Results for 'ser um professor'

1000+ found
Order:
  1.  4
    A Edificação Modélica Do Professor Cidadão: A Imprensa (in)Formando Um Discurso Sobre Ser Docente.Maria Helena Gamara Bastos - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):159-163.
    Este texto reflete sobre alguns resultados da pesquisa - Imprensa Periódica e Pedagógica do Rio Grande do Sul: análise de discursos e práticas educativas. Enfoca a imprensa como dispositivo de orientação - intelectual e moral - do magistério, ou seja, de formação contínua de professores como autênticos cidadãos trabalhadores. Analisa a produção de uma retórica laudatória de idealização da docência, que não se traduz numa melhora da situação socioeconômica dos professores.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Ser docente y subjetividad histórica en el Chile actual: discursos, prácticas y resistencias.Leonora Reyes, Rodrigo Cornejo, Ana Arévalo & Rodrigo Sánchez - 2010 - Polis 27.
    El presente artículo da cuenta de una instancia de trabajo colectivo con profesores y profesoras de aula, el “Taller de Educadores Autores” (TEA), que tiene como propósito rastrear el proceso de construcción de nuevas subjetividades docentes que permitan dar cuenta de las actuales condiciones en que es desempeñada la docencia, así como proponer otras formas de ser docente. A través del Taller, los profesores y profesoras problematizan acerca de los significados y sentidos de su trabajo por medio de la escritura (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Comentário de René Descartes sobre um Certo panfleto publicado na bélgica no fim do ano de 1647 com O seguinte título: Explicação da mente humana ou da Alma racional, onde explica-se O que é E o que pode ser.William de Jesus Teixeira - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:257-283.
    Henricus Regius ou Henri LeRoy, outrora amigo e divulgador da filosofia de Descartes, agora escrevendo como adversário de seu antigo mestre, publica em Utrecht um panfleto anônimo sobre a natureza da mente humana. No intuito de evitar que as teses apresentadas por seu ex-discípulo fossem tomadas como suas, Descartes decide, então, refutar as opiniões defendidas no panfleto de Regius. É precisamente o texto produzido por Descartes nessa ocasião que é traduzido a seguir. Esse texto, aparentemente impresso sem o consentimento de (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Desarquivando Um Cineclube Escolar.Wanessa Aparecida Souza Oliveira & Wenceslao Machado Oliveira Junior - 2021 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 23 (1):83-111.
    Este texto é atravessado por inícios. Ele é a primeira experiência de escrita conjunta de uma professora da escola infantil e um professor da universidade. Ele traça nossos primeiros encontros com as práticas e leituras sobre cinema de arquivo. Ele tem o frescor do relato e o encantamento dos conceitos de arquivo-descarte e filme-filmagem. Justo por ser pleno de inícios, este texto é puro devir, abertura para destinos incertos. Em seus parágrafos, em meio à reflexões sobre documentação pedagógica e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Ao Professor José Iran: Uma Saudação À Docência.Alexandrina Paiva da Rocha - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):26.
    A formação de professores é um tema que deve ser mais discutido. Esse processo formativo não se dá apenas no âmbito teórico, com a discussão sobre o ensino de filosofia. Acredito que um dos processos importantes para tal formação é compreender nosso histórico como estudantes durante a trajetória acadêmica para decidirmos que tipos de professores queremos nos tornar quando nossa formação estiver institucionalmente finalizada. Tal não corresponde de fato a nossa realidade, uma vez que a formação de professores é continua. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Ao Professor E Padre Amadeu Matias Bernardes Filho.Dayvide Magalhães de Oliveira - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):02-04.
    O primeiro contato aconteceu na sala 305 do CCHL. Era o período letivo acadêmico de 2002/01. Uns quatro ou cinco minutos depois das dezoito horas entra aquele senhor calvo e de óculos. Coloca sua pasta sobre a mesa, acomoda uns textos fotocopiados próximo à pasta; se apresenta. Depois de um sonoro “boa noite”, e de falar o nome da disciplina, diz seu nome: Amadeu Matias. Era o Padre Amadeu. Dezoito anos passaram. Mas ainda ressoa na memória o timbre grave da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Formação Política Do Professor.Evandro Ghedin & Carlos César Macêdo Maciel - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75).
    A formação política do professor: um olhar sobre a história Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade possibilitar uma compreensão do desenvolvimento dos processos de formação política dos professores no âmago de um corpo social capitalista, objetivando fornecer as condições necessárias para repensar o contexto contemporâneo fundamentado na história. Partindo essencialmente da formação de professores, essa compreensão foi relacionada ao cenário político, econômico e social, uma vez que são as influências políticas reinantes no corpo social que sistematizam os processos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Um Curso de Lógica.Ricardo Sousa Silvestre - 2011 - Petrópolis: Vozes.
    Este livro se propõe a ser uma introdução fácil e acessível, porém rigorosa e tecnicamente precisa, à lógica. Prioridade é dada à clareza e lucidez na explicação das definições e teoremas, bem como à aplicação prática da lógica na análise de argumentos. O livro foi concebido de forma a permitir sua utilização por qualquer pessoa interessada em aprender lógica, independentemente de sua área de atuação ou bagagem teórica prévia. Em especial, ele deve ser útil a estudantes e professores de filosofia, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Concepções de Professores de Ensino Médio Sobre Práticas Educativas No Contexto Das Redes Sociais Virtuais.Douglas Pereira da Costa, Luciana Silva Dias & Maria das Dôres de Sousa - 2022 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 24:e022014.
    Este estudo objetiva analisar as concepções de cinco professores do ensino médio do Instituto Federal do Piauí, câmpus Valença do Piauí, sobre práticas educativas no contexto das redes sociais virtuais. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa. Utilizou-se de entrevistas com os referidos sujeitos para coleta de dados. A apreciação dos dados fundamentou-se na Análise do Discurso. Percebe-se, por meio das análises, que as práticas educativas escolares reconfiguram-se para mediar as formações dos alunos numa perspectiva multidimensional que engloba as pluralidades das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    Dispositivos de disciplinamento e controle na formação de professores / Disciplinary and control devices in teacher training.Robson Carlos Loureiro & Luciana de Lima - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020008.
    A formação docente pode ser analisada sob várias perspectivas. Neste artigo procura-se enfocar a formação docente como um instrumento político de manipulação e de controle das racionalidades e subjetividades dos sujeitos em formação. Procura-se entender essa dominação sobre seus alunos. Trata-se de um exercício estratégico de biopoder exercido por uma governamentalidade dominante. Este papel das formações parece ser um dos principais elementos motivadores das licenciaturas e das formações continuadas de docentes no Brasil. A mobilização das racionalidades e subjetividades esperada pela (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Educação Escolar Indígena: Um Olhar a Partir de Freire, Ldb E Estatuto Dos Povos Indígenas.Ian Lima Santana & Nivaldo Vieira De Santana - 2020 - Odeere 5 (9):391.
    A condição indígena no Brasil se apresenta atualmente de forma complicada. Tendo suas garantias constitucionais violadas, a existência desses povos tem sofrido sérios danos. A situação se torna mais complexa quando se olha para a Educação Escolar Indígena, cuja existência é garantida pela Constituição Federal e pela Lei 9.394/96. Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir a revisão bibliográfica pertinente de modo a ampliar a produção de conhecimento sobre o tema. É uma pesquisa bibliográfica e analítica que justifica à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses.Maria J. Alvarez & Alexandra Marques Pinto - 2012 - Aletheia: Revista Interdisciplinar de Psicologia E Promoção da Saúde 38.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores ( N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line , analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes gerais sobre a ES, o conhecimento, o conforto e a disponibilidade para a ensinar, a importância atribuída a diversos tópicos de ES e o nível de escolaridade em que devem ser introduzidos. Os professores revelaram (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. TV Pendrive: o que dizem os professores.Ana Cláudia Cerini Trevisan, Gabriela Spagnuolo Cavicchioli, Mariana Sieni da Cruz Gallo & Doralice Aparecida Paranzini Gorni - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):23-37.
    Este estudo pretende discutir as relações existentes entre mídia e educação, analisando as políticas públicas que influenciaram a criação da TV Pendrive, identificando a percepção dos professores acerca da mesma. Justifica-se pelo fato de que no ano de 2007 o governo federal criou o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), com o objetivo de informatizar o ensino, buscando promover uma educação com maior qualidade. Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, com vistas à inclusão e ao acesso (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Impactos da Formação Inicial Na Prática Pedagógica de Professores Principiantes de Educação Física Na Educação Infantil.Daniela dos Santos & Samuel de Souza Neto - 2021 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 23 (2):381-402.
    Este trabalho teve como objetivo compreender as influências da formação inicial na prática pedagógica de professores principiantes de Educação Física na educação infantil, tendo como perspectiva o estágio curricular supervisionado. Optamos pela metodologia de pesquisa qualitativa, utilizando como técnica a entrevista semiestruturada e para a apreciação dos dados foi utilizado a análise de conteúdo. Os participantes dessa pesquisa foram cinco professores de Educação Física em início de carreira, atuantes na educação infantil de uma rede municipal do interior de São Paulo. (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Análise Do Perfil E Das Condições de Trabalho Dos Professores de Educação Especial de Jacobina – BA.Osni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda & Miguel Angel Garcia Bordas - 2022 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 24:e022009.
    O objetivo deste artigo foi descrever o perfil e as condições de trabalho dos professores de Educação Especial do município de Jacobina/BA, acerca da valorização do trabalho docente. Foi aplicado um questionário a 14 professores que atuam com Educação Especial no respectivo município. Foi possível observar que, de forma geral, o perfil dos docentes é: são todas mulheres, majoritariamente autodeclaradas pardas, a maioria entre 42 a 50 anos de idade, casadas e, em média, com 2 filhos. Possuem remuneração entre 3000 (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Como Ser um Naturalista Filosófico Responsável?Luis R. G. Oliveira - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia da Religião 4 (1):9-25.
    Um alinhamento responsável à alguma versão do naturalismo filosófico requer a articulação explicita e cuidadosa de um argumento em sua defesa. Em quatro passos, o texto que segue abaixo expande e examina a validade de um argumento que é frequentemente rascunhado em favor do naturalismo. Como veremos, contudo, a versão do naturalismo que esse argumento nos permite é um pouco diferente dos naturalismos filosóficos mais populares.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Multiculturalismo, juventude e formação do professor: potenciais para uma discussão sobre a diferença.William de Goes Ribeiro - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):79-92.
    O presente artigo discute possibilidades de articulação da dimensão multicultural na perspectiva do professor e da juventude, analisando implicações para o ensino na escola. Utilizei como fonte o Banco de Teses do site da Capes. O objetivo foi pensar como a epistemologia multicultural pode contribuir à identidade juvenil de maneira positiva. O eixo principal da interrogação está na dualidade diferença/ igualdade na luta contra preconceitos e estereótipos. A pesquisa indica limites e potenciais nas mudanças curriculares numa perspectiva multicultural crítica. (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  52
    O reconhecimento da alteridade como possibilidade de construção de um novo paradigma na cultura ocidental em Joel Birman e Emmanuel Lévinas.José Geraldo Estevam - 2008 - Horizonte 6 (12):169-179.
    Resumo A cultura ocidental, erigida sob a égide da ontologia grega, historicamente relegou o outro em sua alteridade ao esquecimento, numa supremacia do ser que justificou as cruzadas, a colonização, a escravidão, os regimes totalitários como o fascismo e o nazismo, entre outros. Este artigo tem como objetivo apresentar as perspectivas do professor Joel Birman e do filósofo Emmanuel Lévinas sobre a importância da construção de um novo paradigma na cultura ocidental. Paradigma que reconheça a alteridade, numa abertura inédita (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Constituição de impulsos lúdicos pela educação estética de docentes: um olhar schilleriano // Processes of constitution of ludic impulses through aesthetic education of pedagogues in the university: a schillerian look.Ana Cristina Moraes & Luis Távora Furtado Ribeiro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020028.
    Este texto reflete sobre possibilidades de educação estética na universidade como necessidade premente à formação inicial de docentes, mais especificamente de pedagogos, no sentido da ampliação e do aperfeiçoamento de sua percepção estética, aliadas ao desenvolvimento de uma postura atenta aos contextos sócio-históricos vivenciados. Nessa direção, problematiza sobre quais dispositivos pedagógicos podem ser acionadores de impulsos lúdicos na formação de docentes, sob a luz das concepções de Schiller. Dentre outras contribuições teóricas, o texto cita ainda Freire, que tece importantes considerações (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    A espiritualidade na formação de professores em tempos de catástrofes: considerações a partir de Viktor Frankl. [REVIEW]Amarildo Luiz Trevisan & Luiz Claudio Borin - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):78-95.
    O artigo procura analisar o tema da espiritualidade diante de eventos catastróficos, investigando como a educação pode contribuir para a reconstrução das mazelas provocadas por tais episódios. Na formação docente é importante levar em conta a consolidação da normatividade e a expressividade do sentido como meio de compreender como os traumas e catástrofes tomaram-se parte do nosso cotidiano. Eles vêm ocupar um lugar vazio de sentido, pois as pessoas só se sensibilizam diante de imagens chocantes. A discussão gira em torno (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    O Que É Ser Um “Bom” Psicoterapeuta?Márcia Michele de Souza & Rita Petrarca Teixeira - 2004 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 20:45-54.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  23
    O Que É Ser Um "Bom" Psicoterapeuta?Márcia Michele de Souza & Rita Petrarca Teixeira - 2004 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 20:45-54.
    Este estudo teve por objetivo conhecer as percepções de psicoterapeutas e pacientes em psicoterapia psicanalítica acerca das características essenciais ao exercício da psicoterapia. Participaram da pesquisa cinco profissionais da área e cinco pacientes em tratamento nesta mesma abordagem teórica. O ..
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Livre Arbí­trio: Como Ser um Bom Compatibilista.Claudio F. Costa - 2000 - Princípios 7 (8):19-33.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  7
    Como é ser um morcedo?T. Nagel - 2004 - Critica.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Poderia Quine ser um cognitivista moral?Rafael Martins - 2007 - Critica.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. José Matias de Eça de Queiroz — ou as Reflexões de Um Professor de Filosofia (da Vontade de Saber à Ironia: Um Retrato Oblíquo da Falência do Panlogismo).Eurico Carvalho - 2019 - Portuguese Studies Review (PSR) 27 (2):123-172.
    This paper intends to validate the hermeneutic relevance of three core theses: José Matias (i) is demonstrably an “open work”, (ii) it constitutes a philosophical short story and (iii) it illustrates the failure of panlogism. With regard to the first thesis, it is necessary to concede up front that this interpretation of José Matias does not purport to be unique nor does it encompass the richness of the work’s content. Yet, given the second thesis, the paper intends to defy the (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Rastros da trajetória docente: Apontamentos sobre O processo de constituição de um professor de teatro.Ricardo Carvalho de Figueiredo - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):49-65.
    O presente artigo apresenta a noção de história de vida e como essa pode influenciar a prática docente na formação do professor de teatro. Nesse texto o autor recorreu ao seu percurso biográfico para compreender os caminhos trilhados para, na condição de formador de outros professores de teatro, compreender como vem construído sua prática pedagógica. Metodologicamente buscou rastros de três encontros biográficos que permitiram experiências formadoras colocando o autor em tempos e lugares de aprendizagem, consolidando um processo formativo a (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  1
    A Noção de Opinião Falsa À Luz de Uma Interpretação Do Não-Ser: Um Problema Entre o Teeteto E o Sofista de Platão.Aurelio Oliveira Marques - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):122-134.
    Embora o Teeteto nos coloque num cenário interpretativo completamente à parte da teoria das Formas, não nos é permitido admitir seu total esquecimento. Conceitos como ‘racionalidade’ contraposto à percepção sensível, e a ‘imprescindibilidade do logos’ enquanto discurso que perfaz o conhecimento verdadeiro, são extremamente caros ao Teeteto. Desconsiderar a pertinência e a similaridade do significado destes conceitos desde a maturidade até à velhice, colocar-nos-ia em situação de grande dificuldade explicativa acerca do conhecimento. Assim, é importante destacar que optamos por uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  21
    Ser Humano e Natureza na Teologia Cristã: “Quando fizestes a um lençol freático, a mim me fizestes” (Human being and Nature in Christian Theology:“as you do something to the water table you do it to me”) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p79. [REVIEW]Orivaldo Pimentel Lopes Junior - 2010 - Horizonte 8 (17):79-87.
    A utilização de um texto bíblico por um senador para justificar sua oposição a medidas de proteção ambiental é pretexto para uma série de considerações acerca da Teologia cristã sobre o meio-ambiente, e a relação entre religião e sociedade. Três questões são levantadas: a pretensa separação dos humanos da natureza, a pretensa homogeneização do "ser humano", e a pretensa simplicidade da interpretação teológica de um texto sagrado. O emprego dos verbos hebraicos KABASH e RADAHA abre uma discussão sobre o sentido (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. 'Não ser dito de um subjacente', 'um isto' e 'separado': o conceito de essência como subjacente e forma (Z-3).Lucas Angioni - 1998 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 8 (especial):69-126.
    This paper is my first effort to revaluate the disagreement between two central texts for Aristotle's the conception of ousia: Categories and Metaphysics VII. Scholars have taken chapter Zeta-3 as a payment of the debt with the Categories, so that the hylomorphic analysis of the composite substance would require a revision of the subject-criterion, now improved by the addition of the “a this” and “separate” criterion. This paper, however, downgrades the importance of the Categories for understanding Aristotle's Metaphysics Z. The (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   15 citations  
  31. Um Estado Primário Do Ser: Os Estágios Pré-Primitivos.D. W. Winnicott - forthcoming - Natureza Humana.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    Os Estudantes Surdos No Ensino Superior Em Portugal.Francislene Cerqueira de Jesus, Anabela Cruz-Santos, Theresinha Guimarães Miranda & Wolney Gomes Almeida - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):269-310.
    Resumo: O ingresso de estudantes surdos no ensino superior tem ampliado nos últimos anos, e com isso, a inclusão desses estudantes, passa a ser um desafio. Nesse sentido, objetivamos neste estudo analisar a sua inclusão no ensino superior em Portugal. O estudo compreende a trajetória de três estudantes surdos vinculados a duas instituições de ensino superior, e cuja comunicação se estabelece pela Língua Portuguesa. Como forma de levantamento de dados, foram realizadas entrevistas semiestruradas, nas modalidades presencial e por videoconferência. Salientamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  51
    Um estudo dos sentidos do Ser e do Éthos em Parmênides a partir da Filosofia de Martin Heidegger.Pedro Proscurcin Junior - 2015 - Sapere Aude - Revista de Filosofia 6 (12):570-581.
    The article aims to study the fragments 2 and 7 of Parmenides through Martin Heidegger’s philosophy. The study focuses on the comprehension of the Being’s investigative paths and on "the concealed sense" of the term éthos in the poem. Finally, the text is going to compare the sense of éthos established in Parmenides with the one testified by Heraclitus. The last one shows itself much more originary, as can be understood from Heidegger’s texts.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Resiliência e espiritualidade: algumas implicações para a formação humana.Ana Lúcia Leal, Ferdinand Röhr & José Policarpo Júnior - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):11-24.
    A teoria pedagógica comporta muitos fenômenos que o educador deve compreender e levar em consideração, dentre eles, a crise. Alguns educadores exercem dignamente o seu ofício. Mesmo diante das situações mais adversas, eles podem ser considerados resilientes. Resiliência é o nome dado à capacidade concreta das pessoas de não só superarem situações críticas, mas também de utilizá-las em seus processos de desenvolvimento pessoal. Os estudos sobre o tema se propõem a enfatizar a promoção de processos educativos que facilitem ou tornem (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Ponto de Inflexão.Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Juan Carvajal Fernández & Carlos Bravo Reyes - 2021 - Quaestio - Revista de Estudos Em Educação 23 (3):721-740.
    Produto de uma pesquisa de pós-doutorado e de discussões promovidas em eventos internacionais da Rede Acadêmica Verano TIC, este artigo foi criado a partir da inquietude de três pesquisadores e parte do pressuposto de que a escola é, ou deveria ser, um espaço dinâmico de transformação. Assim, buscamos discutir os possíveis desdobramentos e caminhos que surgem na construção de um novo desenho da sociedade e, porque não dizer, de escola. De um modo geral, a pandemia de Covid-19 revelou narrativas, respostas, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Literatura e docência: uma justificativa estética da existência // Literature and teaching: an aesthetic justification of existence.Francieli Corbellini & Betina Schuler - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020022.
    Em tempos de aceleração, de competição consigo mesmo e de uma linguagem instrumental e pragmática para se falar da educação, qual seria o valor de uma justificativa estética da existência em se tratando da formação de professores? Tendo tal problemática como motivadora, objetivamos, com este estudo, levantar a discussão acerca da relação entre literatura e docência, procurando aproximá-las de modo não utilitário, mas com vistas à estética da existência. Como um modo de resistência, optamos por perguntar pela formação de professores (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Ser Pesquisador Hermenêutico-Fenomenológico: Um Desafio.Maria Cristina Lima Paniago Lopes - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (2).
  38. Philosophy with Children: Learning to Live Well.Claire Cassidy - 2012 - Childhood and Philosophy 8 (16):243-264.
    A filosofia com crianças, em todas as suas guisas, visa engendrar o pensamento filosófico e o raciocínio nas crianças. Muito é escrito sobre o que a participação na filosofia poderia fazer para a criança academicamente e emocionalmente. O que propomos aqui é que permitindo às crianças participar de diálogos filosóficos elas aprenderão uma abordagem que poderia dar suporte a sua participação na sociedade e que poderia envolvê-las na consideração e no arejamento de suas vistas, tomando decisões em suas interações e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39. Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?Gislaine Gracia Magnabosco - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):49-63.
    A introdução de novos meios de comunicação, dinâmicos e em permanente transformação revelou o grande atraso do ensino escolar e a dificuldade que esse tem de se atualizar e acompanhar o ritmo da modernidade. Com base nisso, este trabalho se propõe a discutir algumas transformações que a internet trouxe para a relação leitura-escrita e como os gêneros digitais poderiam ser utilizados visando a um ensino de leitura mais crítico e a uma produção de texto mais contextualizada. Para tal, enfatiza-se a (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  1
    Padre Amadeu: A Empatia No Ensino de Filosofia.Alexandrina Paiva da Rocha - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):25.
    Eu assim, como muitos educandos, compartilho a ideia de que deve acontecer um vínculo entre professor e estudante para que o processo de ensino e aprendizado seja bemsucedido. Quando criamos um vínculo com um professor, nos afeiçoamos mais à disciplina. O Padre Amadeu foi uma exceção à minha pretensa regra juvenil: embora eu tenha sido sua aluna em única disciplina, História da Filosofia do Medievo,, foi o suficiente para estabelecer um elo que se mantém. Isso porque o Padre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  41
    Ser de Uma Maneira sem Ser Claramente dessa Maneira: um Problema para o Supervalorativismo.Ricardo Santos - 2012 - Disputatio 4 (34):823-849.
    Title in English: "Being a certain way without being definitely that way: a problem for supervaluationism". I argue that the supervaluationist theory of vagueness, in its most common version, is committed to a thesis – viz., the incompatibility between being-F and not-being-definitely-F – which is doubtful, unjustified and in conflict with the definition of super-truth as truth in all admissible precisifications of a vague language.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42. Pensar a potência dos afetos na e para a educação // Thinking about power of affections in and for education.Cristina Novikoff & Cavalcanti - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):88-107.
    A proposta de refletir sobre a potência dos afetos na e para a educação emergiu da vivência experienciada em discussão interdisciplinar na disciplina “Ensino-aprendizagem: questões contemporâneas”, no Programa de Mestrado em Letras e Ciências Humanas da Universidade do Grande Rio. Destarte, o presente artigo apresenta, em sua estrutura, três objetivos interligados para dar razão à prática docente. Primeiramente, traçou-se a análise sobre a importância do conhecimento, consoante Spinoza, acerca de nossos afetos para sustentar o argumento de a educação ser um (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A identidade genética do ser humano como um biodireito fundamental e sua fundamentação na dignidade do ser humano.Elton Dias Xavier - 2004 - In Eduardo de Oliveira Leite & Adriana Cristine Arent (eds.), Grandes Temas da Atualidade: Bioética E Biodireito. Editora Forense.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  18
    Como seria ver como um ser humano?Etienne Bimbenet - 2012 - Dois Pontos 9 (1).
    Perguntaremos aqui "como seria ver como um ser humano". Tal questão é difícil, pois recuando um passo em relação à percepção e considerando que ela pode não ser o que é, essa questão vai de encontro àquilo que é comumente considerado como a "atitude natural". Merleau-Ponty articulou esta relativização da visão humana e seu realismo espontâneo de duas maneiras diferentes. Em primeiro lugar, há o que poderia ser chamado a "via da finitude". Ela consiste em assumir o ponto de vista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  89
    A Totalidade do Ser, o Absoluto e o tema "Deus": Um capítulo de uma nova Metafísica.Lorenz B. Puntel - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (2):297-327.
    Propósito deste ensaio é apresentar uma nova abordagem ao velho problema que é o acesso filosófico ao Deus cristão. Isto acontece dentro do esquema de uma nova metafísica cujo ponto de partida é a capacidade que a mente tem de percepcionar a totalidade do ser, facto este que o artigo apresenta como sendo justamente uma estrutura central do intelecto. Dado que as distinções entre intelecto e mundo, conceitos e realidade, sujeito e objecto, etc., já pressupõem a totalidade do ser dada (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    Deleuze E Leibniz: Um Único Lance de Dados Ou a Univocidade Do Ser E a Equivocidade de Seus Sentidos.Larissa Drigo Agostinho - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:105-135.
    Em diversos momentos de sua trajetória filosófica Deleuze recorre à Leibniz. Num primeiro momento para pensar a síntese ideal da diferença em Diferença e Repetição, não sem antes ter tecido duras críticas ao infinito leibniziano. Neste artigo nos consagraremos a este momento. Buscaremos demonstrar a importância do conceito de causa imanente de Espinosa, assim como do princípio de razão suficiente e de suas funções no pensamento leibniziano. Apresentaremos a crítica deleuziana do conceito de identidade em Leibniz e a interpretação do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    EXISTÊNCIA E CULPABILIDADE: Um Estudo Do Parágrafo 58 de Ser E Tempo, de Martin Heidegger.Livio Osvaldo Arenhart - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):5-23.
    SÍNTESE - Em consonância com o método fenomenológico- hermenêutico traçado por Martin Heidegger em Sein und Zeit, a expressão prático-auto-referencial "eu sou" [sum] deve anteceder toda predicação sobre o humano ser/estar-aí-no-mundo. A este pertence a culpa/ dívida [Schuld] enquanto sentir-se/compreender-se e confessar-se como ser-culpado/devedor [Schuldigsein]. "Sou culpado por" resulta da junção de "sou responsável por" com o "não" implícito na idéia de falta. O responder ativo-projetivo do ser-aí [Dasein] por seu ter-queser está marcado, prévia e ontologicamente, pela impossibilidade de autofundação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Mudança conceitual em um curso de atualização de professores.Adriane Teresinha Sartoti - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):27-38.
    Este artigo analisa textos produzidos por participantes das Oficinas Interdisciplinares de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos, visando a verificar a presença ou não de uma mudança conceitual nesses registros, revelada nas escolhas linguísticas realizadas pelos autores para se referirem aos tópicos centrais abordados durante o curso de atualização. A comparação entre o primeiro e o último textos produzidos indicia mudanças conceituais significativas, sugerindo um movimento pedagógico que sepulta atividades de ensino consideradas tradicionais (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O “Direito Dos Povos”: Um Ideal de Justiça Para Ser Aspirado Por Todas as Sociedades.Guilherme de Oliveira Feldens - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):82-94.
    A obra O direito dos povos fecha a trilogia de reflexões de Rawls sobre a justiça, sustentando que povos razoáveis podem conviver de maneira pacífica em um mundo justo. Seu objetivo fundamental é estudar as possibilidades de estender o conceito de justiça como eqüidade para o âmbito externo denominado de Sociedade dos Povos. Elabora ideais e princípios para a política exterior de povos razoavelmente justos,instaurando um programa de direito internacional público. O presente artigo visa apresentar a importância de sua teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. “Não Queremos Ser o Futuro, Somos o Presente”: Des-Outrizar as Subjetividades Por Um Processo Formativo Decolonial.Fábio Gonzaga Gesueli & Tamires Da Silva Oliveira - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):119-135.
    O objetivo de nosso artigo é desnaturalizar as construções epistemológicas e axiológicas do pensamento colonial produzido pelo ocidente, abrindo possibilidade para a construção de novas categorias de pensamento em relação ao processo de reconhecimento sobre nós mesmos e sobre os outros. Os conceitos de raça e racismo, vistos por uma perspectiva que denuncia o caráter estrutural dos dispositivos de colonialidade na construção da civilização ocidental, são historicizados por uma crítica que localiza as condições de possibilidade para o surgimento desse pensamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000