Results for 'A. Assinatura das Coisas'

1000+ found
Order:
  1. 100 F. Merrell knowing full well that talk, well, it's just talk. In the United States, talk is more often than in Brazil meant to be taken quite seriously, and customary naivete waxes indignantly outraged when it is paid little heed; yet talk invariably becomes cloudy, for, after all, if it were perfectly.A. Assinatura das Coisas - 1996 - Semiotica 108 (1/2):99-127.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  20
    Observações sobre a eternidade Das coisas em nicolau de autrécourt.Jeferson da Costa Valadares - 2014 - Synesis 6 (2):49-65.
    Resumo : O presente artigo visa mostrar e analisar como se constituem alguns dos argumentos sobre a eternidade das coisas no tratado primeiro, capítulo De aeternitate rerum do Exigit ordo, de Nicolau de Autrécourt. Como o próprio título do capítulo diz, trata-se de um conjunto de argumentos que buscam justificar a eternidade das coisas. A estratégia utilizada por nós é reconstruir e mostrar como se constituem e se organizam tais argumentos sobre a eternidade das coisas, elucidando o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    O Niilismo Ativo Nietzschiano Na Obra ‘a Hora da Estrela’ de Clarice Lispector.Roberto Ribeiro da Silva - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):104-112.
    Investigaremos os nexos niilistas transmutados da obra ‘A Hora da Estrela’ de Clarice Lispector (1977), à condição esvaziada da personagem Macabéa. Essa eleição se coaduna com a ideia nietzschiana de transvaloração, onde o “lusco-fusco” entre vida versus morte se encontram, a ficção versus realidade são constantes metamorfoses - um retorno as coisas mesmas - sem dependência teleológica. Macabéa é metaforicamente o “instante” da vida diante da morte. Sua criadora paradoxalmente é identificada com o niilismo ao significar o ‘grand finale’ (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    A potência do educar: coisa singular, diferença e democracia em Espinosa.Daniel Santos da Silva - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240077.
    The concept of the singular thing and its ethical-political footprints, in Spinoza’s philosophy, guide the following text, which proposes to think together education and civility. With the Dutch philosopher, we learn that union and conflict are not contradictory terms, neither ethically nor politically; framing, therefore, an educational field of action poses the question of democracy as the foundation of a daily fight against fear and servitude. Thus, dealing with destruction - which is not in singular beings but arises in encounters (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  38
    Metáforas da diferença: a questão do inteiramente outro a partir da teoria da realidade como construção.Wilson da Silva Gomes - 1992 - Trans/Form/Ação 15:131-147.
    The idea of reality as construction maybe one of the most recurrent themes cutting across Modern and Contemporary thinking. Objectivist realism has professed reality to be external and independent of subjectivity and maintained that experience was the capacity of being affected by things through the senses and of reproducing them as representative mental contents. As a reaction, Modernity will establish: a) that consciousness is not merely receptive passivity but a configurant activity; b) that reality is not reflected by consciousness but, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação.Maria Zélia Pinto da Silva, Víctor Moita Pinheiro, Fátima Maria Nobre Lopes & Adauto Lopes da Silva Filho - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77).
    Resumo: Tomando o pensamento lukacsiano, podemos afirmar que as distorções que se apresentam no trabalho refletem diretamente nos atos reprodutivos do homem, na sua sociabilidade. Portanto, todas as categorias da superestrutura ficam comprometidas, inclusive a educação, visto que o espelhamento da realidade estará fundamentado na exploração promovida pelo capital. Partindo dessas considerações o presente artigo objetiva mostrar como o duplo aspecto da reprodução também se reflete na educação. Para tanto tomamos o pensamento do filósofo György Lukács, a partir da sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Retorno da linguagem: breves considerações sobre a linguagem no século XVI a partir da arqueologia de Michel Foucault.Pedro Manenti Vieira da Silva - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    O presente trabalho tem como objetivo explicar os mecanismos básicos da linguagem no século XVI, a partir da arqueologia de Michel Foucault. Para tanto, o itinerário a ser percorrido parte de uma breve introdução ao pensamento do autor e do panorama geral do livro, de sua autoria, “As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas”, bem como de suas questões fundamentais. Após, analisar-se-á o capítulo que trata sobre a filosofia do Renascimento, intitulado “A prosa do mundo”, de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    A poesia das coisas de Eduard Mörike.Marco Aurélio Werle - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):63.
    O artigo que se segue consiste num comentário e tradução de um idílio de Eduard Mörike, intitulado O velho galo da torre. Trata-se de situar as características da lírica desse poeta, marcada pela Dinggedicht [poesia das coisas] e por uma atmosfera de espírito tipicamente pós-idealista, ainda romântica, embora já realista, de meados do século XIX.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    Normatividade, Naturalidade e Necessidade.Ricardo Tavares da Silva - 2020 - Dissertation, University of Lisbon
    Porventura, o principal problema a enfrentar em Filosofia Normativa é aquele que designarei de ‘problema da compatibilidade’: as normas têm duas características essenciais, a necessidade e a violabilidade, que parecem ser incompatíveis. De acordo com a primeira das características intrínsecas das normas, se p é obrigatório, então p tem de ser verdadeira. De acordo com a segunda das características intrínsecas das normas, mesmo sendo p obrigatório, p pode não ser verdadeira. A capacidade para acomodar esta aparente natureza paradoxal das normas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    O Mal no mundo: uma breve abordagem filosófica com enfoque em Sto. Agostinho e Spinoza.José Soares das Chagas - 2016 - Perspectivas 1 (1):29-47.
    A problemática clássica do mal na Filosofia. As atitudes teóricas diante da questão. As dificuldades enfrentadas no campo racional quando se apresenta Deus como causa de todas as coisas. Como Santo Agostinho (354-430) justifica a existência do mal a partir da noção de livre-arbítrio e da distinção daquele em ontológico, moral e físico. O confronto entre a concepção calvinista (agostiniana) de Blijenbergh e a de Spinoza (1632-1677) nas cartas do mal. A desantropomorfização de Deus e das noções de "bem" (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Concepção de produção de presença em Gumbrecht.Wellington Amâncio da Silva - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (16):44-54.
    Este trabalho pretende apresentar alguns pontos do pensamento filosófico de Gumbrecht sobre a presença, especialmente, com relação às possibilidades da linguagem. A partir desse logos propõe-se uma crítica introdutória aos conceitos de coisa, de sujeito/objeto, de visão cartesiana do mundo, demonstrando, a partir do autor analisado, as possibilidades de tangibilidade por meio da linguagem e o que isso representa em face dos paradigmas vigentes das ciências instituídas. Através de pesquisa bibliográfica, viu-se que a teoria da linguagem de Gumbrecht é subsídio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    O problema da “participação” platônica em Parmênides 132b-c.André Luiz Braga Da Silva - 2018 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 16 (1).
    Em Parmênides 132b-c é afirmado que se as Ideias fossem pensamentos, então as coisas que participam nelas também seriam pensamentos. A afirmação soa estranha dentro da dinâmica,apresentada no corpus platonicum, da “participação” dos entes sensíveis nas Ideias; todavia, não parece simples determinar o motivo desta estranheza. A chave do problema pode ser uma identificação dos tipos de qualidades das Ideias ou Formas nteligíveis que estão implicados na “participação”. Vários especialistas trataram da matéria na segunda metade do século XX (OWEN, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Hobbes e a segurança.Delmo Mattos Da Silva - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O objetivo deste artigo é problematizar a questão da segurança em Hobbes. Para tanto, discute-se a função do medo como um elemento fundamental para a obtenção da vida agradável, demonstrando o vínculo entre o medo e a razão instrumental como requisito fundamental na obtenção dos meios adequados para a instauração da segurança, a garantia das coisas que são necessárias para o estabelecimento da vida agradável. A hipótese que se pretende evidenciar é aquela segundo a qual a obtenção da segurança (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Vilém Flusser: “Transcensão” de Patricidade: O “Lugar” de Flusser Na História da Filosofia Brasileira.Wanderley Dias da Silva - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (29):1-27.
    Começaremos com uma exposição (crítica) de um “suposto” processo de marginalização intelectual que Vilém Flusser sofreu na história da filosofia brasileira. Mas esta exposição será um “pré-texto” para aproximarmo-nos daquilo que chamaremos de “fulcro de todo o pensamento filosófico” flusseriano: a ideia de transcensão. Trataremos primeiro de demonstrar - numa conversa triangular entre Flusser, Benedito Nunes e Clarice Lispector - que “transcensão” é a “originalidade” com a qual esse filósofo de língua portuguesa buscou superar o modo de pensar do existencialismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  37
    A força das coisas: "etapas do desenvolvimento histórico" - notas de pesquisa.Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes - 1982 - Trans/Form/Ação 5:43-53.
    This text slightly modified, became the first chapter of our M.A. thesis - The Tropical Phoenix: a critical note about dualism and the theory of dependency, presented to the "Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas" of the University of São Paulo. The main themes of this thesis are: I - "Philosophy of History", Marxism and "objectivity"; II - Brazilian social thinking: the theories of/about development and the apologetic Marxism: 1.º Werner Baer: conservative "objectivity" against the reformist "passions"; 2.º Carlos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    Schopenhauer frente à coisa em si.Gustavo Augusto Da Silva Ferreira - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (1):184.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    A natureza das coisas e as coisas da natureza: um estudo da Crítica da razão pura.Irene Borges-Duarte - 2006 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
  18. Seriamente entediado: Schopenhauer sobre o confinamento solitário, de David Bather Woods.Gustavo Ruiz da Silva, Alexandre de Lima Castro Tranjan & David Bather Woods - 2022 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (12):1-34.
    A evidência textual primária confirma que Schopenhauer estava ciente da adoção generalizada do confinamento solitário no sistema penitenciário americano e alguns de seus efeitos prejudiciais. Ele entende sua perniciosidade no que diz respeito ao tédio, fenômeno pelo qual é conhecido por ter nele pensado e analisado extensivamente. Neste artigo, eu interpreto o relato de Schopenhauer sobre o tédio e sua relação com o confinamento solitário. Defendo Schopenhauer contra a objeção de que os casos de confinamento servem apenas para ilustrar a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  34
    Paradoxos da lógica deôntica: Indícios de um equívoco.Ricardo Tavares da Silva - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):673-690.
    RESUMO De acordo com a teoria das funções de verdade, a verdade/falsidade de uma proposição é computável a partir da verdade/falsidade das suas proposições “internas”: para cada proposição há uma função entre valores de verdade. Aplicada a proposições modais, origina a semântica dos mundos possíveis e, aplicada a proposições normativas, origina uma semântica que reduz os conceitos normativos aos conceitos modais, a semântica modal. Esta redução fica posta em questão com a existência dos chamados ‘paradoxos da lógica deôntica’. Estes não (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Filosofia Perene Tomista e Sua Vitalidade.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):45-65.
    Este texto tem o objetivo de refletir sobre a metafísica do ser de matriz tomista como desafio epistêmico ao (não) pensar na modernidade e seus reflexos nas multifacetárias vicissitudes desnorteantes do conhecimento na sociedade contemporânea. Como sabedoria, a metafísica ajuda a julgar e ordenar bem as coisas. Como ciência, a metafísica do ser cuida do que é separado da matéria. Como intelecção do ser enquanto ser, ela traz a universalidade e necessidade como atributos de maior relevância das coisas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    O bem como fundamento na filosofia procleana.Suelen Pereira da Cunha - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):127-144.
    A identificação do Uno com o Bem, na filosofia procleana, ao mesmo tempo que permite que haja uma só Causa Primeira de todas as coisas, também apresenta dificuldades quanto à origem do mal. Todavia, apesar das dificuldades oriundas de uma causa única, o que se observa na filosofia procleana é que essa causa se faz necessária em três âmbitos: lógico, henoepistemológico e moral. Diante disso, este trabalho objetiva fazer apontamentos sobre como o Uno-Bem é fundamental nestas três esferas. Para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Propedêutica jurídica: uma perspectiva jusnaturalista.Paulo Ferreira da Cunha & Ricardo Dip - 2001 - Campinas, SP, Brasil: Millennium Editora. Edited by Ricardo Dip.
    Repisando a trilha clássica de aproximação ao Direito, o livro repropõe o método realista para pensar o Direito. Um estar de novo do pensamento jurídico tradicional, com sua persistente atualidade, está a exigir que se retome e guarde a analogia do termo Direito e a conclusão de que, antes de mais, sendo o Direito uma coisa, a 'coisa justa', seus demais possíveis conceitos são somente analogados secundários que, por importantes se estimem, demandam sempre referência subalterna àquele prius significativo - antes (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Centralidade do dinheiro na espiritualidade neopentecostal.Drance Elias da Silva - 2008 - Horizonte 7 (13):19-38.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O presente Artigo tem como centro de sua reflexão a espiritualidade centrada no dinheiro. O referido objeto é “ferramenta de Deus” presente nos cultos diários das igrejas neopentecostais. E como tal compõe o arsenal das coisas ofertadas em altar. É símbolo religioso a costurar a relação vertical Deus-igreja-fiel. Mas, não está selecionado como objeto qualquer a tomar parte, como mediação, dessa relação. O dinheiro não é danação ou algo considerado como tal, mas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    O desencanto das utopias: rupturas entre política e poder.Aloirmar José da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1703-1717.
    O texto consiste em uma resenha da obra Retrotopia, de Zygmunt Bauman, publicada pela Editora Zahar em 2017. A obra percorre os labirintos da história da utopia e chega a retrotopia, cujo surgimento se dá devido ao divórcio, cada vez mais acentuado, entre poder e política, e o desencanto com ideias, ideais e promessas de futuro. [...]. O autor Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, tornou-se um dos mais importantes analistas de temas hodiernos, dedicando sua vida ao estudo da condição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  40
    Metaphors of difference.Wilson da Silva Gomes - 1992 - Trans/Form/Ação 15:131-147.
    The idea of reality as construction maybe one of the most recurrent themes cutting across Modern and Contemporary thinking. Objectivist realism has professed reality to be external and independent of subjectivity and maintained that experience was the capacity of being affected by things through the senses and of reproducing them as representative mental contents. As a reaction, Modernity will establish: a) that consciousness is not merely receptive passivity but a configurant activity; b) that reality is not reflected by consciousness but, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    Foucault e a arqueologia do impensado: paragens fenomenológicas.Claudinei Aparecido De Freitas da Silva - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (45):859.
    Foucault inscreve a fenomenologia num movimento de desconstrução da racionalidade. Esse registro será arqueologicamente operado em As Palavras e as Coisas como signo de uma subversão radical vinda a lume pela “modernidade” em franca oposição à “idade clássica” da cultura no Ocidente, tendo como pano de fundo algo que se revela aquém do cogito: o “impensado”. O que emerge, aqui, é a dimensão mais profunda da razão e da epistémê, ou seja, a camada subterrânea pela qual o acontecimento e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    Fundamento do universal no singular em Tomás de Aquino: natureza comum, similitude e/ou ideia?Luiz Marcos da Silva Filho - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Neste artigo, pretendo analisar na filosofia de Tomás de Aquino (i) se a “essência absolutamente considerada” (ou “natureza comum”) pode desempenhar papel de fundamento do universal na coisa singular ou indivíduo e (ii) se ela é obtida simultaneamente com a abstração inteligível da essência com intenção de universalidade ou por uma “dupla abstração”. Além disso, procurarei ponderar se a “essência absolutamente considerada” prescinde ou não de certa apropriação tomasiana de uma teoria das ideias e se relacioná-la com as ideias é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Seriamente entediado: Schopenhauer sobre o confinamento solitário, de David Bather Woods.Gustavo Ruiz da Silva & Alexandre de Lima Castro Tranjan - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (2):e10.
    A evidência textual primária confirma que Schopenhauer estava ciente da adoção generalizada do confinamento solitário no sistema penitenciário americano e alguns de seus efeitos prejudiciais. Ele entende sua perniciosidade no que diz respeito ao tédio, fenômeno pelo qual é conhecido por ter nele pensado e analisado extensivamente. Neste artigo, eu interpreto o relato de Schopenhauer sobre o tédio e sua relação com o confinamento solitário. Defendo Schopenhauer contra a objeção de que os casos de confinamento servem apenas para ilustrar a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    Linguagem E verdade em Leibniz.Chaianne Maria da Silva Faria - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:251-287.
    Nos ensaios em que discute o aperfeiçoamento da língua alemã, Leibniz destaca o papel desempenhado pelos signos em geral para a construção das ciências, opondo-se aos que defendem ser preciso sempre a considerar a coisa mesma a fim de descobrir suas propriedades. Para o filósofo, se não houvesse signos capazes de substituir a coisa e a ideia que temos dela, e tivéssemos de remontar continuamente à natureza visada e refazer sua definição, não haveria escolha senão cessar o próprio diálogo com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  41
    Schopenhauer e Nietzsche: sobre o conhecimento filosófico.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):739.
    Diante da epígrafe do livro Parerga e Paralipomena, “consagrar a vida à verdade”, Nietzschese pergunta se não seria melhor inverter os termos, dizendo: “consagrar a verdade à vida”.Haveria nisso um elogio à ilusão, que poderia ser também traduzida na concepção quediz que a linha do horizonte é o mais profundo, ou simplesmente um reconhecimentoda impossibilidade de se chegar a uma essência das coisas, que tornaria desnecessária adivisão clássica entre essência e aparência, a qual, em termos kantianos, resolver-se-ia nadicotomia entre (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  27
    Nietzsche e a doutrina das coisas mais próximas.Jelson Oliveira - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (2):174-187.
  32.  15
    Uma breve análise arqueológica foucaultiana da escola integral.Milton Luiz Torres & Aimê Heloína Cândido da Silva Santos - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019037.
    O presente estudo analisa a Lei de Diretrizes e Bases, o Plano Nacional de Educação e o Programa Mais Educação São Paulo, especificamente as partes que tratam da política curricular da ampliação da jornada de aulas na rede pública de ensino de São Paulo, conhecida como escola integral. Metodologia: A análise se dá a partir da perspectiva arqueológica de Michel Foucault, sua terminologia e análise discursiva. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi valer-se da contribuição do filósofo e de sua analítica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    A assinatura ético-metafísica da experiência do cativeiro de Emmanuel Levinas: uma nova orientação para a filosofia: uma outra incondição para o humano.Fernanda Bernardo - 2012 - Revista Filosófica de Coimbra 21 (41):107-174.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    Religião e Cultura Periféricas: A Representação Do Islamismo Na Classificação Decimal de Dewey.Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda & Fabio Gomes da Silva - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):86-120.
    Analisa a representação de informações referentes à identidade e a religião islâmica no esquema de classificação bibli-ográfica mais utilizado do mundo. Investiga a existência de desvios na representação de assuntos referentes a culturas não alinhadas à cultura ocidental na 23ª edição da Classificação Decimal de Dewey (CDD23). Conceitua Organização do Conhecimento em sentido restrito como organização das informações em registros bibliográficos e, em sentido amplo, como a organização social do trabalho mental. Define Sistemas de Organização do Conhecimento, enquanto sistemas conceituais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    Digesta: escritos acerca do direito, do pensamento jurídico, da sua metodologia e outros.A. Castanheira Neves - 2008 - [Coimbra]: Coimbra Editora.
    E todavia um diferente objectivo se pode acrescentar - o de insistir opportune, importune em temas e problemas que vão na reiterada procura do que importa pensar, já que a inércia reflexiva, com obstinado fechamento a coisas novas, não é, além do mais, legítimo cânone intelectual. E as coisas novas a pensar são as que aqui se enunciam? Não o presumimos, mas as que aqui se enunciam pretendem estimular que outros pensem as realmente novas e no-las ofereçam, pois (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    Review & Reply. Review of Gonçalves, R.T. (tr.) Lucrécio. Sobre a Natureza das Coisas(2021).Renata Cazarini de Freitas & Rodrigo Tadeu Gonçalves - 2023 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 33:03302-03302.
    Review & Reply. Review of Gonçalves, R.T. (tr.) Lucrécio. Sobre a Natureza das Coisas(2021).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Da coisa — de se a frequentam outras coisas.Jeovane Camargo - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):135-153.
    Propomos investigar a originalidade da poesia de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, frente ao pensamento moderno e contemporâneo. Ao aliar uma experiência original da realidade imediata, uma desaprendizagem das abstrações metafísicas/modernas e uma linguagem conciliada com as coisas elas mesmas, a poesia de Caeiro se mostra apta a figurar como uma superação possível das dicotomias características do pensamento moderno, como sujeito e objeto. Ela pode solucionar também os impasses da fenomenologia de Merleau-Ponty, como a articulação corpo e natureza (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  82
    Teodorico de Freiberg: tratado sobre e a origem das coisas categoriais.Luis M. Augusto - 2012 - Revista Filosófica de Coimbra 21 (42):607-648.
    Translation from the Latin into Portuguese, with extensive introduction and notes, of Dietrich of Freiberg's De origine rerum praedicamentalium, Chapter 5. This text, a late medieval treatise on reality and human cognition (or human cognition and reality), is a particularly hard nut to crack; hence my having translated it (O.K., I also enjoyed the Latin part).
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  82
    Teodorico de Freiberg: Tratado sobre a Origem das Coisas Categoriais.Luis M. Augusto - 2012 - Revista Filosófica de Coimbra 21 (41):297-330.
    Translation from the Latin into Portuguese, with extensive introduction and notes, of Dietrich of Freiberg's De origine rerum praedicamentalium, Chapters 3 and 4. This text, a late medieval treatise on reality and human cognition (or human cognition and reality), is a particularly hard nut to crack; hence my having translated it (O.K., I also enjoyed the Latin part).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  70
    Teodorico de Freiberg: tratado sobre a origem das coisas categoriais.Luis M. Augusto - 2011 - Revista Filosófica de Coimbra 20 (40):507-552.
    Translation from the Latin into Portuguese, with extensive introduction and notes, of Dietrich of Freiberg's De origine rerum praedicamentalium, Chapters 1 and 2. This text, a late medieval treatise on reality and human cognition (or human cognition and reality), is a particularly hard nut to crack; hence my having translated it (O.K., I also enjoyed the Latin part).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  13
    NICOLAU DE AUTRECOURT: duas cartas a Bernardo De Arezzo.Luis A. De Boni - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):767-775.
    Primeira Carta Prezado Padre Frei Bernardo: Com todo o respeito que devo demonstrar-vos devido aos méritos dos frades franciscanos, desejo apresentar nesta carta algumas dúvidas e mesmo, como parece a alguns, os absurdos evidentes - que parecem seguir-se de vossas afirmações. Com a solução de tais dúvidas espero que a mim e a outros se demonstre com mais clareza a verdade. Li em alguns textos que apresentastes na escola dos frades menores, e aos quais permitistes acesso a todo o verdadeiramente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  53
    Who Rules the Ruler? On the Misconduct of Journal Editors.Aurora A. C. Teixeira & Mariana Fontes da Costa - 2010 - Journal of Academic Ethics 8 (2):111-128.
    There are very few (published) accounts of editorial misconduct, and those that do exist are almost exclusively focused on medicine-related areas. In the present article we detail a case of editorial misconduct in a rather underexplored domain, the social sciences. This case demonstrates that although legal systems provide different instruments of protection to avoid, compensate for, and punish misconduct on the part of journal editors, the social and economic power unbalance between authors and publishers suggests the importance of alternative solutions (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  43.  32
    Crítica de libros.José A. Zamora, Antonio Casado da Rocha, Jorge Riechmann, Adrián Almazán, Carmen Madorrán Ayerra, Javier Romero Muñoz, Fernando Arribas Herguedas, Javier Cigüela Sola, Alfredo Saldaña Sagredo, Clara Navarro Ruiz, Cristopher Morales, Manuel Toscano, Roberto Navarrete Alonso & Ignacio Castro - 2016 - Isegoría 55:707.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A ética do Cuidado à Luz da Fábula/MIto de higino e da Tragédia Filoctetes de Sófocles.J. A. Zagallo Cardoso & António Sá da Silva - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (1):81-88.
  45.  9
    Boécio de dácia sobre O Bem supremo.Luis A. De Boni - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (163):559-563.
    Para toda a espécie de ente existe um supremo bem possível. Como o homem também é ente de uma certa espécie, deve haver também um certo bem supremo que lhe seja possível. Não me refiro ao bem supremo em sentido absoluto, mas o supremo bem para o homem, visto que os bens possíveis ao homem têm um fim e não procedem ao infinito. Investiguemos pela razão qual seja este supremo que é possível ao homem. Deve ser ele um bem que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Metafísica, lógica e outras coisas mais.Luiz Carlos Pereira, Marco A. Zingano & Lia Levy (eds.) - 2011 - Rio de Janeiro: Nau Editora.
    Livro em homenagem ao filósofo brasileiro Luiz Henrique Lopes, um dos maiores expoentes da filosofia analítica. Neste livro grandes nomes da filosofia brasileira discorrem sobre a filosofia analítica e vários assuntos da filosofia contemporânea.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  4
    Bhāratīya tathā pāścāttya darśana meṃ ātmā evaṃ paramātmā.Dineśa Prasāda Tivārī - 2014 - Kānapura: Sarasvatī Prakāśana.
    Comparative study of philosophy of soul and God in Indic and Western philosophy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    Reflections on higher education in India in the light of the Robbins Report.A. K. Das Gupta - 1964 - Minerva 2 (2):160-168.
  49. Cārvāka kā naitika darśana.Nareśa Prasāda Tivārī - 1986 - Paṭanā: Bihārī Hindī Grantha Akādamī.
    Study of the ethical thoughts of Cārvāka, Hindu philosopher and atheist.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  43
    Definability and Invariance.A. A. M. Rodrigues & N. C. A. da Costa - 2007 - Studia Logica 86 (1):1-30.
    In his thesis 'Para uma Teoria Geral dos Homomorfismos' (1944) the Portuguese mathematician José Sebastião e Silva constructed an abstract or generalized Galois theory, that is intimately linked to F. Klein’s Erlangen Program and that foreshadows some notions and results of today’s model theory; an analogous theory was independently worked out by M. Krasner in 1938. In this paper, we present a version of the theory making use of tools which were not at Silva’s disposal. At the same time, we (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
1 — 50 / 1000