Order:
  1.  10
    Novas fronteiras da moral no Brasil: obra de homenagem a Frei Bernardino Leers.Alberto Antoniazzi, J. B. Libânio, José de Souza Fernandes & Bernardino Leers (eds.) - 1992 - Aparecida, SP: Alfonsianum Instituto de Teologia Moral.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Por que o panorama religioso no Brasil mudou tanto?Alberto Antoniazzi - 2004 - Horizonte 3 (5):13-39.
    Entre 1991 e 2000, a porcentagem de católicos caiu de 83,3% para 73,9%, a dos evangélicos cresceu de 9% para 15,6% e a dos “sem religião” subiu de 4,7% para 7,4%. Como entender essas mudanças? Qual a responsabilidade da Igreja católica? O artigo apresenta, primeiramente, a visão sobre a diversidade religiosa, as mudanças ocorridas nas últimas décadas. Discute a seguir sobre a “Força e fraqueza da presença católica”, construindo um “mapa do catolicismo”. O terceiro enfoque reflete sobre as causas desse (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  20
    Ética, religião e política.Alberto Antoniazzi - 1997 - Horizonte 1 (1):59-70.
    O tema é, evidentemente, muito amplo. Era necessário escolher uma abordagem particular, limitada. Escolhi uma abordagem empírica, uma análise de fatos, tomada como ponto de partida para provocar reflexões e debates. O presente artigo pretende responder às seguintes questões: a religião ameaça a paz?; como se pode refletir hoje sobre o tema religião e modernidade?; quais as perspectivas de futuro: conservadores ou progressistas?; pode haver ética política sem democracia?; e, finalmente, a democracia ameaça a religião?
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark