Order:
Disambiguations
Alex de Campos Moura [7]Alex Moura [2]Alex Campos Moura [2]
  1.  16
    Os limites da razão: Literatura e Metafísica em Merleau-Ponty.Alex Moura - 2023 - Dois Pontos 20 (1).
    Neste artigo, buscaremos discutir o modo pelo qual a literatura pode conduzir – e, talvez, mesmo exigir – uma mudança no próprio estatuto da filosofia, especialmente no caso da fenomenologia, ao tornar explícita a existência de um outro modelo de racionalidade, distinto de sua concepção clássica. Para isso, trabalharemos a partir das descrições propostas por Merleau-Ponty sobre o tema, concentrando-nos, nesse artigo, no período de sua obra entre o final dos anos quarenta e início dos anos cinquenta. Ao lado da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    A Natureza e o infinito: Merleau-Ponty leitor de Descartes.Alex de Campos Moura - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    Nossa proposta neste ensaio é descrever a primeira problematização apresentada por Merleau-Ponty a respeito da noção de Natureza em seus cursos ministrados no Collège de France,defendendo a hipótese de que ele a constrói, em grande medida, através de um diálogo e de umainterpretação particular do pensamento cartesiano. Procuraremos mostrar que Merleau-Pontyreconhece em Descartes a permanência de uma ontologia implícita ou latente – coexistente com suaontologia “oficial” –, que “resiste” à formulação puramente inteligível da ideia de Natureza, e que,por isso mesmo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    A visão como abertura.Alex De Campos Moura - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:131.
    Este texto pretende propor um breve comentário sobre o início do ensaio O Olho e o Espírito de Merleau-Ponty. Fazendo um recorte no movimento mais amplo de reconfiguração ontológica sugerido no ensaio, busca-se aqui indicar como a análise do corpo feita pelo filósofo aponta já para um outro tipo de ser, conduzindo ao reconhecimento de uma imbricação interna entre o subjetivo e o objetivo. Procura-se mostrar que o corpo já revela a estrutura reversível que se reconhecerá em todo o percebido, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Comentário: As fronteiras fenomenológicas entre cognição e mundo.Alex de Campos Moura - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):173-176.
    Resumo Este artigo defende o ponto de vista de que as bases da ciência cognitiva contemporânea estão em sintonia com o pensamento de Merleau-Ponty, em seus aspectos antiobjetivista e antirrepresentacionalista. A ideia de representação mental é contestada, tanto na CC quanto no pensamento de Merleau-Ponty. A cognição não espelha um mundo exterior independente dos sujeitos incorporados. O mundo é um existencial, como afirmam Merleau-Ponty e a CC. A hipótese da representação mental supõe que o mundo pode ser percebido de forma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Hannah Arendt em diálogo com a fenomenologia: Sartre, Merleau-ponty E a trama entre liberdade E temporalidade.Alex de Campos Moura - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):777-799.
    RESUMO Neste ensaio, discutiremos o modo como a relação entre liberdade e temporalidade aparece em momentos determinados da reflexão de Hannah Arendt, Sartre e Merleau-Ponty, tomando como eixo de investigação a maneira pela qual cada um deles concebe a articulação entre permanência e mudança na descrição da dinâmica temporal. Com isso, pretende-se estabelecer um horizonte de convergência e, em seu interior, explicitar dois encaminhamentos distintos para uma questão similar, mostrando como é possível estabelecer um eixo fenomenológico comum e, ao mesmo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    Merleau-Ponty leitor de Freud.Alex Moura - 2016 - Doispontos 13 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  29
    Ser E linguagem em Merleau-ponty.Alex de Campos Moura - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:90-102.
    Neste artigo, procuraremos mostrar que há na análise merleau-pontyana da linguagem um projeto ontológico implícito, baseado na tentativa de desvelar uma estrutura de Ser em que lógica e contingência, unidade e diversidade, encontram-se constitutivamente ligados, fazendo do subjetivo e do objetivo momentos reversíveis em uma totalidade comum.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    Sobre os limites da razão: um diálogo entre Lefort e Merleau-Ponty.Alex De Campos Moura - 2018 - Discurso 48 (1):71-83.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  20
    Valverde, M. (org.). Merleau-Ponty em Salvador. Salvador: Arcadia, 2008.Alex Campos Moura - 2012 - Doispontos 9 (1).
    O pensamento de Merleau-Ponty como instituição.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark