Religião e condição humana: uma leitura comparada entre Ludwig Feuerbach e Georg Simmel

Conjectura: Filosofia E Educação 26:021045 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo aborda, em leitura comparada, alguns aspectos centrais da filosofia da religião de Ludwig Feuerbach e de Georg Simmel. Para além das diferentes orientações filosóficas, aproxima-os uma perspectiva genética que reconduz as religiões historicamente instituídas à sua fonte na subjetividade. Na origem da religião estão a fé viva e a religiosidade, expressões da experiência vivida que incluem dimensões não intelectuais, como o sentimento e a emoção. Ao aceder a zonas não conceptualizáveis do ser humano, a filosofia da religião trava estreitas articulações com a antropologia, explicitamente defendidas por Feuerbach e subjacentes em immel. Nos três primeiros pontos, o artigo analisa os desenvolvimentos do método regressivo que conduz da religião até o núcleo da religiosidade. Nos pontos finais, acentua a divergências entre as duas visões de mundo, sendo que Simmel defende a assunção de um núcleo metafísico na alma humana, e Feuerbach aponta à transformação dos impulsos religiosos em realização intersubjetiva e comunitária da humanidade. Palavras-chave: Ludwig Feuerbach. Georg Simmel. Religião. Sentimento. Antropologia.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A teologia antropológica de Ludwig Feuerbach.José Elenito Teixeira Morais - 2014 - Revista de Cultura Teológica 83:127-139.
Condição humana E individualidade em Georg Simmel.Adriana Veríssimo Serrão - 2013 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 42.

Analytics

Added to PP
2021-12-06

Downloads
11 (#1,110,001)

6 months
5 (#629,136)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references