Results for 'Adriana Pucci Penteado de Faria E. Silva'

1000+ found
Order:
  1.  35
    BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015. 256p. [REVIEW]Adriana Pucci Penteado de Faria E. Silva - 2016 - Bakhtiniana 11 (1):264-269.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  7
    Hibridização E Gêneros Do Discurso Em Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho.Adriana Pucci Penteado de Faria E. Silva - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):97-118.
    RESUMO Neste trabalho, proponho uma leitura de aspectos discursivos do curta-metragem de ficção Recife frio, de Kleber Mendonça Filho, com o objetivo de refletir sobre como a hibridização de gêneros na obra, decorrente da presença de gêneros intercalados no filme, cria sentidos e provoca determinada postura na interlocução com os espectadores. Para tanto, discuto alguns conceitos-chave da teoria bakhtiniana, descrevo momentos específicos do curta-metragem e proponho análises pontuais de determinadas cenas ou sequências. A forma de diálogo com o corpus segue (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    O, 5 mm: a nova edição brasileira de problemas da poética de Dostoiévski.Adriana Pucci Penteado de Faria E. Silva - 2011 - Bakhtiniana 6 (1):7-23.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Saussure: a invenção da Linguística.Adriana Pucci Penteado de Faria E. Silva - 2014 - Bakhtiniana 9 (1):187-191.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    0.5 Mm: The New Brazilian Edition of Problems of Dostoevsky's Poetics.Adriana Pucci Penteado de Faria Silva - 2011 - Bakhtiniana 6 (1):7 - 23.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    From Simulations to Hybrid Space: How Nomadic Technologies Change the Real.Adriana de Souza E. Silva - 2003 - Technoetic Arts 1 (3):209-221.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  6
    Gênese Do Racismo No Processo Migratório Brasileiro.Claudia de Faria Barbosa & Clodoaldo Silva Da Anunciação - 2020 - Odeere 5 (10):101-128.
    Situações históricas produzem marcas físicas e/ou emocionais significativas na vida das pessoas que vivem no Brasil, causando desequilíbrios em toda a sociedade, com problemas sérios de convivência, sobretudo no que tange ao racismo estrutural. Com base nisso, esse estudo parte da seguinte questão geradora: considerando o Brasil um país composto por migrantes de diversas raças/etnias, por que prevalece o racismo? Para tanto possui como objetivo geral analisar a gênese do racismo a partir dos processos migratórios, especificamente, discutir legislações, mitos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Pós-Graduação e produção científica: a hegemonia da teoria do capital humano e as demandas do setor produtivo.Ivson Conceição Silva, Leidiane Alves De Farias & Willian Santos - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):142.
    O artigo apresenta enquanto objetivo discutir os nexos e as contradições da conjuntura de surgimento e consolidação da pós-graduação brasileira e como a teoria do capital humano apresenta implicações na produção do conhecimento. Para tal, faz uma breve análise da conjuntura de seu surgimento e desenvolvimento, demonstrando as disputas por diferentes setores da burguesia dominante. Aponta como foi estabelecida uma aliança tácita entre a burguesia nacional e o capital internacional para contenção dos ideais marxistas nas universidades, fazendo prevalecer na produção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    Fedra E Hipólito Na Visão Ovidiana.Márcia Regina de Faria da Silva - 2021 - Principia 41.
    No presente artigo, traduziremos a carta IV, de Fedra a Hipólito, das Heroides de Ovídio e observaremos os aspectos miticos incorporados e reelaborados a partir da visão elegíaca ovidiana a respeito da tradição mítica anterior, especialmente, a trágica clássica que tem como tema as personagens Fedra e Hipólito.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Amor E Guerra na elegia latina.Márcia Regina de Faria da Silva - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (25):47-53.
    Os poetas elegíacos romanos estabelecem, em seus versos, uma forte relação entre o amor e a guerra. Os vocábulos usados para descrever os deuses do amor, Vênus e Cupido, ou o próprio ato amoroso, associam-se a vocábulos bélicos. Trava-se uma batalha entre os amantes ou entre o deus do Amor e aquele que foi ferido por sua flecha. Essa associação explica-se por questões míticas, as relações amorosas entre a deusa do amor e o deus da guerra, nas mitologias grega e (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Ovídio E as inovações na elegia latina.Márcia Regina de Faria da Silva - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):99-104.
    Ovídio, o último autor elegíaco do período augustano, começou sua produção literária seguindo a tradição elegíaca latina, inaugurada por Catulo e intensificada por Tibulo e Propércio, que transformaram a elegia latina em verdadeiro estilo literário independente com temática unificada na paixão amorosa do eu-lírico por uma amada específica, trazendo assim a paixão como uma experiência pessoal, não mítica, como fizeram os alexandrinos. Ovídio inicia sua produção poetizando sua paixão por Corina, no livro Amores, mas sua elegia migra da paixão pessoal (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Análise Comparativa Entre Os Pokémon Lendários E Míticos E o Mito Cosmogônico Grego.Filippe Vitor Sousa & Márcia Regina de Faria da Silva - 2021 - Principia 42.
    Observando que os mitos existem para tentar explicar o universo, podemos facilmente criar uma ponte entre a forma que os gregos enxergavam o mundo e a forma que criadores e produtores de Pokémon utilizaram para mostrar como o mundo é visto naquela realidade fictícia. Será abordado o conceito de mito e de cosmogonia, bem como a forma como surgiu o universo Pokémon, demonstrando as relações claras entre o mito que é milenar e o que é contemporâneo. A franquia Pokémon é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Medéia, Amor E erro, em ovídio.Márcia Regina de Faria da Silva - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):95-106.
    A personagem Medeia, desde os autores gregos, como Eurípides, é apresentada como o exemplo mais clássico do prejuízo causado pela paixão desmedida. Ela justifica todos os seus atos buscando como medida seu amor por Jasão. É o amor que a faz salvar a vida do amado e tirar várias outras vidas, inclusive de seus próprios filhos. Ovídio, poeta latino do século I a.C., retoma a personagem em sua obra Heroides, para também apresentar o mal que a paixão desenfreada pode causar (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Instituto de Geociências E Ciências Exatas.Câmpus de Rio Claro, Maria Rita Caetano Chang, Conselho do Programa, Marcelo de Carvalho Borba, Miriam Godoy Penteado, Claudemir Murari, Maria Lucia Lorenzetti Wodewotzki, Heloísa da Silva Representante Discente, Antonio Vicente Marafioti Garnica & Rosa Lucia Sverzut Baroni - 1913 - Tópicos 18 (19).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    A Escolha de Um Herói.Braulio Coelho Melo & Márcia Regina De Faria da Silva - 2022 - Principia 43.
    Neste trabalho, refletiremos sobre a construção do herói na Antiguidade Clássica, ao mesmo tempo que tentamos entender a relação destes com os heróis modernos. Nossa escolha de herói, contudo, não se restringe aos heróis reconhecidos como tal. Escolhemos Carlos Marighella, a personagem do cinema, e buscamos trazer divergências e convergências entre ele e dois grandes heróis da Antiguidade Clássica: Aquiles e Enéias. Uma empreitada difícil, mas possível!
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Chronic Pelvic Pain: Multifactorial Influences.Adriana Peterson Mariano Salata Romão, Ricardo Gorayeb, Gustavo Salata Romão, Omero Benedicto Poli-Neto, Francisco José Cândido dos Reis, Júlio César Rosa-E.-Silva, Hermes de Freitas Barbosa & Antonio Alberto Nogueira - 2011 - Journal of Evaluation in Clinical Practice 17 (6):1137-1139.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A elegia latina E a temática da morte.Márcia Regina de Faria da Silva - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):61-67.
    Catulo (século I a.C.), o primeiro grande autor lírico romano, traz a elegia grega com temática variada, inclusive amorosa. Assim a poesia elegíaca latina desenvolve-se e ganha contorno de um gênero autônomo em Roma, com temática própria, a elegia erótica romana. O tema do amor passa a ser fundamental, nos autores do século de Augusto (século I a.C.), Tibulo, Propércio e Ovídio, que escrevem livros inteiros para uma amada. Contudo, unida à temática do amor encontramos também o tema morte, constante (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Chronic Pelvic Pain: Multifactorial Influences.Adriana Peterson Mariano Salata Romão, Ricardo Gorayeb, Gustavo Salata Romão, Omero Benedicto Poli‐Neto, Francisco José Cândido dos Reis, Júlio César Rosa‐E.‐Silva, Hermes de Freitas Barbosa & Antonio Alberto Nogueira - 2011 - Journal of Evaluation in Clinical Practice 17 (6):1137-1139.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A dejanira de ovídio.Márcia Regina de Faria da Silva - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):31-39.
    Ovídio, poeta latino do século I a.C, compôs as Heroides, obra em que heróis e heroínas das lendas escrevem a seus amados(as) ausentes. Todas as cartas apresentam profundo teor trágico, tanto na temática quanto nos aspectos trágicos marcantes. Analisamos a tragicidade na carta de Dejanira a Hércules, na qual a mulher do herói narra seu desespero ao receber a notícia da morte de Hércules, após vestir a túnica que ela havia enviado. Como base para a análise, serão usados os conceitos (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  1
    Nas Asas Do Amor.Márcia Regina de Faria da Silva - 2020 - Principia 40:127-138.
    RESUMO: A elegia é considerada, em Roma, como uma poesia cuja principal faceta é a amorosa. Os poetas cantam seus infortúnios no amor e enaltecem a beleza da amada, a sua puella. Catulo introduz, na poesia latina, esta temática tão cara aos chamados poetas elegíacos do período augustano, que compõem livros inteiros dedicados a uma amada. Com isso, a elegia ganha uma unidade temática e transforma-se em um gênero literário autônomo e com características próprias. Um dos destacados poetas do período (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  24
    Creación e implementación del centro regional de investigación en logística.Luz Adriana Ochoa Medina, López Valencia, Heyder Alexander & Pedro Pablo Ballesteros Silva - forthcoming - Scientia.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. A problemática do gênero elegíaco.Márcia Regina de Faria da Silva - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):79-86.
    A elegia é uma forma poética muito antiga. Os gregos compuseram elegias desde a lírica arcaica (século VII – V a.C.). Contudo, foram as elegias compostas no período da lírica alexandrina (século III – II a.C.) que influenciaram os elegíacos romanos. Tanto na Grécia quanto em Roma a elegia é considerada como gênero lírico, mas percebemos que nas composições romanas é notória a presença do trágico, especialmente, nas obras de Ovídio, por isso discutimos a problemática do gênero elegíaco, que se (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  25
    Políticas públicas e o ensino de artes: o contexto de formação e atuação docente em Roraima - doi: 10.4025/dialogos.v19i2.1081. [REVIEW]Ivete Souza da Silva & Leila Adriana Baptaglin - 2015 - Dialogos 19 (2).
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    O que faria Bakhtin?Holquist Michael & E. Silva Heber de O. Costa - 2017 - Bakhtiniana 12 (3):119-133.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    Indagando a “História Única” No Ensino de Frações Por Meio Do Olho de Hórus, Um Deus Do Kemet.Getulio Rocha Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):151-166.
    Este texto visa questionar as construções racistas que fundamentaram discursos sobre a irracionalidade de não europeus. Apontamos alguns posicionamentos de filósofos que corroboraram para a construção do racismo científico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. O objetivo foi, por meio de propostas decoloniais, mostrar que africanos inventaram o objeto matemático fração, bem como sua notação atual. Os mais antigos registros históricos sobre esse objeto são os antigos papiros keméticos, sendo o Papiro de Ahmes, o mais importante deles. Mostramos exemplos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  3
    O Projeto Batuclagem E a Educação Ambiental Por Meio Do Brincar.Luiz Henrique Portela Faria, Ana Maria Dietrich & Vivilí Maria Silva Gomes - 2018 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 20 (2).
    Este artigo visa analisar o uso de brincadeiras como instrumentos pedagógicos para o ensino de ciências às crianças. Para isto, foram consideradas as estratégias pedagógicas do Projeto de Extensão Batuclagem, que tem como base o ensino lúdico voltado à questão ambiental. Inicialmente, discute-se o aspecto lúdico no ensino de ciências com base em Vygotsky, Winnicott e Kishimoto. Adiante, apresenta-se os resultados da observação participante das oficinas do Projeto Batuclagem, analisando-os segundo a perspectiva sociointeracionista. Dentre os resultados obtidos, verifica-se a importância (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    Linguagem E Verdade Em Leibniz.Chaianne Maria da Silva Faria - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:251-287.
    Nos ensaios em que discute o aperfeiçoamento da língua alemã, Leibniz destaca o papel desempenhado pelos signos em geral para a construção das ciências, opondo-se aos que defendem ser preciso sempre a considerar a coisa mesma a fim de descobrir suas propriedades. Para o filósofo, se não houvesse signos capazes de substituir a coisa e a ideia que temos dela, e tivéssemos de remontar continuamente à natureza visada e refazer sua definição, não haveria escolha senão cessar o próprio diálogo com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    Trajetórias biográficas de mulheres feministas atuantes em movimentos sociais.Márcia Alves Silva & Adriana Lessa Cardoso - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:294-307.
    O artigo busca refletir sobre a trajetória de mulheres feministas na cidade de Pelotas – RS, a partir de suas narrativas que, de certa forma, foram precursoras, visibilizando suas experiências no ativismo político. Entendemos que todo movimento social atua na formação humana, portanto, é um ato educativo. Utilizamos o referencial feminista descolonial, como perspectiva vinculada à resistência do sistema capitalista mundial-globalizado. Buscamos nossas bases teóricas especialmente nas autoras Heleieth Saffioti, Ochy Curiel, Marcela Lagarde y de los Ríos, Patricia Hill Collins (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  26
    Diversidade na Educação Escolar: limites e possibilidades.Léia Adriana da Silva Santiago & Maria Licia dos Santos - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):154-178.
    O presente estudo tem como objetivo investigar como a diversidade afrobrasileira e indígena está contemplada na educação escolar, compreendendo que a escola é um lugar estratégico de articulação, um espaço para propostas de mudanças em relação a uma educação que respeite as diferenças e singularidades. A problematização se pautou na reflexão do livro didático, nos desafios e nas práticas dos professores, com o objetivo de analisar e compreender as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, os estereótipos, os preconceitos, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Políticas educacionais integradoras: propostas curriculares do Brasil e da Argentina // Integrative Educational Policies: Argentina and Brazil’s plans of studies.Léia Adriana da Silva Santiago & Ranzi - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):144-181.
    O objeto da reflexão, neste artigo, são as propostas curriculares veiculadas a partir da segunda metade do século XIX, no Brasil e na Argentina. A questão que se coloca é perceber quais os conteúdos que estão incluídos sobre a América Latina, nestas propostas curriculares, se há semelhanças e diferenças entre estes documentos e se os conteúdos veiculados nas propostas curriculares implantadas a partir de 1995, nestes dois países, refletem as mudanças no ensino de história, sugeridas pelo MERCOSUL Educacional. O texto (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  1
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: Quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante da vanguarda (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  8
    Horizontes da filosofia do exílio: as Américas de Horkheimer e de Flusser.Sertório de Amorim E. Silva Neto - 2012 - Flusser Studies 14.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  35
    ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial.Léia Adriana da Silva Santiago - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o processo de constituição da disciplina "Estudos Latino- Americanos" - que compõe a grade curricular da Educação Básica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - a fim de compreender como a mesma, em sendo objeto da cultura escolar, pode contribuir para a formação inicial dos graduandos do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, no sentido de estimular a formação de uma consciência histórica e (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  1
    Memórias de Diretores: Entre Práticas E Histórias Do Cotidiano Escolar.João Pedro Pezzato, Joyce Mary Adam De Paula E. Silva, Magali de Fátima Dias Borges & Maria Isabel Nogueira Tuppy - 2008 - Educação E Filosofia 21 (41):135-154.
    O presente artigo consiste no registro de memórias de um diretor e de uma diretora que atuaram em escolas públicas de M inas Gerais, e na análise de suas narrativas. O objetivo foi captar suas representações sobre as práticas administrativas e pedagógicas rememoradas dos anos de exercício profissional. Com a metodologia da história oral, nossa investigação buscou construir uma interpretação a respeito de atitudes, posturas e práticas enraizadas nos rituais da escola contemporânea. Pudemos observar que no período estudado havia uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  45
    Proceedings of the 4th World Conference on Research Integrity: Brazil, Rio de Janeiro. 31 May - 3 June 2015.Lex Bouter, Melissa S. Anderson, Ana Marusic, Sabine Kleinert, Susan Zimmerman, Paulo S. L. Beirão, Laura Beranzoli, Giuseppe Di Capua, Silvia Peppoloni, Maria Betânia de Freitas Marques, Adriana Sousa, Claudia Rech, Torunn Ellefsen, Adele Flakke Johannessen, Jacob Holen, Raymond Tait, Jillon Van der Wall, John Chibnall, James M. DuBois, Farida Lada, Jigisha Patel, Stephanie Harriman, Leila Posenato Garcia, Adriana Nascimento Sousa, Cláudia Maria Correia Borges Rech, Oliveira Patrocínio, Raphaela Dias Fernandes, Laressa Lima Amâncio, Anja Gillis, David Gallacher, David Malwitz, Tom Lavrijssen, Mariusz Lubomirski, Malini Dasgupta, Katie Speanburg, Elizabeth C. Moylan, Maria K. Kowalczuk, Nikolas Offenhauser, Markus Feufel, Niklas Keller, Volker Bähr, Diego Oliveira Guedes, Douglas Leonardo Gomes Filho, Vincent Larivière, Rodrigo Costas, Daniele Fanelli, Mark William Neff, Aline Carolina de Oliveira Machado Prata, Limbanazo Matandika, Sonia Maria Ramos de Vasconcelos & Karina de A. Rocha - 2016 - Research Integrity and Peer Review 1 (Suppl 1).
    Table of contentsI1 Proceedings of the 4th World Conference on Research IntegrityConcurrent Sessions:1. Countries' systems and policies to foster research integrityCS01.1 Second time around: Implementing and embedding a review of responsible conduct of research policy and practice in an Australian research-intensive universitySusan Patricia O'BrienCS01.2 Measures to promote research integrity in a university: the case of an Asian universityDanny Chan, Frederick Leung2. Examples of research integrity education programmes in different countriesCS02.1 Development of a state-run “cyber education program of research ethics” in (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  3
    Ritualística Tabajara: O Toré Como Meio de Avivamento Étnico.Tiago Alves Callou & Miguel Ângelo Silva De Melo - 2018 - Odeere 3 (5):147.
    A etnia Tabajara da Paraíba está passando por um processo de etnogênese e luta para a sua autoafirmação e reconhecimento como povo indígena, bem como lutam pela retomada das suas terras que foram retiradas pelo processo de colonização e devido a ambição dos grandes proprietários de terras. Nesse processo, surge a profecia Tabajara, que traz um avivamento da sua espiritualidade, cultura e ritualística, reagrupando assim, um povo que estava espalhado e afastado das suas origens. O ritual do Toré ganha grande (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    Mimese, pintura e poesia na Poética aristotélica.Christiani Margareth De Menezes E. Silva - 2014 - Doispontos 11 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    Aspectos sobre a constituição da vontade geral dos cidadãos de Rousseau.Luiz Felipe de Andrade E. Silva Saad - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    O artigo apresenta aspectos da formação da noção de vontade geral de Rousseau e a transformação conceitual que operou no pensamento político do século XVIII: a noção de universalité da vontade geral da espécie de Diderot tem o seu alcance limitado pela noção de généralité da vontade geral dos cidadãos de Rousseau. Mais exatamente, as vontades soberanas dos países limitam o desenvolvimento da vontade geral da espécie, pois esta, por ser uma vontade universal e ao alcance de todo ser racional, (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    Aspectos sobre a constituição da vontade geral dos cidadãos de Rousseau.De Andrade E. Silva Saad Luiz Felipe - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  1
    A Consciência Cívica No Pensamento de Rousseau.Luiz Felipe Netto De Andrade E. Silva Sahd - 2008 - Educação E Filosofia 16 (31):29-47.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    O Problema da Guerra Na Política de Rousseau.Luiz Felipe Netto De Andrade E. Silva Sahd - 2008 - Educação E Filosofia 17 (33):111-138.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    O Contrato Social Em Samuel Pufendorf.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):143.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    A natureza como fato politicamente decisório: Polêmicas sobre os direitos humanos.Sertório de Amorim E. Silva Neto - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (1):149-174.
    The paper investigates the context of origin and some controversy about human rights. Its intent is to present the paradox of these rights, the fact that they nevertheless serve to modern political emancipation and the defence of equality and freedom, involving also the bourgeois selfishness and totalitarian political regimes of the century XX assuming both the metaphysical and sublime form as of thing, nature crude and corruptible, gross and corruptible nature. What we want to discuss in this article are the (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  20
    “Sembrando nuevos agricultores”: contraculturas espaciales y recampesinización.Luis Fernando De Matheus E. Silva - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 34.
    El presente artículo tiene como objetivo contribuir en la discusión sobre el incremento del complejo y multifacético fenómeno de recampesinización que acontece en la actual etapa de desarrollo capitalista, analizando uno de sus aspectos menos conocidos que está relacionado al movimiento denominado como “contraculturas espaciales”. Las contraculturas espaciales son experimentos de organización socio-espacial de carácter “alternativo” que se popularizaron principalmente en la década de 1960. A partir de los años 1990, acompañando un nuevo periodo de crisis del capitalismo, se evidencia (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    A natureza como fato politicamente decisório: Polêmicas sobre os direitos humanos.De Amorim E. Silva Neto Sertório - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (1).
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. O Pluralismo E a Nova Ordem Mundial: Para Uma Ressignificação Do Político a Partir de Mouffe.Rita de Cassia Ferreira Lins E. Silva - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):220.
    O presente trabalho examina uma perspectiva hermenêutica do político presente no pensamento de Chantal Mouffe, cujo empreendimento se dá com o seu postulado em torno do que denomina por democracia radical e plural e da resultante desse postulado dentro de uma ordem cosmopolita da política e o reflexo do empreendimento dos direitos nesse sentido. A chave de leitura que orienta esta perspectiva advém da concepção do político realizada pela autora, em que o antagonismo é nuclear na formação da identidade plural (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  2
    Utilidade E Obrigação No Pensamento Moral de Richard Cumberland.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):76.
    Neste trabalho eu pretendo oferecer um breve esboço de uma das fontes do utilitarismo. A teoria do direito natural de Richard Cumberland. Embora o autor se insira na tradição do jus naturae, há elementos suficientes em seu texto que apontam para a preparação de noções importantes ao utilitarismo, noções de raciocínio consequencialista. Sem fazer anacronismos, eu pretenso esboçar aqui o papel assumido por Cumberland na história dessa corrente do pensamento ético.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  1
    Subdeterminação, Realismo E Objetividade Científica.Bruno Malavolta E. Silva - 2021 - Cognitio 22 (1):e55778.
    O argumento da subdeterminação constitui um dos principais argumentos contra o realismo científico. Analiso diversas versões do argumento, e defendo que ele se torna mais plausível quando entendido como um argumento indireto contra o realismo. Tal proposta requer distinguir entre três maneiras principais de formular o argumento da subdeterminação. Na formulação tradicional, o argumento baseia-se na formulação de teorias rivais que sejam empiricamente adequadas à evidência disponível. Na formulação kuhniana, o argumento baseia-se na inexistência de um algoritmo neutro de normas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  29
    Augusto Roa Bastos E Os Elementos de Uma Realidade Delirante.Raquel Cardoso de Faria E. Custódio - 2017 - Hybris, Revista de Filosofí­A 8:273-294.
    O presente artigo pretende demonstrar os elementos que compõem a realidade paraguaia que delira, segundo o autor Augusto Roa Bastos, e como incorpora tais elementos ao seu gesto escritural resultando em uma escritura caleidoscópica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    O modelo de convivência: contrato social e Estado na política de Pufendorf.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sah - 2009 - Discurso 39 (39):85-106.
    O modelo de convivência: contrato social e Estado na política de Pufendorf.
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000