Frege sobre Kant: uma motivação filosófica do logicismo

Con-Textos Kantianos 6:207-236 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Em 1882, Frege escreveu a Anton Marty que o seu projeto era provar que as leis fundamentais da aritmética são analíticas no sentido de Kant. A resposta a esta carta foi assinada por Carl Stumpf, que aconselhou Frege a escrever sobre as suas motivações para a criação da linguagem formal que apresentou na sua Begriffsschrift, escrita três anos antes. Os Grundlagen der Arithmetik, que Frege publicou dois anos depois, podem ser vistos como o seu resultado por seguir o conselho de Stumpf. Aí, Frege menciona Kant novamente, tanto enquanto motivação para o seu programa logicista como enquanto um seu opositor. Neste artigo, pretendo compreender esta influência de dois lados de Kant nos propósitos de Frege. Para isso, apresento e discuto excertos dos Grundlagen onde Frege fala sobre Kant. Mostro que, depois de rejeitar a proposta de Kant de que juízos numéricos são sintéticos a priori, Frege tem uma visão da definição de Kant de analítico de acordo com a qual é possível conhecer objetos que não são percetíveis pelos sentidos ou pela intuição apenas pela razão. É esta visão que está na base da motivação de Frege para o seu programa logicista. De acordo com o programa logicista de Frege, os números são objetos conhecidos exclusivamente pelas suas propriedades, sem ligação com qualquer representação. A visão de Frege permite-nos pensar que Kant poderia ter chegado a este resultado com a sua noção de analítico não fosse o seu compromisso com a noção de conceitos enquanto representações que são os blocos de construção dos pensamentos. Em vez disso, Frege propõe que novos conceitos podem ser descobertos na decomposição de pensamentos e que esta descoberta é uma tarefa para a lógica em exclusivo. Sendo uma tarefa da lógica em exclusivo é precisamente o sentido de analítico de Kant. O que a visão de Frege acrescenta ao analítico de Kant é, então, que pode ser uma fonte de conhecimento.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Kant und Frege: Zwei verschiedene Projekte der Philosophie.Manfredo Araújo De Oliveira - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):105-117.
Kant and Frege on existence.Toni Kannisto - 2018 - Synthese (8):01-26.
Frege, Kant e le Vorstellungen.Gabriele Tomasi & Alberto Vanzo - 2006 - Rivista di Storia Della Filosofia 61 (supplement):227-238.
Kant and Frege on Existence and the Ontological Argument.Michael E. Cuffaro - 2012 - History of Philosophy Quarterly 29 (4):337-354.
Implicit thoughts: Quine, Frege and Kant on analytic propositions.Verena Mayer - 2003 - Grazer Philosophische Studien 66 (1):61-90.
Putting Frege in Perspective.Joan Carol Weiner - 1982 - Dissertation, Harvard University
Frege and Kant on geometry.Michael Dummett - 1982 - Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy 25 (2):233 – 254.
Frege's alleged realism.Hans D. Sluga - 1977 - Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy 20 (1-4):227 – 242.

Analytics

Added to PP
2019-08-03

Downloads
10 (#1,165,120)

6 months
1 (#1,510,037)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Manuela Teles
Faculdade de letras da universidade do Porto

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references