Order:
Disambiguations
Adilson Felicio Feiler [23]Arthur Feiler [12]Adilson Feiler [3]Anthony Feiler [2]
A. Feiler [1]
See also
  1.  4
    Nietzsche e Brandes: a memória de um radicalismo aristocrático.Adilson Felicio Feiler - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (2):13-38.
    Resumo: O pensamento de Nietzsche é recepcionado na Escandinávia, através do historiador dinamarquês Georg Brandes. O historiador é atraído pelo aspecto aristocrático, o qual se depreende da leitura que Nietzsche realiza sobre a cultura. A radicalidade, a originalidade e a minuciosidade psicológica, que se reconhece no espírito filosófico do pensador alemão, permeiam a leitura que Brandes faz do autor de Zaratustra. O próprio Nietzsche dá testemunho do quanto seu nome, graças a Brandes, passa a ser conhecido na Dinamarca, em suas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  2.  9
    A moral nas técnicas de memória: Nietzsche e os comentários sobre a mnemotécnica de Tomás de Aquino.Adilson Felicio Feiler - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (3):31-52.
    The investigation presents a hermeneutics of memory in Nietzsche’s mature texts in the light of contributions of Aristotle and Thomas Aquinas. At the First Dissertation of Towards the Genealogy of Morals, Nietzsche introduces the influence that memory exerts on the capacity for reflection and action. The mnemotechnical procedure that the German philosopher analyzes is Thomas Aquinas’ commentary on Aristotle’s reminiscence. Aquinas identifies the ordering of what is wanted, the investment of the spirit, frequent meditation and the taking of the chain (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. The Structure of Soviet Wages: A Study in Socialist Economics.Abram Bergson, G. Bienstock, S. M. Schwartz, A. Yugow, A. Feiler & J. Marschak - 1945 - Science and Society 9 (2):172-176.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. America in world trade.Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    A lei natural como vontade de potência: considerações nietzschianas acerca da legislação da natureza.Adilson Felicio Feiler - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):375-389.
    The present investigation strives to show Nietzsche's considerations about natural law. Since the German philosopher bases his thinking on an organicist conception, in principle one is led to think of a welcome and even a positive emphasis on natural law. However, in several passages of his writings Nietzsche is hostile towards natural law, mainly because it acts as a framework, measurement and calculation of the movement of nature. Natural law, for this reason, consists in falsifying nature. For, the legal mechanisms (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Adjustment of Prices and Costs as a Means of Stabilization.Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A quantidade pura, o ser que suprassume em unidade, pluralidade e continuidade: a luta contra a ameaça do estranhamento.Adilson Feiler - 2023 - Griot 23 (3):147-155.
    A categoria de Quantidade, em Hegel, é desenvolvida de tal modo a auxiliar na caracterização daquilo que se compreende por ser. Para além da liquidez, fechamento e inflexibilidade, típica de uma compreensão limitada a uma exclusividade unívoca e finalista, o ser se apresenta mediante novos desdobramentos, que lhe confere abertura. A flexibilidade, que assim caracteriza o ser, tem, na quebra da rigidez da univocidade, na interrupção do exclusivismo imediatista e no impedimento da descontinuidade finalista, o estatuto de ser para si (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    A recepção de Nietzsche a partir do Index da biblioteca do Seminário Central de São Leopoldo/RS.Adilson Felicio Feiler - 2017 - Cadernos Nietzsche 38 (3):237-258.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    A recepção de Nietzsche na Primeira Escola de Formação Pastoral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.Adilson Felicio Feiler - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (3):241-267.
    Resumo Como rebento de uma família de tradição luterana, Nietzsche não poderia estar ausente do rico material produzido nos quase cem anos da presença da Escola Superior de Teologia. Mesmo que o acervo bibliográfico da dita Escola esteja eminentemente voltado ao atendimento do curso de teologia, há um acervo filosófico digno de nota. Entre os diversos volumes que preenchem as dezenas de estantes da filosofia, se encontram textos escritos por Nietzsche, bem como livros escritos sobre este autor. A maioria destes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    A ética cristã a partir de uma leitura de Hegel e Nietzsche.Adilson Felicio Feiler - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):25-35.
    A aproximação que apresentamos entre Hegel e Nietzsche não é uma reconciliação entre ambos, mas uma investigação da crítica que ambos fazem com relação a moral cristã, ou seja, do destino que o Cristianismo assumiu a partir da "tradição cristã", resultando no afastamento de seu espírito. Esse afastamento se dá a partir da cristalização de suas doutrinas em dogmas, implicando num estranhamento de Deus. Nietzsche lê este estranhamento através da moral, portanto uma falsificação do verdadeiro espírito cristão pela cristandade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    A tradução de aristocracia em germanismo.Adilson Felicio Feiler - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (3):1-16.
    Diversas referências que envolvem os temas do germanismo e da aristocracia encontram em Nietzsche e em Brandes um campo bastante fértil. Ambos os autores, comprometidos com a discussão voltada à crítica da cultura ocidental, têm o intuito de fomentar a elevação da cultura, o que alavanca o tema da aristocracia. A dinâmica das forças, que caracteriza o pensamento nietzschiano, manifesta, na aristocracia, a vontade de superação de um povo dotado de espírito. Na recepção que Brandes faz deste tema da aristocracia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Conscription of Capital.Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Da crítica à defesa da mnemotécnica: Nietzsche e a escrita | From critic to defense of mnemotechnique: Nietzsche and the writing.Adilson Felicio Feiler - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    A partir do momento em que a recordação dos fatos deixa de estar vinculada a elementos internos a estes para se associar a signos externos, o esquecimento passa a se instalar. Eis o nascimento da escrita. Com isso, as técnicas de memória são ameaçadas. Nietzsche vê nesta ameaça à mnemotécnica um ganho significativo, pois permite um alívio e higienização mental de toda aquela carga moral que não permite esquecer. Ao perseguirmos este objetivo de desobstruir a mente das suas técnicas de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Destino e predeterminação. Considerações nietzschianas em torno à acolhida jubilosa do fato para além de determinismos.Adilson Felicio Feiler - 2022 - Griot 22 (3):220-229.
    O presente trabalho se assenta sobre um tema fundamental dentro do conjunto do pensamento de Nietzsche: o tema do Destino. Se o Destino for encarrado como algo previamente decidido em relação às mais diversas situações, então a filosofia de Nietzsche se esbarra numa aporia, a de ter que enfrentar o problema do determinismo, que toca um dos maiores obstáculos da cultura: a moral. No âmbito moral tudo se encontra ordenado e determinado. Neste sentido, o desenvolvimento desta pesquisa se orienta na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Do prazer do sofrimento da culpa ao prazer da produção estética. Considerações sobre má consciência em Nietzsche.Adilson Felicio Feiler - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):46-55.
    O problema da má consciência, em Nietzsche, ocupa uma parte central de suas reflexões que se depreendem, de maneira particular, da Segunda Dissertação de Para a genealogia da Moral. Dado o fato do sofrimento ser diagnosticado como uma das expressões do niilismo da cultura ocidental, não se tem como negá-lo, mas sim, desenvolver formas de como concebê-lo, ou seja, de como conviver com este. Desse modo, ao invés do sofrimento atuar como prazer na culpa, da qual demanda a fraqueza e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Economic Impacts of the War.Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Entre o caos e o porvir: uma leitura transversal do pensamento de Nietzsche.Adilson Felicio Feiler - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):257-267.
    A atualidade da pesquisa Nietzsche se mostra como um fator importante para se pensar sobre o futuro de instituições sociais assentadas sobre regras dogmáticas. Para além dos grandes sistemas mostra-se o caos, implantado pelo niilismo, e frente ao qual se desenha o porvir de uma nova aurora. No entanto, cabe a pergunta pelo alcance desta aurora do porvir; em que medida esta é capaz de trazer otimismo diante do turbilhão niilista. Estas páginas pretendem trazer algumas pistas para se refletir sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. " Full employment of resources" and war economy.Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. International trade under totalitarian governments.Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Literature of the new deal.Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    Nietzsche e a Mnemotécnica: do sofrimento à afirmação da vida pelo artista da dor.Adilson Felicio Feiler - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Uma das técnicas, pensadas por Nietzsche, para ativar a consciência moral é a técnica da memória, que o filósofo denomina mnemotécnica. Ora, submeter a memória a procedimentos com capacidade de predição e controle, equivale a despi-la daquilo que é sua característica orgânica e vital que lhe confere a capacidade de, para além de todos os enquadramentos técnicos superficiais, a todo o momento superar-se mediante o alcance de pontos mais culminantes de potência. As considerações de Nietzsche em torno do problema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Nietzsche e a linguagem.Adilson Felicio Feiler - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41412.
    Entre as características fundamentais que se depreendem da obra de Nietzsche está a sua alta capacidade de expressão estilística. A forma com que o filósofo aborda inúmeros temas é permeada por uma linguagem que faz eco ao seu pensamento, expresso em arte e dança. De uma verdade absoluta e unilateral ele conduz a uma visão perspectiva plural, de modo que a linguagem, com a sua multiplicidade de figuras, chancela este processo de desconstrução metafísica. A concepção organicista, que caracteriza o pensamento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    Nietzsche e a Arte Como Terapia da Cultura. Como Opor Resistência, Para a Superação Em Tempos de Pandemia.Adilson Feiler - 2023 - Dissertatio 54:189-211.
    O pensamento de Nietzsche tem na afirmação a sua ênfase, para a qual as forças constituem o seu diferencial. As forças operam no sentido de estabelecer embates entre oposições e resistências, de modo que, quanto maiores forem as oposições impetradas, maiores as resistências empregadas. A única meta a alcançar é a de pontos sempre mais culminantes de potência, passando pelo enfrentamento do ar cortante das alturas, das caminhadas invernais, do gelo, dos cumes e de toda espécie de sublime maldade. Cada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    Nietzsche e Boscovich: das ações físicas aos preconceitos sensoriais.Adilson Felicio Feiler - 2019 - Universitas Philosophica 36 (72):279-303.
    Nietzsche’s translation of phycisist Roger Joseph Boscovich’s theory of matter to the language of a sensorial atomism evokes the emergence of several moral prejudices. For Boscovich, material points are the symptoms of an action that itself does not belong to those points, but is produced from a distance by other points, as the result of an operation from point A to point B and vice versa. By appropriating aspects of Boscovich’s physics, Nietzsche equates this dynamism to a theory of sensation. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  4
    Nietzsche e um jeito diferente de fazer filosofia: da superação à genealogia do pensamento.Adilson Felicio Feiler - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):322-332.
    Para muitos, Nietzsche não é considerado um filósofo, mas um poeta. Entre os diversos fatores que contribuem para negar o status philosophicus ao filósofo alemão reside, por um lado, no aspecto de seu conteúdo e, por outro, no seu aspecto formal. Quanto ao conteúdo é difícil perceber algum aspecto propositivo em seu pensamento, uma tese construtiva, ao contrário, trata-se de um pensamento desconstrutivo, demolidor, um filosofar a marteladas. Quanto a forma, o estilo da escrita nietzschiana se caracteriza pelo aforismo ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Nietzsche, o psicólogo da desconstrução do sujeito. A visão de um deus não moral.Adilson Felicio Feiler - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):34-42.
    Por traz das críticas de Nietzsche à moral, ele tem no Cristianismo do movimento messiânico de Jesus um antídoto contra o niilismo. Promotor de um ethos cristão, o Cristianismo, que, em fidelidade ao seu espírito crístico, faz consistir seus ensinamentos não apenas numa lei ou dogma doutrinal, mas principalmente numa prática de vida ao assumir o seu destino com amor. Acolhe o destino de maneira não resignada ou conformista, mas com disposição ativa. O espírito cristão de Jesus consiste na sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    Presentation.Adilson Felicio Feiler - 2019 - Filosofia Unisinos 20 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. The consumer in economic policy: German experience with consumer representation.Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. The Pressure for Monetary Depreciation.Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
  30. The Soviet Union and the Business Cycle.Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. The worship of bigness: Are the small nations doomed?Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Will germany devaluate?Arthur Feiler - forthcoming - Social Research: An International Quarterly.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  12
    MAGRIS, Aldo. Destino, providência, predestinação. Do mundo antigo ao Cristianismo. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2014. [REVIEW]Adilson Felicio Feiler - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):47-54.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  2
    MAGRIS, Aldo. Destino, providência, predestinação. Do mundo antigo ao Cristianismo. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2014. (Coleção Ideias). [REVIEW]Adilson Felicio Feiler - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):e47-e54.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark