Results for ' Expressão'

426 found
Order:
  1.  14
    A expressão do real: estética e hermenêutica das imagens.Rogério de Almeida & Marcos Beccari - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):7.
    O objetivo deste artigo é explorar a relação de complementaridade entre o real e o imaginário, com foco no aspecto estético-hermenêutico que constitui a expressividade das imagens. Partimos da problematização do estatuto epistemológico da imagem no pensamento ocidental, recorrendo a autores que privilegiam a imagem como expressão do real. Por fim, discutirmos a prevalência da “imagem estética”, por meio da qual o mundo explicita-se como aparência de mundo no cenário contemporâneo. Por este caminho, propomos uma abordagem da imagem que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Expressão como fundamentação.Rodrigo Duarte - 1995 - Kriterion: Journal of Philosophy 36 (91):45-66.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  3.  12
    A expressão da modularidade.César Ades - 2009 - Scientiae Studia 7 (2):283-308.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Leibniz: expressão e característica universal.Tessa Moura Lacerda - 2006 - Cadernos Espinosanos 15:87.
    A crítica de Leibniz à prova a priori da existência de Deus, retomada de Anselmo por Descartes, resume-se à observação de que, antes de admitir a existência de um ser perfeitíssimo, é preciso provar a possibilidade d noção de um tal ser; e, para isso, é preciso mostrar a compatibilidade entre as perfeições divinas. A prova é correta, mas incompleta. Leibniz jamais completou essa prova, com exceção de um texto escrito em 1676, porque, para isso, precisaria lançar mão de sua (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  28
    A expressão literária em Merleau-Ponty.Leandro Neves Cardim - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 17:44-56.
    This article aims to show the way that Merleau-Ponty discusses the subject of the creative expression on literature. In order to do that, we shall analyze the texts of the intermediary period to point out the creative literature is due to arrangement of the own signs of the common language.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Expressão e comunicação na linguagem da música.Sérgio Magnani - 1989 - Belo Horizonte: Editora Ufmg.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A Expressão do Indizível: Estudos sobre Filosofia e Psicologia.Marta Helena Freitas & Nuno Venturinha (eds.) - 2005 - Brasília: Universa.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Verdade, expressão e contingência em Leibniz.Chaianne Maria Faria - 2015 - Cadernos Espinosanos 31:117.
    O trabalho pretende abordar as relações entre a doutrina coerentista da verdade tal como concebida por Leibniz e os limites que esta aparentemente impõe à possibilidade de se dizerem contingentes os eventos que têm lugar no universo e o próprio mundo enquanto sistema geral de fenômenos. Nosso principal objetivo será analisar como é possível compatibilizar esses dois aspectos capitais da filosofia leibniziana a partir da teoria da expressão, uma vez que precisamente nesta teoria reside a principal condição de constituição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Expressão e significação: influxos e dissidências acerca da teoria da significação nas investigações lógicas de Edmund Husserl.Devair Gonçalves Sanchez - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):127-139.
    O presente artigo pretende deslindar o cenário teórico da primeira investigação de Logische Untersuchungen, refazendo o percurso de Husserl na fundamentação da teoria da significação. Obstina-se, ainda, apontar os elementos fulcrais que possibilitarão a fundamentação da fenomenologia, bem como os embates de Husserl com alguns eminentes pensadores da tradição lógica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Uma expressão formal da noção kantiana pré-crítica de oposição.Frank Sautter - 2008 - Filosofia Unisinos 9 (3):214-227.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11. O problema da expressão leibniziana segundo Fernando Gil.Sofia Araújo - 2016 - Cultura 35 (2):45-62.
    O presente artigo incide sobre o conceito de expressão no âmbito do pensamento leibniziano, pretendendo, a partir da sua análise, expor a crítica que Fernando Gil lhe tece, nomeadamente no que diz respeito à ideia de “causalidade expressiva”. Passando por vários conceitos leibnizianos como “substância simples”, “força”, “apetição” ou “entre-expressão”, o que se pretende analisar é a reflexão de Fernando Gil relativamente àquilo que o autor considera “a aporia da expressão leibniziana”, e, ainda, a sua reabilitação da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Arquitetura reflexiva entre expressão e desenho na estética de Kant.Miguel Gally - 2023 - Discurso 53 (2):146-157.
    Este artigo pretende expor e ampliar de que modo a arquitetura bela ou reflexiva pensada por Immanuel Kant inclui uma crítica à tradição vitruviana. Partindo das interpretações de Paul Guyer (1977, 2011) sobre um sentido de expressão e do lugar histórico assumido por Kant na filosofia da arquitetura, tentaremos incluir nesse debate a importância teórica do projeto arquitetônico (desenho), visando, com isso, uma compreensão mais ampla da arquitetura reflexiva.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Toler'ncia, liberdade de expressão e a esfera pública em Habermas.Bárbara Batalha Silva & Marcelo Campos Galuppo - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Este artigo analisa a concepção de esfera pública segundo o paradigma procedimental, associando-a à ideia de tolerância recíproca em Habermas, com intuito de compreender como os sujeitos podem se expressar e participar da construção dos sentidos do mundo. Também explora a arquitetura comunicativa da esfera pública sob o foco da práxis argumentativa, analisando os pressupostos pragmáticos que a rege. Ao interpretar essa dinâmica em consonância com a ideia de tolerância, Habermas entende que a liberdade de expressão na esfera pública (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Liberdade de Expressão e Censura Judicial: Uma Análise da Internet.Peterson Pedro Souza Sousa & Jose Claudio Monteiro Brito Filho - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (2):38.
    A pesquisa analisou a liberdade de expressão e a censura judicial no contexto inserido pela internet. Por meio do estudo bibliográfico e jurisprudencial, buscou-se definir o conteúdo do direito à liberdade de expressão e o seu exercício através da internet. Em seguida, passou-se a examinar o polêmico Inquérito das “fake news” (4.781 DF), do qual emanaram-se decisões colidentes com as garantias conferidas à liberdade de expressão. Por fim, após a discussão dos resultados, buscou-se evidenciar os perigos da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Dialética como liberdade de expressão.Rodrigo Duarte - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (4):1041-1051.
    Neste artigo, o autor aborda questõesda liberdade de expressão, restrita não somentepor elementos políticos e religiosos, mas tambémpor leis lógicas impessoais, supostamente internasao próprio pensamento. Em sua abordagem,o autor discute com as posições de Wittgensteine Adorno.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    A representação na mônada: expressão e ideias inatas em Leibniz.Sacha Zilber Kontic - 2017 - Discurso 47 (2):127-143.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  59
    Os limites da expressão. Linguagem e realidade em Schopenhauer.Jair Barboza - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):127-135.
    Este texto procura mostrar como a concepção de linguagem de Schopenhauer implica uma delimitação para o poder da razão na teoria do conhecimento. Noutras palavras, a investigação da estrutura da linguagem jamais pode expressar o sentido do mundo. PALAVRAS-CHAVE – Schopenhauer. Schelling. Linguagem. Expressão. Verdade. Realidade. ABSTRACT This text aims to show how the language conception of Schopenhauer implies a delimitation for the power of reason in the theory of knowledge. In other words, the investigation of language’s structure never (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  33
    Tecer imagens artísticas: Aparência, expressão.Caio Russo - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):55-76.
    RESUMO A fim de nos aproximarmos da singular constelação conceitual que nos permite falar de uma noção de imagem artística na estética adorniana - ainda que na margem do seu pensamento e muito menos manifesta do que na escrita de Walter Benjamin - partimos da conexão entre os conceitos de “aparência” e “expressão”, remetendo-nos à própria materialidade das obras de arte, da literatura à música, para uma maior nitidez teórico-crítica. O intuito de ressaltar a importância do conceito de imagem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    A arte como expressão da vida como vontade de poder em Friedrich Nietzsche.Ricardo Evangelista Brandão - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):190-201.
    O presente artigo pretende investigar a arte como um emblemático exemplo da vida como vontade de poder, segundo a perspectiva de Friedrich Nietzsche. Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação. A arte na perspectiva do artista está (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    acerca da expressão 'Das Nichts nichter' (Uma leitura analítica).Julio Cabrera - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (2):61-96.
    O autor toma a famosa frase de Heidegger para analisá-la dentro da concepção heideggeriana de linguagem e confrontá-la com alguns representantes da filosofia analítica.O autor quer provar que há em Heidegger um registro marcado pelo arcaísmo e que é a partir dele que se deve entender sua proposta de linguagem.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O rosto como expressão na filosofia de Emmanuel Lévinas.José Joaquim Gomes Neto - 2011 - Revista Inquietude 2 (1):146-161.
    Lévinas é conhecido como pensador da alteridade, propõe um resgate à subjetividade e responsabilidade por outrem. Propomos nessa pesquisa analisar o “rosto” levinasiano, um dos elementos mais originais de sua filosofia. O rosto é a base de sua ética da alteridade. O rosto é a abertura para o infinito do ser, é discurso, é nudez, é expressão. A expressão do rosto é palavra viva, é o modo como Outro se apresenta a mim, nu e indigente. A expressão (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O Rosto Como Expressão Na Filosofia De Emmanuel Lévinas.Jose Neto - 2011 - Inquietude 2 (1):146-161.
    Lévinas é conhecido como pensador da alteridade, propõe um resgate à subjetividade e responsabilidade por outrem. Propomos nessa pesquisa analisar o “rosto” levinasiano, um dos elementos mais originais de sua filosofia. O rosto é a base de sua ética da alteridade. O rosto é a abertura para o infinito do ser, é discurso, é nudez, é expressão. A expressão do rosto é palavra viva, é o modo como Outro se apresenta a mim, nu e indigente. A expressão (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Multinaturalismo e teoria da expressão.Maurício Fernando Pitta - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240005.
    Starting with the characterization of Baruch Spinoza’s work as a “theory of expression” and with the influence that Gilles Deleuze’s philosophy has on multinaturalist perspectivism, this article speculates on the possibility of a theory of expression for multinaturalism. First, one proceeds to raise some Deleuzian considerations on Spinozist ontology to articulate the influence Deleuze has on the manner in which multinaturalist anthropology dialogues with indigenous mythologies and cosmologies. At last, with the help of some descriptions of Yanomami cosmology, as articulated (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24. Leibniz segundo a expressão.Adelino Cardoso - 1992 - Lisboa: Edic~oes Libri.
    O intento deste trabalho é o aprofundamento da noção de expressão, a exploração do seu significado programático e sistemático. Visa-se, assim, propor uma nova chave para a compreensão da dinâmica interna do pensar leibniziano e do carácter intrínseco do leibnizianismo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  26
    O riso como expressão de um modo de entendimento: do bergsonismo à antropologia.Messias Basques - 2011 - Scientiae Studia 9 (1):105-128.
  26.  3
    O diálogo Humanizante como Expressão de Cuidado.Fernando Bento - 2016 - Childhood and Philosophy 12 (24).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Wittgenstein e a expressão de convicções.Diogo de França Gurgel - 2022 - Dissertatio 53:186-205.
    Em um artigo intitulado “Whether certainty is a form of life”, Elizabeth Wolgast ataca por duas vias diversas a concepção witgensteiniana de proposição gramatical desenvolvida no Da Certeza. Ela acusa Wittgenstein de contradizer certas teses centrais das Investigações Filosóficas, ao estabelecer como significativas proposições sem uso em nossos jogos de linguagem correntes, e denuncia a precariedade da tese, supostamente presente no Da Certeza, de que proposições gramaticais descrevem nosso sistema de crenças. Procuro refutar ambas as objeções por meio de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    Relações Especiais de Sujeição e Direitos Fundamentais: A Liberdade de Expressão Dos Agentes Públicos Militares.Carlos Pinna de Assis Junior & Lucas Gonçalves da Silva - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (1):82.
    O estudo analisa a compatibilidade das relações especiais de sujeição com os direitos fundamentais, examinando, em especial, o alcance da restrição à liberdade de expressão dos agentes públicos militares prevista no artigo 166 do Código Penal Militar. Defender-se-á que tal limitação justifica-se apenas quando efetivamente prevalentes interesses institucionais ou públicos, reforçando, assim, o sistema hierárquico e disciplinar com vistas à salvaguarda da própria sociedade. Para tanto, invoca-se a necessidade de utilização das técnicas da proporcionalidade e ponderação na análise casuística. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Itinerário da problemática da expressão na filosofia merleau-pontyana: continuidades e descontinuidades.Marcos José Müller - 2002 - Revista Latinoamericana de Filosofia 28 (1):55-79.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Teleontologia: a expressão metafísica da modernidade tardia.Henrique Azevedo - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240078.
    This text represents our first attempting to offer a Metaphysic model to interpret the late modernity (which emerges in the middle of the 18th century and goes along until the end of the IIWW) through the concept of Teleontology. Thus, Teleontology means the procedure of the spirit of the late modern age to shift its paradigms from ontology (an investigation about the being as being, in which existence means an attribute) to teleology, in which essence must be conquered and revealed (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  2
    A Consciência e Sua Expressão.David Rosenthal - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (14):37-59.
    A full description of the emotions does inevitably make reference to their intentional content. States such as joy, fear, anger, astonishment, sorrow, delight, and disappointment are all about things, and they all represent those things as having certain properties. The emotions, like cognitive states, do have intentional content, but it is equally plain that the emotions are not just special cases of propositional attitudes, but are distinctive types of mental state. What is it, then, that distinguishes the emotions from cognitive (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Liberdade como expressão de perfeição em Spinoza.José Fernando Da Silva - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:99.
    O artigo examina a concepção spinozista de liberdade. Ele mostra que ela é inseparável das noções de realidade e perfeição. Primeiro, o artigo examina a concepção de essência que a obra de Spinoza propõe. Em seguida, ele mostra o sentido que Spinoza atribui à noção de perfeição e seu vínculo interno com a noção de realidade. Na conclusão, mostra como a liberdade humana é expressão da plenitude da realidade e perfeição do indivíduo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    O profundo e sua expressão: a relação entre filosofia e mística em Bergson/La profondeur et son expression: les relations entre philosophie et mystique chez Bergson.Rildo Da Luz Ferreira - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):243.
    Nosso estudo não consistirá unicamente no exame do pensamento religioso de Bergson. E também não será uma reflexão específica sobre sua filosofia da natureza ou ainda sobre sua filosofia da ciência. Nosso objetivo se situa na junção das ideias bergsonianas sobre o natural e o sobrenatural, sobre o filosófico e o religioso, sobre a ciência e a metafísica. Mas tal empreitada corre um grande risco: o de justapor, em um primeiro momento, estes diferentes campos de reflexão para, em um segundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Vivência e expressao de Eros em Sófocles, Traquínias (Tradiçao e Novidade).María Do Ceu Fialho - 2002 - Humanitas 54:49-62.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Consideraçoes sobre a expressao nec per somnium cogitant da Carta.Emanuel Angelo da Rocha Fragoso - 2012 - Revista de Filosofía (México) 44 (133):33-56.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  86
    O corpo como fio condutor: Notas a propósito de uma expressão.Rogerio Lopes - 2014 - In Scarlett Z. Marton, Mayer Branco Maria João & João Constâncio (eds.), Nietzsche e a Modernidade: Sujeito, Décadence e Arte. Tinta da China. pp. 99-142.
    A hipótese que procuro defender neste ensaio é a seguinte: a famosa expressão " Am Leitfaden des Leibes", que surge nos póstumos de 1884 e desaparece um ano depois, contabilizando pouco mais de dez ocorrências no conjunto dos fragmentos póstumos e nenhuma na obra publicada, é uma expressão cujo sentido e intenção devem ser desvendados tendo como pano de fundo o crescente interesse de Nietzsche, na virada da primeira para a segunda metade dos anos oitenta, na reabilitação da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  21
    A escolha de Hércules: o problema artístico da expressão do moral na tradição shaftesburiana.Laurent Jaffro - 2014 - Doispontos 11 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    A import'ncia da família como expressão dos direitos humanos e as suas intersecções com a educação e a escola na educação básica brasileira.Guilherme de Almeida Prazeres - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    O artigo busca refletir sobre as diferentes concepções de Família, tanto em sua constituição histórica quanto em sua formação cultural e social atual, com ênfase na garantia legal e institucional do “direito familiar” no Estado de Direito do Brasil. Analisa as transformações históricas da Família e destaca sua importância sociológica, psicológica e cultural, para a humanização e a formação da dignidade de cada pessoa. Trata-se de um estudo bibliográfico e histórico, com um resgate institucional e conceitual, seguido de uma interpretação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    A Unidade da Filosofia e a Pluralidade de Correntes Filosóficas: Expressão da Potencialidade Criadora Do Pensamento, Prova de Autodesqualificação da Filosofia Ou Problema Solúvel/Insolúvel?Lorenz Bruno Puntel - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):197.
    O tema da pluralidade de correntes filosóficas sempre ocupou a filosofia desde seu início. Hoje ele tem uma atualidade extraordinária devido ao fato inegável de que a filosofia está presente em todos os países dotados de uma cultura e língua com caráter suprarregional. Com exceção de alguns exímios filósofos como Hegel e Heidegger, o tópico foi em geral ignorado e/ou é apenas parcial e inadequadamente abordado. O presente ensaio propõe-se elaborar as grandes linhas de uma tematização sistemática deste complexo fenômeno. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    A literatura apocalíptica: o gênero como expressão.Dionísio Oliveira Soares - 2008 - Horizonte 7 (13):99-113.
    A literatura chamada de “apocalíptica” tem recebido uma renovada apreciação nos últimos anos. Entretanto, percebe-se certa confusão terminológica que, por fim, leva a uma classificação equivocada do gênero de certos escritos. O presente artigo tem por finalidade analisar as conceituações e as expressões literárias da apocalíptica, com o intuito de se chegar a uma definição mais clara do tema, distinguindo apocalipse enquanto gênero literário e apocalíptica enquanto mentalidade , com as formas básicas de expressão literária do gênero e seus (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    A literatura como marca da expressão filosófica brasileira.Daniel Benevides Soares - 2021 - Perspectivas 6 (2):443-457.
    Nosso propósito é utilizar a figura do literato-filósofo cunhada por Margutti para a compreensão do específico da filosofia brasileira, cujo caso-exemplo tomado por nós no presente artigo é Machado de Assis. Para tanto, o trabalho será dividido em três momentos. No primeiro faremos a apresentação de outras formas de expressão filosófica que não a forma tradicional de sistema, estabelecendo assim uma primeira relação entre filosofia e literatura. O segundo consiste na caracterização geral da filosofia brasileira tendo por premissa a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  17
    “Dá glória e receba!”: a expressão mítico-ritual nos “corinhos de fogo” no culto [neo]pentecostal. de AlbuquerqueValdevino Jr - 2016 - Horizonte 14 (44):1657-1658.
    ALBUQUERQUE JR., Valdevino. “Dá glória e recebe”: a expressão mítico-ritual nos “corinhos de fogo” no culto [neo]pentecostal. 2014. Dissertação – Mestrado em Ciência da Religião, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  41
    Festa da Ouriçada e devoção a Santa Luzia na praia de Suape-PE: expressão sincrética e simbólica da biodiversidade e do território de pescadores artesanais (Sea Urching Festival and the devotion to Santa Lucia, on the beach of Suape, Pernambuco).Juana de Oliveira Santos & Maristela Oliveira de Andrade - 2013 - Horizonte 11 (30):545-571.
    Festa da Ouriçada e devoção a Santa Luzia na praia de Suape-PE: expressão sincrética e simbólica da biodiversidade e do território de pescadores artesanais (Sea Urching Festival and the devotion to Santa Lucia, on the beach of Suape, Pernambuco) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p545 Este artigo busca compreender o simbolismo da Festa da Ouriçada em sua fusão com a Festa de Santa Luzia, realizada todo dia de 13 de dezembro, enquanto manifestação da cultura e da religiosidade popular de uma comunidade de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    Comentário a “Multinaturalismo e teoria da expressão”: há limites na expressão ilimitada?Benito Eduardo Araujo Maeso - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240034.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    A experiência estética como uma expressão da Alteridade do não idêntico.Renata Guadagnin - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38976.
    Procuramos pensar um entrelaçamento possível, ou, ao menos, uma aproximação entre a Estética de Adorno e a Ética de Levinas, especialmente a partir do não idêntico e da experiência estética como uma experiência do encontro com o Outro. Veremos que o instante da realização da obra é o seu instante ético. Aquele que a obra se desprende daquele que a coloca no mundo e abre caminhos para outras subjetividades se formarem. Por isso, estamos as voltas com o movimento estético que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    O drama do gênio na metafísica do belo de Schopenhauer: sua mais alta expressão no "Torquato Tasso" de Goethe.Iasmim Martins - 2014 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 5 (2):52.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Leitura Merleau-pontyana da teoria fenomenológica da expressão.Marcos José Müller - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):213-222.
    A tese de Husserl - segundo a qual,os signos haveriamde encarnar nossos pensamentos - forneceuo ponto de partida ao projeto merleau-pontyanode restituição "filosófica" de nosso contato com omundo da percepção. Porquanto seriam gestosinstituídos por nosso corpo, os signos remeteriam a reflexãofilosófica à experiência sensível e, conseqüentemente,ao mundo da percepção revelado por essaexperiência. Mais do que isso, os signos esclareceriam a origemsensível dos pensamentos. O que acabaria porsuspender a própria tese fenomenológica de queos pensamentos seriam o desdobramento dosatos de uma consciência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  47
    Reflexões sobre a Trindade como expressão do amor em Nicolau de Cusa.Maria Simone Marinho Nogueira - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):119-140.
    Procuramos, neste artigo, apresentar a reflexão de Nicolau de Cusa sobre a Trindade, em dois dos seus textos: De coniecturis e De visione dei . Nesses dois livros, a Trindade recebe uma série de outras designações diferentes daquelas que aparecem nas citações bíblicas ou, como ele próprio afirma, diferentes das usadas pelos nossos doutores. Nesse sentido, objetivamos mostrar, também, que as expressões da Trindade podem ser lidas como expressões do amor no pensamento do filósofo alemão.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  20
    Festa da Ouriçada e devoção a Santa Luzia na praia de Suape-PE: expressão sincrética e simbólica da biodiversidade e do território de pescadores artesanais.Juana de Oliveira Santos & Maristela Oliveira de Andrade - 2013 - Horizonte 11 (30).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A responsabilidade civil pelo abuso do direito à liberdade de expressão em conflito com os direitos da personalidade: Uma análise do Caso Das biografias não autorizaDas.Elizângela Isidoro da Silva & Renan Emanuel Alves Pinto - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    A RESPONSABILIDADE CIVIL PELO ABUSO DO DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM CONFLITO COM OS DIREITOS DA PERSONALIDADE: UMA ANÁLISE DO CASO DAS BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 426