Emoções corporificadas: uma perspectiva sistêmica sobre estados emocionais

Sofia 8 (1):236-263 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A tese principal deste artigo é que emoções são parcialmente constituídas por estados corporais. No centro da discussão está a tradição James-Lange e serão estabelecidas duas premissas para identificar as abordagens mais relevantes acerca desse ponto: a Premissa de James, que será investigada a partir do trabalho do próprio autor; e a Premissa de Lange, que será investigada a partir do trabalho de Prinz. Embora se inscreva na mesma tradição, a perspectiva apresentada neste artigo diverge de ambas posições ao defender uma visão sistêmica, na qual as emoções são constituídas tanto por estados periféricos corporificados quanto por estados cerebrais. A visão sistêmica parece vulnerável a duas críticas principais: de que as emoções, ao contrário de estados corporais, possuem intencionalidade; e as neurociências mapearam as bases neurais das emoções, então não há motivo para colocar fora do cérebro os componentes que as constituem. Em relação à primeira crítica, argumenta-se que as emoções não possuem intencionalidade direta, uma vez que não influenciam os comportamentos de modo específico, como objetos ou conteúdos representacionais o fazem. No tocante à segunda crítica, as conclusões das neurociências dizem menos do que aparentam acerca dos constituintes das emoções. A confusão na literatura empírica resulta da falha em distinguir corretamente emoções de desejos. Isso será realizado mediante a análise do debate entre as teorias de James-Lange para, posteriormente, mostrar como a Premissa de Lange desconstrói teorias relevantes desta posição, inclusive a sua própria.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Wittgenstein e Jesse Prinz: Sobre Emoções.Juliano do Carmo - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (1).
Emoções e valores: Uma abordagem sentimentalista.Leonardo de Mello Ribeiro - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):189-218.
Racismo e emoções.Flavio Williges - 2018 - Dissertatio 47 (S6):49-68.
Emoções e motivação moral: Prinz versus Kant.Borges Maria de Lourdes - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):59-67.
Goldstein e Sartre: considerações acerca das emoções.Simeão Donizeti Sass - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):103-112.
Émotions Et Raison Chez Descartes: L’erreur De Damasio.Denis Kambouchner - 2010 - Pensando: Revista de Filosofia 1 (1):30-51.
Vítimas Ou Agentes?Caroline Izidoro Marim - 2010 - Ethic@ 17 (2):35-47.

Analytics

Added to PP
2019-09-01

Downloads
2 (#1,755,150)

6 months
1 (#1,459,555)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The expression of the emotions in man and animal.Charles Darwin - 1898 - Mineola, New York: Dover Publications.

Add more references