O papel da arte apresentado por Herbert Marcuse em a ideologia da sociedade industrial

Griot : Revista de Filosofia 5 (1):120-140 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este estudo tem como finalidade analisar a perspectiva da arte como parte do aparato de dominação social, desenvolvida na obra A ideologia da sociedade industrial, de Herbert Marcuse. Para isso, utilizaremos como referência constante as teorias propostas pelos filósofos da Escola de Frankfurt, em especial Theodor W. Adorno e Max Horkheimer no que diz respeito, sobretudo, ao termo “indústria cultural”, cujo conceito aparece no capítulo homônimo de A dialética do esclarecimento. Apoiaremo-nos também na tese de doutorado de Imaculada Kangussu, intitulada Leis da liberdade: as relações entre Estética e Política na Filosofia de Herbert Marcuse, e, ainda, nas demais obras marcuseanas, com destaque para Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Arte E Revolução Em Theodor Adorno E Herbert Marcuse.Paulo Fernandes - 2008 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 13:93-107.
Ciencia e ideología. Entrecruzamientos críticos en la obra de Herbert Marcuse.Natalia Fischetti - 2014 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 19 (1).
A relação dialética entre arte e sociedade em Theodor W. Adorno.Franciele Bete Petry - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):388-406.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
4 (#1,590,841)

6 months
4 (#818,853)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references