Camus entre a peste e a pandemia

Investigação Filosófica 11 (3):115 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo será dividido em introdução, onde apresentaremos _A Peste_ de Albert Camus, retratando a cidade de Oran que é acometida pela peste. Logo em seguida, em tópicos analisaremos cada personagem e/ou situação de Oran em paralelo com nossa realidade, a saber: à luz da pandemia do novo coronavírus. Situaremos a análise em países mundo a fora como exemplo para apresentarmos uma reflexão mais assertiva, daremos atenção maior na realidade brasileira e como a população enfrenta a pior e maior crise sanitária. Trazendo com clareza a importância dos profissionais da área de saúde e pesquisa em um sistema de saúde precário onde falta o básico, a informação que toma proporção enorme de extrema velocidade e ao mesmo tempo a falsa informação em relação ao vírus. Contudo em um discurso negacionista das autoridades e empresários evidenciando ainda mais o sistema capitalista que cada vez mais consome os menos favorecidos de forma cruel na atual situação, além, das medidas de proteção que tem o distanciamento como uma das maiores formas de proteção, porém o momento revela a dificuldade encontrada no país para evitar a disseminação do vírus em meio a uma sociedade que vivencia uma das maiores desigualdades sociais do mundo. _Palavra-chave:_ Saúde; pandemia; informação.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A pandemia de 2020: prelúdio de um neoliberalismo renovado?Heitor Moreira Lurine Guimarães - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e38.
Pandemia e o colapso do neoliberalismo.Loiane Prado Verbicaro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e3.
Modelos científicos em tempos de pandemia.Alexander Maar - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e31.
Algumas reflexões sobre pandemia e filosofia no Brasil.Eduardo Brandão - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e18.
Contaminação do mundo da vida: que filosofia surge de um espirro?Eduardo De Borba - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e37.
Circumscribere na pandemia.José Luiz Goldfarb - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:I.
Pandemia, distopia e sociedade de controle.Rodrigo Barbosa Lopes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e43.
Pandemia y crisis económica: una relación de develación.Álvaro Muñoz Ferrer - 2019 - Mutatis Mutandis: Revista Internacional de Filosofía 14.

Analytics

Added to PP
2021-02-11

Downloads
10 (#1,129,009)

6 months
2 (#1,157,335)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references