e a perturbação da relação de objeto, partindo da questão da finitude (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  25
    Binswanger, leitor de Heidegger: um equívoco produtivo?Zeljko Loparic - 2002 - Human Nature 4 (2):383-413.
    Depois de fazer uma breve análise das idéias centrais introduzidas por Ludwig Binswanger no seu artigo seminal "O sonho e a existência", de 1930, o presente trabalho examina o lugar ocupado por essas idéias na daseinsanálise psiquiátrica do mesmo autor. Em seguida, são estudadas as objeções que Martin Heidegger dirigiu ao uso da analítica existencial de Ser e tempo na formulação da daseinsanálise psiquiátrica. Na última seção, discutem-se as perspectivas atuais de um diálogo entre o pensamento de Heidegger (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  48
    Can thinking prevent us from evildoing? A matter of conscience.Nuno Pereira Castanheira - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (4):209-236.
    RESUMO: A presente incapacidade de o ser humano estar em casa no mundo encontrou expressão numa crise “ecológica” que possui elementos éticos, políticos e ontológicos. Partindo de uma breve elaboração do sentido dessa crise “ecológica” e da sua relação com a própria constituição do ser do humano, este artigo procura traçar um percurso, no quadro do pensamento arendtiano, da relação entre o sentido do ser do humano, a questão da banalidade do mal, a atividade de pensar e o surgimento da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  18
    O Problema Da Dependência Em Ser E Tempo.Jeff Malpas - 2008 - Natureza Humana 10 (2):183-216.
    Para qualquer um interessado no lugar da espacialidade no pensamento de Heidegger, um dos principais problemas apresentados por Ser e tempo é a tentativa, feita no § 70, "de derivar o existencial espacialidade a partir da temporalidade". Esta tentativa, que foi considerada "insustentável" pelo próprio Heidegger, mostra-se não ser meramente periférica na análise global. Pelo contrário, ela se liga a certos aspectos centrais e problemáticos no argumento de Ser e tempo, no qual está incluído o tratamento de conceitos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  86
    O pessimismo schopenhaueriano: Um estudo de “Sobre o sofrimento do mundo”.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):22-39.
    Neste artigo tentaremos inicialmente esclarecer os conceitos centrais da filosofia schopenhaueriana, apresentados principalmente em O mundo como vontade e como representação , para em seguida analisarmos os efeitos que a tese basilar desta obra acarreta para a compreensão de alguns problemas; como o da existência humana, o sofrimento, a negação e a afirmação da vontade de vida, entre outros que a dimensão ética comporta. Para isto, faremos uma análise sistemática de outros textos em que o filósofo trata diretamente destas (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    Sentido E verdade: Heidegger E "a noite absoluta".Róbson Ramos Dos Reis - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):231-248.
    Neste artigo o autor aplica a interpretaçãosocial-institucional da constituição ontológicana análise da teoria heideggeriana acerca darelatividade da verdade em relação ao ser doDasein. A presente reconstrução é desenvolvidapor meio da apresentação do assim chamadocarátér de verdade do ser, bem como da interpretaçãoontológico existencial da gênese da ontologiada presentidade a partir dadisponibilidade. No asserir localiza-se a prática recognitiva capaz de instituir acategoria da pura subsistência, na qual reside acondição existencial da possibilidade da verdade.Essa dependência existencial da verdade (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 988