Results for ' educação ambiental'

1000+ found
Order:
  1. Pibid interdisciplinar-educação ambiental em interação com a com-Vida: Oficina sobre O consumismo E reciclagem de resíduos sólidos.Michele dos Santos, Alba Leal, Laiz Souza, Rosemary Brito dos Reis Azevedo, Thais Mendes dos Santos & Silvana do Nascimento Silva - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):79-94.
    A escola é um espaço importantíssimo para o desenvolvimento de trabalhos e ações que envolvem a gestão de resíduos sólidos, tema cada vez mais discutido em trabalhos e eventos científicos. Com o objetivo de sensibilizar educandos para o problema, um grupo de bolsistas do Pibid Interdisciplinar – Educação ambiental realizou um experimento em que ações socioambientais foram propostas e desenvolvidas junto com educandos de uma escola parceira. As experiências vivenciadas no cotidiano escolar dos dois grupos tiveram como técnicas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Educação Ambiental Crítica e a Pedagogia Histórico-Crítica: Reflexões a Partir Do Grupo de Pesquisa Em Educação Ambiental – Gpea/Unesp.Daniele Cristina de Souza - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (17):52-66.
    In view of the concern with the insertion of critical environmental education in school, we seek theoretical-methodological contributions in critical historical pedagogy. In this sense, this article will address theoretical reflections that are born within the “Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental” - Unesp-Bauru and that were issued during the 1st Symposium on Dialectical Historical Materialism and Research on Science Education and Environmental Education. Thus, we approach the question of the content of critical environmental education from the curriculum (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Educação Ambiental no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência: trabalho colaborativo entre universidade e escola pública no interior da Bahia.Silvana do Nascimento Silva & Graça Carvalho - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (12):7-26.
    The programme PIBID-EA intends to closer licensees of undergraduate teaching courses with the reality of public schools. By promoting the teacher-researcher training on the basis of implementing collaborative actions between universities and partner schools it aims at encouraging critical questioning of environmental issues, providing appropriate conditions for PIBID-EA-grant fellows initiate school teaching. University lecturers, elementary school supervisors and the school community collaborate in partnership to improve knowledge and develop values and skills for students acting in favour of sustainable society, where (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Educaçao ambiental: um itinerário persistente e crítico de expansao de ciudadania.Francisco Teixeira - 2012 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 40:95-124.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Educação Ambiental, Infância e Imaginação-uma Contribuição Ecologista à Formação de Professores (as).Valdo Barcelos - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Educação ambiental no cotidiano de escolas rurais de Itapetininga: a recuperação de matas ciliares.Barbara Heliodora Soares do Prado - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Educação ambiental pós-metafísica.Vilmar Alves Pereira - 2023 - Cuestiones de Filosofía 9 (32):55-77.
    Este estudio tiene como objetivo discutir la crisis de la metafísica asociada a la crisis de la Educación Ambiental. Es un acercamiento por el horizonte de la Hermenéutica Filosófica donde, en un primer momento, parte de la identificación y problematización del concepto de racionalidad que orienta la metafísica tradicional, en un segundo, discute la crisis de la metafísica desde Habermas, y, posteriormente, la desde las condiciones del Pensamiento Post-Metafísico y leyendo la concepción de Racionalidad Ambiental de Leff, se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Educação Ambiental e Cidadania: Cenários Brasileiros.Taís de Almeida Borges - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Educação Ambiental: Sobre Princípios, Metodologias e Atitudes.Ivete Souza da Silva - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Filosofia e Educação Ambiental Aula de Campo e as Possibilidades e Reflexões.Francisco José Assunção da Silva & Matheus Lima Lopes - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):92-103.
    O presente trabalho vem apresentar o relato de experiência docente da atividade de aula de campo no Parque Botânico do Ceará e sua relação com a disciplina de filosofia e suas possibilidades. Por entender que a educação não se limita ao espaço físico da escola, a aula de campo se manifesta como uma prática de ensino e uma construção de novas vivências e processos de ensino e aprendizagem. A atividade desenvolvida foi fruto do processo de formação e supervisão de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Dias Quentes, Noites Longas: Educação Ambiental no Fórum Social Mundial 2002.Rodrigo Barchi - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Um Diálogo entre a Educação Ambiental ea Educação Física.Leodir F. Ribeiro - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  25
    Reseña de "Educação ambiental: Utopia e praxis" de Marcos REIGOTA y Bárbara Heliodora SOARES DO PRADO (org.).Álvaro B. Márquezfernández - 2009 - Utopía y Praxis Latinoamericana 14 (44):143-144.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Outridades ambientais: contribuições ontológicas aos fundamentos da educação ambiental.Vilmar Alves Pereira - 2021 - Perseitas 10:449-470.
    Este ensaio de cunho hermenêutico filosófico tem o propósito maior de apresentar, ao campo dos fundamentos da educação ambiental, possibilidades e contribuições de outridades ambientais. Para tanto, num primeiro momento, parte da definição de outridade tendo por referência noções de Edmund Husserl, Emmanuel Lévinas, Maurice Merleau-Ponty e Paul Ricoeur. Em segundo lugar, mostra como podem ser compreendidas as outridades ambientais e as desenvolve a partir dos conceitos de naturezas, intersubjetividade, diversidade, linguagem, espiritual, ancestral, desigualdade e exclusão, ambiente inteiro. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O estudo etnográfico como propulsor de ações socioambientais do pibid interdisciplinar - educação ambiental: O plantio de árvores E a semana de meio ambiente na escola do Campo.Tais Batista Santos, Cleiton Geovanne F. Silva, Igor Evangelista, Neila Carla Barreto Peixoto & Silvana do Nascimento Silva - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):67-81.
    O estudo etnográfico permite aos professores uma ampla percepção dos aspectos socioeducacionais que perpassam o contexto escolar, permitindo que se desenvolvam, a partir deste estudo, ações pedagógicas para problematizar conhecimentos socioambientais do contexto local e global. No Pibid Interdisciplinar: Educação Ambiental, o estudo etnográfico foi realizado em uma escola do campo, no interior de Jequié-BA, situada numa zona de mata atlântica. O objetivo desse artigo é apresentar a etnografia como propulsora da realização das ações socioambientais de replantio de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    Contribuições da Ontologia Marxista Para a Pesquisa Em Educação Ambiental e Ensino de Ciências.Lucas André Teixeira - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (17):140-160.
    Partindo do pressuposto que a educação ambiental e a educação em ciências possuem aproximações e distinções que as caracterizam como áreas de pesquisa, o estudo se propõe a abordar as contribuições da ontologia marxista para a pesquisa nas referidas áreas. O texto é resultado dos estudos iniciais da obra lukatiana e apresenta uma discussão teórico-metodológica em torno do eixo norteador radicado na categoria ontologia do ser social. Com efeito, foi realizada uma breve configuração dessas áreas de pesquisa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    Ações para conscientização e prática da educação ambiental na cidade de Patos / PB/ Brasil.Carina Cristina Agnes Calegari, Leandro Calegari, Alana Candeia de Melo, Edevaldo Da Silva & Joedla Rodrigues de Lima - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):58-77.
    A pesquisa resgata atividades desenvolvidas junto ao projeto de extensão Florestal Recicla que compõe o Programa de Ações para a Sustentabilidade Socioambiental, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos. Este trabalho teve como motivação inicial a experiência profissional da autora, sob orientação dos coautores, atuando como educadora e geógrafa na iniciativa de oferecer contribuições relevantes às questões socioambientais, pela busca do consumo consciente e sustentável através da educação formal e não formal junto às comunidades, escolas e aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Fundamentos da ética (e da educação ambiental): o operador de implicação material e o operador de condiconal.Sirio Lopez Velasco - 2005 - Princípios 12 (17):115-123.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} Na última década venho desenvolvendo a ética argumentativa (de fato a ética tout court) com base no uso, dentre outros instrumentos, do operador lógico que chamo de “condicional” (e que Jean Piaget tinha chamado (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A epifania do epíteto sapiens e suas consequências ambientais: um ensaio filosófico sobre a ética e a epistemologia da Educação Ambiental // La epifanía del epíteto sapiens y sus consecuencias ambientales.Humberto Calloni & Amorim - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):56-73.
    A abordagem deste artigo trata de uma busca pelo sentido ontológico da vida humana em relação ao seu modo de ser e estar no mundo e com o mundo. Partindo de uma breve contextualização sobre a vastidão do cosmos, mostramos, direta e indiretamente, o paradoxal legado da ciência moderna que, de um lado, hoje evidencia nossa insignificância diante da infinitude do universo e, de outro, promoveu antinomias sociais por sua incansável busca pela dominação da natureza. O resultado desse processo é (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Relatório de Atividades do Grupo de Estudos (GE22) em Educação Ambiental da ANPED.Marcos Reigota - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. De semióforos, motivo edênico e educação ambiental.Maria Lucia de Amorim-Uniso Soares - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Ciência e Poesia em Diálogo: uma contribuição à Educação Ambiental.Antonio Almeida Silva & Marcos Antonio dos Santos Reigota - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Traçando os caminhos da pesquisa em educação ambiental: uma reflexão sobre o II EPEA.Maria Rita Avanzi & Rosana Louro Ferreira Silva - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação ambiental: discurso, poder e resistência. [REVIEW]Lorena Santos da Silva & Paula Corrêa Henning - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019029.
    O presente artigo trata dos aspectos filosóficos e epistemológicos das perspectivas pós-críticas no campo de saber da Educação Ambiental. Objetiva-se compreender as possibilidades que essas perspectivas podem trazer no interior do Grupo de Trabalho – GT 22 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Analisa-se 13 trabalhos, aprovados pelo Comitê Científico, da 26ª a 37ª reuniões científicas, que se utilizam de concepções de Educação Ambiental pautadas nas bases das perspectivas pós-críticas. Para (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Educação e participação popular para a concretização do direito fundamental a um meio ambiente equilibrado.Clovis Gorczevski - 2008 - Conjectura: Filosofia E Educação 13 (1):151-168.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um relato da capacitação online de professores para utilização de softwares da coleção Educação Digital do Sistema “S”.Valéria Mattos - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):149-163.
    O presente artigo descreve a capacitação a distância de funcionários do Sistema “S” sobre recursos didáticos de quatro cursos distintos, realizada com 294 profissionais distribuídos em 25 estados brasileiros de uma das instituições que compõem o Sistema “S”. Os resultados mostram que a capacitação obteve sucesso e foram mensurados em termos quantitativos pelo índice de aproveitamento nos cursos e, qualitativamente, expressos nas avaliações dos participantes, endossados pelo índice de evasão que ficou dentro do percentual que a literatura referencia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um relato da capacitação online de professores para utilização de softwares da coleção Educação Digital do Sistema “S”.Valéria De Bettio Mattos - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2).
    O presente artigo descreve a capacitação a distância de funcionários do Sistema “S” sobre recursos didáticos (softwares, cadernos pedagógicos e de fundamentação metodológica) de quatro cursos distintos, realizada com 294 profissionais distribuídos em 25 estados brasileiros de uma das instituições que compõem o Sistema “S”. Os resultados mostram que a capacitação obteve sucesso e foram mensurados em termos quantitativos pelo índice de aproveitamento nos cursos e, qualitativamente, expressos nas avaliações dos participantes, endossados pelo índice de evasão que ficou dentro do (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  22
    Por uma crítica contempor'nea da educação: Justiça Ambiental e o caso das comunidades quilombolas de Oriximiná. [REVIEW]Vilmar Alves Pereira & Jacqueline Rogério Carrilho Eichenberger - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):97-113.
    O presente artigo pretende elucidar questões relacionadas ao pensamento ecológico contemporâneo, antropológico e social relacionado à Ecologia Política e a Justiça Ambiental, assim como, o caso das comunidades de Oriximiná/PA que trazem para o bojo das discussões uma profunda crítica aos paradigmas dominantes do conhecimento ambiental contemporâneo e da própria Educação Ambiental. O estudo confere a importância da investigação sobre o tema já que a ecologia política se estabelece no espaço que é do conflito, da disputa (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Educação para valores e maturidade pessoal do educador.Filipe Rocha - 1990 - Revista Portuguesa de Filosofia 46 (2):213 - 226.
    Ainda há pouco tempo, constituía, para certas esferas psicossociológicas, quase um anacronismo falar de valores em educação. Era o reinado das teorias comportamentistas. O ambiente, porém, vai-se desanuviando: a psicologia humanista casa bem com uma sociedade pluralista — e ambas, com um conjunto de valores fundamentais para o homem e para a comunidade. A Lei de Bases do sistema Educativo Português aponta para muitos valores que importa propor aos nossos educandos. A eficácia desta proposta, porém, depende, em boa parte, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Sustentabilidade Ambiental No Processo de Produção e Distribuição de Refeições Em Unidades de Alimentação e Nutrição: Geração e Viabilidade da Comercialização Dos Resíduos Recicláveis.Tânia Regina Kinasz & Nathane Beatrys dos Santos Ramos - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (14):132-145.
    Food Services generate solid waste from the production process and distribution of meal. The raw material, after a rational flow, is transformed into meals for consumption generating solid waste of variable composition and quantity. Waste recovery actions in the recycling and selective collection in these services act as inhibitors of the inadequate disposal of these wastes in the environment, contributing to environmental sustainability. The objective of this study is to analyze the generation and viability of commercialization of recyclable solid waste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  41
    Educação crítica: uma possibilidade de formação "ambientalista" para professores de educação física.Soraya Corrêa Domingues & Elenor Kunz - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 332.
    As possibilidades de diálogo pedagógico entre os campos da Educação Ambiental e Formação Humana nos cursos de Educação Física é objeto deste estudo. Buscando revisar e evidenciar os princípios e objetivos construídos historicamente da Educação Ambiental e a atual realidade da formação de professores, identificando os limites e possibilidades para a construção de uma proposta crítica pedagógica que altera a lógica na Formação de Professores em Educação Física a partir do tripé ensino, pesquisa e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality.Miguel Alfredo Orth, Fabiane Sarmento Oliveira Fuet, Janete Otte & Marcus Freitas Neves - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):42-58.
    Com este artigo, problematizou-se o potencial da formação continuada de professores por meio da educação a distância mediada pelo Moodle. Nessa perspectiva, pesquisou-se, principalmente, a integração hipermidiática das tecnologias nesse ambiente virtual de aprendizagem, no curso a distância de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação. Para isso, selecionou-se uma aula de uma disciplina desse curso oferecida no primeiro semestre de 2011 por uma universidade na qual um dos autores deste artigo trabalhou como professor-tutor. Assim, foi realizada uma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Educação Matemática colorida e fora do armário.Igor Mohr & Paula Andrea Grawieski Civiero - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:602-612.
    A área da educação matemática com sua "tradicional neutralidade" gera ambientes de invisibilidade para as minorias sociais, como é o caso da comunidade LGBTQIAP+. Essa educação matemática heteronormativa oprime as pessoas que não se encaixam no padrão e propaga a discriminação. Para evitar a invisibilidade e opressão em relação a determinados grupos sociais é necessário que se trabalhe essas questões em sala de aula. O movimento da educação matemática crítica e a educação matemática para justiça social (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações.Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza & Lúcio Kreutz - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    Este estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul, inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações.Milena Aragão & Lúcio Kreutz - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3):106-120.
    Este estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul, inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Ustentabilidade Ambiental Na Produção de Refeições Em Restaurantes Comerciais No Município de Santos – Sp, Brasil.Giulianna Sacino Ribeiro & Ana Maria de Souza Pinto - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (14):112-131.
    To evaluate sustainable practices in the production of meals: the use of water and energy, the presence of chemical products, the generation of organic and inorganic residues and criteria related to the purchase of food. Methods: This cross-sectional study was carried out from October 2015 to January 2016. The convenience sample consisted of 20 commercial self-service restaurants of varied gastronomy in the city of Santos-SP, of which 10 were located in the region of Orla and 10 downtown. Information was obtained (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  48
    Educação como adaptação: a experiência segundo John Dewey.José Claudio Morelli Matos - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 481.
    John Dewey desenvolve uma filosofia da educação fortemente marcada pelo mé-todo experimental de investigação e pela adoção da atitude naturalista em filosofia. Neste sentido, sua concepção do ser humano e da sociedade tem suas bases na noção mais ampla de transmissão da vida, em um ambiente social, por meio da comunicação de hábitos, crenças e valores. O caso mais específico deste processo da vida é a educação, pela qual a experiência de um indivíduo ou cultura se renovam e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    Educar: transbordar a ética ambiental.Lincoln Tavares Silva & Andrea da Paixão Fernandes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 267.
    Refletimos sobre educação, ética e suas relações com consumo, ambiente e vida. Discutimos criticamente a sociedade globalizada cujas relações socioambientais se baseiam no individualismo e na competitividade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: relações entre a construção de formalizações e a criação de novidades.Maria Luiza Becker, Patricia Alejandra Behar & Sílvia Meirelles Leite - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):133-148.
    O presente artigo investiga a relação entre a construção de formalizações e a criação de novidades na ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Para tanto, realiza um estudo de caso sobre a ação de projetar AVAs no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (Nuted) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entende-se que o debate acerca desse tema contribui para uma reflexão sobre os desenvolvimentos científico e tecnológico em informática na educação, bem como (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. O que é a Educação Infantil?Khyara Fantollini dos Santos - manuscript
    Entendemos a Educação Infantil em amplo sentido, isto é, há um leque de conceitos em que pode-se gozar dentro da Pedagogia e as Ciências da Educação, é nessa modalidade de ensino que podem-se englobar todas as esferas educativas vivenciadas pelas crianças de, conforme Lei, 0 à 5 anos de idade, pela família e, também, pelo próprio corpo social, antes mesmo de atingir a idade educativa obrigatória que é, vide Lei, aproximadamente a partir dos 7 anos de idade. A (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Pensamiento ambiental: un pensar perfectible.Juan Camilo Cajigas-Rotundo - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Ambiente da sala de aula: um estudo de caso.Maria Olímpia Paiva & Abílio Afonso Lourenço - 2011 - Educação E Filosofia 25 (49):17-42.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  5
    Foucault e a Educação.Maria Jordana de Brito Gomes - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):37-52.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições da estética da existência em Foucault para o âmbito da educação. Inicialmente será apresentado, em linhas gerais, os três domínios de sua produção teórica: Arqueologia do Saber, Genealogia do Poder e Estética da Existência. Posteriormente, será exposto mais profundamente a terceira fase de sua obra, destacando as ideias acerca do conceito do Cuidado de Si e a sua relação com o ambiente escolar e a formação docente. A estética da existência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    Da Percepção Estética da Natureza à Acção – Uma Pedagogia Ambiental.Maria José Varandas - 2019 - Kairos 21 (1):96-115.
    Resumo Afirmando que a problemática ambiental impõe um novo paradigma ético que realize a unidade das faculdades (sensibilidade, entendimento e razão prática) na unidade da acção, este artigo defende uma pedagogia centrada no estímulo da sensibilidade ao belo natural em articulação com o sentimento moral, como via privilegiada de enfrentamento da crise ecológica contemporânea. Na transição para uma dimensão inclusiva e planetária do conceito de cidadania, em tanto que expressão de um agir responsável e comprometido no colectivo em que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    Os seres humanos fazem parte do meio ambiente? A escrita como instauradora de uma nova realidade.Marcos Gonzalez - 2015 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 4 (1).
    Tanto nas leis como nas propostas educacionais ou nos discursos das organizações sociais, a relação do homem com o ambiente é tratada de maneira fragmentada – o homem está fora do meio, cabendo-lhe o papel de fiscalizador, predador ou controlador. Tal percepção revelaria hoje um “efeito colateral” que vem sendo descrito como uma “crise ambiental” ou, como queremos, uma “crise do letramento massivo”. Para atestá-lo, empreendemos uma análise exploratória fundamentada na Linguística Sociocognitiva. Argumentamos que os processos orais se organizam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    Democracia e educação em direitos humanos no Brasil.Helena de Assis Mota - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    O presente artigo aborda a Educação em Direitos Humanos – EDH e seu desenvolvimento na esfera educacional brasileira. Proposta formalmente no Brasil pelo PNEDH - Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a EDH é incompatível com a plataforma política da extrema-direita em ascensão nacional e internacionalmente. No ambiente escolar também pode ser considerada problemática por modelos de gestão não-participativos e produtivistas, já que promove o questionamento explícito de pilares como hierarquia, democracia e liberdade dentre os educandos, além (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  6
    Do Presencial Para o Virtual: A Implantação Do Ambiente Virtual de Aprendizagem Do Primeira Inf'ncia Melhor (Pim).Cristiane Kessler de Oliveira, Karine Isis Bernardes Verch & Carolina de Vasconcellos Drügg - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Este artigo é um relato de experiência do processo de implantação do ambiente virtual de aprendizagem do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O PIM é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, implantada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Entre as atribuições do Governo do Estado está a formação das equipes em mais de 200 municípios. Por causa das restrições impostas pela pandemia de coronavirus, a política deixou de realizar formações presenciais e, de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    Formação continuada para a educação das Relações Étnicas: relatos de cursistas do UNIAFRO-UFRPE.Élida Roberta Soares De Santana & Bruna Tarcilia Ferraz - 2019 - Odeere 4 (8):221.
    No presente trabalho analisamos a importância da formação continuada promovida na universidade, através do curso de especialização “Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar”, para a configuração da prática pedagógica dos cursistas. Aplicamos questionários eletrônicos com 38 professores concluintes do curso de especialização ofertado pela RENAFORM/UFRPE. Observamos, que o referido curso vem contribuindo para a reflexão acerca da prática dos professores. Na visão dos cursistas, existe uma estreita relação entre a formação que o professor vivencia na universidade e o planejamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49. La Educación Ambiental em Colombia.Olga Maria Bermúdez Guerrero - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Professor em Ambiente com TIC.Luís Paulo Leopoldo Mercado & Paulo Marinho Gomes - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000