Results for ' Metodologia da Metafísica'

1000+ found
Order:
  1.  29
    Duhem como precursor de Popper, Kuhn e Lakatos sobre a metodologia da escolha racional de teorias: da dualidade à trialidade metodológica.J. R. N. Chiappin & Carolina Leister - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):313-343.
    A tese é de que a concepção de Duhem da ciência antecipa, entre outros elementos, o modelo de escolha de teorias científicas associado com as concepções de Popper, Lakatos e Kuhn. No contexto do seu debate com Poincaré, Duhem propõe um modelo metodológico de escolha racional de teorias formado, também, de componentes extralógicos. O modelo substitui a metodologia bipartida, teoria e natureza, por uma tripartida, confrontação entre duas teorias e natureza. Tal metodologia verifica-se adequada para descrever o processo (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  27
    Metafísica E ideia: A originalidade da concepção tomista em confronto com Spinoza E Hegel.Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira & Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa - 2015 - Synesis 7 (2):1-17.
    As ideias estão em Deus e são compreendidas por seus limites em relação à sua essência ilimitada. A originalidade do ser de Tomás de Aquino pode ser testada se comparada com as múltiplas teorias a respeito da ideia que se desenvolveram ao longo dos séculos na investigação filosófica. Das ideias subsistentes de Platão à ideia como subsistência em Hegel, os percursos aristotélico e tomista revelam-se opções intelectuais moderadas no âmbito gnosiológico, em razão de suas conquistas metafísicas. Deixando de lado os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Hermenêutica filosófica: metodologia e apresentação de um precurso temático.Maria Luísa Portocarrero Ferreira da Silva - 2015 - [Coimbra]: Imprensa da Universidade de Coimbra = Coimbra University Press.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    A inter-relação estrutural entre alguns livros da Metafísica.Fernando Augusto da Rocha Rodrigues - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):501-520.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  23
    O que é ‘Metametafisica’? Uma Análise das Metodologias de Meinong, Carnap e Quine.Italo Lins Lemos & Cristian Kraemer - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):237-255.
    Metametaphysics is the study regarding the foundations and the methodology of Metaphysics. We’ll analyze in this paper three methodologies that established the origins of Metametaphysics in the Analytic Tradition: that of Alexius Meinong, Rudolf Carnap and Willard van Orman Quine. According to Meinong, there is a distinction between ‘to exist’ and ‘there is’ and, in order to preserve the intuition that every intentional act is directed towards an object, there are things that do not exist. According to Carnap, the questions (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  29
    Uma crítica "neoplatônica" da Metafísica tradicional - Ou: o estatuto da intuição pura e a sua fundamentação a partir do método da remoção em Schopenhauer.Manuel Moreira da Silva - 2012 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 3 (1 e 2):166.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  17
    Técnica, metafísica e totalitarismo à luz da tragédia.Tomás Mendonça da Silva Prado - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: Este trabalho investiga os laços entre a técnica, a metafísica e o totalitarismo, com base nos pensamentos de Heidegger e Arendt. Além disso, propõe que tais análises sugerem que a filosofia e a história pertencem a um enredo trágico fundamental. Para tanto, de início pesquisamos em que medida o ambivalente sentido de esgotamento e salvação, presente em diversas abordagens da técnica, implica a produção de prognósticos e uma reflexão teleológica. Investigamos se estes são elementos que, no século XX, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Lógica, Filosofia, História E Metafísica da Ciência.Gilson Olegario da Silva - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):1-7.
    A presente edição da revista Ética e Filosofia Política conta com uma gama diversa de contribuições originais que abrangem áreas fundamentais da filosofia como a Lógica, História, Metafísica e Filosofia da Ciência. Como um guia prático, mas apenas como isso, apresentamos uma descrição de cada contribuição.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Saggi Sulla Teoria della Conoscenza. Saggio Secondo Filosofia della Metafisica. Parte prima: La Causa Efficiente.Da Cosmo Guastella - 1907 - Philosophical Review 16 (1):91-94.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  29
    A preocupação com a origem: história e metafísica.Thelma Silveira da Motta Lessa da Fonseca - 2011 - Doispontos 8 (1).
    O texto que se segue busca apresentar algumas facetas da discussão sobre a origem da linguagem em Rousseau, Fichte e Nietzsche com vistas a destacar elementos comuns aos três autores, sobretudo ao tomarem o ponto de vista histórico como estratégia de recusa de toda fundamentação metafísica da palavra. The following text presents some features of the discussion about the origin of language by Rousseau, Fichte and Nietzsche trying to enhance common elements between the three authors, especially by taking the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Metafísica teórica E metafísica prática em Schopenhauer à Luz da influência de Francis Bacon.Luan Corrêa da Silva - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):789-808.
    RESUMO O presente artigo tem por objetivo caracterizar a “metafísica prática ” em Schopenhauer. Segundo essa caracterização, a metafísica prática corresponde ao correlato prático da “metafísica teórica” e, desse modo, ao correlato empírico do discurso filosófico. Para Schopenhauer, isto equivale a afirmar a possibilidade de comprovação, via experiencia, da tese metafísica fundante de “O mundo como vontade e como representação”, a saber, da identidade metafísica da vontade subjacente aoplano da multiplicidade aparente. Por funcionar como uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    Praeter philosophicas disciplinas: o estatuto epistemológico da teologia na primeira questão da Suma Theologiae de Santo Tomás.Sergio de Souza Salles & Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):122-132.
    A Escolástica medieval elevou a teologia ao grau de ciência. Tendência que começou a se manifestar no final do século XI e início do século seguinte, e que atinge seu apogeu no século XIII. Tomás de Aquino torna-se a maior expressão deste novo estatuto da teologia, embora não o único. A primeira questão de sua Suma Teológica trata justamente dos princípios que permitem considerar a teologia como ciência e formam um conjunto de dez artigos que são o objeto de estudo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Do Projeto Crítico Kantiano: os Direitos da Razão entre a Lógica da Verdade e a Lógica da Aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2014 - Revista Opinião Filosófica 5 (2):85-109.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  28
    Metafísica prática em Schopenhauer: compaixão, amor sexual e magia como fenômenos da identidade metafísica da vontade.Luan Corrêa da Silva - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (1):28.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  19
    Arte e Verdade: da imitação à apresentação da verdade em Platão e Hegel/Art and Truth: from mimesis to presentation of truth in Plato and Hegel.Almir Ferreira da Silva Jr - 2012 - Pensando: Revista de Filosofia 3 (6):16-26.
    A comunicação tem como propósito uma análise comparativa sobre o problema filosófico da arte como expressão de verdade, tendo em vista o idealismo platônico e o idealismo estético moderno de G.W.Hegel. Parte-se da hipótese que a presente análise sustenta uma relação paradoxal entre ambas propostas idealistas, na medida em que se em Platão é afirmada a tese da arte como distanciamento da verdade, considerando o seu caráter essencialmente mimético, em Hegel, a arte ao constituir-se como momento de realização efetiva do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Kandinsky e a relação entre música e pintura na metafísica do belo de Schopenhauer.Gabriel do Carmo Aguiar & Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e71798.
    O presente texto tem por objetivo compreender a pintura de Wassily Kandinsky a partir da metafísica do belo de Arthur Schopenhauer, especialmente a partir da relação entre pintura e música estabelecida pelo pintor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Crítica de Marx à metafísica da economia política.Adauto Lopes da Silva Filho & Fátima Maria Nobre Lopes - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):271-280.
    Ao desenvolver a sua concepção materialista da história, Marx elabora, ao mesmo tempo, uma crítica ao pensamento hegeliano acompanhada de uma crítica à economia política. Tais críticas estão condensadas principalmente em suas obras de juventude, dentre elas destaca-se a Miséria da Filosofia. O presente texto objetiva, a partir dessa obra, dissertar sobre a metafísica da economia política cuja crítica dirige-se principalmente à Proudhon, em resposta à sua obra Filosofia da Miséria na qual Proudhon, tenta, num viés metafísico, fornecer as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    O Transcorrer do Tempo em Schopenhauer: Recorrência, Lembrança, Memória e História.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e24.
    Este artigo é uma reflexão acerca dos sentidos da transitoriedade em Schopenhauer, na medida em que conhecemos as conclusões da metafísica imanente sobre o Nunc Stans ao fundo do transcorrer do tempo, a roda da Vontade Cósmica girando fora do tempo, do espaço e da causalidade. O diálogo que aparece ao fundo do texto será estabelecido a partir do contraste das concepções de eterno retorno em Schopenhauer e Nietzsche, mas abrange noções da Psicanálise de Freud e os comentários literários (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  38
    Ilustrações para uma metafísica da música a partir de Schopenhauer.Luan Corrêa da Silva - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (1):123.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Sobre el problema de la libertad en Kant.Luciano Vorpagel da Silva - 2016 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 33 (2):541-559.
    Este artículo discute el problema de la libertad en el pensamiento crítico de Kant, tomando como base tres momentos. Primero, el modo como Kant plantea y soluciona el problema de la libertad en la tercera antinomia de la Crítica de la razón pura. Segundo, cómo Kant investiga la ley de la libertad en la Fundamentación de la metafísica de las costumbres. Tercero, cómo Kant relaciona ley y libertad a fin de demostrar la realidad objetiva de la libertad en la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  6
    O desenvolvimento do ensino de filosofia em relação com O poder disciplinar: Apontes do pensamento de Michel Foucault.Tales Macêdo da Silva & José Gabriel Rolim Freitas - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):09-16.
    O presente artigo tem como ponto central analisar, com base nos trabalhos de Michel Foucault, a respeito do Poder Disciplinar em sua atuação na área educacional, especificamente, no Ensino de Filosofia, cujo objetivo é especular sobre o referido poder, presente nas instituições de ensino. Para tratar dessa questão, que envolve o Poder Disciplinador no desenvolvimento no Ensino de Filosofia, será utilizada a metodologia da pesquisa direta bibliográfica. Nossa trabalho será desenvolvido em dois momento singulares a ideia geral sobre o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  19
    Pelas franjas dos santuários: turismo, fé e religião em flashes etnográficos.Emerson José Sena da Silveira - 2018 - Horizonte 16 (49):136-165.
    Neste artigo discute-se a relação entre turismo, fé e religião em torno dos santuários, a partir de três vivências etnográficas revisitadas em forma de flashes multissituados, com revisão bibliográfica parcial. O santuário, em sentido lato, abarca um núcleo central e uma extensa franja, espaciais e simbólicos. Entre o centro e a periferia estendem-se gradações, continuidades e descontinuidades. O santuário, desta forma, é compreendido neste artigo mais por suas sombras e simulacros do que por sua luminosa presença e esplendor, mais pela (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Relações Entre Física e Metafísica a Partir Do Realismo Científico.Vinícius Carvalho da Silva & Antonio Augusto Passos Videira - 2023 - Perspectivas 7 (2):233-264.
    No presente artigo procuramos demonstrar por meio das posições de inúmeros físicos e filósofos da física que a relação entre física e metafísica é inevitável para o trabalho científico, isto é, que todo físico assume alguma metafísica de modo mais ou menos crítico. Defendemos que o realismo os físicos, com diferentes graus de conhecimento e elaboração filosófica, assumem o realismo científico como seu pressuposto metafísico. Argumentamos que há uma imbricação entre pressupostos metafísicos e princípios axiológicos. Assim, o realismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    Filosofia Natural, Física Teórica e Metafísica.Vinicius Carvalho da Silva - 2021 - Perspectivas 6 (1):274-297.
    No presente artigo buscamos explorar as variadas e complexas relações entre ciência e metafísica. Defendemos que o recurso à metafísica é inevitável para a pesquisa científica e a elaboração de teorias e modelos. Estes devem partir de pressupostos metafísicos acerca da natureza da realidade e do conhecimento. Primeiro, apresentamos a metafísica, tanto em sentido histórico quanto filosófico. Em seguida, oferecemos uma definição breve, mas clara, do que entendemos por metafísica no escopo desse trabalho. Por último, recorremos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Da Lógica do Favor à Lógica do Pavor: um ensaio sobre a Geografia da violência na cidade do Rio de Janeiro.Carlos Walter Porto-Gonçalves & Rodrigo Torquato da Silva - 2011 - Polis 28.
    O presente artigo trata da geografia da violência urbana na cidade do Rio de Janeiro. Mostra como a ação do Estado está permeada por ignorâncias acerca das lógicas de experiências espaciais com que se organizam e operam as classes populares trabalhadoras do Rio de Janeiro. O objetivo é estimular uma discussão que impulsione as análises para além dos discursos estigmatizadores com relação à população favelada. A metodologia adotada assemelha-se às sinuosidades dos becos e vielas, visto que optamos em nos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    A questão da vida em Heidegger.Josiane Paula da Silva - 2021 - Perspectivas 6 (2):458-478.
    O horizonte da pergunta pela vida, em Heidegger, se dá no limite da compreensão da existência humana. Vida, para o filósofo, não é sinônimo de existência. Nosso artigo busca apresentar uma interpretação positiva possível desde essa caracterização negativa. Nesse intuito, evidenciamos, num primeiro momento, como a compreensão de si como ser-no-mundo, norteia e delimita a compreensão que o ser-aí tem dos animais e da vida (por extensão). Desde o conceito de mundo, apresentamos de modo resumido, num segundo momento, alguns pontos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    Ecofenomenologia no imaginário da filosofia da natureza em Bachelard.Gabriel Kafure da Rocha - 2023 - Princípios 30 (61):72-86.
    O presente artigo tem como objetivo fazer uma cartografia das possibilidades Ecofenomenológicas acerca do imaginário da natureza na filosofia. Tal intento se dá pelo fato da filosofia enquanto disciplina não ter materiais didáticos diretamente ligados a essa perspectiva quando em diálogo com as ciências naturais. Apesar de termos diversos pensadores contemporâneos no âmbito da filosofia que tratam de questões como a natureza, ecologia e meio ambiente, é a partir de pensadores como Bachelard, Gadamer, Merleau-Ponty, que queremos fazer uma interpretação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  45
    Ciência, Imaginação e Valores na Virada Energética Alemã: um exemplo da metodologia de Neurath para a tecnologia social.Ivan Ferreira da Cunha & Alexander Linsbichler - 2024 - Revista Kriterion 65 (156):673-700.
    O utopianismo científico de Neurath é a proposta para que as ciências sociais se envolvam na elaboração, desenvolvimento e comparação de cenários contrafactuais, as ‘utopias’. Tais cenários podem ser entendidos como peças centrais de experimentos de pensamento científicos, isto é, em exercícios da imaginação que não apenas promovem a revisão conceitual, mas também estimulam a criatividade para lidar com problemas vivenciados, já que utopias são esforços para imaginar como o futuro poderia ser. Ademais, experimentos de pensamento utópicos podem oferecer conhecimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  12
    A exegese de Heidegger na Crítica da razão pura: finitude como pressuposto de uma antropologia filosófica.Márcio Luiz da Silva - 2021 - Con-Textos Kantianos 14:310-326.
    O objetivo do artigo consiste em analisar, a partir dos parágrafos 34 a 38 da obra Kant e o problema da metafísica e segundo a exegese heideggeriana, o sentido e pertinência da inserção da problemática antropológica anteposta às três questões fundamentais expostas na Crítica da razão pura. Heidegger converte um rol exaustivo, delimitado pelas três perguntas, em um rol exemplificado, ao colocar a indagação da antropologia filosófica como pressuposto e consequência necessária das três interrogações kantianas. Heidegger recorre ao conceito (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Princípios de direito: introdução à filosofia e metodologia jurídicas.Paulo Ferreira da Cunha - 1992 - Porto, Portugal: Rés.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Rawlsianismo metodológico: una introducción a la metodología dominante en la filosofía política anglosajona contemporánea.Pablo da Silveira & Wayne J. Norman - 1995 - Revista Internacional de Filosofía Política 5:125-152.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32. A preocupação com a origem: história e metafísica.Thelma Silveira da Motta Lessa da Fonseca - 2011 - Doispontos 8 (1).
    O texto que se segue busca apresentar algumas facetas da discussão sobre a origem da linguagem em Rousseau, Fichte e Nietzsche com vistas a destacar elementos comuns aos três autores, sobretudo ao tomarem o ponto de vista histórico como estratégia de recusa de toda fundamentação metafísica da palavra. The following text presents some features of the discussion about the origin of language by Rousseau, Fichte and Nietzsche trying to enhance common elements between the three authors, especially by taking the (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    O desafio da falácia naturalista segundo Hume e seu impacto no positivismo jurídico: uma contraposição entre o positivismo normativo de Kelsen e o positivismo de regras de Hart.André Luiz Olivier da Silva - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (2):75.
    O artigo analisa o significado de regra jurídica a partir dos modelos teóricos propostos por Hans Kelsen e Herbert Hart, levando em consideração as implicações do desafio proposto por David Hume sobre a denominada falácia naturalista. Com base em um método analítico-descritivo, pretende-se abordar em que consiste a falácia naturalista e qual é o seu impacto na metodologia do positivismo normativo de Kelsen e do positivismo de regras de Hart. Embora nenhum deles consiga refutar a falácia naturalista, pretende-se, ao (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    O problema da origem da negatividade: uma confrontação crítica de Heidegger com Hegel.Taciane Alves da Silva - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    É notória a centralidade apresentada pelo fenômeno do nada no itinerário de pensamento de Martin Heidegger, na medida em que se afigura como fio condutor privilegiado para a compreensão de parte significativa de seu percurso filosófico. Não por acaso, a tese de que a origem ontológica do conceito de negatividade repousa no fenômeno do nada constitui um dos tópicos fundamentais de sua Auseinandersetzung com Hegel, orientada principalmente pelo intuito de superar a tradição metafísica em sua totalidade. O propósito desse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Do projeto crítico kantiano: Os direitos da razão entre a lógica da verdade E a lógica da aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2015 - Revista Cadernos Do PET Filosofia 6 (12):76-91.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  22
    “Who is there?” Metafísica e desconstrução do intérprete segundo a situação psicanalítica.Nelson da Silva Junior - 2007 - Discurso 36:127-150.
    This paper supposes that the analyst is not concerned in his own practice with the very element that makes it possible – l’écute , or the listening in the hearing. Heidegger finds a similar refusal in metaphysics, a science that does not pose to itself the question of its own possibility. In psychoanalytical terms, this sort of refusal amounts to the impossibility of thinking psychoanalysis as an hermeneutics of the reception of sense . On the other hand, Freud’s own considerations (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A preocupação com a origem: história e metafísica.Silveira da Motta Lessa da Fonseca - 2011 - Doispontos 8 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  21
    A mitologia como transmissão oral da educação infantil dos yanomami para sua integração social.João Paulino Da Silva Neto & Pamela Alves Gil - 2022 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 3 (5):e21083.
    Como o adulto não indígena percebe a criança yanomami? O que nos propomos neste artigo é trazer elementos ao debate sobre a temática da criança indígena, desde uma análise comparativa das representações das crianças yanomami por meio de fotografias realizadas pelos religiosos na Missão Catrimani em 1993, onde indicava seu ambiente tradicional de educação familiar e suas diversas interações. Esse registro iconográfico, por meio de uma amostra de fotografias das crianças yanomami, comparadas ao registro autobiográfico de Davi Kopenawa, com suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  2
    Por Uma Abordagem Experiencialista Do Direito: A Metaforicidade da Cognição e as Realidades Jurídicas.Rodrigo Dutra da Silva & Monica Fontenelle Carneiro - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):1.
    O presente estudo objetiva apresentar o direito e a prática jurídica como categorias cognitivas e linguísticas expressas metaforicamente, bem como a importância da metáfora para a capacidade humana de pensar e construir sentidos. Para tanto, utiliza-se de metodologia qualitativa mediante a abordagem da Teoria da Metáfora Conceptual de George Lakoff e Mark Johnson, apresentada na obra “Metáforas da Vida Cotidiana” (1980[2002]), tudo com amparo em instrumentais bibliográficos, notadamente literatura nacional e estrangeira. Os resultados alcançados indicam que a retórica jurídica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Educação Ambiental: Sobre Princípios, Metodologias e Atitudes.Ivete Souza da Silva - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    A Vocação Conceitual da Filosofia e o Ensino de Filosofia Através de Problemas: Uma Reflexão a Partir de Silvio Gallo.Robert Brenner Barreto da Silva - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):41-59.
    O objetivo desse trabalho é refletir sobre a prática do Ensino de Filosofia levando em conta a chave metodológica sugerida por Silvio Gallo em “Metodologia do ensino da filosofia: uma didática para o ensino médio”, a partir da qual se estimula a experiência de ensino-aprendizagem centrada sobre a dinâmica entre conceitos e problemas. A proposta consiste em enfatizar que a pergunta conceitual “o que é?”, característica da filosofia, é movida, em geral, por problemas que provocam o filosofante a enveredar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    “Who is there?” Metafísica e desconstrução do intérprete segundo a situação psicanalítica.Nelson Da Silva Junior - 2007 - Discurso 36:127-150.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  17
    Sentido e possibilidades da aula de filosofia no ensino médio.Karen Giovana Videla da Cunha Naidon - 2012 - Filosofia E Educação 4 (2):265-284.
    Quais são o sentido e as possibilidades da aula de Filosofia no Ensino Médio? Se uma aula de Filosofia deve ensinar os alunos a filosofar, tendo em conta os desenvolvimentos procedidos por diferentes filósofos ao longo da história, podem ser detectados alguns entraves cuja neutralização é possível pelo recurso à metodologia desenvolvida por Silvio Gallo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    A Dívida de Popper Para Com Kant: Os Dois Problemas Fundamentais da Teoria Do Conhecimento.Paulo Uiris da Silva Gomes - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):117.
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os dois problemas fundamentais da teoria do conhecimento: o problema da demarcação científica, ou problema de Kant; e o problema da indução, ou problema de Hume. O primeiro refere-se a questão acerca do critério da demarcação, isto é, que critério devemos usar para distinguir enunciados das ciências empíricas de afirmações metafísicas e pseudocientíficas. Popper afirma que Kant foi o primeiro a formular tal problema, e com ele, a demarcação científica tornou-se o problema central (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Arte e Verdade: da imitação à apresentação da verdade em Platão e Hegel/Art and Truth: from mimesis to presentation of truth in Plato and Hegel.Almir Ferreira da Silva Jr - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):16.
    A comunicação tem como propósito uma análise comparativa sobre o problema filosófico da arte como expressão de verdade, tendo em vista o idealismo platônico e o idealismo estético moderno de G.W.Hegel. Parte-se da hipótese que a presente análise sustenta uma relação paradoxal entre ambas propostas idealistas, na medida em que se em Platão é afirmada a tese da arte como distanciamento da verdade, considerando o seu caráter essencialmente mimético, em Hegel, a arte ao constituir-se como momento de realização efetiva do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    Trabalho como unidade estruturante de educação matemática de alunos do campo.Simone Ferreira da Silva & João Pedro Antunes de Paulo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:689-698.
    Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida por uma aluna de graduação durante a realização de seu estágio docência. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre trabalho e ensino de matemática em uma escola do campo na região sudeste do estado do Pará, na região norte do Brasil. A metodologia utilizada foi de inspiração etnográfica e os dados foram registrados no caderno de campo da pesquisadora. Também constitui material de análise as produções dos alunos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. As limitações das éticas tradicionais e a fundamentação da ética da responsabilidade segundo Hans Jonas.Daniel Alves da Silva Lopes Diniz - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):02-14.
    Embora elaborada principalmente na década de 1970 a ética de Hans Jonas permanece atual e é particularmente relevante pelo uso da metafísica em um contexto pós-moderno (algo inusitado e ousado) e por sua teoria dos valores que podem ser atribuídos ao ser e ao não-ser. Pretende-se aqui apresentar as limitações que Jonas detectou nas éticas tradicionais (judaico-cristã, kantiana, por exemplo) e analisar as soluções por ele propostas (notadamente heurística do medo e futurologia comparada). Compreender também a fundamentação de tais (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    Fatores de adesão a programas de formação e de desenvolvimento de profissionais da área da saúde.Cristiane Contato Rosa, Jean Carlo da Silva & Marisa Afonso Andrade Brunherotti - 2022 - Aletheia 55 (2):129-143.
    Introdução: A Educação Permanente (EP) tem relação entre ensino e as práticas de atenção, levando em consideração a gestão, o desenvolvimento institucional e o controle social. Objetivo: Identificar fatores envolvidos na adesão dos profissionais nos programas de formação oferecidos pelo Complexo Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Metodologia: Questionário aplicado a colaboradores da saúde do Complexo Hospitalar, relacionado às características dos profissionais e ao programa de EP. Resultados: A maioria dos participantes não sabia o verdadeiro conceito de EP. Participam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    Do projeto crítico kantiano: Os direitos da razão entre a lógica da verdade E a lógica da aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):76-91.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  18
    Sobre a questão duma ciência preeminente unitária na metafísica de aristóteles – O panorama exegético contemporâneo E um esboço de interpretação.Guilherme da Costa Cecílio - 2014 - Synesis 6 (1):110-127.
    Uma das questões mais fundamentais para quem se ocupa com a Metafísica de Aristóteles é saber se a ciência mais elevada a que se faz alusão na obra constitui uma única ciência ou se o livro contém possivelmente diferentes projetos de ciência preeminente. Neste trabalho, analisamos brevemente as posições dos mais relevantes intérpretes acerca do tema, dedicando especial atenção aos autores unitaristas. Por fim, apresentamos um esboço de nossa própria posição, que apesar de defender a existência duma ciência preeminente (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000